Menu

Fernando Baiano: Cunha, o arquiteto do golpe, recebeu R$ 4 milhões como propina

Charge: Ivan Cabral Caso de Eduardo Cunha já é o mais longo da história do Conselho de Ética No El País O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ostenta uma nova marca: o processo que o investiga por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética já é o mais demorado da história da instância. […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Charge: Ivan Cabral

Caso de Eduardo Cunha já é o mais longo da história do Conselho de Ética

No El País

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ostenta uma nova marca: o processo que o investiga por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética já é o mais demorado da história da instância. Já se passaram 173 dias desde a abertura da representação e ainda falta mais de um mês até que o trâmite seja concluído. A novela teve mais um capítulo nesta terça-feira, quando o lobista Fernando Soares, conhecido como Baiano, confirmou no conselho o teor do depoimento que deu na Operação Lava Jato no qual detalha como pagava propina ao Cunha. Segundo ele, um emissário de Cunha recebeu 4 milhões de reais em espécie como pagamento da intermediação de um negócio com outro lobista, Julio Camargo, da empreiteira Toyo Setal. O parlamentar nega que tenha recebido propina dentro do esquema que desviou bilhões de reais da Petrobras.

Para os opositores, as declarações de Baiano comprovam a quebra de decoro do deputado, enquanto seus defensores afirmam que as palavras não têm valor, pois não há provas documentais dos pagamentos ilícitos.

A previsão é que o processo de Cunha seja encerrado até 2 de junho. Ainda faltam ser ouvidas seis testemunhas (duas da acusação e quatro da defesa), o que deve ocorrer até 19 de maio. Entre a tropa de choque de Cunha, porém, há um entendimento que esse prazo possa se alongar. Uma série de novos recursos deve ser apresentada até meados de maio. Pelos cálculos feitos até agora, com as mudanças de composição no conselho, o deputado, que responde a processo no Supremo Tribunal Federal pela Lava Jato, teria maioria para negociar um relatório final mais brando que a cassação de seu mandato.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

27/04/2016 - 12h55

Pois não concordo.Os arquitetos do golpe,são entre outros,os agiotas,a imprensa, cúmplice dos agiotas,o JUDICIÁRIO,que hoje foram pedir AUMENTO DE SALÁRIOS,para os DEPUTADOS,a elite nativa lava pés dos GRINGOS,os anti-nacionalistas,toda a oposição entreguista,e parte majoritária da PEQUENA BURGUESIA,que veio ao mundo,para puxar sacos de ricos e acariciar suas genitálias.

Eder Barbosa de Sousa

27/04/2016 - 10h47

COM ESTE TANTO DE PROVAS, O CARA CONTINUA LÁ – COMO DIZIA ROGÉRIO MACRI O PAULINHO DO COLLOR – “IMEXÍVEL”, E PRATICANDO MAIS DESATINOS. JÁ O ANDRÉ VARGAS, AQUELE DEPUTADO DO PT/PR, FOI CASSADO RAPIDINHO POR ESTE MESMO CONSELHO DE ÉTICA, ACUSADO DE VIAJAR EM AVIÃO DO DOLEIRO YOUSSEF. DÁ PARA ACREDITAR NESTES HOMENS E NESTA JUSTIÇA. O “STF” PRENDEU DELCÍDIO EM RAZÃO DE UMA FITA GRAVADA, ONDE ELE BABAVA AFOITISSES. MAS O CUNHA “O STF” NÃO TIRA, OU NÃO TEM CORAGEM DE TIRAR. ACHO QUE O DEPUTADO SILVIO COSTA TEM RAZÃO, SE PRESO, CUNHA VAI FAZER A MAIOR DELAÇÃO DA HISTÓRIA E TODO MUNDO ESTÁ ENVOLVIDO, E EM TODOS OS PODERES. IDIOTAS FORAM OS QUE CAMINHARAM NA PAULISTA DE VERDADE E AMARELO CONTRA A CORRUPÇÃO. TIRAR DILMA, É EXATAMENTE O CONTRÁRIO. ELA É QUEM DAVA SUSTENTAÇÃO AO COMBATE À CORRUPÇÃO. SEM DILMA, FECHAM A LAVAJATO E JOGAM A CHAVE NO TIETÊ!

Eliza Almeida

27/04/2016 - 09h34

Cunha é protegido da justiça. Fernando Brito, no Tijolaço, foi preciso no título do seu poster: O STF e os deputados: o negócio é à vista… – “Ricardo Lewandowski, recebeu o apoio líderes de partidos na Câmara,
que, em acordo, vão tentar aprovar o reajuste salarial de servidores do
Judiciário e de magistrados rapidamente”. Dilma havia vetado o absurdo aumento dos servidores do judiciário e de magistrados, mas Cunha irá por em votação e será rapidamente aprovado pela Câmara e depois pelo Senado e sancionado pelo golpista Temer. As cartas vão ficando mais claras. ELEIÇÕES JÁ!

Claudemir nelson da silva

27/04/2016 - 09h31

Quanto o Cunha recebeu todos sabem. Alguém poderia informar o valor da propina do Moro, Gilmar, Willian Bonner, Raquel sherazade, enfim… Quanto esse pessoal recebeu e de quem recebe para dar golpe no Brasil. O Moro está lá nos EUA recebendo propina em forma de prêmio. Aquela empresa não daria um prêmio para terroristas muçulmano, mas para um terrorista ditador,que inviabiliza a economia brasileira, atropela o direito e faz do país uma ditadura… isso eles dão. Eles estão cuspindo no Brasil ao dizer que um juizinho lá de Curitiba manda mais que a presidente e a suprema corte. Quem deu esse poder para ele e por quê? E o que me assusta é o silêncio das autoridades e mídias em geral. Pelo menos deveriam publicar um carta de repúdio a essa revista que tem as mesmas inclinações da Veja. Cada vez fica evidente que o Brasil não é país e as eleições é um circo. Voto não pode ser obrigatório, pois isso é um escárnio ao povo brasileiro. O cidadão que vai para o Afeganistão receber prêmio da Al-Qaeda é mais digno que esse Moro. Terroristas por terroristas, pelo menos o pessoal da Al-Qaeda é o primo pobre dos EUA.


Leia mais

Recentes

Recentes