Menu

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação lança nota em repúdio ao governo golpista

Foto: Jornalistas Livres FNDC repudia golpismo e extinção do Ministério das Comunicações Da FNDC O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, reafirmando o seu compromisso com a democracia, com o Estado Democrático de Direito, com o direito à comunicação e à liberdade de expressão, vem a público para afirmar que não reconhece um presidente que […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Jornalistas Livres
FNDC repudia golpismo e extinção do Ministério das Comunicações
Da FNDC
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, reafirmando o seu compromisso com a democracia, com o Estado Democrático de Direito, com o direito à comunicação e à liberdade de expressão, vem a público para afirmar que não reconhece um presidente que não foi eleito pelo voto direto do povo brasileiro.
O governo ilegítimo, que se instala no Brasil a partir deste dia 12 de maio de 2016, nasce de um golpe para golpear direitos duramente conquistados e avanços que a sociedade logrou alcançar nos últimos anos.
Em sua primeira medida – a nomeação ministerial – Michel Temer extinguiu ministérios indispensáveis para o avanço social e a consolidação de direitos humanos: o Ministério das Comunicações, o Ministério da Cultura, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e Direitos Humanos.
A medida já demonstra que as políticas públicas de inclusão, de estímulo cultural, de promoção de diversidade e redução de desigualdades não terão lugar neste novo governo das elites, que retorna ao poder através de um golpe.
A criação de um novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação revela que o tratamento comercial e mercadológico para o tema da Comunicação será aprofundado. Os debates serão ainda mais técnicos e estarão ainda mais à mercê dos grandes grupos econômicos.
Se já havia dificuldades em tratar o tema da Comunicação sob a ótica do direito, a partir do reconhecimento de que na sociedade contemporânea os meios de comunicação são vetor de desenvolvimento econômico e social para a população, que são instrumentos para ter acesso a outros direitos e para o exercício da cidadania, portanto, precisam de políticas públicas de Estado para serem efetivados, nesta nova configuração esta abordagem será completamente abandonada.
Desde a sua criação, em 25 de fevereiro de 1967, o ministério das Comunicações deixou de existir em 1990, durante o governo Collor. Sua estrutura foi incorporada ao Ministério da Infraestrutura. Voltou a existir em outubro de 1992, com o governo do presidente Itamar Franco.
A luta em defesa da democracia exige de nós um compromisso e envolvimento ainda maiores com a luta por uma comunicação mais democrática. Esta luta será feita nas ruas, nas universidades, no parlamento e onde nossa voz alcançar. Continuaremos denunciando o papel golpista que o monopólio privado dos meios de comunicação desempenha no país e não daremos trégua à luta para que o Brasil tenha mais pluralidade e diversidade na mídia brasileira.
Também vamos nos manter firmes na defesa da comunicação pública e da Empresa Brasil de Comunicação. Vamos lutar para que a autonomia e independência editorial dos instrumentos da EBC sejam garantidos.
Continuaremos ao lado dos movimentos sociais na luta pelo reestabelecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil.
A luta pela democracia não tem data para terminar!
Brasil, 12 de maio de 2016
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mauro Casiraghi

13/05/2016 - 18h29

NÃO ESQUEÇAM QUE TEMER É PRESIDENTE INTERINO, ELE NÃO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORQUE ELE NÃO FOI ELEITO PRESIDENTE, E SÓ ESTÁ NO CARGO PORQUE TRAIU AQUELA QUE É A VERDADEIRA PRESIDENTE DO BRASIL COM UM GOLPE DE ESTADO.

TEMER É PRESIDENTE INTERINO, NÃO É PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORCARIA NENHUMA.

    Rachel

    13/05/2016 - 21h06

    Desculpe mas, você comete um engano o Temer é O Golpista, O Usurpador, a presidente da república atende pelo nome de Dilma Vana Houssef até 31/12/2018. Mesmo que não possa exercer suas funções, impedida pelo golpe. Por favor não chame O Golpista por aquilo que ele não é. Combinados?

Luiz Mattos

13/05/2016 - 17h45

O ministério do usurpador.golpista,corrupto,canalha,espião dos USA,conspirador, traidor e boi sonso é uma desgraça foge de toda ética é imoral e marginal, deviam estar todos trancafiados em um presídio de segurança máxima.Isso é um acinte a Nação. Seria ridículo se não fossem um bando de assaltantes do sonho de um País próspero e Soberano.
Não existe nem uma instituição a nos defender da vergonha pela qual estes canalhas expõem o Brasil diante do mundo.
Somos piada como País e como POVO.temos que derrubar essa ditadura de merda!

Antonio Passos

13/05/2016 - 17h30

Nossa “resistência” limitada a notinhas de repúdio, deve estar incomodando tanto os golpistas que eles nem vão dormir. Não entendo é porque ninguém ainda organizou um show no circo voador.

    Rachel

    13/05/2016 - 21h07

    Você já foi no Mídia Ninja hoje? Já foi no 247?

    Rachel

    13/05/2016 - 21h12

    Sabe que é muito fácil organizar um protesto pacífico? Junte 10 amigos , peguem umas velas, se usarem roupas brancas melhor, vão para a frente de qualquer órgão público, fiquem em fila indiana na calçadas pois assim não podem dizer que estão impedindo o ir e vir. Em silencio, meia hora já basta. Façam fotos, vídeos e postem . Podem acreditar a coisa se espalha e vira moda. Daqui Há pouco serão filas e filas. Ah levem umas velas extras. Não se acanhem, não respondam a nenhuma provocação.

Luiz Carlos

13/05/2016 - 16h02

Fora golpistas. Entre muitos atos arbitrários e escusos está a extinção do Ministério das Cidades, que proporcionará a volta dos coronéis pelo país afora, e vai propiciar a Moreira Franco/Temer o controle das grandes contratações e concorrências que, certamente, não serão analisadas pela PF.

André Rodrigues Gonçalves

13/05/2016 - 15h54

Esses canalhas relativizaram a Constituição Federal, todo ordenamento jurídico brasileiro e os pactos internacionais; relativizaram os mais de 54 milhões de votos da Dilma e vão relativizar os nossos direitos adquiridos. Quero ver panelaço daqueles que apoiaram o golpe! Vão chorar lágrimas de sangue!

Onofre Junqueira

13/05/2016 - 15h17

O governo Temer está preocupadíssimo com a nota de repúdio dessa importantíssima entidade chamada “Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação”. Acho que ele nem vai dormir direito essa noite !

renato andretti

13/05/2016 - 14h13

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
Tem a partir de agora de educar nossos jovens ofereçendo
linguagem de Sociedades Altenativas a nossa.
Nossa DEMOCRACIA é uma DEMOCRACIA CORRUPTA.
Portanto deixou de ser por vontade própria uma democracia.
Devemos construir uma DEMOCRACIA baseada em novas
matrizaes ou matrizes mais profundas.
A saida é pela ESQUERDA, e bem aprofundada..


Leia mais

Recentes

Recentes