Menu

Comissão da CNBB: Brasil está sob risco de ruptura democrática

Foto: Mídia NINJA Comissão da CNBB e religiosos alertam para risco de ‘ruptura democrática’ Na Rede Brasil Atual A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), soltaram mensagem conjunta sobre a realidade brasileira atual, dirigida aos membros do Episcopado Brasileiros e aos Coordenadores Maiores de Congregações Religiosas e […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Mídia NINJA

Comissão da CNBB e religiosos alertam para risco de ‘ruptura democrática’

Na Rede Brasil Atual

A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), soltaram mensagem conjunta sobre a realidade brasileira atual, dirigida aos membros do Episcopado Brasileiros e aos Coordenadores Maiores de Congregações Religiosas e Institutos de Vida Consagrada. Na mensagem, o organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu 70 participantes de 20 estados brasileiros e DF, compondo, em conjunto, o alerta para que não ocorra no país a ruptura democrática, com desrespeito à Constituição Brasileira. Leia a nota a seguir:

Estimados membros do Episcopado Brasileiro,

Queridas/os Coordenadoras/os Maiores de Congregações Religiosas e Institutos de Vida Consagrada,

Nós, cristãs/ãos do laicato brasileiro e religiosas/os, reunidas/os em Brasília, de 29 de abril a 1º de maio, durante o encontro conjunto da Comissão Brasileira Justiça e Paz/CBJP, organismo da CNBB e da Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação, da CRB-Nacional, reunindo 70 participantes, de 20 estados brasileiros e DF, saudamos vocês com esperança.

Estamos preocupadas/os com a situação crítica pela qual está passando o Brasil, que reflete a crise mais ampla em nível mundial, desde 2008. Estamos comprometidas/os com as conquistas e avanços sociais que ocorreram nos últimos 30 anos no Brasil e tememos que ocorra uma ruptura democrática, com desrespeito à Constituição Brasileira, tão duramente conquistada. O argumento do combate à corrupção, à qual sempre condenamos, não pode servir de pretexto para destituir uma presidente democraticamente eleita e revogar os direitos alcançados.

Prova dessa perseguição é a criminalização dos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, pastorais e movimentos sociais, e suas manifestações públicas pacíficas, especialmente o CIMI no Mato Grosso do Sul.

Esse espírito se origina no Evangelho de Jesus e no desejo de vivermos uma Igreja em saída, conforme nos inspira o Papa Francisco, com seus escritos e testemunho profético. O apelo que percebemos neste Ano Santo da Misericórdia é que nos aproximemos dos mais pobres na sociedade, daquelas/es inclusive que não se sentem parte da Igreja, visto que passam pela porta da misericórdia, mas ainda não são acolhidos em nossas comunidades.

Pedimos, com humildade e veemência, que sejam portadoras/es dessa voz profética, denunciando o golpe à democracia que se processa no país, solicitando ajuda para os irmãos do Episcopado do Continente, bem como às Congregações Religiosas do mundo inteiro para que nos fortaleçam, com orações, apoios, manifestos e ações concretas, a superar esse momento de dor por que passa a nação brasileira.

A Igreja se empenhou na iniciativa popular pela Reforma Política e, por isso, conquistamos o fim da utilização de recursos de empresas nas campanhas eleitorais. Será a primeira campanha sem o financiamento empresarial. Todavia, para que tal mudança se efetive, é necessário o empenho para que denunciemos a corrupção eleitoral, estimulemos candidaturas e a escolha consciente de vereadoras/es e prefeitas/os dos municípios. Apoiar Pastorais Sociais, grupos de reflexão e de vizinhança, de forma a multiplicar as iniciativas de educação política e de cuidado com a criação, por meio de escolas de fé e política, é um bom caminho para essa iniciativa.

Contando com seu apoio, estamos à disposição para servir à Igreja em mais essa missão profética, com a intercessão de nossa Mãe, Maria, que nos revela o rosto misericordioso do Pai nos mais pobres.

