Foto: Mídia NINJA
Filme sobre a ditadura tem sessão cancelada pela embaixada brasileira em Paris: “assunto espinhoso”
Dirigido por Anita Leandro, o documentário mostra que, na época da ditadura militar, os presos políticos eram fotografados em diferentes situações: desde investigações e prisões até em torturas, exames de corpo de delito e necropsias. No filme, dois sobreviventes à tortura vêem, pela primeira vez, as fotografias relativas as suas prisões. Antônio Roberto Espinosa, o então comandante da organização VAR-Palmares, testemunha sobre o assassinato de Chael Schreier, com quem conviveu na prisão. Já Reinaldo Guarany, do grupo tático armado ALN, relembra sua saída do país em 1971, em troca da vida do embaixador suíço Giovanni Bucher, conta como foi sua vida no exílio e fala sobre o suicídio de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, com quem vivia em Berlim. Com essas revelações e testemunhos, segredos de um passado obscuro do país voltam a tona.
Confira o trailer do documentário:
Itamaraty – MRE Brasil
17/05/2016 - 18h19
Prezados, a informação do post está errada.
Nunca houve previsão de que tal evento se realizasse na Embaixada do Brasil em Paris. A esse respeito, acrescenta-se que a proposta dos organizadores foi encaminhada ao Setor de Cooperação Educacional em prazo insuficiente para a realização de iniciativas desse porte.
A Embaixada nunca expressou qualquer juízo sobre o conteúdo da iniciativa.
Vale ressaltar que o Embaixador do Brasil na França participará de evento sobre a mesma temática, no dia 24/5, no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) em Paris, encontro que contará também com a presença do Professor Pedro Dallari, coordenador da Comissão Nacional da Verdade: http://www.iheal.univ-paris3.fr/fr/agenda/colloque-international-archives-et-justice-transitionnelle-la-commission-de-la-v%C3%A9rit%C3%A9-br%C3%A9sil
A Embaixada em Paris já havia transmitido essas informações aos organizadores do evento e permanece à disposição para esclarecimentos adicionais.
Macau
17/05/2016 - 10h55
E vão eles achando que escondem alguma discussão quando só cavam mais a própria cova.