Menu

Podemos divulga duro manifesto contra o golpe no Brasil

(Foto: mobilização antigolpe em Brasília. Crédito: Flickr Mídia Ninja). O Podemos, a nova esquerda espanhola, foi direto ao ponto: “Consideramos imprescindível que se respeite a vontade do povo brasileiro, que reelegeu a Presidenta Dilma em 2014, ou que se modifique esse mandato pela única via democraticamente aceitável: vencer nas urnas.” Obrigado, Podemos! *** No site […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: mobilização antigolpe em Brasília. Crédito: Flickr Mídia Ninja).

O Podemos, a nova esquerda espanhola, foi direto ao ponto: “Consideramos imprescindível que se respeite a vontade do povo brasileiro, que reelegeu a Presidenta Dilma em 2014, ou que se modifique esse mandato pela única via democraticamente aceitável: vencer nas urnas.”

Obrigado, Podemos!

***

No site do Podemos.

COMUNICADO DE PODEMOS SOBRE A PREOCUPANTE SITUAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL

No dia de ontem, o Congresso do Brasil aprovou a abertura do processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff

Nos últimos anos, a sociedade brasileira empreendeu uma intensa luta contra a praga da corrupção que afeta seu país. Em meio à avalanche de casos que vieram à luz e que envolvem diversos partidos e empresas, a Presidenta não se viu implicada em nenhum deles, e não há suspeita fundamentada, nem prova alguma de que tenha se apropriado de um só real por vias irregulares, nem de ter aceito nenhuma propina. Por outro lado, 60% do atual congresso brasileiro, sim, tem casos abertos de corrupção, e o próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está acusado de evasão fiscal, por ter três contas na Suíça, e de ter aceitado subornos da Petrobras.

Na mesma linha expressa pelo Secretário-Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), nós, de Podemos, compartilhamos a preocupação ante essa grave situação, em que a Presidenta democraticamente eleita está sendo condenada por um Congresso doente de corrupção e claramente orientado por intenções espúrias. Não existe hoje nenhuma acusação de caráter penal contra a presidenta. A acusação de má gestão das contas públicas, escassamente desenvolvida ontem pelos congressistas brasileiros, não foi avalizada pelo Tribunal de Contas da União e não justifica, portanto, um processo de destituição como o que se constituiu.

Além disso, como também aponta a OEA, a ruptura institucional que se está consolidando contra a Presidenta Rousseff não só é um procedimento de duvidosa legitimidade, mas contraria sem fundamento algum o caráter presidencialista do sistema constitucional brasileiro. Tentar a destituição por meio de um impeachment, com base numa mudança da correlação de forças dentro da coalizão governamental, violenta o fundamento e o mandato democrático obtido nas urnas pela Presidenta Rousseff.

Consideramos imprescindível que se respeite a vontade do povo brasileiro, que reelegeu a Presidenta Dilma em 2014, ou que se modifique esse mandato pela única via democraticamente aceitável: vencer nas urnas.

Após uma década de importantes progressos sociais no continente, dos quais o Brasil foi um dos grandes protagonistas, com o desejo de deixar atrás um longo histórico de golpismo, intervenções e ingerências na região, nós, de Podemos, confiamos em que o Brasil, como toda a América Latina, continuará ganhando em autonomia democrática e não ressuscitará tristes fantasmas, que acreditávamos enterrados nos anos escuros da história. O caminho golpista e as vulnerações dos parâmetros democráticos, nos últimos anos, na Venezuela (2002), Honduras (2009) e Paraguai (2012) são precedentes que convocam a manter-se alerta.

Nós, de Podemos, solicitamos, por isso, ao Governo da Espanha e a todas as forças políticas e sociais, que demonstrem seu compromisso com a estabilidade das instituições democráticas, e a solidariedade e o respeito à vontade soberana expressa nas urnas pelo povo irmão do Brasil. A imprescindível luta contra a corrupção e por um país mais transparente e mais justo não pode nem deve ser utilizada por interesses espúrios, como um aríete contra a legitimidade das instituições e contra o império do princípio democrático.

Tradução: Brigada Herzog.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jó Ge

20/04/2016 - 04h36

Vai ter Olimpíada! Pelas contas de Renan o julgamento do impeachment no Senado só deve ocorrer em setembro/16, portanto, após os Jogos Olímpicos, durante os quais o mundo inteiro estará olhando para nós, momento em que teremos a maior e melhor oportunidade de denunciar esse golpe parlamentar. A cada vitória brasileira gritaremos, Não Vai Ter Golpe!

marlene

19/04/2016 - 23h37

Caraco, estamos no olho do Golpe!
#TaTendoGolpe
#VamosBarrarOGolpe

Luís CPPrudente

19/04/2016 - 20h03

O mundo já sabe do golpe no Brasil, mas uma parcela do povo brasileiro não sabe por causa das famiglias mafiosas, sonegadoras e bandidas do PIG.

Eder Barbosa de Sousa

19/04/2016 - 18h36

Concordo contigo. O mundo já sabe do Golpe, e as olimpíadas podem ser suspensas ou boicotadas por todos que não aceitam mais golpe de Estado. Vamos defender a nossa fraca democracia denunciando a mídia golpista e corrupta como GLOBO, FOLHA DE S~~AO, ESTADÃO, VEJA, ÉPOCA, ISTO É ETC. O QUE A MÍDIA CORRUPTA BUSCA É NOSSO COFRE PÚBLICO QUE HOJE TEM QUASE 380 BILHÕES DE DÓLARES DE RESERVAS, ECONOMIZADO A DURAS PENAS PELOS GOVERNOS DE 2003 PARA CÁ. EM 2002 ULTIMO ANO DE FHC, ESTAS MESMAS RESERVAS ERAM APENAS 37 BILHÕES E SÓ EXISITIA EM RAZÃO DE DINHEIRO DO FMI QUE FHC CONSEGUIU PARA NÃO DEIXAR O COFRE ZERADO, DÍVIDA QUE LULA PAGOU. Que o mundo apoiem o povo brasileiro e que o Senado da República concerte a injustiça e a ilegalidade praticada por 367 picaretas na Câmara.

Mario Oliveira

19/04/2016 - 18h11

Se o golpe se concretizar creio que uma da saídas é o boicote às Olimpíadas.

    Mairton Barros

    20/04/2016 - 03h00

    Opa… Legal essa bandeira… Em caso de Consolidação do GOLPE…Imagine se diversos países boicotarem as Olimpíadas… Uhnnnn… Interessante e oportuna essa idéia!


Leia mais

Recentes

Recentes