Nosso abraço de Paz, na Alegria do Evangelho,

Comissão Brasileira Justiça e Paz – CBJP/CNBB

Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação- JPIC/CRB

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sebastião

06/05/2016 - 21h14

A CNBB calou-se diante das atuais atrocidades contra a nossa democracia. Por isso, esse comportamento simpático ao golpe. Não fazem da Igreja a guardià dos mais pobres, como Cristo nos pediu. Daí o crescimento significativo dos envangélicos na política e no ambiente relido do País. Logo, serão a maioria no Brasil. À Igreja Católica só resta continuar em cima do muro. Vida boa a esses guardiães da fé!

    Sebastião

    06/05/2016 - 21h15

    Leonardo Boff bem conhece essa Igreja pecadora!

Manino Danado

06/05/2016 - 17h07

Então fiquem do lado certo seus padrecos sem noção! Bando de religiosos que gostam do cão! Se enxergem babacas! Essa bosta de CNBB está contra prender marginal menor de idade! Nojentos! Vai cair essa bruaca dessa DILMA PT GOLPSITA DO CARALHO e vai ter que prender marginal menor sim. Vai baixar a maioridade penal sim, vai nem que seja na marra, mas vai sim. A se vai. Não vou deixar bandido solto só porque é menor. Vão se fuder. É pra prender sim e meter o PAU NA CARA DESSES MARGINAIS CRETINOS! ABAIXO O PT GOLPE!

    João Batista Pinzon

    06/05/2016 - 20h14

    VALENTÃO, MOSTRE A SUA CARA; EXPONHA OS SEUS ARGUMENTOS; DISPONHA-SE AO DIÁLOGO; MOSTRE O SEU LADO CERTO E, QUEM SABE NOS CONVENCERÁ POR SUA PROPOSTA. SE A SUA CABEÇA ESTIVER MERGULHADA NOS IMPROPÉRIOS EXARADOS E O TAMANHO DA SUA LÍNGUA FOR IGUAL AOS SEUS PALAVRÕES, TENHA CERTEZA, TUA IMAGEM SERÁ A DE UM CLOACAL!!!

      Manino Danado

      07/05/2016 - 01h12

      Olhe aqui velho gagá, babão, seboso, fica veiaco! Ainda não tenho 18 anos e a lei não pode me atingir. Essa bosta desse PT GOLPISTA foi que me ajudou a ter a lei do meu lado. Não se esqueça disso velho bunda froxa! Tem o ECA pra não deixar que encostem um dedo em mim. Se eu quiser até cagar na sua boca eu cago e não me acontece nada. Posso até arrancar um dedo seu pra ficar igual a mão daquele maldito LULA PINÓQUIO que no máximo vão me internar e me deixar na vida mansa. Não esqueça disso, velho imundo.

Antonio Passos

06/05/2016 - 17h03

A CNBB está realmente ativíssima, daqui a uns três meses sai uma nota alertando sobre o risco de Dilma cair.

Zé Horacio Phips

06/05/2016 - 15h42

agora é tarde vossas santidades.. agora é tarde…
Sua chance de ajudar a construir um país melhor, nunca mais poderá ser “bem vinda”…

Bem vindo ao mundo neoliberal classico.. Um por si e ^Deus^ por todos… Da-lhe Malafaia!

Bruno Giordano

06/05/2016 - 14h24

CNBB = LIXO COMUNISTA
CNBB= PEDOFILIA
CNBB = TORTURADORES DA IDADE MEDIA.

    Antonio Passos

    06/05/2016 - 17h00

    Tá sem receita ? É perigoso suspender o remédio sem orientação médica. Corre ao posto de saúde e pede uma receita do anti psicótico antes que seja tarde. Por falar em comunismo a China manda lembranças. Kkkkkkk

Luiz Felipe Martins

06/05/2016 - 13h55

15×5

    Antonio Passos

    06/05/2016 - 17h01

    A partir de quarta vai ser a nossa vez de nos divertir com o governo coxinha. Kkkkkkkkkkk Quando a trolha entrar em vocês eu vou rir muito.

      Luiz Felipe Martins

      06/05/2016 - 17h03

      Não tem perigo não ;-)


Leia mais

Recentes

Recentes