Menu

Marcela Temer é a mulher que a “tradicional família brasileira” tolera na política

Marcela, a mulher que a família brasileira aceita ver na política Por Nana Queiroz, no AzMina Juro que, ao ler a chamada da reportagem da Veja sobre a possível futura primeira dama Marcela Temer, senti uma sensação de náusea – física mesmo, tive que tomar um Dramin. Os adjetivos “Bela, recatada e ‘do lar’” são, […]

70 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Marcela, a mulher que a família brasileira aceita ver na política

Por Nana Queiroz, no AzMina

Juro que, ao ler a chamada da reportagem da Veja sobre a possível futura primeira dama Marcela Temer, senti uma sensação de náusea – física mesmo, tive que tomar um Dramin. Os adjetivos “Bela, recatada e ‘do lar’” são, claramente, uma cutucada na presidenta Dilma Rousseff, ofendida frequentemente por muitos – e principalmente por Veja e seus leitores – com os adjetivos “feia, mandona e intrometida na esfera pública”.

Longe de mim julgar qualquer mulher, inclusive Marcela, por encontrar a felicidade seguindo o modelo tradicional. Cada um sabe o que te realiza e te motiva a levantar da cama todo dia. Eu mesma, feministona a toda potência, optei por casar de branco e gastar todas as minhas economias pagando goró pros amigos festejaram até o sol raiar. Minha mãe também me parece muito mais satisfeita na tarefa de ser mãe do que sendo advogada. Apesar de muito bem casada, obrigada, se alguém exigisse de mim, por exemplo, o modelo de vida de Marcela, eu definharia em depressão e talvez acabasse a vida com um suicídio. Muitas mulheres – senão a maioria – estariam comigo.

Dito isso, cravo: o problema não é ser quem Marcela é, é vender Marcela como o padrão a ser seguido por todas as mulheres.

E é, acima de tudo, o recado implícito de que essa é a mulher que a “família tradicional brasileira” e o “cidadão de bem” (expressões odiosas essas, não?) aceitam ver na política, ou seja, não no protagonismo, mas a “grande mulher por trás do grande homem”. O brasileiro xinga Dilma de palavrões machistas em vez de criticar sua incompetência como gestora – que salta aos olhos, argumentos para criticá-la de maneira respeitosa e inteligente não faltam. Pintam-na de histérica em capa de revista, de “sapatona” (como se isso fosse uma ofensa). Mas Marcela, essa assim aceitamos porque ela se curva a seu homem.

O que este perfil está dizendo, no final das contas, é: mulheres ponham-se no seu lugar e seu lugar é este.

Deputados deixaram claro durante todo o espetáculo de diarréia verbal de domingo à noite: eles acreditam que lugar de mulher é em casa e não na política. Pior: acreditam que as mulheres só podem encontrar a felicidade desta maneira. Sua mentalidade estreita não possibilita que percebam que nós, mulheres, existimos em todos os tamanhos e formas e atendemos a diversos modelos de felicidade.

De Temer, ao contrário, o artigo de Veja pouco exige. É considerado romântico, inclusive, porque a levou para jantar há oito meses (!). Mas Marcela tem que dar tudo. Inclusive, ser mais jovem e sonhar com mais filhos. Isso que é ser mulher de sorte!, diz Veja. Batalhar por direitos, no protagonismo da política, isso não. Isso não é “ser mulher de família”.

Uma nova gravidez de Marcela seria honra, viva, no mesmo dia em que um meme de mau gosto afirma que Dilma, uma mulher fora da idade reprodutiva, usará licença maternidade para dar um golpe no povo. Sem contar o quanto isso coloca a maternidade, um serviço da mulher à sociedade, como uma manobra pra não perder emprego. Como se estabilidade no cargo em caso de gestação fosse um benefício e não um direito justo.

Sempre me solidarizei com Marcela por receber julgamentos machistas de interesseira e pouco inteligente só por ser bonita e jovem. Pro inferno também com essa gente!

