Menu

O falso Machiavel dos golpistas

Análise Diária de Conjuntura – 20/05/2016 (Foto de manifestação desta sexta-feira em Belo Horizonte, contra o golpe, e que foi receber a presidenta Dilma. Quantas pessoas Michel Temer consegue reunir?). Em primeiro lugar, parabéns aos blogueiros sujos que, a partir de hoje, se encontram em Belo Horizonte. Os blogs nunca foram tão importantes, nunca representaram, […]

45 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Análise Diária de Conjuntura – 20/05/2016

(Foto de manifestação desta sexta-feira em Belo Horizonte, contra o golpe, e que foi receber a presidenta Dilma. Quantas pessoas Michel Temer consegue reunir?).

Em primeiro lugar, parabéns aos blogueiros sujos que, a partir de hoje, se encontram em Belo Horizonte. Os blogs nunca foram tão importantes, nunca representaram, de maneira tão pura, a democracia, se considerarmos a democracia como um regime que respeita não apenas a vontade da maioria (expressa no voto, não em pesquisas privadas), mas também a liberdade de expressão, o conflito pacífico de ideias, a dissidência ideológica, a crítica ao poder.

Não pude comparecer ao evento fisicamente, por conta de uma viagem internacional. Estou acompanhando tudo pela internet, porém, e temos vários correspondentes fazendo a cobertura.

A esquerda ganhou quatro eleições presidenciais consecutivas mas jamais obteve o poder, embora a mídia gostasse de mistificar e exagerar a função da presidência da república na gestão do Estado.

Os aparelhos judiciais no país nunca passaram por um processo de oxigenação democrática. Saímos da ditadura sem mexer em sua estrutura. Pior: ampliamos o seu poder, quiçá seduzidos pelo sonho ingênuo de que, fortalecendo a burocracia estatal civil, ficaríamos protegidos de novo golpe militar.

Sim, aparentemente ficamos livres de novo golpe militar, mas esquecemos que o golpe de 1964 foi também civil. Teve apoio da mídia, dos empresários e do judiciário: dos mesmos que protagonizaram o golpe de Estado de 2016.

Voltando aos blogs, eles sempre denunciaram a ditadura midiática e judicial, e tentaram mostrar à opinião pública que o Executivo, única instância 100% filtrada pelo voto popular nacional, não era o problema principal da nossa sociedade.

Há mais de dois anos que os blogs, em especial este Cafezinho, alertavam para o apagão político do governo. Era preciso atuar politicamente, investir em ações abrangentes e ousadas de contra-informação. Era preciso pensar nisso enquanto estratégia urgente de defesa do interesse nacional!

Sempre tivemos a impressão de que setores do governo, inclusive a própria presidenta, por ter atuado na guerrilha, desenvolveram um estranho preconceito contra a política, como se a política fosse algo subversivo. Como se a luta política ainda fosse uma ação clandestina, guerrilheira, e por isso o correto era não fazer política. O politicamente correto, para um governo que desejava jogar conforme as regras ditadas pelas velhas elites políticas, era abster-se, não se envolver em nenhum tipo de conflito – mesmo que apenas intelectuais, verbais, ou seja, no sentido mais puro e nobre do termo “política” – com seus adversários.

O governo Dilma esqueceu os jovens, desprezou o poder de seu próprio eleitorado, negligenciou tragicamente o debate político, dando espaço ao avanço rápido e avassalador das forças adversárias.

Alertamos também para o avanço das conspirações midiático-judiciais. Era possível prever exatamente onde elas queriam chegar. E foi lá que elas chegaram, infelizmente.

O novo governo, no entanto, liderado por um vice-presidente usurpador, parece guiado por uma leitura apressada de Maquiavel.

Os golpistas esquecem que o grande pensador florentino, embora tenha dado conselhos aos príncipes, era um republicano apaixonado pela liberdade e pela democracia.

De fato, Maquiavel usa de uma franqueza que flerta com a crueldade: no capítulo 5 do Príncipe, ele argumenta que as duas únicas maneiras de dominar países acostumados à liberdade e às leis são: arruinar-lhes, como fez Roma em Cartago, completamente destruída; ou criando, dentro deles, uma elite subserviente e amiga, que seja consciente de que seu poder deriva dos privilégios concedidos pelo príncipe.

