“Seria legal uma divisão do Exército para caçar comunistas e simpatizantes”
por Diógenes Muniz, especial para a Ponte Jornalismo
Sexta-feira, 15 de abril, 1h da tarde. Jair Bolsonaro acena de dentro do Rolls-Royce de cerimônias usado para a posse dos presidentes brasileiros. O político do PSC veste a faixa presidencial sobre o terno preto e usa óculos Thug Life (aqueles que cobrem os olhos de quem supostamente acaba de “mitar” na internet). Sob a montagem, uma legenda sugere: “Se você acredita que isso se tornará realidade, deixe o seu amém”.
Em poucos segundos, améns vindos de vários cantos do país tomam a tela. Emojis com mãos ao alto ou rezando, além de carinhas felizes com lágrimas e corações coloridos aparecem ao lado das exaltações religiosas.
Criado em outubro de 2015, o grupo Direitas Já tem cerca de 170 membros de todas as regiões do Brasil. A maioria dos integrantes é jovem, na faixa dos 18 aos 30 anos. Entre os números que constam em sua lista de membros estão os de Eduardo Bolsonaro e de seu pai, Jair.
Nenhum dos dois é ativo. Bolsonaro pai nada publica ou lê. Já o filho (ou sua equipe) às vezes joga vídeos contra o governo e a esquerda. Suas interações são recebidas com uma profusão de emojis de aplausos em apoio ao “Bolsokid”, como é carinhosamente apelidado pelos seguidores.
Um dos mais participativos do fórum, o cearense Janderson Guerra, 22, define o Direitas Já como uma reunião de “jovens, estudantes universitários de direita, conservadores e cristãos”.
Ascensão
Um breve contexto para quem sabiamente se escondeu numa caverna nos últimos dias: Jair Messias Bolsonaro é, segundo o último Datafolha, o candidato favorito para a Presidência em 2018 entre os 5% mais ricos do país. Num quadro geral, fica com 8% das intenções de voto. Traduzindo numa conta rápida: pelo menos 11 milhões de brasileiros se interessam de alguma maneira pelas ideias dele.
Disputando os holofotes com uma presidente apeada do poder, o tributo de Bolsonaro ao torturador Brilhante Ustra na Câmara no dia da votação do impeachment só fez crescer a fama do deputado e a de seu homenageado, inclusive internacionalmente. As páginas de ambos no Facebook engrossaram exponencialmente seu número de seguidores desde então.
Direita opressora
Descobri o Direitas Já por meio de uma página de Instagram com mesmo nome e mais de 17 mil seguidores. O perfil foi criado por um adolescente da Paraíba de 15 anos.
“Antes, [a página] chamava Direita Opressora. O pessoal tinha receio de entrar, não gostavam muito do nome.” Sem sucesso no disputado universo dos sítios da direita que misturam noticiário político e memes, em janeiro deste ano o estudante paraibano mudou de grife — e, a partir daí, bombou.
Suas postagens se diferenciavam das de outras páginas de extrema direita pela agressividade. Algumas imagens veiculadas no grupo –supostos criminosos com rostos desfigurados, por exemplo– são idênticas às das páginas de adoradores da Rota (batalhão da PM que mais mata em SP). A sensação era a de ter chegado à deep web da ultradireita brasileira, embora todas as publicações fossem abertas.
Notei uma mobilização nos comentários das fotos que ia além do Instagram: um grupo de “wpp”, como diziam, referindo-se ao WhatsApp. Pedi para fazer parte e, depois de algumas tentativas sem resposta e várias semanas de espera, fui aceito. Isso sem nenhuma pergunta do administrador sobre o que eu fazia e quais eram minhas preferências políticas.
Calhou de me incluírem na roda às vésperas da votação do impeachment na Câmara. Se antes eu era um mero observador, agora estava sentado na mesa do bar com a juventude bolsonarista.
Lá dentro, fiz várias perguntas sem fingir ser um deles. Não só me identifiquei como jornalista como perguntei se gostariam de me dar entrevistas. Alguns membros e o próprio administrador da página toparam.
Rotina
Ficar uma hora longe do celular, a partir daí, significaria ter de 150 a 200 mensagens me esperando. O bate-papo começa todo dia com uma mesma mensagem, uma espécie de mantra enviado no final da madrugada por um usuário da Irlanda: “Bom dia a todos. Que apenas a mãe dos zé droguinhas chorem hoje”.
A troca entre os ativistas pró-Bolsonaro não parou sequer durante o apagão de 25h do WhatsApp no Brasil (parte dos membros driblou o bloqueio navegando através de VPN).
Apesar do alto volume de envios, raramente debates prosperam no Direitas Já. Boa parte do que se pretende discutir é resolvido na base do xingamento aos “esquerdalhas” ou com memes.
Discordâncias mais profundas entre integrantes são raríssimas. Durante os vinte dias em que acompanhei o grupo, apenas um membro foi expulso ao criticar em termos pouco civilizados a ainda menos civilizada homenagem de Bolsonaro ao torturador Brilhante Ustra (o deputado “cagou pela boca”, nas palavras desse dissidente).
Também há constantes sugestões de livros. Um dos mais comentados é Ditadura à brasileira, de Marco Antônio Villa. De acordo com o autor, “a obra busca desmistificar a ditadura brasileira, tanto em sua duração como em seus efeitos”. Nenhuma publicação, no entanto, foi tão sugerida nos últimos dias quanto A verdade sufocada, de Carlo Alberto Brilhante Ustra. Relançado em 2014, um ano antes da morte de torturador, o livro promete “A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça”.
Não faltam desabafos quanto ao isolamento que vários participantes relatam sofrer em suas casas, trabalhos e universidades por apoiarem ideias ultraconservadoras.
“É difícil porque quando eu toco no assunto o pessoal já sai criticando. Infelizmente estou praticamente só nesta batalha”, me escreveu o jovem criador do Direitas Já.
Abaixo, destaco algumas conversas e trocas de memes que presenciei no grupo . São recortes do que me chamou atenção (ou não) nesses dias ao lado de apoiadores de Bolsonaro —ou Mito, como eles gostam de chamá-lo.
