Foto: Getty Images
Por Luis Edmundo Araujo, editor de esporte do Cafezinho
Campeã mundial em 2013, na Sérvia, a seleção brasileira de handebol feminino foi eliminada pela Romênia nas oitavas-de-final do Mundial seguinte, ano passado, na Dinamarca, mas permanece como uma das grandes esperanças de medalha de ouro na Olimpíada em casa, no Rio de Janeiro. Treinada pelo dinamarquês Morten Soubak, a equipe não terá facilidades nem na primeira fase do torneio olímpico. O Brasil ficou no Grupo A, junto com a Noruega, bicampeã olímpica, e a Romênia, algoz do último Mundial.
Dois dos destaques do time brasileiro, a goleira Mayssa Pessoa e a armadora central Ana Paula Rodrigues, já puderam comemorar um título em alto nível no início deste mês. No último dia 8, a vinte dias da final da Champions League mais famosa, no próximo dia 28, em Milão, entre o Real e o Atlético de Madrid, reeditando a decisão de 2014, as duas atletas brasileiras conquistaram outra Champions, a do handebol feminino. O Clubul Sportiv Municipal Bucuresti, da Romênia, venceu o quadrangular final da Liga dos Campeões da Europa de Handebol Feminino (EHFCL), disputado em Budapeste, na Hungria. Na decisão, a equipe romena venceu nos pênaltis o time da casa, o Györi ETO KC, bicampeão do torneio em 2013 e 2014. Na disputa pelo terceiro lugar, o ZRK Vardar, da Macedônia, venceu por 30 a 28 o ZRK Buducnost, de Montenegro, também bicampeão e detentor anterior do título (2012/2015).
Esta foi a primeira conquista do CSM Bucuresti, que não era considerado favorito ao título. A festa para as campeãs no retorno à capital romena teve direito a desfile pela cidade em carro aberto até o Palácio Cotroceni, sede do governo onde as jogadoras e a comissão técnica da equipe receberam os cumprimentos do presidente do país, Klaus Iohannis.
A goleira do CSM, a croata Jelena Grubisic, foi eleita a melhor jogadora do torneio, enquanto a armadora central do time, a sueca Isabelle Gulldén, foi a artilheira da competição com um total de 107 gols assinalados, 15 deles no jogo final. Ana Paula Rodrigues fez dois gols na final. E se a jogadora brasileira ficou de fora da lista dos mais belos gols do torneio, pelo menos foi incluída nesta outra lista aqui embaixo, de estrelas da Champions League de handebol feminino, o que só aumenta a tal esperança de medalha brasileira na modalidade, se possível dourada.