Foto: Mídia NINJA
Gravação sobre Lava Jato derruba Romero Jucá do Planejamento
Pivô do primeiro escândalo que sacode o Governo interino de Michel Temer, Romero Jucá teve de deixar o Ministério do Planejamento horas depois de Folha de S. Paulo divulgar gravação em que ele sugere articulação para conter a Operação Lava Jato tendo como uma das estratégias o impeachment de Dilma Rousseff. Jucá, homem-forte de Temer e investigado por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, primeiro anunciou que pediria licenciamento, mas terá que se demitir para reassumir o cargo de senador por Roraima.
Temer emitiu uma nota em que agradece Jucá por seus serviços prestados e diz querer contar com a ajuda do aliado no Congresso Nacional. “Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas, brevemente, para a correção do déficit fiscal e da retomada do crescimento da economia.”
Com o afastamento do ministro, Dyogo Oliveira ficará interinamente no cargo até que o presidente em exercício consiga convencer alguém de sua confiança a assumir a função. Oliveira era secretário-executivo de Nelson Barbosa no Governo de Dilma Rousseff. Para o ministério o principal candidato é o atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Para o cargo dele iria Moreira Franco, o atual secretário-executivo do Programa de Parcerias e Investimentos.
A queda de Jucá vem apenas horas depois de ele afirmar a jornalistas que sua conversa com o ex-presidente da subsidiária da Petrobras Transpetro Sérgio Machado não era motivo para que ele deixasse o cargo. “Não tenho nada a temer, não devo nada a ninguém”, disse. No áudio de pouco mais de uma hora, Jucá concorda com Machado e diz que o processo de afastamento de Dilma Rousseff levaria Michel Temer ao poder e proporcionaria um acordo amplo, “com o Supremo (Tribunal Federal), com tudo” e “delimitaria a Lava Jato” e poderia proteger até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também investigado. A gravação, provavelmente feita por Machado para negociar delação premiada, está em poder do Ministério Público Federal.
Protestos no Senado
A saída do peemedebista, um dos principais articuladores do rompimento do PMDB com o Governo e do impeachment, foi decidida no encontro que Temer teve com o presidente do Senado, Renan Calheiros, na tarde desta segunda. Jucá chegou ao Congresso como ministro e saiu como senador após parlamentares de vários matizes pressionarem por sua renúncia. Governistas como Ana Amélia (PP-RS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) e até opositores, como Lindbergh Farias (PT-RJ) e Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) cobravam o desfecho.
A chegada do Jucá junto com a comitiva presidencial foi conturbada. Deputados petistas e funcionários de gabinetes do Congresso hostilizaram Temer e seus ministros Geddel Vieira Lima (Governo), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Henrique Meirelles (Fazenda), além de Jucá, assim que eles chegaram para apresentar a nova meta fiscal para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O principal grito ouvido era de “golpistas”.
Enquanto o ainda ministro do Planejamento dava uma entrevista coletiva, a deputada Moema Gramacho (PT-BA) segurava um cartaz atrás dele com os dizeres Delcídio = Jucá, Prisão e Conselho de Ética Já”. A frase fazia alusão ao ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) que foi preso depois que uma gravação em que ele tentava obstruir a Lava Jato foi divulgada. O PT e o PDT devem fazer uma representação contra Jucá no conselho. Os protestos foram caracterizados por Jucá como uma babaquice. Ao fim da entrevista, Gramacho disse a Jucá que ele deveria ir para a prisão. Como resposta ouviu: “Eu vou botar todos vocês na cadeia”.
Jonas Vaquer
24/05/2016 - 08h30
PENA A SOCIEDADE BRASILEIRA SER POUCO INFORMADA.
ESSA PATRANHA, ESSA PORRA DESSE SUPREMO DEVERIA SER INVADIDO ONTEM COM ESSA ESCABROSA NOTICIA DESMORALIZANTE.
A POPULAÇÃO DEVERIA INVADIR ESSE STF E TOCAR FOGO. ESSA SERIA A MEDIDA MAIS CORRETA PELOS BRASILEIROS.
O CIDADÃO CONTRIBUINTE PAGA IMPOSTOS PARA ALIMENTAR ESSA CORRUPÇÃO NA JUSTIÇA?
QUEM PODE MAIS CONFIAR NESSA ESCULHAMBAÇÃO?
CANALHADA !!!!!!!!!
Duduzinho
24/05/2016 - 09h57
Pois é Jonas… O trem anda dificil neste país para quem não é manipulado.
Gustavo
24/05/2016 - 08h08
Escuta ilegal, vazamento seletivo e mídia golpista!!
Jucá é o ministro mais honesto do Brasil!
É muito claro que isso é um golpe, orquestrado pelas mídias golpistas e pelas elites!
Opa, peraí, Jucá não é do PT?
Ah, então tá certo! Tem que caçar mesmo! Bandido!
Spin Espelho
24/05/2016 - 02h44
a globo mandou o jucá vazar…o janot serve pra isso… o depto d eestado americano tem janot como seu funcionario, aponta nassif….a globo, o tio sam e o gilmar querem é o Serra no Planejamento…ou presidente em 2018
Alexandre Moreira
23/05/2016 - 21h08
Aviso ao Temer, Alckmin e seus brucutus. A partir de hoje:
“Madeira de dar em doido
Vai descer até quebrar
É a volta do cipó de aroeira
No lombo de quem mandou dar” .
Beth Andrade
23/05/2016 - 21h48
Lindo momento do Vandré. abç solidário, estamos nas ruas e nas redes!
Alexandre Moreira
23/05/2016 - 21h52
Nas ruas e nas redes, sempre alertas. Querida Beth.
Alexandre Moreira
24/05/2016 - 01h05
Beth, lembrei de mais uma do Vandré no nesmo estilo que você vai gostar.
Cantiga brava. Tem uma estofre assim:
“O terreiro lá de casa não se varre com vassoura, varre com ponta de sabre, balas de metralhadora.”