Menu

Janot mergulha de cabeça no golpe

Janot decide que pedirá ao STF inquérito contra Dilma por obstruir a Lava Jato No Estadão O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu que já há elementos suficientes para pedir a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Janot decide que pedirá ao STF inquérito contra Dilma por obstruir a Lava Jato

No Estadão

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu que já há elementos suficientes para pedir a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois serão investigados juntos, sob a acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

A investigação tem como base a delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido – MS) e o imbróglio causado pela tentativa de Dilma indicar Lula para ministro-chefe da Casa Civil. Para que a presidente seja formalmente alvo de inquérito no STF, o procedimento ainda precisa ser autorizado pelo ministro Teori Zavascki.

Para os procuradores do grupo de Janot, a nomeação de Lula para o ministério fez parte de um “cenário” em que foram identificadas diversas tentativas de atrapalhar as investigações criminais da Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobrás.

Em parecer, Janot diz que a decisão de Dilma de transformar Lula em ministro teve a intenção de “tumultuar” o andamento das investigações ao tentar retirar o caso do ex-presidente das mãos do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.

Esse entendimento foi reforçado após o vazamento de conversas telefônicas entre Dilma e Lula. Em uma delas, a presidente afirma que vai enviar o termo de posse com antecedência para que o petista use caso seja necessário.

Em sua delação, Delcídio também fez declarações nesse sentido. Ele citou como exemplo uma investida do Planalto sobre o Judiciário para influir nas investigações com a suposta indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.

A decisão de Janot de pedir uma investigação contra Dilma acontece no momento em que o Senado se prepara para votar o pedido de impeachment da presidente. Se o processo for aprovado pela maioria do plenário, Dilma ficará afastada do cargo por até 180 dias e o vice, Michel Temer, assume a Presidência no seu lugar.

Dilma, no entanto, continua com foro privilegiado até a análise sobre o processo que pede o seu afastamento ser concluída pelo Congresso. Por isso, a competência sobre os casos que envolvem Dilma permanece do Supremo.

No ano passado, Janot descartou a possibilidade de investigar a presidente mesmo após menção ao nome de Dilma por delatores da Lava Jato. Pela Constituição, alegou o procurador, não caberia uma investigação de presidente da República durante o mandato por atos alheios ao período e à função de presidente.

Lula. Nesta terça, Lula foi denunciado pelo procurador-geral da República com base na delação de Delcídio.

O procurador-geral também pediu a inclusão de Lula de outras 30 pessoas no principal inquérito da Lava Jato, conhecido como quadrilhão. Para Janot, a organização criminosa que atuou na Petrobrás “jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse”.

Na segunda-feira, 2, Janot havia enviado um pacote de pedidos de abertura de inquérito contra políticos com base na delação de Delcídio, entre eles o senador Aécio Neves (PSDB-AL) e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-AL).

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Diego Rodriguez

07/05/2016 - 16h08

É impressionante.. agora tao chamando até a janot de golpista. lula foi ser ministro pra escapar da lava jato.. Até cego vê isso.. Tem um monte de gravacao como prova, inclusive a dilma dando o termo de posse “em caso de necessidade”

Esmeraldo Cabreira

04/05/2016 - 11h16

Interessante o JANOT! Usa o “DOMÍNIO DO FATO”, SEM PROVAS, CONTRA LULA! Mas segurou denunciais OBJETIVAS E COM EVIDÊNCIAS CONTRA AÉCIO NEVES POR DOIS ANOS…
Delçídio disse que DILMA destruiu o ESQUEMA DO CUNHA NA ELETROBRÁS! Aí, JANOT acusa DILMA DE CORRUPTA…
JANOT, TU ÉS UM CALHORDA GOLPISTA!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

Maria Elisa

04/05/2016 - 10h37

E o irmão dele? O Collor escrachou com a cara desse Janot, por esconder o irmão bandido.

JOHN J.

04/05/2016 - 01h37

*** Janot está botando os pés pelas mãos ***

JANOT ADERIU AO GOLPE, PROTEGEU O CUNHA ATÉ AGORA, NÃO EMITIU NEM UMA PEQUENA NOTA SOBRE AS ACUSAÇÕES CONTRA TEMER E CONTINUA ‘CAÇANDO” O LULA COM O INTUITO DE ‘CASSAR’ SUA CANDIDATURA PARA 2018.

JANOT, JANOTA QUE SE VESTE DE JUSTO, MAS É DA JUSTIÇA PARTIDÁRIA, INDECENTE E AÉTICA.

SE A GUERRA CIVIL ACONTECER, SERÁ QUE O CUNHA E SEUS BANDIDOS VÃO AJUDÁ-LO?

https://pbs.twimg.com/media/ChX6MtsW0AAdFEn.jpg

https://pbs.twimg.com/media/ChdR_uKWgAEaCm6.jpg

Helton Santana

03/05/2016 - 23h53

Anistiaram até torturadores, que mais que eles não fazem??

PAULO HENRIQUE

03/05/2016 - 23h40

Será que no futuro haverá novamente anistia para os golpistas???

Guto50

04/05/2016 - 00h09

Cara, estamos vivendo um pesadelo, e o pior, a sociedade ainda está dormindo

Helton Santana

03/05/2016 - 22h50

Houve a citação também pelo ministro preso pelo STF, de dois ministros…que romperam aquela noite ofegantes…e, apenas por que o tal ministro, em gravação armada, falou, olhe bem, falou, que já havia falado com esses dois citados…Quanta importância desses senhores, ofendidos em suas togas… ora, dia seguinte os mesmos e seus pares negaram tal conversa com o tal ministro…estaria então o Delcídio a falar mentiras…ora, se parte da peça é mentira, então toda a peça é mentira… mas não, estão dizendo, que parte dessa peça é verdade, então, toda a peça é verdade… e daí, que aqueles também citados pelo Ministro Delcídio, deveriam também ser incluídos nesta malfadada delação. Não?? Por conluio judicial, que tal??

Helton Santana

03/05/2016 - 22h33

Neste momento a política está afastada do cotidiano do Brasil, o que temos agora é apenas a movimentação do golpismo…não há mai política no País e só haverá novamente quando,ninguém sabe.

Marcos Brito

03/05/2016 - 22h22

Vagabundo descarado, mandou arquivar 4 delações contra o Aécio e contra o Anastasia e denuncia o Lula e Dilma com alegações RIDICULAS, porco da Elite..

Thiago Melo Teixeira

03/05/2016 - 22h21

A cronologia do Golpe não é novidade. 1- Derrubar a presidenta. 2- Desqualificar os políticos e personalidades de esquerda. 3- Satanizar o Lula. 4-Prender o Lula e impossibilitá-lo de se candidatar em 2018. 5- Cassar a legenda do PT. Janot só deu início a 4° etapa.

Elizabete Rodrigues Oliveira

03/05/2016 - 22h16

Esse é o coice que ele dá naquela que reconheceu seu trabalho e o indicou para o cargo. Traiçoeiro golpista.

Elizabete Rodrigues Oliveira

03/05/2016 - 22h15

Janot Golpista, a história é dura com os traidores da democracia.

luis

03/05/2016 - 22h58

Se Lula for preso deveria manter-se ativamente em silêncio. Dizer o quê mais e para qual juiz ? As vezes o silêncio vale mais do que mil palavras.

Carlos Eduardo

03/05/2016 - 21h34

A batata desse coxinha traíra está assando.


Leia mais

Recentes

Recentes