Menu

Mobilização popular pode barrar o golpe no Senado!

Virada na opinião pública pode influenciar decisão no Senado, diz consultoria Na BBC Apesar de “provável”, a aprovação do impeachment pelo Senado não está garantida e pode ser influenciada por uma possível mudança no grau de apoio da opinião pública à saída de Dilma Rousseff como resultado do atual processo. A avaliação está no mais […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Virada na opinião pública pode influenciar decisão no Senado, diz consultoria

Na BBC

Apesar de “provável”, a aprovação do impeachment pelo Senado não está garantida e pode ser influenciada por uma possível mudança no grau de apoio da opinião pública à saída de Dilma Rousseff como resultado do atual processo. A avaliação está no mais recente boletim da Eurasia Group, uma das consultorias que tentam traduzir para clientes de várias partes do mundo a crise política e econômica enfrentada pelo Brasil.

“O governo tem obtido ganhos com a opinião pública na batalha contra o impeachment. (…) Enquanto todos os olhos estão voltados para as negociações no Congresso, a opinião pública pode ganhar um papel”, diz a nota.

Citando resultados do Datafolha, a consultoria sugere ainda que o apoio ao impeachment pode continuar caindo.

“Se o Palácio do Planalto e o PT forem capazes de continuar ‘martelando’ a mensagem de que o impeachment não é legítimo, focando-se em figuras do PMDB, como o presidente da Câmara Eduardo Cunha, o apoio ao impeachment, agora em 61%, poderia cair”, disse a nota, prevendo uma queda nesse apoio para abaixo de 60%.

Além disso, “os desdobramentos da Lava Jato ameaçam envolver a liderança do PMDB. Se o PMDB for afetado por alegações de corrupção nas próximas três semanas, isso pode reduzir ainda mais o apoio ao impeachment”, prevê a consultoria.

Os três políticos na linha sucessória da presidência são do PMDB. O vice Michel Temer, o presidente da Câmara Eduardo Cunha e o líder do Senado Renan Calheiros são lideranças importantes do partido que deixou a coalizão do governo e votou em massa a favor do impeachment.

Pesquisas de opinião vêm mostrando uma queda no apoio ao atual processo de impeachment, liderado na Câmara por Cunha e focado nas chamadas pedaladas fiscais.

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha em 10 de abril, de março para abril o percentual de entrevistados a favor do afastamento de Dilma Rousseff caiu de 68% para 61%. A rejeição a Michel Temer também é refletida na pesquisa mais recente que põe o apoio ao impeachment do vice em 58%.

“Isso sugere que estão funcionando os esforços do governo em desafiar o mérito da petição pelo impeachment baseado nas manobras de contabilidade. As diferenças regionais também estão ficando mais intensas. Enquanto no sul e no sudeste o apoio ao impeachment está em 66%, no nordeste está em apenas 48%, com 46% contra o impeachment”, diz a nota citando o Datafolha.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

FRS

02/05/2016 - 11h23

A enxurrada de comentários repreendendo a matéria não é por acaso. Por que sugerir um cenário completamente irreal? A quem querem ludibriar? O golpe estar em marcha e a todo vapor.

Jose Silva

20/04/2016 - 20h39

Só haverá reversão do quadro no Senado se de alguma forma ( não sei como ) os golpistas-mor ( que não é o Cunha, ele é apenas o psicopata escolhido para executar ) entenderem que ganharão mais dinheiro e poder sem o golpe. Todos sabemos que os responsáveis e patrocinadores do golpe são as grandes empresas de petróleo, energia etc e o governo americano.

Bule Verde

20/04/2016 - 18h39

acho que as matérias precisam ser realistas. Acha mesmo que confiamos em algo mais, depois do dia 17?! Claro que estamos nas ruas! Mas, não confiamos em STF. nem em mais nada… só nos resta como sempre as ruas, até onde a direita nos permitir, porque daqui a pouco vão fazer valer a lei antiterrorismo, aí vamos mesmo é para cadeia, se couber…

OSMAR MORAIS

20/04/2016 - 16h39

Alguém realmente ainda acredita nisso? Não tem mais volta, estamos remando contra a maré. Se depender do Senado o resultado vai ser o mesmo, e o STF como já disse Lula “acovardado”, e partícipe do golpe também.