Que a gente aprenda a viver num mundo em que nem Marcela nem Dilma sirvam de modelo imposto. Mas que a participação na política e o protagonismo na vida sejam aspirações reais e socialmente celebradas para mulheres também.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jó Ge

29/04/2016 - 02h31

A repercussão sobre o estereótipo “bela, recatada e do lar” tem sido tão intensa que, a meu ver, muitos tem se descuidado de se perguntarem sobre uma possível definição do parceiro ideal para essa mulher bela, recata e do lar. Quais seriam suas características? Corrupto? Falso? Traidor? Dissimulado? Cínico? Antiquado? Retrógrado?

Fernando Ventura Jr.

26/04/2016 - 12h49

Porque você critica a Marcele se reconhece na sua própria mãe os mesmos anseios dela. Vocês de esquerda são bastantes intolerantes, além da conhecida tendência para erros na língua portuguesa:

“Cada um sabe o que te realiza e te motiva a levantar da cama todo dia. Eu mesma, feministona a toda potência, optei por casar de branco e gastar todas as minhas economias pagando goró pros amigos festejaram até o sol raiar. “

    Gorete Batistasilva

    27/04/2016 - 23h16

    Fernando, a autora quer deixar claro que “modelos” de mulher não são toleráveis hoje em dia. Um bom texto é o da filósofa Márcia Tiburi no qual explicita o caráter de marketing da reportagem de Veja.

      Fernando Ventura Jr.

      05/05/2016 - 13h41

      Ok. Mas qual o problema de uma mulher se colocar dentro de um modelo. Ofende as demais?

        Mixirica

        12/05/2016 - 16h03

        Toda essa repercussão não tem a ver com a Marcela, tem a ver com o feminismo que transforma mulheres em pouco desejáveis e recusa qualquer modelo e então quando surge um modelo que agrada elas combatem com unhas e dentes criticando um modelo que seja diferente das não desejáveis que elas pregam… Trocando em miúdos o feminismo não tem a ver com liberdade e independência… tem a ver com ditadura de comportamento e implorar aceitação.

Renata Rangel

26/04/2016 - 11h13

Ótimo artigo!

Carlos Belmonte

22/04/2016 - 14h08

Alem de traidor é pedófilo velho safado e sem carácter.

    Fernando Ventura Jr.

    26/04/2016 - 12h50

    Você não sabe o que é pedófilo. Se um rapaz de dezoito anos está com uma menina de dezessete anos isso cabe, mas se um homem de 100 anos estiver com uma menina de dezoito não cabe. ;-)

      Heloneida

      29/04/2016 - 08h10

      Se o gap da idade for grande, em adultos sao considerados se considerado moralmente pode nao ser judicialmente. , eia essquecendo como diz Dr. Phill e psiquiatramente

        Fernando Ventura Jr.

        05/05/2016 - 13h40

        Não existe isso. A Lei é a lei não a sua interpretação da mesma. Você está vendo muito novela da Globo. ;-)

          Heloneida

          15/05/2016 - 09h29

          Eu nao assisto novelas e muiotos menos globo, Vc que nao entendeu lei aoutra vez quem sabe entende. E qdo escrevi foi dando opiniao aos olhos da sociedade canadense, onde moro,

          Fernando Ventura Jr.

          17/05/2016 - 04h22

          Você desistiu de ser brasileira e fica dando opinião sem conhecimento de causa. Aqui escolas são invadidas por alunos que não querem estudar e promovem shows de funk e defesa de pautas “progressistas”. Aqui incendiar ônibus e depredar prédios públicos ou privados são considerados formas legítimas de manifestação social. Movimentos de Sem Terra invadem fazendas produtivas e usam verbas públicas para falsas manifestações sociais.

          Terrificus Papaculus

          31/07/2016 - 11h22

          Mentirosa.

          Heloneida

          01/08/2016 - 12h34

          Vc e fake como todo desajustado mental, que odeia o mundo. Vai procurar um psiquiatra.

leandro oliveira

21/04/2016 - 18h19

Sou mais a maninha que só o michel viu nua (comprou todas as edições da playboy) e pagou a multa !!!

Sue

21/04/2016 - 16h57

MENINA RECATADA MENOR DE IDADE …..APARECE UM VÉIO DE 61 ANOS. ELA CASA SEM INTERESSE NENHUM. FOI AMOR OU VALOR A PRIMEIRA VISTA!!!!

