Menu

Em formatura, estudante levanta enxada e homenageia os pais que vieram do campo

Vídeo: Estudante levanta enxada durante formatura em homenagem aos pais que vieram do campo Por Mídia NINJA A estudante Kauany Sousa nasceu em uma casa de taipa em Almino Afonso, no interior Rio Grande de Norte. Seus pais, Nilson Pereira e Creusa Alves, são trabalhadores rurais que sustentaram a família com a lida no campo. […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Vídeo: Estudante levanta enxada durante formatura em homenagem aos pais que vieram do campo

Por Mídia NINJA

A estudante Kauany Sousa nasceu em uma casa de taipa em Almino Afonso, no interior Rio Grande de Norte. Seus pais, Nilson Pereira e Creusa Alves, são trabalhadores rurais que sustentaram a família com a lida no campo.

Em 2009, ao se formar em Serviço Social, a jovem prestou uma homenagem a eles, seus heróis, como dizia o cartaz que carregou na festa. Kauany ao ser nomeada durante a cerimônia, levantou uma enxada como símbolo da luta de seus pais ao longo de toda a vida.

Hoje, terminando o segundo curso do Ensino Superior em uma instituição pública, a jovem realiza o sonho de se graduar em Jornalismo e aponta que sente mudanças na realidade do país desde sua infância, das quais muitas delas trouxeram os trabalhadores do campo pra dentro das universidades.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=UW4nL7e5PhM

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ita Marques

01/05/2016 - 10h56

Os valores que a formanda cultiva são merecedores de aplausos e admiração. Tem muitos estudantes que não vaorizam quem forjou esse acesso ampliado aos estudos. Antigamente o funil era mais apertado e poucos conseguiam uma vaga. Com a interiorização das Universidades e Institutos federais, quem nãp podia estudar na capital também foi beneficiado. Mais jovens começaram a acreditar que estudar vale a pena.

Ronaldo Xavier

01/05/2016 - 01h09

´
É emocionante a homenagem dessa filha aos pais e ao mesmo tempo uma cena rara até poucas décadas; não era comum um trabalhador do campo acompanhar uma filha para receber o canudo de graduação. Esse é o Brasil que nos enche de esperança!

Fabiana

01/05/2016 - 00h42

Comovente esta gratidão a seus pais e a seu país

Anna PV

30/04/2016 - 22h14

pena que isso vai acabar. #vaipiorar

    AZ Botelho Paiva

    30/04/2016 - 23h53

    Não vai não minha querida. Fique tranquila que o sucesso não depende de nenhum governo. Depende do esforço de cada um. Não adianta ter a escola se o cidadão não gosta de estudar. Veja o exemplo do ex Presidente Lula. Eu sou mais velho do que ele, e fui fazer a minha graduação quando tinha 40 anos, e a minha Pós Graduação quando tinha 48 anos. E olha que eu já era pai de 4 filhos. Quem quer faz, quem não quer espera que façam por ele.

      Fabiana

      01/05/2016 - 00h40

      Parabéns pelo seu esforço.
      Esta moça, graças a melhoria dada ao acesso a universidade, já concluiu seus cursos, e não precisará esperar fazer 40 anos para ter este acesso e aguardar por um sucesso tardio. Este é a mensagem que ela está apontando.
      A título de informação sobre o ex Presidente Lula :
      Doutor honoris causa
      pela Universidade Federal de Viçosa,
      pela Universidade de Coimbra (Portugal),
      pela Universidade Federal de Pernambuco,
      pela Universidade Federal Rural de Pernambuco,
      pela Universidade de Pernambuco,
      pela Universidade Federal Fluminense,
      pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro,
      pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,
      pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,
      pela Universidade Federal da Bahia (UFBA),
      pela Politécnica de Lausanne (Suíça) ,
      pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), pelo Sciences-Po (Institut d’Etudes Politiques de Paris),
      pela Universidade Federal do ABC,
      pela Universidad Nacional de La Matanza
      e Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Argentina) .
      Embora outras universidades nacionais e internacionais tenham feito diversos convites para que o então presidente recebesse a honraria, Lula recusou todos os títulos honoris causa enquanto ocupou a cadeira de chefe do estado brasileiro, passando a aceitá-los apenas após deixar o cargo.
      Um curso universitário surge primeiramente da necessidade de compartilhar o conhecimento desenvolvido por pessoas que o antecederam, e obviamente, nunca o frequentaram, é uma maravilhosa troca – universalizar informações.