ALGOPI

20/04/2016 - 00h04

O que me irrita é a ingenuidade de certos analistas: “Se o PMDB for afetado por alegações de corrupção nas próximas três semanas, isso pode reduzir ainda mais o apoio ao impeachment”. Sem chance. A Lava Jato é o componente principal do golpe. Parem com esse discurso moralistas do bem contra o mal…. Não existem objetivos de fim de corrupção na Lava Jato. Todos os elementos já demonstraram isso. Se depender disso, o golpe estará consumado.

    Luciano Henzel

    20/04/2016 - 08h21

    Concordo em número grau e gênero. A avaliação deve seguir por outro caminho. Este tipo de reportagem cria uma falsa ilusão e serve aos propósitos golpistas.

marlene

19/04/2016 - 23h43

Tanto quanto o STF e a Câmara, o Senado Federal, em sua maioria, vai ser golpista. Não alimentemos ilusões com aquela “casa”.
O GOLPE vai ser barrado nas ruas e com intervenção externa no Brasil.
O STF, pense! O STF é golpista e entreguista. Essa corte deveria guardar a Constituição Federal, mas os ministros, as excelências estão protegendo CUnha, o grande LADRÃO!

cvilela

19/04/2016 - 20h14

Boicote das Olimpiadas!!! Vamos fazer uma campanha especialmente aos países dos BRICs, Uma olimpiada sem Russia, China, Africa do Sul e India imaginaram o impacto político????

    Erich

    20/04/2016 - 03h30

    Totalmente de acordo! Não melaram a Copa e já não estavam querendo melar as Olimpíadas?

    OSMAR MORAIS

    20/04/2016 - 16h40

    Boa idéia!

João Paulo Vieira

19/04/2016 - 20h12

Isso seria possível se os movimentos coxinhas fossem realmente contra a corrupção. Sabemos que não é assim. Foi um movimento hipócrita que visou frear reformas sociais e agradar o Tio Sam que financiou mercenários como do MBL.

