Menu

Comissão de impeachment já começa atropelando regimento do próprio senado

Mal começou e a Comissão de Impeachment já vem marcada por uma ilegalidade. Os senadores querem emplacar Antônio Anastasia (PSDB-MG) na função de relator da comissão, mas um ponto do regimento interno do Senado deixa bem claro que o relator não deve pertencer ao mesmo partido do autor do pedido. É um ponto essencial para […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Mal começou e a Comissão de Impeachment já vem marcada por uma ilegalidade.

Os senadores querem emplacar Antônio Anastasia (PSDB-MG) na função de relator da comissão, mas um ponto do regimento interno do Senado deixa bem claro que o relator não deve pertencer ao mesmo partido do autor do pedido.

É um ponto essencial para garantir que a matéria seja julgada com equilíbrio.

A senadora apresentou uma questão de ordem pedindo a suspeição do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Abaixo, nota divulgada há pouco pela assessoria da Vanessa Grazziotion (PCdoB-AM), que foi sorteada para integrar a Comissão de Impeachment no Senado.

Em seguida, o documento apresentado pela senador, com a questão de ordem.

***

Por meio de questão de ordem, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu nesta segunda (25) suspeição do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) como relator da comissão que irá julgar a admissibilidade do processo de Impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Segundo a senadora, Flávio Henrique Costa Pereira, um dos autores e advogado do pedido, é filiado e coordenador jurídico nacional do PSDB.

“É evidente que paira sobre o PSDB toda a sorte de suspeição para a relatoria do procedimento sob exame. Vê-se com toda a clareza as digitais do PSDB no pedido de impeachment da senhora presidenta da República”, diz a senadora.

Para justificar o pedido, a senadora toma como base o artigo 127 do Regimento Interno do Senado e a Resolução número 20, de 1993, que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. No primeiro caso, “não poderá funcionar como relator da matéria o autor da proposição e, no segundo, “sempre que possível, excluirá os membros do partido do representante e do representado”.

Obs: o blog tem inúmeros prints de documentos provando que Flavio Henrique Costa Pereira é, efetivamente, coordenador jurídico do PSDB. Portanto, o PSDB é co-autor do pedido de impeachment protocolado na Câmara e, por conseguinte, o relator da comissão de impeachment no Senado não deveria ser alguém do PSDB.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maila Camargo

26/04/2016 - 13h02

Um vergonha!!! O Brasil virou motivo de “chacota” em âmbito internacional! Para quem não conhece a História do nosso Brasil, esse que passou de uma mera republiqueta de bananas da qual índios morriam de fome junto com pobres que precisavam vender seus filhos em alguma BR da vida para terem alguma coisa na mesa, que comiam “calangos e faziam sopa de papelão” passou então a ser uma super potência, onde em séculos e séculos conseguiu a proeza de sair do mapa da fome, parou de pedir dinheiro emprestado ao FMI, tornou-se auto suficiente na exploração de petróleo, trouxe dignidade aos mais carentes, educação aos que não podiam pagar, enfim, cumprir tudo aquilo em que a nossa Constituição cidadã preza, isso é comunismo? isso é ruim? Para a nossa “incrível” oposição, diga-se de passagem corrupta e assassina, SIM. Conseguiram em dias, ACABAR COM A IMAGEM QUE DEMORAMOS ANOS PARA CONSTRUIR DE UMA NAÇÃO CONSOLIDADA, RESPEITÁVEL E DEMOCRÁTICA. Estes que governaram o Brasil desde que, teoricamente o Brasil foi descoberto até que enfim, conseguimos chegar ao poder, a duras penas e com muito esforço pois fomos sabotados para isso não acontecesse e agora, pretendem “tomar o que sempre foram deles” (como alguns antigos Barões devem pensar). Saibam Senhores que a Dilma, uma mulher honesta, pode até ser deposta de seu cargo, legítimo porque dado pelos votos da maioria da população brasileira, da qual eu contribui com o meu voto (que hoje me parece que não vale de nada, a não ser de puro teatro), deixo um recado: vocês não estão no mesmo Brasil de 13 anos atrás. Vocês não vão conseguir andar livremente pelo país. A vida de vocês será um inferno pior que do qual a Dilma vivencia com essa sua política obtusa e oportunista. O povo não aceitará nada a menos do que já fora dado e exigirá muito mais, porque hj, sabemos de nossos direitos. Esse papo de “sacrifícios deverão serem feitos” não vai mais colar, como abordado por FHC. Nossas riquezas não serão barganhadas assim como a nossa dignidade. Não somos mais reféns de Globo e suas ideologias furadas. Vamos reagir, vamos lutar, vamos revidar. Podem até tirar Dilma de lá, mas não podem tirar de nossas cabeças e corações a ideia que permeia em nossa Constituição: fica a dica Michel Temer.

