Foto: Paulo Pinto/ Agência PT
RESOLUÇÃO POLÍTICA
Reunido no dia 19 de abril de 2016, em São Paulo, o Diretório Nacional do PT aprovou a seguinte resolução política:
A admissão do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados representa um golpe contra a Constituição. Viola a legalidade democrática e abre caminho para o surgimento de um governo ilegítimo. Escancara, também, o caráter conservador, fundamentalista e fisiológico da maioria parlamentar eleita pelo peso do poder econômico e de negociatas impublicáveis.
As forças provisoriamente vitoriosas expressam coalizão antipopular e reacionária. Forjada no atropelo à soberania das urnas, aglutina-se ao redor de um programa para restauração conservadora, marcado por ataques às conquistas dos trabalhadores, cortes nos programas sociais, privatização da Petrobras, achatamento dos salários, entrega das riquezas nacionais, retrocesso nos direitos civis e repressão aos movimentos sociais. O programa neoliberal difundido pela cúpula do PMDB, “Uma Ponte para o Futuro”, estampa com nitidez várias destas propostas.
A coalizão golpista é dirigida pelos chefões da corrupção — trabalhados por setores incrustados nas instituições do Estado, no Judiciário e na Polícia Federal –, da mídia monopolizada e da plutocracia, como deixou clara a votação do último domingo. Presidida por Eduardo Cunha — réu em graves crimes de suborno, lavagem de dinheiro e recebimento de propina — a Câmara dos Deputados foi palco de um espetáculo vexaminoso, ridicularizado inclusive pela imprensa internacional. O Diretório Nacional reitera a orientação da nossa Bancada para prosseguir na luta pelo afastamento imediato do presidente da Câmara dos Deputados.
O circo de horrores exibido no domingo reforça a necessidade de uma reforma política e da democratização dos meios de comunicação.
Subjugada por pressões e traições patrocinadas por grupos políticos e empresariais dispostos a recuperar o comando do Estado a qualquer custo, a maioria parlamentar tenta surrupiar o mandato popular da companheira Dilma Rousseff para entregá-lo a um receptador sem voto. Uma presidenta eleita por mais de 54 milhões de votos, que não cometeu qualquer crime e contra a qual não pesa nenhuma acusação de corrupção. O Partido dos Trabalhadores manifesta irrestrita solidariedade à companheira Dilma Rousseff, contra as mais diferentes formas de violência que vem sofrendo.
O Partido dos Trabalhadores saúda todos e todas parlamentares e governadores que se mantiveram firmes contra a farsa e o arbítrio. Cumprimenta também o presidente, dirigentes e os/as parlamentares do PDT por sua postura digna e combativa. E expressa seu reconhecimento aos/as deputados/as que tiveram a valentia de afrontar o pacto de seus próprios partidos diante da conspiração comandada pelo vice traidor Michel Temer e seus sequazes.
Apesar de minoritária na Câmara, a resistência antigolpista cresceu formidavelmente nas últimas semanas, retirando o governo da situação de defensiva e cerco em que antes se encontrava. E a resistência ampliou-se qualitativamente, com a firme participação de jovens, intelectuais, juristas, artistas e dos mais diversos setores da sociedade e dos movimentos populares.
O Partido dos Trabalhadores congratula-se com os homens e mulheres que participam da campanha democrática, muitos dos quais com críticas à administração federal, destacando o papel organizador e unitário da Frente Brasil Popular, aliada à Frente Povo sem Medo, que participam da luta democrática e que avaliam novas formas de luta popular.
Também reconhecemos a vitalidade dos movimentos sociais, a abnegação e a combatividade de nosso aliado histórico, o Partido Comunista do Brasil.
Prestamos igualmente nosso respeito, entre outras agremiações, ao Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL) e ao Partido da Causa Operária (PCO), que têm sido oposição aos governos liderados pelo PT, mas ocupam lugar de vanguarda na defesa da democracia.