COISAS QUE PROVAVELMENTE NÃO VÃO SURPREENDER NINGUÉM VINDAS DE UM GRUPO DE APOIADORES DO BOLSONARO
1) Conversas rodam em torno de questões morais e de comportamento
2) Ódio por tudo que seja ou se pareça com a esquerda. E acredite: praticamente tudo é de esquerda num grupo de apoiadores do Bolsonaro
3) Não faltam memes e fotos de armas brancas, de fogo e munição
4) Misoginia? Sim. Xenofobia? Sim. Homofobia? Sim. Preconceito com pobres? Sim
5) Intervalo para idolatrar Bolsonaro e Brilhante Ustra
6) O discurso religioso também é forte
7) Debates raramente prosperam; memes resolvem quase tudo
8) Organização para atacar publicações e tirar do ar perfis adversários
9) Defesa do Estado mínimo, com exceção do Exército
10) Fuzilamento, trabalho escravo e tortura às vezes entram na pauta
COISAS QUE NÃO DEIXAM DE SER UMA SURPRESA VINDAS DE UM GRUPO DE APOIADORES DO BOLSONARO
1) São antimídia. Odeiam Globo, Record, William Bonner, Reinaldo Azevedo…
Ainda assim, me deram entrevista.
2) Há mulheres no grupo (umas 20). E muitos jovens.
Aliás: Norte e Nordeste têm mais integrantes neste grupo do que Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
3) A maioria está satisfeito com a chegada de Michel Temer (PMDB) à presidência
Às vezes, por motivos esdrúxulos.
4) Pedem ajuda uns para os outros a fim de “ganhar discussões” na vida real
5) Vários se dizem solitários e discriminados em seus meios por suas posições conservadoras
6) Nem todos concordam quanto à homenagem de Bolsonaro ao Brilhante Ustra
7) Cunha não preocupa tanto assim
8) Não há consenso sobre Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca
9) Esqueça Kim Katiguiri, Danilo Gentili ou Lobão. O verdadeiro líder intelectual da turma é o vlogueiro direitista Nando Moura
Seu canal já tem mais de meio milhão de seguidores.
10) Sentem saudades do Clodovil
Jander silva
06/12/2018 - 19h02
Ao mesmo tempo que tudo isso parece piada de mal gosto, também chega a assustar.
Jamanta é Bolsonaro
16/03/2018 - 03h37
É uma pena vc não ter sido curado dessa doença chamada extrema-esquerda. ???
Ronaldo Gomes
10/03/2018 - 13h00
CARO REPÓRTER:
O Sr se mostra uma pessoa com total falta de caráter e apoiador de criminoso… “Rota (batalhão da PM que mais mata em SP)”. O Sr esqueceu de falar quem esse batalhão mata, e quem e quantos esses mortos já mataram antes da ROTA os eliminarem…
O Sr repórter só pode estar imaginando que as pessoas que usam internet são imbecis.
Ronaldo Gomes
10/03/2018 - 12h54
Caro repórter desta matéria:
Sinto lhe informar, que sua publicação totalmente tendenciosa (como a maioria esmagadora das mídias), foi um tiro no pé… Nota-se pelos comentários desfavoráveis a sua publicação, e também pela divulgação do grupo, que muitos não conheciam, e agora estão ansiosos para entrar. Sem contar que a divulgação das postagens alheias foram bem recebidas pelos leitores, fortalecendo assim a vitória de JAIR BOLSONARO para presidente em 2018…
Carlos
27/06/2017 - 00h27
me passar o numero quero entrar !!Adorei
Fernandão
23/04/2017 - 22h49
Estou empaudurecido com essa article de 2016
Jonas
18/04/2017 - 08h40
Qual é o número do grupo?
Quero participar.
Ahh. E tenho mais de 30 anos.
Fernando
08/03/2017 - 11h47
Então o senhor se vê no direito de publicar prints de conversar parriculares? Então a sua “liberdade de imprensa” te resguarda de tudo? A questão maior é:
Sua opinião na matéria é como jornalista profissional? Ou essa opinião e apenas pessoal?
Essa matéria de nada diferencia das várias outras matérias tendenciosa, que a mídia vem a divulgar para difamar a quem lhes aprouver.
Sua falta de decoro,apenas nos mostra que dever ser de ideologia esquerdopata, e que parece estar trabalhando em favor de um desgoverno, desalinhado e com esteriótipos provenientes da desqualificação própria vinda sabemos de onde!
Está matéria apenas mostra o tamanho do seu medo de perder o que já conquistou, através de tudo o que vem sendo contrário aos bons costumes!
Eu tenho vergonha de brasileiros como você e tenho vergonha jornalistas que agem como você age!
Você é uma vergonha Nacional!
Ronaldo Gomes
10/03/2018 - 13h00
Muito bem comentado!
jose camargo
20/01/2017 - 09h46
SEGURANÇA EM SISTEMA PENITENCIARIO NO BRASIL.
Problema fácil de Resolver, é só obrigar cada personagem metido nos crimes de corrupção e desvio de dinheiro a Adotar 100 presos desses e custear os gastos. LADRÃO AJUDANDO LADRÃO TEM MIL ANOS DE PERDÃO.
Neto Filho
17/10/2016 - 02h51
E o cara ainda escreve como se fosse o grupo de whatsapp do estado islamico
Gatito Gimenez
06/10/2016 - 10h55
A linha de pensamento de bolsonaro é compatível com a grande maioria dos brasileiros.resta a minoria se indignar e protestar.e não vejo exajeros em suas declarações.não adianta vc falar coisas bonitas só pra contentar seus eleitores e depois só fazer merda.O cara é atêntico e fala oque tem que ser falado.