O desprezo com que Michel Temer trata os setores que militaram pela vitória da chapa com a qual se elegeu, guarda semelhança com o desprezo de um tirano para com a população de um país estrangeiro dominado através da violência.

Temer despreza a esquerda porque ele sabe que a esquerda tem plena consciência de que ele é um golpista, assim como um povo sabe que um tirano invasor só poderá governar através da violência.

A violência e o desrespeito de Temer, arrasando a administração federal, baixando decretos truculentos, desmantelando programas, nomeando ministros de oposição, apenas se explica pelo medo que ele tem de uma reação.

Michel Temer ainda é um presidente interino. O processo de impeachment ainda será julgado pelo Senado. Sua pressa denota uma arrogância sem limites.

Maquiavel também escreveu um livro sobre a república, em que elogia a democracia e o bom senso do povo; e faz invenctivas contra a tirania.

No capítulo 46 de Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel pondera que sempre que um grupo social obtém o poder de maneira abrupta e pouco legítima, ele tende a se assoberbar, a agredir seus adversários, “como se fosse necessário ofender ou ser ofendido”.

Maquiavel defendia, no mesmo livro, o bom senso do povo – e aqui lembro que a opinião do povo apenas pode ser medida pelo sufrágio universal, única “pesquisa” que é regulamentada segundo parâmetros republicanos e democráticos.

No início do capítulo 58 dos Discursos, Maquiavel adverte que dirá uma coisa “fora do senso comum”: que o povo, mesmo ao cometer erros, costuma ter, geralmente, opiniões mais prudentes e sábias que os príncipes.

O preconceito contra o povo, diz Maquiavel, dentre outras causas, pode ser explicado por que “se pode falar mal do povo sem medo, mesmo que este esteja no poder (numa república democrática, por exemplo); de príncipes, se fala sempre com muito medo e respeito.”

Por aí se entende porque Michel Temer se apressa a demitir até garçons do Palácio, pela simples suspeita de que sejam simpatizantes do PT, e, nos primeiros dias de governo, já plantou notas agressivas contra blogs na grande imprensa chapa-branca: porque ele mesmo se vê como um tirano, ele mesmo demonstra consciência de que seu poder não emana do povo, e sim de uma conjuração golpista de elites corruptas e autoritárias.

Um governo assim não pode tolerar a crítica.

O PT se sustentou no poder por 13 anos, mal ou bem, com toda a grande imprensa promovendo o mais longevo e agressivo ataque político a um governo eleito da história das democracias. As corporações midiáticas que assacavam o governo diuturnamente, eram as mesmas que criminalizavam os blogs porque estes produziam singelos momentos de contra-informação às suas campanhas golpistas.

Hoje a grande imprensa volta a se alinhar ao governo golpista e, ó surpresa, continua criminalizando os blogs, desta vez porque estes… fazem críticas ao governo.

Michel Temer e as oligarquias golpistas que o sustentam já entenderam que tiranias, para se sustentarem, precisam ampliar a repressão. Talvez tenham esquecido, porém, que, ao fazê-lo, produzem mais insatisfação, fortalecem os movimentos de oposição democrática, e preparam o terreno para o retorno à democracia. Aconselha-se, todavia, que a oligarquia não abuse da repressão, se quer que a democracia, quando retornar, consiga controlar os seus próprios impulsos violentos.

Um tirano pode derrubar uma democracia, mas não pode interromper o processo dialético que move a história.

Assim como a tirania nasce, frequentemente, do ódio incontrolável das elites que se sentem prejudicadas pela democracia, a democracia também nasce da insatisfação provocada pela arrogância dos tiranos.

A cada volta da história em que a democracia renasce, ela vem mais forte.

É o que acontecerá quando derrubarmos a nova tirania: viremos infinitamente mais fortes, mais conscientes, mais preparados. Saberemos que, para consolidar a democracia no país, será preciso disseminar a cultura democrática em todas as instituições: polícia, judiciário, mídia, legislativo e executivos.

Parabéns, blogueiros!

O futuro lhes contempla, orgulhoso de seu papel hoje. Enquanto o golpe é uma derrota moral histórica para nossas elites, a resistência dos blogs é o prefácio de uma vitória inexorável do povo brasileiro!

