Menu

Dilma: É lamentável ver um deputado “homenagear” um torturador como Ulstra

Dilma: é terrível alguém ‘homenagear’ o maior torturador que o Brasil conheceu  No Blog do Planalto A presidenta Dilma Rousseff lamentou nesta terça-feira (19), durante entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros, a  terrível declaração de um deputado federal que ‘homenageou’, em seu voto favorável ao impeachment, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Comissão Nacional da […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Dilma: é terrível alguém ‘homenagear’ o maior torturador que o Brasil conheceu 

No Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff lamentou nesta terça-feira (19), durante entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros, a  terrível declaração de um deputado federal que ‘homenageou’, em seu voto favorável ao impeachment, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade como torturador durante o regime militar brasileiro.

Eu, de fato, fui presa nos anos 70. De fato, eu conheci bem esse senhor ao que ele se referiu. Foi um dos maiores torturadores do Brasil, contra ele recai não só o acusação de tortura, mas também de mortes, só ler os documentos da Comissão da Verdade. Lastimo que, nesse momento, o Brasil tenha dado espaço para esse tipo de ódio, situação de raiva de ódio de perseguição. E, veja você, em um processo como o nosso em que a democracia resulta de uma grande luta. É terrível você ver no julgamento alguém defendendo esse torturador. É lamentável”.

Questionada por uma jornalista se o fato de ser a primeira presidenta mulher no Brasil influenciou nas tentativas de desestabilização do seu governo, Dilma disse acreditar que a questão de gênero é um forte componente nesse processo. Para ela, certas atitudes não aconteceriam caso o presidente da República fosse um homem.

“Houve, inclusive, recentemente um lamentável episódio de um texto de um órgão de imprensa que mostra uma misoginia. Falam o seguinte, mulher sob tensão tem que ficar histérica, nervosa e desequilibrada. E não se conformam que eu não fique, nem nervosa, nem histérica, nem desequilibrada. Aí tem uma outra ala que diz que não é bem isso, porque eu não estou percebendo o tamanho da crise. Eu até não gosto de falar porque eu tenho uma familiar e acho a forma que tratam essa questão muito desrespeitosa: falam que eu sou autista. Um preconceito tão grande quanto o de gênero.[…] Agora, eu lamento profundamente o grau de preconceito contra a mulher, de que mulher tem que ser frágil. Ora as mulheres brasileiras não têm nada de frágeis, elas criam filhos e lutam”, disse de enfatizar sua percepção sobre posicionamentos machistas. “Tem misturado nisso tudo um grande preconceito contra a mulher. Têm atitudes comigo que não teriam com um presidente homem”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Claudemir nelson da silva

20/04/2016 - 19h04

A imagem acima mais parece com os nazista. Francamente não acho justo com Adolf Hitler e os nazistas, pois esses coronéis foram treinados pelos EUA. Aliás, Adolf Hitler perto dos crimes de guerra norte americanos é uma pulguinha de crueldade. E o que torna os EUA pior que os nazista é o controle midiático mundial. Enquanto todos os dias somos obrigados a assistir filmes exaltando a cultura norte americana, vendo eles matando índios com machado na mão e eles com metralhadores, temos ainda que assistir aqueles documentários sobre o holocausto judeu como a pior violência que o mundo já presenciou. Tudo isso para esquecer q os EUA são uma arma cínica de destruição de cultura, de vida e esperança da humanidade.

    theDarkbozo

    21/04/2016 - 00h06

    Verdade cara, concordo contigo! Outa coisa tensa que aconteceu no mundo foram os regimes comunistas que mataram 100 milhões aproximadamente. Stalin matou mais que o Hitler. Tenso né? Na China as pessoas vendiam os filhos para outras famílias comerem a carne da criança. Pq não tinha comida! Foda né? Acho estranho que ninguém nunca toca nesse assunto. Acho que a galera ta ignorando esses fatos. O que você acha?

      renato andretti

      21/04/2016 - 01h12

      Eu acho que o ser humano é um filho desgraçado da natureza.
      É algo que a natureza criou como ultimo escape para a grande
      cagada que ela criou..
      Quando nada mais der certo, que caia na mão do HOMEM.
      Ela é o final da evolução da vida como matéria orgânica.
      Já que é a ultima resolução do agrupamento de átomos, e
      a criação final que é o espirito ou a energia..
      Vamos ver se salvamos a grande Merda expelida pela criação.
      Notando-se que só os nossos olhos veem esta merda..
      Ou seja quando não existirmos mais, tudo volta a normalidade…
      Só espero que ao final da evolução, não sobre nem um resquício
      do pensamento de direita que atormente a RAÇA Animal..
      E que eles sigam em paz, no Paraíso..