Fazendo autocrítica na prática, o Partido dos Trabalhadores tem reaprendido, nesta jornada, antiga lição que remete à fundação de nosso partido: o principal instrumento político da esquerda é a mobilização social, pela qual a classe trabalhadora toma em suas mãos a direção da sociedade e do Estado.
Perdemos apenas a primeira batalha de um processo que somente estará finalizado quando as forças populares e democráticas tiverem derrotado o golpismo. Conclamamos, assim, à continuidade imediata das manifestações e protestos contra o impeachment, sob coordenação da Frente Brasil Popular e da Frente Povo sem Medo, dessa feita com o objetivo de pressionar o Senado a bloquear o julgamento fraudulento autorizado pela Câmara dos Deputados.
Um evento simbólico e incentivador nessa direção pode ser a realização de jornadas de luta em todo o País, culminando com um 1º. de Maio unitário de repúdio ao golpe, defesa da democracia e de bandeiras da classe trabalhadora.
O Partido dos Trabalhadores recomenda à presidenta Dilma Rousseff que proceda imediatamente à reorganização de seu ministério, integrando-o com personalidades de relevo e representantes de agrupamentos claramente comprometidos com a luta antigolpista, além de incorporar novos representantes da resistência democrática.
Também indicamos que o governo reconstituído deve dar efetividade aos projetos do Minha Casa Minha Vida, das iniciativas a favor da reforma agrária, bem como de medidas destinadas à recuperação do crescimento econômico, do emprego e da renda dos trabalhadores.
O Partido dos Trabalhadores jogará todas as suas energias, em conjunto com os demais agrupamentos e movimentos democráticos, estimulando os Comitês pela Democracia e contra o Golpe. Em cada cidade e Estado, em cada local de trabalho e estudo, vamos nos mobilizar para deter a aventura golpista e defender a legalidade, exigindo que o Senado respeite a Constituição.
Se a oposição de direita insistir na rota golpista, reafirmamos que não haverá trégua nem respeito frente a um governo ilegítimo e ilegal.
São Paulo, 19 de abril de 2016.
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.
RESOLUÇÃO SOBRE TÁTICA ELEITORAL
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores orienta os Diretórios Municipais a não realizarem Encontros de definição de tática eleitoral de candidaturas, em especial, nas cidades consideradas prioritárias.
São Paulo, 19 de abril de 2016
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
Resolução específica sobre alianças
O Diretório Nacional reforça a orientação em curso no PT do Rio de Janeiro para construir uma candidatura unificadora do campo democrático-popular para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro.
MOÇÃO À JEAN WILLYS
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores se solidariza com o deputado Jean Willys do PSOL (RJ), ora atacado por forças obscurantistas das mais retrógradas.
O Diretório Nacional do PT, através de sua Bancada, dispõe-se a toda ação comum necessária à sua defesa.
São Paulo, 19 de abril de 2016
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
Dario Bordin Lenci
20/04/2016 - 07h11
Deu para perceber que o Lula e o pete estão com um apoio popular incrível né? Desde domingo uma maré vermelha tomou conta das ruas, estradas e campos paralisando todo o país em represálias ao impeachment kkkk
Não adianta mais chorar pete agora a voz que se escuta por todos os cantos do Brasil é
TCHAU ? QUERIDA KKKKK
Carlos Lenz
19/04/2016 - 22h52
Estou esperando isso há muito tempo: o PT abandonar as alianças com a direita e assumir chapas esquerdistas puro-sangue. Para se aliar com a centro-direita só existiu um confiável, José de Alencar, que ascendeu de baixo na vida e portanto sabia reconhecer o tamanho da nossa pirâmide social.
Como isso não vai se repetir é preciso que o PT, que ainda tem maior capilaridade e alguns quadros muito bons como pudemos ver nos últimos dias, junte forças com os outros partidos de esquerda para construir um eleitorado progressista, parceiro de uma escalada civilizatória através política (que outra forma há?). Não adianta achar que por adotarmos o presidencialismo conseguimos eleger o presidente e tendo apenas 1/5 do congresso governar com os fisiologistas; estes só não aprovam o parlamentarismo porque do jeito que está cada ano exigem mais emendas e indicados.