        AZ Botelho Paiva

        01/05/2016 - 01h47

        Algumas coisas precisam ser bem explicadas, para poderem ser bem entendidas. Em primeiro lugar os heróis da jovem, conforme mostrou a placa que ela carregava, foram os seus pais, e não nenhum governante. E o que fica subentendido no texto, é que ela deve ter feito a sua primeira graduação, em faculdade paga. E a segunda em Universidade Federal. E no meu caso quando eu disse que fui fazer a minha graduação aos 40 anos foi simplesmente para mostrar que quem tem vontade de estudar arruma o seu jeito, e vai estudar. Eu particularmente, por uma questão de raciocínio lógico, resolvi primeiro preparar o meu pé de meia, e depois fazer um nível superior. Portanto quando eu cheguei aos 40 anos, eu já tinha os meus 4 filhos, e já tinha conseguido adquirir 4 bens imóveis, que era para deixar um para cada um deles. E em abril de 1985 eu estava com 20 de serviços numa grande Empresa prestadora de serviços, ocupando o cargo de Sub Gerente. Surgiu uma oportunidade e eu disputei com mais 67 candidatos, 5 vagas de Gerente. Passei nos testes em segundo lugar, e assumi uma das vagas. Vindo a me aposentar 10 anos depois. Quanto aos títulos honoríficos do Lula, não significa que ele seja um cidadão com cultura certificada. Estes títulos são dados mais na base da amizade, ou pela paga de algum serviço prestado. Eu conheci um cidadão, já falecido, que vendia títulos de “Comendador”, confeccionados em papel especial Grafado em letras góticas douradas. Tive um outro conhecido, também já falecido, este inclusive trabalhou por alguns anos na mesma Empresa em que eu me aposentei, que no final dos anos 60 ele trabalhava na antiga Rádio Marconi, e arranjava uma carteira de Repórter para todos os amigos mais chegados. Ele insistiu para que eu ficasse com uma, e eu sempre recusei. Mas muitos amigos meus pegaram. Sabe para que servia? Para entrar sem pagar em Cinemas, Salão de Bailes, Teatro e outras Casas de Espetáculos. Ainda bem que eu não aceitei, porque uma ocasião dois dos que possuíam a tal carteirinha, passaram uma noite na cadeia se explicando.

Eisenheim

30/04/2016 - 18h47

Se não fosse o FIES e o PROUNI muitos jovens jamais cursariam o Ensino Superior. E devemos isso ao governo do PT.

Achei bonito o gesto dessa moça: ela vê os genitores como seus heróis. Ao contrário de parte da nação, cujos heróis são o Bolsonaro, o Cunha, o Temer e outras almas ainda mais pecadoras.

Também vivo me policiando para ser o herói de meus filhos. Não quero deixar-lhes bens materiais. Mas uma boa educação e valores morais. E sobretudo, bons exemplos. Não falácias…

    AZ Botelho Paiva

    30/04/2016 - 23h41

    Eu também achei bonito o gesto dela. Ela vê os genitores como seus heróis. Ao contrário de parte da nação, cujos heróis são: Lula, Sarney, Collor, Maluf, Renan, Genoíno, Vaccari, Zé Dirceu. e outras almas ainda mais pecadoras.

    Em tempo: Desculpe-me por ter usado parte do seu texto, mudando somente os heróis de parte da nação.