Juliano Souza
04/10/2016 - 23h18
me passa o número, gostei
Lucas Martinez
14/07/2016 - 20h02
usar o ódio pra alcançar meus objetivos dificilmente .
na minha opinião a maioria desse pessoal bolsomito,não se encaixa nos requisitos para o diagnostico que esquizotipia.
agora se uma pessoa migra de uma lado para o outro,cria suposições,é obssessivo naquilo que faz,dai sim talvez..
e existem varios transtornos que podem ser confundidos até a propria esquizofrenia ou transtorno bipolar,bipolar nas fases mistas com sintomas de depressão e mania e surtos psicóticos..
só um profissional póde dizer,porem eu consigo identificar no dia a dia pessoas delirantes,com poucos delirios,existem muitas que a maioria não consegue detectar..
sou complexo sim,eu me encaixo no tipo que migra de um lado pro outro e as vezes crio conflitos entre um lado e outro e crio uma terceira via..
a esquerda tem teoria de querer que todos tenham os mesmos salarios,e que somo alienados ao trabalho como dizia marx..
isso sobre a alienação eu concordo,mas sobre todos ganharmos iguais com essa população nao teria como,exceto uma explosão nuclear e diminuir 70% da população,dai todos teriam uma boa vida igualmente sem diferenças economicas..
pra dar certo isso,é preciso a morte para a gloria.
o que me faz odiar os esquerdistas é essa libertinagem,eu sei que é preciso falar o que quer sem ser impedido,mas as vezes eu me sinto mal e sinto muito ódio de ver certas coisas,é simplesmente uma coisa natural minha,eu sempre fui assim.
cada vez mais dou menos valor a população,as vezes acontece coisas boas e vc fica otimista,as vezes só o ódio e vc quer que todos sejam queimados vivos.
vida boa,o melhor da vida é ter vida boa,usufruir o melhor que a vida pode oferecer,claro que dinheiro é um dos fatores para isso,ter bens andar com a roupa e carro que vc quer,andar no ambiente que vc quer e no pais que quer..
mas pra mim isso tem que ser usufruido enquanto jovem,pois a maioria das pessoas que tem grandes bens não são mais jovem,ai vc ja não vai estar usufruindo sí mesmo,olhar no espelho e ver aquela carcaça diferente de antes.
se eu for querer ter bens,tenho que fazer faculdade estudar durante anos e depois ser bem remunerado pra poder adquirir os bens la pelos 30 anos,justamente na época que vc ultrapassou seu pico de testosterona e está justamente em declinio da vitalidade,tudo que tinha que melhorar naturalmente ja melhorou e está em declinio,na questão das suas células,ela vão morrendo até a sua morte.
a vitalidade pra mim é até os 23,vc pode comprar quanto vc tinha 15 anos e quando vc tinha 23,e vai ver que o seu rosto está diferente,menos jovem e mais robusto.
se sua mente se adapta com isso,maravilha.
apesar de apoiar bolsonaro eu não estou mais de um lado da ideologia,estou preocupado com outros questionamentos que ninguem para pra pensar.
quando vc não não usufrui do melhor que a vida pode oferecer,a morte pra vc é um adiantamento do futuro de quem usufrui da vida.
ninguem é poupado da morte
Leandro Martins M
12/07/2016 - 15h45
Os caras que idolatram bolsonaro são imbecis por completo. Porém, Bolsonaro pode ser babaca em alguns pontos, mas ele tem várias propostas boas, a redução da maioridade penal é uma. A defesa da população armada para não serem vítimas de marginais também é boa proposta. Mas tem que ser muito burro e imbecil pra idolatrar um cara desse (aliás, é idiotice idolatrar qualquer pessoa, quanto mais se for um deputado, pois os deputados ganham uma fortuna em dinheiro para não produzir NADA). Os brasileiros são burros e vivem uma guerra ideológica com pensamento binário (a dualidade ilusória que só existiria direita e esquerda). Esse grupo de adoradores de bolsonaro é um antro de imbecilidade cheio de idólatras idiotas. Políticos são os parasitas do Brasil, são vermes que deviam ser combatidos, primeiro reduzindo o salário deles. Se o povo quisesse, medidas drásticas seriam tomadas contra esse antro de aproveitadores que só sugam verba pública. Pra que defender deputados sendo que eles recebem salário maior que trinta mil por mês fora os auxílios? Qualquer um que idolatra um político não merece atenção. Seja qual for. Ademais tem que ser muito burro pra dizer que somente a esquerda ferrou o país ou somente a direita ferrou com tudo. Vejam bem, o problema do brasil são os próprios brasileiros. Precisamos de mais educação, transformação cultural desde a base da sociedade. As pessoas que mais barulham sobre política são exatamente aquelas que querem tomar o poder pra roubar o povo, fazendo o mesmo que os atuais políticos fazem.
bruno
12/12/2016 - 12h10
O problema é que a única forma de mudar alguma coisa no sistema “democrático” atual é no voto, e nesse caso o menos pior é Bolsonaro por defender essas pautas e ainda defender um Estado menor.
Felipe_S
12/07/2016 - 00h24
Na zona, certamente.
Marcelo De Oliveira Soares
12/07/2016 - 01h45
KKKKKKKKKKKKK
Felipe_S
12/07/2016 - 00h23
Essa lixarada é cria do Olavo de Carvalho, Inclusive o ódio contra a própria direita que não seja extrema-direita (caso do Reinaldo Azevedo) é insuflado pelo porcão da Virgína, o Astrólogo com medo de banho. 2018 a sepultura dessa lixarada será inaugurada.
Wellington Silva
11/07/2016 - 23h20
Para estes BolsoBostinhas religiosos segue uma mensagem de CONSOLO…
Para religiosos otários: Teu ser imaginário só existe na tua cabeça e morre contigo, mas você é livre como uma cegonha cega para fazer tuas escolhas. Tudo tem um fim, o Sol, a Terra e até tua tremenda ignorância!
Tem uma mensagem para mãe de vocês também…..
“Na época de Jesus, ou as leis naturais foram suspensas ou uma judia promíscua mentiu.” (Hitchens, Christopher)??
Anderson Izo
25/08/2016 - 09h37
Você vai ter um câncer! Vai chorar.gemer..e cagar de dor por anos..e depois vai se ajoelhar perante Jesus Cristo Nosso Senhor e implorar pela sua salvação. No seu leito de morte não haverá nada nem ninguém que poderá te mostrar a luz da paz enterna..Porque você vive na escuridão da blasfemia Abraço . e tenha uma boa vida eterna no quinto dos inferno.