Precisamos de um bloco de esquerda com contato constante com o povo e não a burocracia que o PT se tornou. Lamento dizer mas a conciliação lulista, embora seja responsável por um inegável salto na qualidade de vida dos remediados, não vai levar o país à efetiva prosperidade, pois falta combatividade para enfrentar a Casa Grande e está já mostrou que está disposta a ir às últimas consequências. Precisamos eleger bancadas fortes no congresso, tanto em número como em caráter.
Finalmente, é necessário que esse discurso se torne prática nas próximas eleições.
rita de cassia c.colacique
20/04/2016 - 07h48
É preciso que se vote com coerência na hora de escolher deputados e senadores. De nada adianta um presidente de esquerda se continuarmos tendo um Congresso cada vez mais reacionário e de extrema direita!
André Luis Schuler Silva
20/04/2016 - 10h36
Essa seria a solução num mundo ideal, mas enquanto não enfrentarmos a reforma política e regulação da mídia, é impossível, pois por mais que se invista em educação uma mídia como temos hoje inviabiliza qualquer projeto de sociedade que não seja o defendido por eles.
Adansil da Selva
19/04/2016 - 22h49
ESTA MALDIÇÃO CHAMADA DE REDE ESGOTO, É A PORTA-VOZ DOS INFERNAIS CAPITALISTAS, DESUMANOS E EXPLORADORES. ESTA REDE ESGOTO, É PODRE EM TODOS OS SENTIDOS. NA DITADURA, ERA O MAIOR DEDODURO, QUE ACUSAVA, CONDENAVA E DEPOIS CINICAMENTE, COMO ERA A ÚNICA PORTA VOZ DAQUELE MALFADADO GOVERNO, VINHA BAJULANDO E MOSTRANDO AS MARAVILHAS QUE ERA A ASSASSINA DITADURA DOS MILITARES. ASSIM SEMPRE AGIU ESTA DESGRAÇA NACIONAL, QUE NA VERDADE É SÓ UM RAMO DISFARÇADO DA TIMEWARNER. DAÍ TRABALHAR INCESSANTEMENTE PELO GOLPE, QUE SE DESSE CERTO, ESTARIA ENTREGANDO DE BANDEJA AOS YANKES IMUNDOS, A PETROBRAS COM TODA A SUA TECNOLOGIA EXCLUSIVA E ÚNICA DE EXTRAÇÃO EM ÁGUAS PROFUNDAS E TODO O GINGANTESCO PRÉ-SAL, DE ONDE JÁ SÃO EXTRAÍDOS MAIS DE UM MILHÃO DE BARRIS/DIA A BAIXISSIMO CUSTO, ENQUANTO OS YANKES ESTÃO INUNDANDO O SEU TERRITÓRIO, INCLUSIVE O SUBSOLO, COM OS POLUENTES ORIUNDOS DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE XISTO. DAÍ VEM O DESESPERO DOS YANKES PELO INESTIMÁVEL E INCALCULÁVEL PRÉ-SAL, QUE ESTA MALDIÇÃO INTITULADA REDE ESGOTO, QUER ENTREGAR DE MÃOS BEIJADAS AO SEU SENHORIO, CUSTE O QUE CUSTAR. JÁ ESTA PASSANDO DA HORA DE NÓS BRASILEIROS NOS LIVRARMOS DE UMA VEZ POR TODAS, DESTA EMISSÔRA MALÉFICA E DEMONÍACA, QUE TEM O DESCALABRO DE USAR UM MAFIOSO E SUA GANG, PARA DESTRUIR ESTE PAÍS.