Gabriel Moreno

26/04/2016 - 04h49

Só bandido tem vez nesse país, não é possível. “Contra o corrupção”. A história ainda vai registrar a passeata dos coxinhas como a maior reunião de imbecis por metro quadrado da história do planeta.

    LUIZ DONIZETE

    26/04/2016 - 09h29

    VAI TOMAR NO ….. SEU SAFADO IMBECIL E VOCE RETARDADO, QUE APOIA ESTE CORJA DE BANDIDOS DO PT. VOCE UM VALE PÃO COM MORTADELA

      Lu

      26/04/2016 - 12h16

      Miguel, por favor, bloqueie esse usuário – Luiz Donizete – isso não faz bem às pessoas que estão aqui para debater, conversar, sem ódio e sem uso de palavras e expressões de baixo calão. Obrigada.

MANU #?SosCoupInBrazil

26/04/2016 - 00h12

Tem que começar a cortar garganta de golpista, pois esta foda….os caras não respeita nada, a justiça não funciona.

Luís CPPrudente

25/04/2016 - 23h11

Se os defensores da Democracia e contrários ao golpe for recorrer ao STF, esta casa dos acovardados vai dizer que não tem como aceitar uma reclamação dos defensores da Democracia, ela bem poderia explicitar que já tomou uma posição: do lado dos golpistas.

edumarcondes

25/04/2016 - 22h52

“não deveria ser alguém do PSDB. ” ou não DEVERÁ ser alguem do PSDB

James Stewart

25/04/2016 - 22h44

Essa comissão deveria se chamar “Comissão de Impóchment”.

Isso por causa da presença do dono do helipóptero, aquela aeronave que se especializou no transporte de pasta de cocaína para Minas Gerais.

Tanto o combustível como o salário do piloto eram pagos pelo contribuinte.

O transportador e o consumidor integrados
http://goo.gl/1j0x8Z

Mais em http://goo.gl/2OOjHM

Helicoca O helicóptero de 50 milhões de reais
https://youtu.be/wwZ0Lvtt8A4

Marina

25/04/2016 - 21h15

Eu tô de saco cheio dessas canalhices. O Brasil virou uma putaria generalizada. Só um guerra civil para barrar essa sem vergonhice escancarada.

Dario Bordin Lenci

25/04/2016 - 21h00

Hora isso é facílimo de resolver é só trocar o Senador Anastasia pelo Senador Ronaldo Caiado que não pertence ao Psdb e também será um ótimo relator né,?

    migueldorosario

    25/04/2016 - 21h24

    Sim, Caiado seria um ótimo relator…

      Dario Bordin Lenci

      25/04/2016 - 21h33

      Eu também acho afinal ele é um médico, pecuarista e costuma ser muito ponderado e preciso em suas colocações

        Mario

        25/04/2016 - 22h16

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          MANU #?SosCoupInBrazil

          26/04/2016 - 00h14

          Caiado é um asno

          LUIZ DONIZETE

          26/04/2016 - 09h30

          MAS NÃO E LADRÃO E CRÁPULA IGUAL LULADRÃO SEU HEROI.

      Sandra

      25/04/2016 - 23h50

      Brincadeira, não? Ele vive falando mal do PT no Twitter.

      Ronaldo Caiado ?@SenadorCaiado 5 hHá 5 horas

      Impressionante: PT não quer sequer aceitar a decisão do STF e fica tentando evitar a qualquer custo a instalação da Comissão do Impeachment

    Mario

    25/04/2016 - 22h15

    Hora?

      Dario Bordin Lenci

      25/04/2016 - 22h50

      Entendeu???
      Então valeu o recado né??
      Kkk

renato andretti

25/04/2016 - 20h47

É vero..
Graziotin, tu me representas..


Leia mais

Recentes

Recentes