***


PS: As análises diárias são fechadas para assinantes, mas por razões políticas de vez em quando eu abro uma exceção. Faça uma assinatura do Cafezinho!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marcelo batista

21/05/2016 - 21h14

muito bem; os blogs serão nossa resistência, contra o protecionismo da grande mídia ao projeto demotucano; no entanto o judiciário tem que ser testado sempre , para vermos ate que ponto existe esperança , ou se essa corte é mesmo , como disse o Lula :” um monte de bos….”

Iran Bayma

21/05/2016 - 13h21

Digo: A mídia traticional será poupada da agressividade de Temer enquanto ele puder contê-la com mimos do BNDS e verbas publicitárias, ou seja, enquanto puder saquear os bolsos do contribuinte contra si próprio (o contribuinte). Imagine-se ao contrário, se nada pudesse conter a fome dos porcos pelo milho: Essa mídia seria a primeira a ser estilhaçada nos varadouros da repressão fundada por esse pequeno drácula.

Esmeraldo Cabreira

21/05/2016 - 12h35

O PT AFUNDOU! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! KKKKKKKKKKKK!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

    migueldorosario

    21/05/2016 - 17h21

    Calma, amigo. Respira fundo.

Maria Thereza G. de Freitas

21/05/2016 - 10h38

BH fez uma linda recepção à presidenta eleita e legítima. Que medo você tem de nós, não é #temerusurpador? #dilmafica. PT saudações

maria nadiê Rodrigues

21/05/2016 - 09h08

E parabéns ao povo mineiro que foi às ruas em multidão para recepcionar Dilma antes do encontro com os blogueiros limpos.
Foi extraordinária a presença de milhões de pessoas ontem em BH. O que se vê no vídeo são pesoas de todas as idades, mas muitos e muitos jovens se achegando à Presidenta para beijar-lhe as mãos ou para lhe abraçar calorosamente.
Agora Rosa Weber precisa perguntar a essa massa o que que indagou a Dilma.

    Alexandre Moreira

    21/05/2016 - 09h26

    Parabéns aos 40 mil mineiros que nos presentearam com esta linda festa. Ouvi dizer que emplacaram um novo hit.

    “Se Dilma é amor, Temer só pode ser caô!”

    Se estiver errado por favor me corrijam.

Daniel

21/05/2016 - 08h38

Caro companheir@s temos que ter uma meta, Fora Temer antes da abertura das Olimpíadas, vamos por pra quebrar, lutaremos todos os minutos, com Temer não vai ter Olimpíada. Os jogos são sinonimos de Democracia, começou na Grécia no berço da Democracia, não podemos permitir que os jogos que representam a Democracia tenha um governo sem legitimidade. Temos 60 dias para derrubar Temer e seus capatazes Golpistas, Globo-PSDB-DEM-PMDB, não podemos dar trégua, eles não deixaram Dilma governar por 18 meses. Vamos tirar o Tirano, os Golpistas não só da Presidencia, mas do Brasil. Para as ruas, pela nossa Democracia. não podemos nos dispersar. FORA TEMER. PELA VITORIA. COM TEMER NÃO TEM OLIMPIADAS.

André Monteiro

21/05/2016 - 00h37

Lutar sem cessar! A luta é grande, mas vamos vencer. Não estamos isolados, somos milhões!

JOHN J.

21/05/2016 - 00h27

Evariisto da Veiga escreveu há quase 200 anos:
“Brava gente brasileira! Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.”

O POVO BRASILEIRO ESTÁ NAS RUAS DIARIAMENTE, DIZENDO EM ALTO E BOM SOM: “FORA TEMER” ,”GOLPISTA” ,
ESSE MESMO POVO VAI LIVRAR O BRASIL DESSA QUADRILHA QUE SE APOSSOU DO PODER COM UM GOLPE NA DEMOCRACIA , COMNADADA POR CUNHA E POR TEMER.

Tete Gonçalves

20/05/2016 - 23h31

Proposta de Cristóvão Buarque??? É mais fácil governar um país de ignorantes, né???

    Macau

    22/05/2016 - 01h27

    Ignorantes mentecaptos e desarmados. Um verdadeiro rebanho de vacas sem chifres.