Claudio
24/02/2017 - 00h31
Aqui vemos um cristão paz e amor.
bubble.mariana
10/07/2016 - 23h39
A maioria desse pessoal se enquadra no diagnóstico do CID, Transtorno de Personalidade Esquizotípica “O Transtorno de Personalidade Esquizotípica (Schizotypal personality disorder) é um transtorno de personalidade caracterizado pela dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, fortes crenças no sobrenatural inapropriadas a seu contexto social, pensamentos e percepções não compartilhados socialmente, desconfiança e medo mesmo sem evidências de ameaça…”
Observem os sintomas, como se encaixam nesses indivíduos (não todos, alguns estão por esperteza)
-Pensamento e discurso bizarros (por ex., vago, circunstancial, metafórico, superelaborado ou estereotipado);
-Aparência ou comportamento esquisito, peculiar ou excêntrico;
-Não tem amigos íntimos ou confidentes, exceto parentes em primeiro grau; (conforme relatado por eles mesmos)
-Desconfiança ou ideação paranóide;
E o trecho se encaixa to totalmente no perfil de Taís sujeitos
“As crenças delirantes e paranoicas variam muito dependendo do ambiente e devem ser analisadas dentro do contexto sociocultural do indivíduo. É comum que sejam sobre teorias de conspiração sobre o governo, alienígenas e/ou facções políticas, porém é comum também que envolvam questões religiosas como demônios, espíritos, divindades e poderes sobrenaturais.”
Lucas Martinez
11/07/2016 - 18h55
pode até ser que alguns sim,mas dizer que a maioria é assim é exagero..
eu apoio muitas coisas citadas acima no grupo,talvez eu seja um preconceituoso,mas vejo isso naturalmente,sou contra essa libertinagem maldita que aumenta meu ódio no dia a dia,não tenho relações com pessoas,só com algumas que tem uns pensamentos diferentes tambem..
muitos dizem que um homem é julgado por sua bondade,mas o homem é julgado por todos os seus detalhes,cansei dessa moral,no caso aqui ta divida entre a direita e a esquerda..
pessoas vivem pessoas morrem,como explicar essa doenças mentais que fazem as pessoas terem essas crenças,e é incrivel como essas pessoas tem crenças parecidas mesmo não se conhecendo,como por exemplo construir bomba atomica,não entender religiões e fazer confusões com elas,ficar aprisionado nisso.
Eu não sou um religioso,mas pode ser um misterio,pode ser a teoria do matrix,pode ser verdade que seja os evangélicos,porem acho tosco,me da vontade de morrer só de passar perto de uma igreja,esse envelhecimento e maturação excessiva dos seres humanos,vc morre podre com a cara quase derretendo não se lembrando de quase nada,não tendo mais vitalidade pra nada.
eu quero mais é que esse brasil se exploda e seja invadido novamente por uma nova povoação,isso aqui virou zona,confesso que senti ódio vendo essa matéria um sentimento natural meu,pode ser que fomos programados pra nunca pensarmos iguais e sempre existir conflitos como aqui no caso..
eu não sou ateu,sou um cara que acredita que todas as teorias podem ser verdadeiras ou não,não consigo ter fé,só provando para crer.
A mulher é diferente do homem isso basta observar,as mulheres em si são mais emocionais e os homens mais racionais,tanto que a psicopatia atinge mais homens do que mulheres,e o transtorno borderline atinge mais mulheres do que homens..
Psicopatia = 100 razão 0% emoção
Borderline = 0% razão 100% emoção
como explicar isso ?
as vezes a emoção é um porcaria,faz as pessoas te enganarem,vc fica com dó na hora,mas depois ela pisa em vc.
Marcelo De Oliveira Soares
12/07/2016 - 01h43
Seus problemas mentais são bem graves.
bubble.mariana
12/07/2016 - 03h18
Escrevi aqui mas não foi :/
Obrigada Lucas, pela sinceridade em relatar seus sentimentos. Geralmente o que ocorre são trocas de xingamentos etc… eu não tenho competência alguma para diagnosticar ninguém, sou apenas uma curiosa do tema. Encontrei a descrição de tal transtorno de personalidade por acaso, a ligação que fiz com tais indivíduos (os da conversa do grupo de wpp e que observo nas situações da vida) advém de uma convivência em especial, um rapaz que tem exatamente esse perfil descrito pelo transtorno (ao menos nas partes que se pode localizar externente) e suas “preferências” políticas, que são idênticas a da maioria do pessoal de direita hoje, a bandeira do anti petismo, anti comunismo, anti “esquerdismo”, anti diversidade, um ódio mesmo ao outro, outro no sentido geral, do que não tem identidade (ou que se acha que não tem) consigo. Não quis generalizar, eu apenas acho interessante esse perfil predominar em tais rodas, veja, obviamente ha pessoas que estão nessa porque é “moda” e isso gera poder político, econômico, um exemplo bem claro é o MBL, o próprio Bolsonaro usa o ódio que ele infla para conseguir chegar ao poder, porque vamos combinar que se ele realmente pensasse e agisse como faz parecer, ele não estaria no âmbito da democracia, isso fica claro no episódio em que foi aceita pelo STF, a denúncia da incitação ao estupro, ele vai e pede clemência aos ministros. Se fosse real o que ele fala, ele já tinha chutado o balde há tempos e estaria em outro espectro, não na disputa democrática, que ele tanto fala mal. O ruim da situação é que incitar o ódio contra determinados grupos da sociedade gera resultados, sabe? Quando uma criança de 8 anos morre espancada pelo pai, porque gostava de lavar louça e tinha um jeito “afeminado”, isso é uma tragédia. Estamos falando de uma criança, se coloque no lugar, nao tem graça alguma ser bolsomito ou qualquer coisa nesse sentido, na verdade é muito triste. Eu acho, sinceramente Lucas, que seu ódio está sendo manejado propositalmente para alvos, sabe por que? Eu também sinto muitas das coisas que você descreveu, acho o mundo uma merda também, mas o que determinadas pessoas, como LGBTI, negros, índios, latinoamericanos, etc etc tem a ver com isso? Absolutamente nada. Lucas, o ódio une também , é um sentimento forte, e há que use do ódio para alcançar seus objetivos, apenas isso. Por que querer que todos sejam iguais a você, ou a mim? Que obsessão é essa? As pessoas, da mesma forma que você, tem o direito as suas opiniões , seus modos de vida, procurar se realizar como ser humano.