Adansil da Selva
19/04/2016 - 22h48
OS PASTORES POLÍTICOS, PELO QUE VEMOS, DEFINITIVAMENTE, DEIXARARAM DE SERVIR A DEUS, DESDE QUE ACEITARAM ENTRAR NA POLÍTICA, PELAS MÃOS IMUNDAS E PECAMINOSAS DESTE EDUARDO CUNHA, QUE ACHA QUE COMPRANDO A CONSCIÊNCIA DESTES OPORTUNISTAS DA RELIGIÃO, ESTA LUDIBRIANDO TAMBÉM A DEUS. ORA, ESTES AINDA PRETENSOS PASTORES, SABIAM QUE O DINHEIRO SUJO DESTE SENHOR, ERA E É FRUTO DA CORRUPÇÃO, MAS MESMO ASSIM O ACEITARAM, PARA SE ELEGEREM. ASSIM SENDO, VENDERAM ATÉ AS SUAS ALMAS PARA ESTE SER DEMONÍACO E COMPLETAMENTE SEM ESCRÚPULOS, A QUEM HOJE, INFELIZMENTE, SERVEM FIEL E CEGAMENTE. ESTES HOMENS QUE AINDA SE DIZEM RELIGIOSOS, ESTÃO SIMPLESMENTE, EM DESACORDO COM TUDO O QUE ENSINA A BÍBLIA E COM O QUE ELES PRÓPRIOS SEMPRE PREGARAM. HOJE ESTES SENHORES JÁ NÃO PASSAM DE MEROS E RÉLES POLÍTICOS, JÁ NÃO PODEM E NEM MERECEM MAIS, SEQUER, SEREM CHAMADOS DE PASTORES, POIS OFENDEM A ESTA TÃO NOBRE TAREFA DE PREGAR O VERDADEIRO EVANGELHO, POIS ESTÃO, ERRONEAMENTE, SERVINDO A DOIS SENHORES, A DEUS E AO DIABO SIMULTANEAMENTE, COMO SE ISSO FOSSE POSSÍVEL E SE QUER ADMISSÍVEL E ACEITÁVEL. AO SERVIREM A ESTE SER DEPRAVADO E CORRUPTO, ESTÃO COMPACTUANDO E ASSIM TAMBÉM PRATICANDO OS MESMOS PECADOS DELE E SENDO ASSIM, JÁ NÃO PASSAM DE MEROS SERVIDORES DO DEUS DINHEIRO, O VIL METAL, QUE CORROMPE, DESVIA E ESCRAVIZA A ALMA. E MAIS, ESTES POLÍTICOS BLASFEMADORES, AO COMER NAS MÃOS DE UM SER TÃO ABOMINÁVEL COMO ESTE SR EDUARDO CUNHA, SE ESQUECEM ATÉ, DOS COMPROMISSOS PELO QUAIS FORAM ELEITOS, QUE SÃO OS DEVERES PARA COM A PÁTRIA E PARA COM A DEMOCRACIA, POIS SIMPLESMENTE, SEGUEM SERVILMENTE, APENAS AO SEU AGORA SENHOR, O MAFIOSO INESCRUPULOSO E DIABÓLICO, EDUARDO CUNHA, O HÁBIL MANIPULADOR DE ALMAS E MENTES E MAIS QUE ISSO, O AGENTE GLOBAL DOS INFERNOS.
rita de cassia c.colacique
20/04/2016 - 07h49
Rasgaram a Bíblia e a Constituição “em nome de Deus “
Ur Bano Silva Filho
19/04/2016 - 22h22
PT, LULA, DILMA etc são os verdadeiros responsáveis pela atual situação. O PIG desancou o PT 24 hs por dia nos dois últimos anos e não houve reação ‘a altura. Há muito tempo jornais, revistas, TV repetem ‘a saciedade : o PT é o maior ladrão que este país já teve… petralhas .. petralhas.. petralhas.. AGORA INÊS É MORTA. Grande parte do povão acredita que o PT é o partido mais ladrão que existe. Será que é mesmo?? Pela ausência de reação, tb acho que sim!
Alexandre Moreira
20/04/2016 - 01h07
Você tem consciência da manipulação, tem acesso a o cafezinho e provavelmente a outras fontes isentas, e mesmo assim não é capaz de formar a sua própria opinião. Me desculpe mas você é um completo imbecil.