        theDarkbozo

        21/04/2016 - 01h21

        Veeeeessshhhh, Dahora essa frase ein?! Caraca, mano! Arrepiei aqui! Acho que o que tu disse faz todo sentido, o lance do espirito, energia! Eu lembro, quando assistia Yu Yu Hakusho tinha essas paradas. Aqui na minha comunidade a galera pira no Yu Yu. Mas o que você acha do que eu descobri sobre o Stalin, Mao, Che/Fidel…que mataram uma galera la de fome, em campos de concentração. Sinistro né? Diziam que eles eram de esquerda, que faziam isso pelo coletivo e pá. Levando isso em conta, não deveria sobrar nada da esquerda também, né? Cara, faz outra frase maneira ae que eu curti. vou mostrar para meus manos aqui.

          renato andretti

          21/04/2016 - 02h06

          Qual delas..??
          Aquela que eu comparo a matéria orgânica envolta a papel celofane magnetizado que envolve o excremento da natureza, conhecida como
          EPSDI, que os cientistas descobriram habitar no lado esquerdo do cérebro
          humano…lado que aciona a parte direita do corpo e vice versa.
          Na parte esquerda de Cérebro está o acionamento do órgão chamado ANUS.
          Veja que interessante, e o que isto tem haver com as mortes na CHINA..
          Se não for esta, retorne. e demostre qual seria então sua duvida, e traga os amigos para ter um esclarecimento.
          Já que es bem jovem…mas duvido que eles larguem dos joguinhos para assistirem instrução através de blogs sujos..
          Convenhamos o mais avançado deles é você que vem apreender algo por aqui.
          Mas..vai que acontece..

          Octavio Filho

          21/04/2016 - 09h01

          São os órfãos políticos. Eles votaram no Aécio. Agora tem vergonha de mostrar quem são. Por isto adotam pseudônimos e vivem na escuridão (dark, para aqueles que tem dificuldade ideológica em escrever em português). Normalmente são chamados de vira-latas, coxinhas, eleitores do PSDB etc.

          theDarkbozo

          21/04/2016 - 09h21

          EEhehehuauhahuhua, cacete cara. O negocio é feio aqui mesmo. Não vejo tanta asneira desde a epoca da escola. Pior que tem uns véio aqui, imaginei uma molecada que acabou de sair da lavagem cerebral, que ainda não viveu o mundo real. Mas quando o cara ja ta velho e fica sonhando com utopia, o negocio é serio. Então nem tento dialogar. Eu to falando sozinho aqui, pq tudo nesse mundo pra vocÊs é uma grande conspiração. Eu não tenho orientação politica, mas eu vejo o mesmo padrão quando olho pra esquerda e pra direita. Todo mundo fanatico. Visão binária, ou é o que eu acho, ou você ta errado. Pessoas que só vêm um lado da historia. A melhor coisa que existe é o bom senso, senhores. Nem tudo que a Direita prega é errado, e nem tudo que a esquerda prega é certo. Isso de vocês ficarem se dividindo em timinho pra ficar falando mal um do outro é coisa de primário. E como eu ja sei a resposta para o que eu to falando, eu nem vou ler. Pq ou vão me chamar de reaça, ou de coxinha, ou de eleitor do PSDB (Sem eu ter nunca votado nesse partido). Parem de ser inocentes, esses políticos que vocês defendes utilizam de vocês também para suas manobras. Eles estão la para terem poder, e vocês ficam defendendo esses caras. Idolatria é algo problemático. E não adianta falar que não é isso, pq esse é o padrão que eu vejo. Você pode passar por todos os posts desse blog que os argumentos são todos os mesmos, as palavras usadas, tudo. Vocês se acham os certos, mas a verdade é que toda a sociedade não leva vocês a sério pq são um bando de virgens lunáticos.