Eu realmente achei você muito mais complexo do que esses reducionismos de forapt, dilmalandra, esquerdopatas, etc etc. Em geral, tá tudo uma desgraça mesmo, e essa ilusão de que já foi bom é uma mentira, a gente se engana com isso. Eu acho que você merece ir além, se debruçando sobre você, ajuda um profissional, do tipo psicanalista, não estou dizendo que você é doente, mas conversar, para além desse blablabla raso é muito interessante, ajuda a se entender um pouquinho e ao mundo também.
Por fim, o mundo é tão grande, sabe, há tantas idéias além de direita x esquerda, tem tanto livro, tanta coisa interessante, pra se perder tempo com senso comum e a vida é tão curta. Não precisa virar um “esquerdista”, “comunista”, mas sim um expansionista.
Leandro Martins M
12/07/2016 - 15h34
Procure um psiquiatra, sério…
Lucas Martinez
12/07/2016 - 19h16
talvez tenha um desequilibrio,mas é isso mesmo isso tudo não adianta nada todos nós morreremos e serão colocados outros no vosso lugar,quando vc morre pessoas sentem compaixão por vc durante 2 semanas,e depois é como se vc não tivesse existido..
tudo que somos aqui um dia será resumido em nada..
se as religiões forem farsas esse sera vosso fim,se alguma das religiões forem verdadeiras o Deus é um Deus depressivo e sem ambição nesse momento que não tem explicação para sua existencia,tudo pra nós tem que ter uma explicação de começo meio e fim,ja se pensarmos sobre Deuses isso não seria explicavel.
Leandro Martins M
21/07/2016 - 12h59
Eu te entendo, a imbecilidade das pessoas é suficiente para fazer com que quem reflete sobre isso sinta ódio e revolta. Eu também sinto revolta e muitas vezes repulsa da idiotice e imbecilidade das pessoas, porém isso deve ser bem controlado para não tomar conta da mente. Deve-se haver equilíbrio.
Sônia Bianchini Góes Paslar
10/07/2016 - 20h56
Como alguém consegue ficar num grupo destes e não vomita?
Sergio Andrade Vargas
10/07/2016 - 20h31
O País esta prestes a entrar em um conflito que poderá ser ruim para futuras gerações. Querem acabar com aulas de historia, sociologia e filosofia nos ensinos fundamentais e médio. Com o que já temos, apareceu essa geração de jovens um tanto desfocada e desiludida da humanidade! Imagina agora sem essas disciplinas? Mesmo os que sempre viveram sobre a oste da recém democracia e mau sabem o que é estar sobre o tacão de uma ditadura militar ou civil, desconhecem os fatos, acreditam em pessoas que nunca viveram ou tiveram familiares mortas, torturas, ou desaparecida pelo simples fato de se manifestarem pacificamente contra o regime. Quando falo de conflito, falo de pessoas que, não irão aceitar o retorno desse regime, seja ele eleito ou não. Haverá derramamento de sangue e isso, essa molecada que escrevem tanta idiotice, defendendo um boçal ex-militar e deputado corrupto, não terão cunhão para tanto!! Pago pra ver!!
bruno
12/12/2016 - 12h11
Corrupto ele não é!
Yondu
15/12/2016 - 10h56
Não fale asneiras Sergio andrade, Bolsonaro não quer a volta do regime militar e não é nenhum radical, procure se informar mais.
Ronaldo Gomes
10/03/2018 - 13h12
Nunca existiu ditadura militar no Brasil… Nos tempos de regime militar, vc não vai conhecer uma história verdadeira de uma pessoa de bem sendo perseguida pelos militares… Apenas bandidos, sequestradores, terroristas… Erros aconteceram com certeza, pois perfeição não existe. Desafio a vc encontrar um crítico do regime militar que não tenha vivido algo duvidoso, geralmente essas pessoas no mínimo tinham e tem filhos ou algum parente que apronta o que não devem.
Tiago Almeida
10/07/2016 - 18h33
“trump e radical , bolsonaro nao” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk melhor parte
Sue
10/07/2016 - 17h58
NÃO TEVE NEM BOLSOMINIONS NEM PARA SEGURAR O MERGULHO DO BOLSOBOSTA.
Sue
10/07/2016 - 17h57
PROGRAMAS DE BOOT ARRUMA MUITOS SEGUIDORES EM PAGINA DO FACE E DO YOUTUBE.
Fylipe Ribeiro
10/07/2016 - 17h34
O Jornalista que fez a matéria, já fumou seu baseado e comprou passagem pra Cuba?
Bruno Kanno
10/07/2016 - 18h43
um bolsominion chateado detectado.Tua máscara caiu rato de esgoto
Tiago Parreiras
11/07/2016 - 18h00
Esse é o único contra-argumento de vocês? Ah não, ainda falta usar “petista”, “comunista”, “pão com mortadela”, “esquerdalha”, “zé droguinha” e “chola mais”. É como dizem na matéria, nem precisa ofender, vocês ofendem a si próprios.
Miguel Prytoluk
11/07/2016 - 18h13
o baseado sim, a passagem pra cuba não. ao contrário dos eleitores do Bolsomestre eu não tenho dinheiro.
Flavia Veras
10/07/2016 - 17h25
Parabéns pelo trabalho de campo…
Infelizmente as fontes em anexo eu não consegui ver… acaba com a fé na humanidade!
rafa
10/07/2016 - 17h32
Tô vendo aqui … Cadê a mãe dessas crianças ?
Everton Oliveira
10/07/2016 - 15h11
Assim como mostrou nos prints, a criançada já chegou aqui nos comentários pra criticar, imagino elas se organizando nos grupos pra “oprimir”. Kkkkkkkkkkk coitados
Everton Oliveira
10/07/2016 - 15h08
Assim como mostrou nos prints, a criançada já chegou aqui nos comentários pra criticar, imagino elas se organizando nos grupos pra “oprimir”. Kkkkkkkkkkk coitados.
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h16
O CAPITÃO BOLSONARO vai ser eleito pela minha nação simplesmente pelo fato de que ELE é honesto e representa a maioria (OS CIDADÃOS DE BEM, OS ESTUDANTES E TRABALHADORES), não importa a bagunça” que alguns grupinhos fazem, a opinião da minoria é insignificante! Viva a DEMOCRACIA! Viva O COMBATENTE HERÓI DA NAÇÃO (CORONEL USTRA)! Viva A DIREITA! Viva O PATRIOTISMO! Viva AS FFAA! Viva O CAPITALISMO! AVANTE BRASIL!!!!!!!!!!!!