Manino Danado
19/04/2016 - 22h20
Partidinho nojento de quinta categoria. PT de bosta! Governo de merda! Arruinou o pais. Bando de desgraçados! Malditos golpistas. Covardes, cretinos. Que o demônio venha buscar vcs, suas aves de rapina. Estão acabando com o Brasil com essa incompetência. Não sabem gerenciar PORRA NENHUMA. Governinho de merda. Golpistas são vcs, Seus sujos. Quem são vcs pra querer falar em corrupção e forças ocultas? GOLPISTAS DO PT, GOLPISTAS, PORCOS, CANALHAS!
Giordano
19/04/2016 - 23h28
1 canalha + 1 canalha = 2 canalhas. Por que no te callas, canalha?
Sérgio Silveira
20/04/2016 - 00h20
Ué, a sessão da vergonha já não acabou?
O que nos deixa feliz é que seu ódio te consome dia a dia!
E capaz de vc não chegar até final do ano…rsrs
Fabiana
20/04/2016 - 00h42
País de merda era o que tinha crianças morrendo por causa de fome, que seus jovens eram excluídos do acesso as universidades. País de merda é o que teremos com a dupla dinâmica de gangters Temer – Cunha .
Ur Bano Silva Filho
20/04/2016 - 06h18
E quem é que sabe gerenciar o Brasil, seu “filho de uma ronca e fuça” o FHC?? o SERRA?? o Aécio?
Apolônio
19/04/2016 - 21h54
Pedir eleições novamente para presidente é bizarrice , é fugir da luta. Dilma não cometeu nenhum crime, portanto, temos que ir à luta. Verdadeiros idealistas e patriotas, não se ajoelham, caem de pé ! Isso é jogar água fria na militância. Qualquer estudante de direito, sabe que uma norma que mexe com a legislação eleitoral, só pode entrar em vigor um ano antes da eleição. Então eleição para outubro para presidente é inconstitucional. Outra coisa mais, a oposição não vai concordar com a tal ideia. Então vamos parar de ser ingênuos. A oposição tem maioria suficiente para barrar qualquer tentativa nesse sentido, inclusive, nas duas casas, pois, isso não é conveniente para ela. Isso é bobice e bizarrice. Devemos parar com essa cultura no Brasil de querer sempre achar um jeitinho. Golpe é golpe, a resposta é muita discussão com o povão do que está acontecendo e suas consequências e povo na rua.
Fabiana
20/04/2016 - 00h34
apoiado
Ricardo Oliveira
19/04/2016 - 21h23
Nossa! Quem escreveu esse documento? O Zé Cardozo ou a propria Dilma. Descobriram aquilo que aqui estamos gritando ha dois anos!!
Vão questionar no STF a ausencia de crime de responsabilidade? Vai demitir o Zé Cardozo, maior responsavel por dexar a situação chegar onde chegou?
Ou a Dilma vai insistir em fazer discursos que ninguem vê?
Se houvesse impeachment por incompetencia politica acho que eu teria que concordar.
Antonio Passos
19/04/2016 - 21h19
É preciso avisar aos afoitos que estão querendo eleições, que isto é barganhar com o golpe. Só existe uma alternativa democrática e constitucional, DERROTAR o golpe.
renato andretti
19/04/2016 - 21h09
MEUS QUERIDOS..
Hoje entristecido, pedi uma palavra que acalentasse
meu coração..
Pedi a DEUS..como cidadão..
ACHEEEEEIIIIIIII !!!!!!
SALMO 35 (34)
Prece de um justo perseguido..
Biblia de Jerusalem..
Obrigado Senhor, pela palavra VIVA..
Talita
20/04/2016 - 01h12
Tenho lido e refletido sobre o Salmo 90 ou 91, ele também é uma oração contra a perseguição. Faço a prece todos os dias pelo povo e pela democracia do Brasil.
Talita
20/04/2016 - 02h22
Renato, acabei de ler o Salmo 35 (34) e realmente ele reproduz uma força muito grande contra a perseguição, o desânimo, o desalento. Vou continuar orando este salmo todos os dias também. Para quem quiser lê-lo:
https://www.bible.com/pt/bible/211/psa.34.ntlh