      Octavio Filho

      01/05/2016 - 10h46

      Mas vc já se perguntou por que ela vota no Lula, Dilma e outros? Por que ela é contra o golpe? A resposta é: valores morais. Entendeu?? Valores morais!!!!
      Obviamente vc não citou o Aécio, Serra, FHC e outros por achar que estes é que são as suas referências morais. Agora, a tua falta de interpretação e tua falta de contextualização da mensagem de Eisenheim foi grande demais. Afinal, eles estão elogiando os programas FIES e o PROUN. Vc sabe quem os implantou??
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Vc não está fazendo comentário no blog dos revoltados online. Onde algumas frases como a sua caem como uma luva no pensamento grotesco daquela rapaziada.

    Fabiana

    01/05/2016 - 01h00

    Este legado ninguém consegue apagar

      Eisenheim

      01/05/2016 - 01h51

      Sim, Fabiana. Você entendeu o que eu quis dizer.

      Há pessoas que delegam a educação de seus filhos às escolas. E não é bem por aí. Os pais têm que participar ativamente da vida dos filhos. Uma espécie de ‘liberdade vigiada’.

      Vejamos: atualmente as pessoas desenvolvem o intelecto, mas a moralidade sequer germinou. E o resultado é uma sociedade doente, cujos representantes estão em Brasília: políticos cuja moralidade é zero (independe de partido e/ou ideologia política).

      A Moral vai além do Direito. Enquanto no Direito você só é obrigado a fazer (ou não fazer) alguma coisa em virtude da lei, na Moral você tem que diferenciar o certo do errado, o bom do mau.

      Eu tive que tomar uma decisão muito séria em minha vida. E o fator determinante foi justamente meu falecido pai, uma pessoa que nunca cursou faculdade, mas cuja nota em moralidade sempre foi 10. E todos os filhos fazem por onde não manchar o legado deixado por nosso genitor. Inclusive eu vivo de olho em um irmão, que por ironia do destino é político.

      Há poucos dias Paulo Nogueira (DCM) falava de seu saudoso pai, que se recusou a escrever uma matéria a mando de seu chefe, porque ia de encontro às suas convicções. Um exemplo a ser seguido.

        Fabiana

        01/05/2016 - 23h51

        não conheço este político, mas lhe parabenizo quanto á sua preocupação em relação a seu filho, também penso assim

          Eisenheim

          02/05/2016 - 00h00

          É meu irmão. E não meu filho. Nossa diferença de idade é de 2 anos.

          Vivemos separados por milhares de quilômetros. Mas a tecnologia permite vigiá-lo, embora ele não saiba que está sendo vigiado. Não vou entrar em detalhes.

          Grande abraço e uma ótima semana pela frente.

    Fabiana

    01/05/2016 - 01h09

    “uma boa educação e valores morais”
    Toda vez que alguém preza por proporcionar uma boa educação, já esta dando bom exemplo e transmitindo bons valores morais.
    Qualquer político que planeja algo diferente disso nunca será chamado de herói, mesmo que temporariamente consiga alguns seguidores.

renato andretti

30/04/2016 - 18h25

È um orgulho para qualquer pai ou mãe..
Felicidades em seu novo trabalho e lute
pelo seu POVO..
Parabens,,

    AZ Botelho Paiva

    30/04/2016 - 23h46

    Fique tranquilo que se a Dilma permanecer no Governo, ela com certeza terá uma boquinha no governo.

      Fabiana

      01/05/2016 - 00h58

      Jovens como esta moça não precisam de “boquinha”. Ela é jovem, já possui duas graduações, pode fazer escolhas, tem opções.

        AZ Botelho Paiva

        01/05/2016 - 01h56

        Eu somente estou provocando o renato andretti.

          Clarivaldo Freire

          01/05/2016 - 13h42

          Por que está provocação? Não teria algo mais útil para fazer?


Leia mais

Recentes

Recentes