Ivanise Gonzaga Alves

21/04/2016 - 11h28

eu acredito que ela de tão recatada só faz amor com este ploc monster de luz apagada… porque se ver a a cara dele, brocha

GERALDO

21/04/2016 - 01h30

TO MUDANDO DE LADO,ESTA MARCELA PODE TUDO,VISA, MASTER, CRED, BRASILEIRO, INTERNACIONAL, TO CARENTE.

Paulo Kazão

20/04/2016 - 20h11

Vocês podem não CREDICARD, mas foi amor à primeira VISA.

airoldi lacroix bonetti junior

20/04/2016 - 20h00

bah achei que era a filha, será neta!? do mordomo nosferato

    Heloneida

    29/04/2016 - 08h45

    Eu estava assistindo o desenvolvimento desse golpe branco ai do Brasil na internet com amigos canadenses, dai um canadense vendo as fotos do casal pergunto se era neta dele, e qdo eu disse que era a mulher do Temer, eles ficaram em choque. verdade, nao estou brincando, eles custaram a acreditar. Eles ja acha um absurdo a diferenca do Trump e a mulher, enquanto Trump era um homem so tv, ninguem se importava, agora que inventou de querer ser presidente nao passa uma imagem respeitosa para um presidente.
    Aqui e muito raro vc ve alguem tao velho com mulher jovem, por isso o espanto. As mulheres tem mais o que fazer.

CholaCotistaBolsista

20/04/2016 - 18h55

Vixeee, se inveja matasse!
Que o mimi comece!

CARMEN FUSQUINE

20/04/2016 - 16h24

e quando ouvimos “vai para a boca do fogão, vai para o tanque”

GHS

20/04/2016 - 15h52

“o problema não é ser quem Marcela é, é vender Marcela como o padrão a ser seguido por todas as mulheres.”
Alguém não sabe o que “Primeira Dama” significa, e não é só um título hahaha
Aqui no Brasil as pessoas acham que ser político, presidente e etc. é só uma profissão, porém nessas posições eles precisam ter todo um estilo de vida adequado aos líderes de um país que representam e servem de exemplo para o povo. Parlamentares que xingam, brigam e cospem nos outros não deveriam estar lá.
Presidentes e primeiras damas possuem o grau mais elevado disso, se não quer se submeter a isso apenas não concorra à presidência e não se case com quem concorre.

Aecius Micus

20/04/2016 - 15h52

Mulher casa por interesse e vira exemplo ??

    Don Welling

    23/04/2016 - 13h24

    Mas a crítica emcima dela não é por isso.

    Só os macacos velhos sabem que ela não é isso tudo.

    J

ghostwriter

20/04/2016 - 15h19

Quanto custou? Porque não me venha com este papo babaca que foi amor a primeira vista. Um velho asqueroso deste de 76 anos. Se ele fosse Gari ela seria a esposinha dele? Menos hipocrisia no brasil. Realmente não é parâmetro de exemplo de moça de família para mim. Esposas de verdade crescem junto e não se juntam para crescer.

James Stewart

20/04/2016 - 13h59

Ela e Michel Temer pertencem à TFP – Tradicional Família da Putaria.

Acrescente Eduardo Jesus Cunha e os mais de 360 golpistas e picaretas da câmara.

    AZ Botelho Paiva

    20/04/2016 - 18h34

    Eu sinceramente gostaria que o Temer, ou qualquer outro dentre os que você citou, abrissem um processo contra você, pela explicação que você deu sobre a sua “TFP”, e pedissem uma boa grana como indenização. Só assim para que os imbecis aprendam a respeitar a família dos seus semelhantes.

      Fabiana

      20/04/2016 - 22h34

      semelhantes ????????????

        AZ Botelho Paiva

        21/04/2016 - 01h10

        Sim, semelhantes. Ou você se define como superior ao casal? Quais seriam estes atributos que lhe dariam tanta convicção de que você é superior? Ah para oh!!!

        Sue

        21/04/2016 - 16h54

        ESSE COXINHA CONTINUA BURRO E PAU MANDADO!!