          Octavio Filho

          21/04/2016 - 19h47

          Não adianta dar uma de pragmático. Isto vc não é. Pois se fosse, votaria nos candidatos de esquerda. Vou dizer porque acho que o seu pensamento não condiz com a realidade. Se todo simpatizante de esquerda fosse radical e inocente, o PSOL seria o partido de maior bancada, tanto na câmara como no senado. Eles sim, encarnam a esquerda utópica. O PT nem tanto. Dizer que todo político de esquerda é um santo, não tem cabimento. Pois nenhum ser humano é santo. Agora, é o que nós temos. Seres humanos, com todas as suas falhas, sendo deputados, senadores etc. E vc e eu temos que eleger alguém. Se te satisfaz, escolha o menos pior. Este tipo de político, vc encontrará na esquerda. O pior dos piores vc encontrará na direita. Para o político ser ruim, não precisa nem estar metido em corrupção, apesar dos políticos da direita serem muito corruptos, apenas não são investigados. Basta ele defender uma causa que não favoreça as pessoas mais pobres, os cidadãos etc. Os políticos estão bem de vida? É claro sim, independentemente do partido. E se, eu ou vc fosse eleito, também estaria. O mesmo podemos dizer do judiciário. Por que defendemos os políticos de esquerda? Nos simplesmente não defendemos estes políticos. Defendemos a causa que estes políticos representam. Mas sem eles no governo, estas causas não seriam postas em prática. Ou vc acha que seria a oposição que as colocaria?

          Os jornalistas dos blogs sujos vivem (ganham dinheiro) de fazer reportagens. Pelo menos alguns. Nós sabemos disto. Da mesma forma de quem trabalha na grande imprensa. Nós não estamos sendo enganados por isto. É um trabalho com outro qualquer. E o trabalho deles tem o nosso apoio.
          Vc faz muitas críticas à esquerda. Vc também visita os blogs da direita? Os revoltados on line etc …Também faz críticas a eles.

          Talvez vc seja anarquista. Conheço pessoas que são assim. Não vejo nenhuma coerência intelectual nesta turma. Como vc mesmo pensa, a vida não é um conto de fadas. Por isto, temos que ter uma posição. E a minha vc já conhece. Mas a sua eu não conheço.

          Nós não nos achamos o “certo” e muito menos o “errado”. Reconhecemos que há erros no PT, PSOL e outros. Só que no momento estamos defendendo o básico da democracia. Quando esta turbulência política, causada pela direita, passar, poderemos voltar a fazer críticas construtivas à esquerda, de forma a alcançarmos as políticas necessárias para melhorar a vida do povo brasileiro. Mas, infelizmente, em razão do baixo nível político da direita, somos obrigados a lutar pelos direitos mais básicos, que pensávamos já estar consolidados.

          theDarkbozo

          21/04/2016 - 09h24

          Caramba cara, agora fiquei com solidarizado contigo. Passa o numero ae da sua conta que vou fazer uma doação. Meus amigos são pobres, eles nao jogam, tão trabalhando pra manter a familia? Algum problema nisso? Você acha que eles não tem dignidade? Que eles não tem intelectuo pra te acompanhar? Seu facista. Você se acha melhor só pq é branco?

          renato andretti

          21/04/2016 - 12h06

          Tenho 56 anos. três filhos, moro na vila de minha cidade..330 mil habitantes.
          cep 84060180.
          Tenho nome como voce vê.
          Não estou na CHINA.
          Estou no Brasil..
          Sou socialista.
          Estou vivo logo, estou aprendendo.
          E só devolvo o comentário pois acredito, que
          você está na linha do que chamamos, “quero aprender”,
          mesmo vindo com uma bagagem, de conhecimento.
          Isto é muito importante, meu JOVEM, (minha mãe me chame de
          meu jovem, (86 anos)).
          Não pense você meu querido, que somos insensíveis..
          Somos abertos ao dialogo, mas aqui quando você escreve, colocando
          sua posição em linha de frente…marcando território….fecha todas as
          possibilidades de dialogo…merecendo só o desrespeito a a galhofada.
          TODOS, quem vem aqui quer aprender..
          História da China, de Cuba, dos EUA, da Grécia, Roma e outros, pois é o que temos, o PASSADO..
          O futuro será criado pelos vivos, JOVENS E VELHOS…para nossas
          crianças..
          Se nossas crianças forem todos de DIREITA, não haverá guerra..
          Se de esquerda, não haverá guerra…
          Será um MUNDO…..” feliz”…
          Aprenderemos juntos com tudo..pode ter certeza…
          O jovem é aquele que tenta chegar a Velhice.
          O velho, tenta chegar ao fim..
          O jovem, tem um caminho…
          O velho já percorreu.
          O velho já escreveu um livro, plantou arvores, e educou seus filhos
          em ESCOLA e UNIVERSIDADE PUBLICA .
          O VELHO, tem consulta grátis no posto de saudê, ao lado de casa.
          O velho tem acesso a informação através da internet.
          O velho compra livros, com o dinheiro de sua aposentadoria.
          O velho só tem o segundo grau.
          O Velho cuida de sua mãe e de sua sogra.
          O velho já perdeu o amor de sua vida.
          O velho vai segurar a bandeira vermelha, pois acredita que outros
          podem ter oportunidades, mesmo que tenham o ponto de partida
          diferente de poucos.
          O velho acredita que o SAL DA TERRA, é o que faz a diferença.
          O velho acredita que seu representante maior é Revolucionário.
          O velho acredita em UTOPIAS, ela é a esperança que move seu coração.
          O velho é contra a violência, e contra a direita..
          O velho tem carteira assinada desde os 16 anos.
          O velho é o velho..tão velho quanto o velho que se transformarão todos
          os jovens….alguns não terão este privilégio…
          Principalmente os negros, pobres, desvalidos, a semente jogada na
          pedra..
          A semente que não nasce na terra fértil…
          Queremos plantas verdes e formosas em nossa sociedade, se não tivermos a capacidade de trazer irmãos para um lugar melhor, para que
          tenham educação…não adiantará irmos para igreja e darmos esmolas na saida.. e depois ir comer macarrão com frango e ir assistir o FAUSTÂO.
          Um abraço por enquanto..