Bruno Kanno
10/07/2016 - 18h44
Vais ser é condenado por apologia ao estupro pelo STF e se não tomar cuidado vai ter o mesmo tratamento que os estupradores tem na cadeia.
Cleiton Norton
10/07/2016 - 21h10
Perfil sem foto indica que do outro lado reside um covarde.
Marcelo De Oliveira Soares
12/07/2016 - 01h45
KKKKKKKKKKKKK Sonho de um doente.
Anderson Dutra
17/05/2016 - 11h05
Ahhh, pra mim o Bolsonaro é gay enrustido, afinal, desejo reprimido vira ódio, simples assim…
Neto Filho
17/10/2016 - 02h50
Como que um gay enrustido tem filho ?Huauha voce é tão viado que acha que todo mundo é viadão que nem vc
Anderson Dutra
20/10/2016 - 10h05
ué, você não nasceu, não é pai??
isso já explica como viado tem filhos…
Afinal, viado é você, seu pai e toda a laia de lazarento da sua família, seu filho de uma puta arrombado, você só nasceu porque a puta da sua mãe tava com o cú tão arrombado que foi cagar na esquina que ela bate ponte e caiu você do rabo gordo dela. Seu merda do caralho, seu pai é tão viado que dá o cú em troco de pinga. Vai chupar a porra dos viciados que comem a puta da sua mãe, seu pai já faz isso porque tem medo dela engravidar de outro jumento viadinho igual a você e seus parentes, sua mãe é uma puta noiada que dá o rabo na praça em troco de pedra.
Anderson Dutra
17/05/2016 - 11h05
Pra mim, o papel da mulher na sociedade unicamente como mãe se perdeu devido ao capitalismo selvagem. Ele tira seus lucros do tempo de vida das pessoas, que passam suas vidas produzindo seus lucros e comprando seus produtos cada vez mais caros e com mais juros. Por isso, antigamente o pai trabalhando normalmente podia prover toda sua família, já com a evolução do mundo capitalista, da existência da inflação e juros, todo o tempo da família está comprometido com o lucro. Enquanto isso crianças são criadas longe dos pais, educadas por terceiros, robotizadas pelo estado, televisão, youtubers e acabam dando nesses exemplares de escravos cegos que defendem seus próprios opressores…
Enfim, só uma critica ao modelo que escraviza a todos sem misericórdia e não permite que as pessoas enxerguem suas realidades. Neste processo todo, as mulheres, negros e outras minorias sempre foram os que mais sofreram, já que todos buscam qualquer meio pra ganhar mais, mesmo que seja subjugando os direitos de seus iguais.
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h17
Chama ele de corrupto porra!
Anderson Dutra
09/07/2016 - 00h10
Não era esse o ponto, no entanto…
Tinha um irmão funcionário fantasma com 17 mil, está na lista de Furnas, deu uma de Jão sem braço num lance de ter recebido dinheiro do Youssef, fez declarações de patrimônios com valores abaixo de mercado, aumentou o patrimônio em 1,2 milhão em 4 anos (incompatível com seus ganhos), é sonegador confesso, tem toda a família no meio político, há denúncias no RJ de que está envolvido em milícias, em 25 anos de vida política nunca conseguiu ter um projeto de lei aprovado, divulgou pra imprensa planos pessoais de explodir um quartel por causa do soldo, tenta se aprovar subjugando aqueles que pensam diferente dele, é preconceituoso pacas, fala as merdas parecendo não saber das consequenciais e sem contar que é um enrustido que morre de medo de gay, puro desejo reprimido.
Isto posto, digo que é corrupto, incompetente, burro e nazista, como a maioria de seus seguidores… incluindo você, um bosta que tenta ameaçar as pessoas pela net, “cartucho de 762”.
Gente da sua laia é covarde em todos os sentidos…
Flavia Veras
10/07/2016 - 17h28
Campanha ilegal, irmão funcionário fantasma, crime ambiental, incitação ao estupro, incitação à violência, injuria racial. – Ou seja, além do crime de corrupção tem muitos outros na fila!
bruno
12/12/2016 - 12h14
campanha ilegal? da onde?
Irmão não é ele, alias o irmão dele não enriqueceu como o filho do lula por ex.
Incitação ao estupro: balela de petista vitimista e isso não é ser corrupto
Injuria racial: da onde? o caso da preta Gil? Já foi esclarecido a muito tempo.
Dell Barros
16/05/2016 - 23h39
Matéria chata, imparcial e tendenciosa.
Tenta outra vez essa não colou.
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h22
Realmente dessa forma, esquerda acaba fortalecendo o CAPITÃO!
As pessoas alfabetizadas pesquisam um pouco na internet sobre o passado e o presente vivido pelo BOLSONARO e tiram a prova de que existe um certo MEDO de que alguém COMPETENTE assuma as rédias do BRASIL! Sou ESTUDANTE e afirmo com firmeza que o nosso BRASIL tem cura! BOLSONARO2018
Marcelo De Oliveira Soares
12/07/2016 - 01h49
Você não passa de um imbecil. Um coitado.
joão bidu
16/05/2016 - 21h21
Sinto em ter que fazer o advogado do diabo aqui, mas alguém poderia me falar
um pouco mais de Jair Bolsonaro e porquê ele é visto como o fim do mundo?
Não pretendo votar nele em 2018 por ver nele um político radical, mas
acusá-lo da tal bomba que ele planejou e de coisas como racista,
xenófobo, machista, etc sem bases concretas não é muito justo e acho que
não se faz política assim.Sobre suas declarações em relações a
comunidade LGBT, concordo que são terríveis, mas ele como presidente
poderia fazer retroceder todo essa diminuição do preconceito que ocorreu
na sociedade? Ele já se posicionou sobre isso e disse que não se
importa com a vida íntima alheia e não é papel do governo arbitrar sobre
isso.
Outro motivo que vejo para não votar nele é sua base
eleitoral que tem ideias completamente contrárias às minhas, mas isso é
um motivo justo? Cito como exemplo os apoiadores políticos de Dilma aqui
na América do Sul que não são exatamente democracias. Podemos julgá-la
se baseando neles?