    Sophia Theo

    21/04/2016 - 09h43

    Na repüblica de bananas, ate’ a banana e’ cara , porque o povo tem que pagar a vida de marajäs para essa TFP. Tö fora!

    Sue

    21/04/2016 - 17h53

    QUEM PAGOU A MULTA DA PLAYBOY DE R$ 300.000,00 – http://ahduvido.com.br/de-onde-veio-do-dinheiro-cunhada-de-temer-paga-r-300-mil-de-multa-a-playboy

nejaim ferreira de lima

20/04/2016 - 13h47

resumo, são os machões aproveitando o caos pra subliminarmente dizer que lugar de mulher é em casa e politica devem deixar para os homens.

amanhã vão querer que todos os vereadores, deputados, senadores do pais sejam homens .

Hudson Batista

20/04/2016 - 13h56

O perfil da mulher de político perfeita é a bela, recatada e inflável. http://www.sensacionalista.com.br/2016/04/19/bela-recatada-e-inflavel-o-perfil-da-mulher-de-politico-perfeita/

Marcio Wilk

20/04/2016 - 13h50

Acho que a Marcela Temer é uma puta que se deu bem, até agora!

Nelson Raimundo Braga

20/04/2016 - 12h41

O boneca Barbie não vê a hora de assumir o que o fiel maridinho prometeu: em breve será a 1a. dama da República do Cunha – o probo. Ao invés de Simon Bolivar, vamos enaltecer Pero Vaz de Caminha, o pragmático.

    James Stewart

    20/04/2016 - 14h00

    Barbie Temer?

    De cama e mesa?

Sérgio Silveira

20/04/2016 - 12h20

Lula/Dilma/PT ajudaram a escancarar a face podre do Brasil: primitivo, machista, medieval, violento, reacionário e preconceituoso…
Domingo foi a demonstração clara de tudo isso!

    theDarkbozo

    20/04/2016 - 23h46

    Começando por você jovem. Ta querendo impressionar quem aqui?

Paula Teixeira

20/04/2016 - 11h47

Em meio a tudo que está acontecendo, é realmente importante se importar com a Marcela? Porque atacar uma pessoa que não fez nada,absolutamente nada para ninguém. Se ela é feliz ótimo. O mundo precisa de pessoas felizes. Cada um vive como quer. Gostaria de ver uma reportagem da Veja que chamou a dilma de feia. Me fale onde está. Quem vai tomar um dramim agora, sou eu. Estou com náuseas.

    Sérgio Silveira

    20/04/2016 - 13h11

    Pelo jeito voce não leu a matéria e deve ter um viés machista, como muitas mulheres…
    Primeiro, IMPORTA SIM, porque muuuito dos ataques “a Dilma vem do machismo imenso do brasileiro, que não acredita e admite mulher em posição de liderança e comando. Muitos homens tem pavor da idéia. O congresso é o exemplo perfeito.
    Segundo, Nana Queiroz NÃO atacou a Marcela e sim o TEOR MACHISTA da reportagem da veja e, por tabela, da “elite” brasileira. Coxinhas inclusos…
    O Brasil tem se mostrado, desde 2013, primitivo, machista e intolerante… Uma lástima!

      theDarkbozo

      20/04/2016 - 23h46

      O cidadão deve ta querendo comer alguma feminazi ae, dai fica postando merda pra mostrar pra ela depois. To olho rapazinho. Você repetiu a palavra “machista/machismo” quatro vezes. Ta meio obcecado, jovem. Vamos ler um pouco de Harry Potter pra relaxar?

    Mauro Casiraghi

    22/04/2016 - 05h02

    Uma perua que fala de outra perua não merece estar aqui discutindo abobrinhas direitistas, mas ganhando a vida dela….. NA RUA ! tchau, tipinha!

Baron de Lorraine

20/04/2016 - 11h43

Xau, Querida !

    Carlos Belmonte

    22/04/2016 - 14h13

    Panela de coxinha

    Heloneida

    29/04/2016 - 08h56

    Panelas Francesas, vc quer dizer.