Sérgio Silveira

20/05/2016 - 23h27

Dilma estará de volta em breve, para desespero dos coxinhas que aqui escrevem, tadinhos.. O choro é livre! Chorem, mas chorem muito porque
“A cada volta da história em que a democracia renasce, ela vem mais forte.
É o que acontecerá quando derrubarmos a nova tirania: viremos infinitamente mais fortes, mais conscientes, mais preparados. Saberemos que, para consolidar a democracia no país, será preciso disseminar a cultura democrática em todas as instituições: polícia, judiciário, mídia, legislativo e executivos.”
Ah, sergio moro… voce não sabe o que o destino lhe reserva…

Tete Gonçalves

20/05/2016 - 23h27

Parabéns para o O Cafezinho, que nos deixa com as reais informações – não vinculadas aos GOLPISTAS – Honra-me saber que temos informações de caráter idôneo. Chega de mídia comprada, aliada aos nazistas prepotentes do governo Temer, que tomara seja por pouco. Vamos à luta contra os golpistas….

    Leandro Torreal

    21/05/2016 - 13h18

    Cafezinho é patrocinado pelo Governo Federal e pela Caixa.

      migueldorosario

      21/05/2016 - 17h22

      Não. Cafezinho é patrocinado pelos assinantes e adsense.

        Leandro Torreal

        21/05/2016 - 17h24

        não.
        os banners ao lado provam.
        tem banners do governo federal e da caixa.

          migueldorosario

          22/05/2016 - 10h14

          sao recentes. menos de 6 meses pra ca. e nao pagam o custo do cafezinho.

          Leandro Torreal

          22/05/2016 - 10h34

          eu não disse que pagam.
          apenas afirmei que cafezinho á patrocinado pelo governo e pela caixa.

          migueldorosario

          22/05/2016 - 10h40

          ué, grande midia, outros sites, etc, ganham muito mais. bilhoes. no acumulado de algumaa decadas, centenas de bilhoes. cafezinho, alguns centavos de 6 meses pra ca…

          Leandro Torreal

          22/05/2016 - 11h12

          sim, cafezinho faz parte do esquema tb.

          migueldorosario

          22/05/2016 - 11h14

          que esquema, rs? cara, por favor, se nao quer ser bloqueado, nao calunie, nao xingue, tente discordar sem baixaria.

          Leandro Torreal

          22/05/2016 - 11h27

          do esquema de patrocinio, oras.
          não é crime, Miguel.
          cafezinho é patrocinado, isso é público.
          não estou fazendo nenhuma baixaria, nem caluniando, nem xingando.
          mas a real é apenas essa, cafezinho é patrocinado pelo governo federal e pela caixa.
          porém por pouco tempo.

Maria Lucia Cardoso

20/05/2016 - 22h17

Gente, eu não consigo visitar sites, jornais ou TV’s que se posicionam contra a democracia e a favor do golpe em curso, pque me dão enjôo. Pque os trouxinhas gostam tanto de vir dar palpite nos blogs, sites, enfim informadores de esquerda? Seria um amor escondido, vontade de aprender, ou é pra encher o saco mesmo? Owwww falta de noção creinDeuspai.

    Adolfo Neto (UTFPR)

    20/05/2016 - 22h20

    Já me perguntei isso, Maria Lúcia. Acho que dá uma Tese de Doutorado. :)

    Neto Neto

    20/05/2016 - 22h24

    Vai chorar na cama que e quente….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Luiz Antonio Ferreira

      20/05/2016 - 23h19

      Neto Neto tens vergonha de colocar nome correto e completo ou é covarde?

        Neto Neto

        20/05/2016 - 23h23

        Cara vc tá preocupado com nome, e os 170 bilhões de rombo? Acorda pra vida…

          Heron Claudino

          21/05/2016 - 00h06

          Bixoo..tu é um sem-noçao mesmoo!!

          André Monteiro

          21/05/2016 - 00h46

          Rombo que o seu ídolo Cunha ajudou a produzir. As inesquecíveis pautas bombas e isso não dá para esconder. Todos nós sabemos que a oposição comandada por Cunha produziu muitos bilhões para o governo ter que pagar. Por ultimo foram as dividas dos governadores. Incharam os gastos publicos até se tornar inviável, fizeram o mesmo que o governo FHC fez com a Petrobrás, sabotando todo mês para ter a desculpa de privatizar. Muito fácil jogar esse numero e não informar como foi produzido. É a Globo produzindo globinhos. E saem iguais sendo manipuladores de informações e trouxinhas.