Nôni Simon
17/05/2016 - 00h02
olha, fio, eu poderia escrever uma resposta mais longa que seu comentário pra provar que ele é sim racista, machista, xenófobo e tentou mesmo provocar uma explosão num quartel qualquer quando estava na ativa. Mas vc pode em menos tempo usar seu google, né?
Leonardo Fabri
13/06/2016 - 23h01
hahaha sobre a bomba, a invenção foi descoberta e a “jornalista” foi demitida da Veja na época
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h30
#CPIdaUNE #PSC #BRASIL #BOLSONAROPRESIDENTE
James Stewart
16/05/2016 - 20h15
“Nenhum dos dois é ativo.”
Passivo?
Nada contra :)
Julio Alves
16/05/2016 - 15h33
Quanto ódio no coração dos dois lados
Sílvio Miguel Gomes
16/05/2016 - 13h48
O presidente interino Temer é condenado da Justiça TRE e está envolvido na Lava Jato, com José Serra que tem 18 processos nas costas e está envolvido na Lava Jato, junto com mais 06 ministros na Lava jato.
Um Governo Temer de corruptos ladrões, sendo um foi preso por espancar a mulher e dizem que tem até estuprador.
TEMER E o Ministro Geddel já pediram socorro ao Lula. Ué não iam prender o Lula?.
Mesmo que prendam ou matem o Lula milhões estão vendo com mais clareza a merda que fizeram.
NENHUM Governo do 1º mundo ainda reconheceu esse desgoverno Temer.
A imprensa no mundo humilha e debocha da grande mídia e Justiça Brasileira.
Sílvio Miguel Gomes
16/05/2016 - 13h44
São retardados mentais, sem discernimento, falta completa de cognição.
Quem sustenta o tráfico são os ricos, todos coxinhas. Universidades produziram os idiotas que atacaram Chico Buarque, Zé de Abreu. E a Professora Janaína pomba gira (são milhões de reaças da direita).
Hoje existe o genocídio do povo preto (página do facebook). Centenas de pobres pretos são assassinados. E existe ainda o trabalho escravo. Tudo provocado por Coxinhas.
Bolsonaro é um imbecil que quando na ativa como Capitão do Exército tentou explodir bombas por causa do soldo e ofendeu o General Ministro do Exército. E o imbecil deu entrevista confessando os crimes. Só não foi expulso porque aposentou-se rapidamente.
Helton
16/05/2016 - 11h31
Sitezinho tendencioso, depois que fui ver só tem matéria de chorão esquerdista, ta explicado…
Lucas Kami
16/05/2016 - 12h58
Atrás de um teclado você é “o cara” em Helton.
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h24
Bolsonaro 2018! #PSC BRASIL ACIMA DE TUDO! ABAIXO SOMENTE DE DEUS!
Felipe_S
12/07/2016 - 00h25
A Veja está contra o Bolsobosta, se é que você não sabe.
Orion Beta
16/05/2016 - 10h43
A direita ou não esquerda não necessariamente precisa ser assim…oque acontece é que a a tentativa de hegemonia da esquerda acirra os ânimos de quem é contra e quem não tem conhecimento político (adolescentes de 15 anos) reagem dessa forma…não necessariamente o Bolsonaro, apesar de defender medidas duras contra bandidos e ser conservador, irá comungar desses posicionamentos desproporcionais…Faz o seguinte, entra em grupos semelhantes de esquerda para você vê oque eles postam…Oque vocês acham de um cara que ameaça invadir propriedades de cima do palanque da Dilma?
Heloneida
16/05/2016 - 16h38
Qdo vc diz invadir propriedade voce nao explica essa ‘propriedade’ fica parecendo que o dono comprou com o dinheiro suado de um trabalho. e dai vem alguem e toma terra na mao grande, e nao nada disso. As propriedades invadidas sao latifundiarios dados pela coroa portuguesas a privilegiados que passam de pais pra filhos ate hoje. terra tomadas dos indios, diga se passagem. e estes proprietarios que nao plantam nada e a terra esta la sem vaila alguma. E quem afirmando isso aqui, e neta de uma grande latifundiaria.
Heloneida
16/05/2016 - 16h52
Qdo se le: ‘invadem propriedade’, fica parecendo que essa “propriedade”, é como se o proprietário comprou com um dinheiro suado de um trabalho digno, e dai veio alguém e tomou na mão grande. E não é nada disso.
Vou explicar que essas propriedades invadidas forão dadas pela coroa Portuguêsa a alguns previlegiados da época e estas propriedades são passadas de pais pra filho até hoje. E diga se passagem, terras estas,tomada dos índios.
Estes proprietários que nunca plantaram nada e esta terra lá jogada sem qualquer valia.
Quem afirmar isso aqui, é uma neta de um grande latifundiária..
Anderson Dutra
17/05/2016 - 11h09
Exatamente, usam os termos com maestria, invadir ao invés de ocupar dá o ar de ilegalidade sem realmente acusar de crime… sórdido…
Orion Beta
08/07/2016 - 09h08
Me respeita sua cretina…vc acusa os outros olhando no espelho?! É invadir SIM!!!!Bando de VAGABUNDOS!!!
Anderson Dutra
08/07/2016 - 23h24
pede respeito mas chama a pessoa de cretina e vagabunda…
Orion Beta
10/07/2016 - 21h59
Retorsão imediata, conhece?
Anderson Dutra
10/07/2016 - 23h36
Mas há um problema, você não foi injuriado nos comentários de seu post, não por mim ao responder o comentário de Heloneida, mas a quem respondeu diretamente, nem tão pouco por Heloneida, pra quem aparentemente seria sua resposta, já que nela usa o gênero feminino.
Me refiro apenas a semântica representada na utilização de termos como “invadir” e “ocupar” quando se tratam de questões de justiça social.
Já você, emite opinião sobre o caráter dos interlocutores, ofensas diretas e pessoais… Então, quando me questiona, se conheço a retorsão imediata, só consigo ver duas situações, ou você espera que eu pire e saia te xingando num barraco internético ou apenas quer entender melhor o tema, pra assim ter o que falar com os miguxos, pra apresentar um trabalho na escola, pra se defender de bullying ou sei lá o que.