    Temer e que se cuida, se de nao bancar o sabido de retirrar as conquistas das classes mais carentes ja conseguidas no governo Lula, aqueles 36 milhoes de miseraveis que morria de fome, que o mundo todo applaud o Lula, (se a globo nao mostra ai, que pena), porque quem vai ter e pesadelo e o Temer com o morro na porta dele gritando assim: QUERO MINHA MORTADELA DE VOLTA NA MINHA MESA. Nao e um 1 milhao de carinhos de bebes empurado por babas na Paulista, serao 36 milhoes e contando……

      Baron de Lorraine

      29/04/2016 - 09h05

      Au revoir, chérie !

      Baron de Lorraine

      29/04/2016 - 09h09

      Au revoir, chérie !

cvilela

20/04/2016 - 11h39

Eu sugiro a presidenta Dilma que negocie a comunidade internacional o boicote as Olimpiadas, especialmente dos paises dos BRICs, uma vez que esta gangue de Cunha/Aécio que assumirá, submissa aos interesses dos EUA é contra o protagonismo do Brasil e dos BRICs. O impacto do boicote será fundamental para alertar ao mundo deste golpe de bandidos.

    João Luiz Brandão Costa

    20/04/2016 - 18h45

    E quem ganha? Certamente não é o Brasil, nem os esportes olímpicos. Essa merda de quanto pior melhor, como fizeram com a copa, e, sub-repticiamente tentam fazer com os JOs, é coisa deles. O Rio já está fudido, queres acabar com a galera daqui? Sugiro que vá para a frente da embaixada da França, terra das liberdades, com um galão de gasolina, jogue em cima de ti, e acenda um fósforo. O efeito será maior.Ora, mais plantar.vá batatas!. .

    Carlos Belmonte

    22/04/2016 - 14h16

    Dilma esta deixando tudo nas mãos do povo pois em NY não falou do Golpe.

Baron de Lorraine

20/04/2016 - 11h37

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF) com base na delação premiada de Diogo Ferreira, ex-assessor do senador Delcídio Amaral (MS).

De acordo com informações de matéria publicada no site da revista Época nesta terça-feira (19), a PGR acredita que as evidências apresentadas até o momento indicam que Lula teria tentando comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras.

Lula, hasta la vista en Curitiba !

    Pedro Antônio Samartine Rabell

    20/04/2016 - 11h49

    Mentecapto, cresça depois apareça. Pare de postar bobagens.

    Marcio Wilk

    20/04/2016 - 12h52

    Mas o Lula não tinha deixado o Brasil às pressas antes do impitiman, com medo de ser preso??? Foi você que publicou não foi?

      Cristian

      20/04/2016 - 13h07

      Esse retardo mental aí repete tudo que sai na mídia podre… falou? é mentira? esquece, pega na próxima mentira da vez, publica e destila ódio que é só pra isso que serve esse tipo de gente pequena.

      Baron de Lorraine

      20/04/2016 - 14h54

      É muito fumo vencido !

        João Luiz Brandão Costa

        20/04/2016 - 18h49

        Cuidado que o Aécio tá lendo os blogs e pode te processar.

    Josy Rezende Silva

    20/04/2016 - 14h59

    kkk, Delcidio do Amaral, Revista Época, KKKKK
    muito raso.

Zé Horacio Phips

20/04/2016 - 11h20

Os que estão lutando contra tudo isso (impeachment, midia golpista, golpe no legislativo com seus ratos fisiologicos, classe empresarial com seu pato falso e hipocrita, boicote total e irrestrito ao governo desde que se deram as eleicoes, preconceito total de mulheres e homens machistas contra Dilma etc.) precisam aceitar de vez que a sociedade brasileira nao é nenhuma Alemanha respeitadora de senhoras no comando de sua nacao (Angela Merckel)…

E vai demorar para TALVEZ um dia estarmos perto disso..

O nivel em que estamos é ainda bem, mas bem baixo.

Ou aceitemos isto e tenhamos paciencia para as coisas mudarem em 30, 40 anos.. SE mudarem..

Ou saiamos daqui..