          Neto Neto

          21/05/2016 - 06h00

          Assumi os erros dessa louca, vcs nunca assumem nada… Sejam humildes estão nessa situação por isso… E acredite Dilma já era!

          Jst

          21/05/2016 - 09h47

          Burro velho. Não percebe que estão querendo se proteger de também levar um impeachment? Jogam o déficit o mais alto que podem para justificar cortes em programas sociais e não correrem o risco de ultrapassá-lo. Lembrem-se que a Dilma também quis mandar um orçamento com déficit, o que é normal em países desenvolvidos e democráticos, e a mídia a bombardeou de todos os lados. Agora pode. Ou o Brasil acaba com a Globo ou a Globo acaba com o Brasil.

          Alexandre Moreira

          21/05/2016 - 09h55

          Tem mais, desinflando o déficit que eles forjaram fica exatamente igual ao que Dilma apresentou.

          Temer é só caô!

          Neto Neto

          21/05/2016 - 10h00

          Burro velho e aquele que te pariu…E outra …QUe o rombo era mais que o que o PT falava eu sabia…..

          Luiz Antonio Ferreira

          21/05/2016 - 14h57

          Estão supervalorizando números normais para uma economia gigantesca como a do Brasil, com a finalidade de enganar o povão leigo tudo isso só para justificar as medidas de aperto que jogarão nas costas das classes mais pobres.

      Alexandre Moreira

      21/05/2016 - 09h30

      Rapaz, você é apoiador de Temer/Cunha, tem vergonha nessa cara lavada não?

      Vou te dar uma letra pra você pensar. Mas pensa tá.

      “O terreiro lá de casa não se varre com vassoura, varre com ponta de sabre, bala de metralhadora.”

        Neto Neto

        21/05/2016 - 09h36

        Larga que chorar tem do…

          Alexandre Moreira

          21/05/2016 - 09h39

          Cadê seus argumentos, seu mentecapto?

Ricardo Cebalho

20/05/2016 - 23h08

Usar estrategia inteligente para derrubar Temer. Todos sabemos da arrogância,Vaidade, prepotência etc. de Temer e Serra. É só sugerir sutilmente à mídia ao PMDB e afins, que Serra só quer usar o cargo que recebeu de Temer para se promover e que não esta nem aí para ele. Que o considera burro e incompetente, isto basta para causar um estrago nesta farsa de ambos e o desmoronamento consequente.

Colaborador

Ricardo

Neto Neto

20/05/2016 - 21h51

O ministro do
STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki acolheu pedido da
Procuradoria-Geral da República para incluir contra o ex-presidente Luiz
Inácio Lula da Silva elementos que reforçariam a sua ligação com o
ex-controlador do BTG André Esteves na denúncia por obstrução da Justiça
na Lava Jato.

Os dois foram
denunciados ao STF, ao lado do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS),
por suposto envolvimento na trama que teria tentado comprar o silêncio e
evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

    Hercílio

    20/05/2016 - 22h29

    De novo? Pelo jeito vão acabar prendendo o Lula por pedaladas fiscais, por que crime mesmo, não encontram. Faz dez anos que investigam o cara e cada hora é uma acusação que não conseguem provar.
    Em compensação, tem uma barreira invisível que não permite ninguém investigar políticos do PSDB.

      Soso

      21/05/2016 - 01h51

      Impressionante esse STF. Hum, já sei. Faltaram as provas cabais: os remos do barquinho.

      Maria Thereza G. de Freitas

      21/05/2016 - 10h37

      correção: Lula é investigado/vigiado/fiscalizado há mais de TRINTA anos. Mas, faltam os remos do barquinho, como diz o Soso, logo abaixo

    Alexandre Moreira

    21/05/2016 - 10h00

    Você é um inepto mesmo. Para de vomitar aqui as merdas da globo.

    Você é o resultado de séculos de descaso com a educação e a cultura. Um sub-cidadão, ignorante político, incapaz de perceber a manipulação que vem sofrendo por toda a vida. Um peso morto que temos que carregar nesta luta, já tão desigual, contra as elites dominantes.

    Vaza apoiador de Temer/Cunha.


Leia mais

Recentes

Recentes