Sabe, é muito mais fácil se aprovar, se sentir mais valioso e mais forte, unicamente através do subjugo do próximo, em contrapartida, conseguir reconhecimento e respeito espontâneo e duradouro das pessoas através de sua postura e atitudes, é algo que possivelmente nunca terá em sua vida…
Orion Beta
11/07/2016 - 20h10
Eu falei para quem me chamou de sórdido!!quem foi?… não precisa vir com essa linguagem “culta” pois vc não domina nem pontuação/acentuação gráfica…e como se chama a ação de quem entra em uma fazenda, passa trator em plantação destrói pesquisas, queima galpõesinstalações, máquinas e tudo que vê pela frente?
Orion Beta
26/05/2016 - 18h22
Então vamos todo mundo embora e devolver as terras para os índios…É invadir sim! Só o que se ver é vídeos dessa raça de vagabundos destruindo plantações, queimando máquinas, destruído pesquisas e muito mais… não é por que recebeu terras de herança e essa herança foi fruto cessão de terras pela colônia que não é suado…queria ver esses vagabundos do MST se interessar pelas terras quando naquela época que o Brasil só era mato! Não, eles não querem! Eles preferem aquelas que estão prontinhas para produzir…e qual o problema de ser latifundiário? Se gerar emprego e pagar justamente os seus funcionários? Será vque todo latifundiário é ladrão? A todo mundo é possível fazer patrimônio, desde que tenha talento e assim deseje! E trabalhe ao invés de parasitar os outros!
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h25
PODE VIR!
Marcelo De Oliveira Soares
12/07/2016 - 01h53
Quem rouba terras da união e se torna latifundiário é o quê além de Ladrão?
Orion Beta
12/07/2016 - 19h00
É ladrão, igual o MST é…
Marcelo De Oliveira Soares
15/07/2016 - 16h07
Pois é, só que esses ladrões são defendidos pelo poder judiciário e a polícia. Sem falar na defesa dos coxinhas.
Orion Beta
16/07/2016 - 09h59
Assim como tudo ladrão é defendido pela lei…vide Lula e demais…Mas não vem querer generalizar, a maioria dos agropecuáristas são honestos e dão o sangue para desenvolver tecnologia no campo e produzir alimentos… são referência no mundo…e muitas vezes são vítimas desses vagabundos do MST que são acobertados pelo poder público…tou cansado de ver produtor tendo sua infraestrutura destruída e tendo que lutar na justiça para retomar a posse, coisa que deveria imediata…Seu mortadela…
Marcelo De Oliveira Soares
19/07/2016 - 15h59
Os únicos ladrões defendidos pela Lei são os golpistas do PSDB e DEM. Midiota é midiota.
Orion Beta
19/07/2016 - 23h27
A boca fala oque quer não é verdade? Até lei constitucional dá golpe quando a boca quer falar…a única coisa que a boca não muda é a realidade/verdade…pode no máximo proferir palavras com o intuito de maquiar os mal feitos…eu é não gasto palavras da minha boca para defender corrupto. Fique à vontade para defender ou acusar o partido que vc quiser meu amigo, vc vai ter bastante ocupação, pois são uns 40…kkkkkk
Orion Beta
26/05/2016 - 18h32
Sou a favor de reforma agrária, mas de forma legal sem fundamentos ideológicos de esquerda e para quem realmente deseja trabalhar…pois a pobreza não é favorável a ninguém, prejudica o rico também…tenho uma empresa e estou passando por dificuldades por causa do desemprego…as pessoas não compram mais e por isso tive que demitir tbm…isso é muito ruim..
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h26
CARTUCHO DE 762 ESSE É O MEU CARTÃO DE VISITA! PODE VIR!
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h25
CARTUCHO DE .762 ESSE É O MEU CARTÃO DE VISITA! PODE VIR!
Marcelo De Oliveira Soares
12/07/2016 - 01h51
Seu cu projeto de viado.
Valcir Barsanulfo
16/05/2016 - 09h07
Um bando de pobres de ideias e fracassados na vida sentimental e familiar, saem por ai a discutir e babar sobre assuntos que desconhecem, e nem conhecem o senso do ridículo.
Macau
16/05/2016 - 09h02
Praticamente a versão “cristã” conservadora do Estado Islâmico. Tudo pretendente a terrorista.
TioDrakul
16/05/2016 - 08h46
Em resumo, um bando de gente verdadeiramente estúpida. É notável especialmente na parte que mostra que não existe debate e que mostra que os argumentos são sempre “externos”, ou seja, são sempre copiados de alguma fonte ao invés de idéia própria.
Michele
16/05/2016 - 07h01
Qando chegaram a maturidade a maioria vai ter vergonha do que pensa e escreve, da pessoa que eram, isso tudo é medo do empoderamento das mulheres dos direitos e visibilidade dos gays, da ascensão dos pobres e negros, ou seja da diminuição de poder do grupo deles, homens brancos ricos, logo eles serão tratados como minorias que é o que realmente são!
Roger Geraldo
08/07/2016 - 02h28
A DIREITA REINA! COMBATER COMUNISTAS É UMA PRÁTICA HIGIÊNICA NO MEU PAÍS!
Bruno Kanno
10/07/2016 - 18h45
A direita reina o submundo do esgoto só se for.Tanto é que o bolsonazi é réu do STF
Ronaldo Gomes
10/03/2018 - 13h18
Bolsonaro nazista? Engraçado que ele é contra tudo o que Hitler fez…
Hitler desarmou a população – Bolsonaro quer dar o direito de defesa
Hitler matou judeus – Bolsonaro é cristão
Hitler impôs o socialismo – Bolsonaro é capitalista
Hitler defendia minorias – Bolsonaro defende a democracia
Hitler apoiava a pedofilia – Bolsonaro é a favor da família tradicional
Hitler queria privilégios para uma raça – Bolsonaro quer que todos seja iguais e tenham o mesmos direitos
Acho que o PT se parece mais com Hitler.
Ronaldo Gomes
10/03/2018 - 13h20
Nos dias de Hoje ser réu no STF é uma piada, STF não tem moral nem de um calango morto…
E outra… Sabe dizer por que ele está réu no STF?