Bule Verde

20/04/2016 - 11h18

Desculpe Nana Queiroz, parabéns pelo texto que não acabei de ler…não consegui nem ler a matéria até o fim. Só faço esse comentário, porque sei que muitas mulheres pensam iguais a mim… aliás, o ponto é este. Não pensamos diante disso, primeiro vem a náusea, o vômito em seguida… desde domingo, passo mal, tento ler, me atualizar, depois que vim de Brasíla, na militância. Os ataques pedófilos de Temer… desculpe essa moça, mas, tá muito claro suas intençõe$. Nenhuma moça, nessa idade, no Brasil hoje, em sã consciência da formação mental dos padrões globais… com a nossa ‘cultura ‘ imposta, aceita, ou tem um orgasmo com uma múmia embalsamada viva como este nefasto réptil chamado Temer. Nessa idade elas preferem os bombados de academia, os atletas da cama. Certo moçada, galera das baladas?! Sem preconceito, realidade do brazil colonizado.

    Guanabara

    20/04/2016 - 14h10

    Vai que ela gosta de coprofilia, sei lá.

Denilson Fraga

20/04/2016 - 11h03

PAREMOS A PAULISTA A PARTIR DE AMANHÃ ATÉ A DILMA VOLTAR… EU VOU! QUEM MAIS SE HABILITA? A MOTIVAÇÃO É SIMPLES: “NÃO ACEITAREMOS TEMER NO GOVERNO!!!” A HORA É AGORA, NÃO HAVERÁ OPORTUNIDADE MELHOR!!!!

    AZ Botelho Paiva

    20/04/2016 - 18h28

    É so você patrocinar um sanduba de mortadela, e uma tubaína que, muita gente aparece por lá. Ai você não estará sozinho.

      Heloneida

      29/04/2016 - 09h21

      Oh, minha nossa os leitores de Veja, e manifestantes de carinho de bebe com baba uniformizada pensam que sao grande coisa, uns bandos de aloprado egoista e desinformados.
      Acho que depois que a imprensa internalcional meterao o pau no teu goveno golpista de bandidos corruptos, quem sabe voces nao se curam de vez do complexo de vira-lata e comeca a comprar produtos oriundos das suas proprias cidades ou regioes e produtos genuino brasileiro pra economia melhorar.

        AZ Botelho Paiva

        29/04/2016 - 14h10

        Não sei se esta foto que você postou é sua ou não. Mas supondo que fosse sua, eu diria que você até que não é das mais feias. Mas em compensação é uma imbecil perfeita, nem escrever sabe. E fica querendo criticar quem lê a revista que mais informa, na América Latina. Pode? Já que você gosta de esculachar quem pensa diferente de você, e eu felizmente sou um deles. Então veja o quão burrinha você é: baba é própria de ruminantes. Agora quem toma conta de crianças, é (Babá) com acento agudo. Carinho, é afago. Para carregar a criança é (Carrinho), com dois “erres”. internalcional não existe, o correto é ( Internacional). O que seria “meterao “. Esta nem Jean François Champollion conseguiria decifrar. Não é “goveno”. O correto é (governo) Não é “voces”. O correto é (vocês) com acento circunflexo. Onde você colocou: “……quem sabe voces nao se curam de vez do complexo de vira-lata e comeca a comprar produtos oriundos das suas proprias cidades ou regioes” O correto seria: quem sabe vocês ( acento no ê) não (acento no a) se curam de vez do complexo de vira-lata e “comecem” (presente do subjuntivo) a comprar produtos oriundos das suas próprias (acento no ò) cidades ou regiões (acento no õ) E não é “genuino”, o correto é ( genuíno) com acento agudo no (í ) Sabe como eu aprendi estes detalhes? Pois bem, foi lendo a Veja. Então minha princesa, antes de se dispor a fazer criticas na internet, procure primeiro fazer o ensino fundamental. Combinado?

Henrique Dias

20/04/2016 - 11h02

TEMER: Marcela é muito ciumenta, nenhuma mulher pode chegar perto que ela vira uma fera. (RRRRSSSSSSS)

    Brasilmagic

    21/04/2016 - 17h01

    Claro ne, ela perdera a boquinha…


Leia mais

Recentes

Recentes