          renato andretti

          22/04/2016 - 00h38

          Sou declaradamente NEGRO..
          Deixei passar isto..Sorry.

        Claudemir nelson da silva

        22/04/2016 - 16h13

        Parabéns! Como criacionista posso dizer o que esta escrito que é muito similar a tua postagem: Gênesis 6:6: “então, se arrependeu YHWH de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração”? – Bem.. se “Deus” não se arrependeu de ter feito um verme, uma barata ou o cocô do verme do rato, mas o homem pelo fato evidenciado, quer seja por palavras ou ações.

      Jeferson Paz das Neves

      21/04/2016 - 01h15

      Tem gente q acredita em papai noel. E querem tirar seu vermelho amedrontador sem saber que essa cor vem da coca cola. Grande símbolo capitalista. E que seu presidente se orgulhou no final dos anos 1990 de essa empresa fazer com que nos e.u.a se bebia mais coca que água potável. Em 240 anos dos e.u.a duas dezenas de anos esse país terrorista não esteve envolvido em conflitos internacional. Seu principal produto de exportação chama-se GUERRA!

        theDarkbozo

        21/04/2016 - 01h24

        Eita cara, tu falou mas não respondeu o que eu perguntei. To querendo manjar das historia que nem vocês.

          Jeferson Paz das Neves

          29/08/2016 - 16h18

          Ler muito e formar visão critica, debater. Bons livros de Historia e Filosofia estão por aí. Hobsbawm, Eduardo Galeano, Leo Huberman, Gilberto Freire, Sergio Buarque de Holanda, Darcy Ribeiro etc. Só pra iniciar…

      Octavio Filho

      21/04/2016 - 08h55

      Já repararam que a maioria destes “jenios” da históriar, seguidores do historiador, filósofo, astrólogo, vidente, mágico entre outras coisas, Marco Villa, não colocam o seu nome para fazer críticas? Eles estão envergonhados por terem votado no Aécio.

      O que tem isto tem a haver com que foi dito acima? Quer dizer que toda a guerra fomentada pelos EUA devem ser desculpadas porque na história houve casos de práticas desumanas por outros país? Ele defendeu a URSS ou a China? Se existiram países ditos comunistas (que de comunistas não tinham nada) que cometeram arbitrariedades, isto desculpa a política americana? E o cômico, é que são pessoas iguais a vc (extrema-direita) que defendem o tipo de desenvolvimento chinês, quando querem dar exemplo de país em desenvolvimento. Onde parte da população passa fome, para que haja um desenvolvimento econômico pujante para outra.
      Este discurso ultrapassado, onde não se pode criticar a política americana, sem ser taxado de comunista, não leva o país a nada. Todo país tem o seu interesse próprio. E muito deles já intervieram em outros países. Mas, na atualidade, o país que continua fazendo isto declaradamente é os EUA. O povo americano também sofre com a sua política externa. Os grandes grupos financeiros, que sustentam estas guerras, também fazem políticas que causam desgraça ao povo americano.


Leia mais

Recentes

Recentes