Menu

Servidores do Incra denunciam: 70 milhões de brasileiros serão prejudicados com fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Foto: Marcelo Pinto 70 milhões de brasileiros devem ser prejudicados com fim do MDA e alterações em atribuições do Incra no Condsef Toda a população rural brasileira – que pode chegar a 70 milhões de pessoas – deverá ser afetada direta ou indiretamente pela equivocada decisão do presidente interino da República, Michel Temer, em extinguir […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Santana do Livramento, RS, 10/05/16 - Manifestantes do MST bloqueiam a BR 158 próximo ao Trevo da Faxina que dá acesso para Livramento. Trânsito parado por duas horas. Com pneus e galhos de árvores, manifestantes bloquearam a passagem com fogo. Entre os motivos, lideranças alegam estar em defesa da Democracia e se posicionaram contra as ações políticas de Cunha e Temer. Por volta do meio dia de (10/05) o trânsito foi normalizado. Foto Marcelo Pinto/APlateia

Foto: Marcelo Pinto

70 milhões de brasileiros devem ser prejudicados com fim do MDA e alterações em atribuições do Incra

no Condsef

Toda a população rural brasileira – que pode chegar a 70 milhões de pessoas – deverá ser afetada direta ou indiretamente pela equivocada decisão do presidente interino da República, Michel Temer, em extinguir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e retirar importantes atribuições do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Se for levado em conta ainda que a maior parte dos alimentos que chega à mesa do brasileiro é produzida em assentamentos do Incra e por agricultores familiares atendidos pelo MDA, a decisão de Temer prejudica toda a população do Brasil. Sem as políticas nessas áreas há forte possibilidade de que a produção caia na mesma proporção à qualidade e diversidade dos gêneros alimentícios consumidos no país. Esses são alertas feitos por servidores públicos do Incra e do MDA reunidos no encontro nacional da categoria que ocorreu na última sexta-feira, 13, em Brasília. Condsef e Cnasi – Associação Nacional produziram texto (leia a íntegra aqui) onde criticam as decisões arbitrárias sem o devido debate com os trabalhadores e com a sociedade atendida pelas políticas públicas que serão afetadas.

Representantes de 17 estados (AC, AM, AP, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RO, RS, SP e TO) participaram dos debates que ocorreram um dia depois do afastamento da presidente Dilma Rousseff, após o Senado admitir denúncia que pede seu impedimento. Com apenas a publicação de uma medida provisória (MP 726/2016) o governo interino de Temer promoveu um dos maiores desmontes do setor público com impactos que podem ser catastróficos para a maioria da população. Isso tudo sem debate, apenas com uma canetada. O alerta das entidades que representam os servidores de carreira do setor, Condsef e Cnasi-AN, é de que o desmantelamento desses órgãos vai representar grande prejuízo tanto para a população rural quanto urbana do Brasil. O que se prevê é um reflexo negativo no desenvolvimento do campo, redução de renda e queda na qualidade dos produtos agrícolas que chegam à mesa do brasileiro. Além de comprometer os compromissos assumidos junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e a última Conferência Climática – COP 21.

A Condsef e a Cnasi-AN querem uma reunião emergencial tanto com o ministro do Planejamento indicado pelo presidente interino, Romero Jucá, quanto com quem for ocupar a presidência do Incra. A presidente Maria Lúcia Falcón, que ocupava a pasta desde março, foi exonerada hoje, 17, do cargo. O clima de incerteza política afeta também servidores de outras categorias. Na Cultura, um movimento de servidores está ganhando força com ocupações já registradas em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. A tendência é que a mobilização dos servidores se amplie na medida em que os ataques ao serviço público continuem.

Outra crítica feita pelos servidores da Area Agrária repousa nas incertezas desse processo de mudanças. Uma das poucas certezas é a perda das atribuições no reconhecimento e demarcação de áreas quilombolas que passam para o novo Ministério da Educação e Cultura; ministério esse que foi entregue nas mãos do partido Democratas, que se opõe a todas as ações afirmativas, inclusivas e de reconhecimento da diversidade, tendo entrado com várias ações de inconstitucionalidade no Supremo contra tais políticas. É de se esperar o pior.

No encontro da categoria, o recado aos servidores é claro. O que resta é lutar contra o desmonte que o governo Temer propõe, buscando a unidade de toda a categoria. As entidades lembram que é importante que se garanta a imposição de uma agenda de avanços. “Não podemos subir nessa ponte para o futuro, se o futuro que nos é apresentado é apenas uma forma muito piorada do passado”, resume trecho do relatório do encontro. A íntegra do relatório pode ser acessada aqui.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gabriel Patriarca

18/05/2016 - 21h23

Fiz um vídeo sobre nosso triste momento:
https://www.youtube.com/watch?v=BmRUcpvFmi8

C.Pimenta

18/05/2016 - 20h39

A mídia estrangeira continua batendo duro no golpe de Estado em curso. Agora foi a vez de Noam Chomsky, linguista, professor do MIT e ativista, considerado um dos maiores intelectuais do mundo, que concorda que o golpe é golpe mesmo!

https://youtu.be/U5EI8U_J86Y

C.Pimenta

18/05/2016 - 20h33

Com a mão de gato do nosso apequenado stf os golpistas tentam cassar o direito de expressão da Presidenta Dilma:

http://jornalggn.com.br/noticia/rosa-weber-endossa-o-jogo-de-cena-contra-dilma


Leia mais

Recentes

Recentes