Onda Vermelha

19/04/2016 - 20h04

Eu não sei vocês, mas já assumi uma posição clara. Ela não é definitiva, mas o que acredito nesse momento. Sou radicalmente contrário a proposta “oportunista” da Marina, sempre ela, de realizar novas eleições presidenciais agora. Essa pauta não nos une, pelo contrário, só gera desagregação, e é pior coisa que poderia acontecer agora, e é o que nossos adversários mais desejam. Pela legalidade democrática! Se o Senado aprovar, por maioria simples, a Dilma será afastada por até 180 dias. E será provisoriamente retirada da Presidência mesmo sem ter cometido qualquer crime de responsabilidade. O governo Temer/Cunha que assumir já terá a pecha de ilegal e ilegítimo. Ao final do processo, se aprovado por 2/3, será definitivamente afastada, e inabilitada por 8 anos. A Dilma já disse que não vai renunciar em hipótese alguma. Que mantenha essa posição de forma irredutível! Já vi várias pessoas criticando o Senador Paulo Paim(PT-RS) e outros senadores, como o Randolfe(Rede) por propor novas eleições. Além de ser inconstitucional, ficaria a pergunta: seria uma eleição só para o cargo de Presidente ganho, legitimamente, nas urnas por Dilma? E para os demais governadores, deputados e senadores eleitos em 2014? E aí? A direita topa? Cunha toparia correr o risco de ficar sem mandato com a Lava-Jato no seu encalço? O PMDB teria candidato? Com Temer1%? E o PSDB tem alguém viável? Com Aécio/Alckmin/Serra? E tudo isso sem financiamento de campanhas políticas por empresas privadas, proibida pelo STF? Duvide-o-dó! E sem Reforma Política? Não caio nessa, nem recomendo que NINGUÉM fale em nome dos eleitores da Dilma a respeito. Deixem que os golpistas tentam justificar o injustificável: a quebra da ordem democrática. Enquanto isso, devemos aumentar a organização de comitês anti-golpe país afora e atos nas ruas, greves, desobediência civil e boicote aos anunciante do PIG, principalmente, Rede Globo e Veja. Até porque a indignação do povo está crescendo rapidamente, basta ver a rejeição de 62% do #TemerTraira. Pacificador? Pois sim! Ele não terá paz em momento algum! Quem está do lado da “legalidade”, não vai se bandear para o outro a essa altura. E se o Senado afastar a Dilma, devemos iniciar, imediatamente, uma campanha para que a comunidade internacional boicote os Jogos Olímpicos no Rio de janeiro até o restabelecimento legal de seu mandato. Já os atletas brasileiros estarão livres para fazer o mesmo segundo sua própria consciência. O golpe já foi denunciado ao mundo! Hoje mesmo a Dilma deu uma nova entrevista aos correspondentes estrangeiros no Palácio do Planalto denunciado o Golpe de Estado em curso. E, aparentemente, uma repórter me pareceu querer fazer essa vinculação, mas a Dilma não percebeu ou não quis assumir isso. Melhor assim, acho que essa iniciativa não deveria partir dela, mas da sociedade civil organizada. Muitos que somente ouviram faltar em golpe por livros de história, agora saberão ao vivo, e a cores do que se trata. Que ninguém se iluda! Essa resistência não será um passeio de domingo no parque! Quem disse que seria fácil? Quem pariu Mateus que o embale! Quem assumiu o risco do golpe de Estado que assuma as consequências pelos seus resultados! #NaoVaiTerArrego #AlutaComeçou

    Alex Lopes

    19/04/2016 - 21h19

    Maravilhosas ponderações…concordo com vc em grau, gênero e número! Apoio!!!!

    Dea Conti

    20/04/2016 - 01h38

    Ótima reflexão. Não pode ter arrego. Esse golpe está inteirinho programado, portanto não devemos nos iludir. Há um dito famoso e bastante oportuno: devemos ser pessimistas de razão e otimistas de vontade. Não vamos esperar o melhor, temos, pelo contrário, que esperar o pior, porque estaremos preparados, se ele vier. Todavia, essa espera pelo pior não pode nos desanimar. A questão é como organizar a resistência. Há movimentos sociais já estruturados e penso que devemos aproveitar essa peculiaridade. Proponho montar uma rede de informações, mediante a qual passaremos, uns para os outros, o que está sendo planejado, onde e quando irá acontecer. Tudo isso deve ser feito com urgência. Alguém tem alguma sugestão de como poderíamos montar essa rede?

Albert Fanon

19/04/2016 - 20h02

Serão necessárias mobilizações massivas , caso contrário a vaca irá para o brejo, pois choverão ainda mais dólares sobre os senadores “indecisos”. Se os americanos assumiram terem gasto U$ 5 bi para “preparar e formar” a oposição que deu o golpe na Ucrânia, imaginem quanto não estarão gastando aqui, pela importância estratégica do país na AL.

    Luis Marcos Salvador

    19/04/2016 - 20h29

    Nesse caso, defendo a tese de pedirmos socorro à China e Rússia para contrapor essa balança desfavorável.

      Dea Conti

      20/04/2016 - 01h40

      Luis Marcos, para isso teríamos que encontrar pessoas de peso, com legitimidade para fazer esse pedido.

Romualdo Moraes Neto

19/04/2016 - 19h56

Está aberta a temporada de caça aos coxebinhas nazistas.

Zeca Do Mato

19/04/2016 - 19h49

mobilização mortadelas amestrados

    João Paulo Vieira

    19/04/2016 - 20h14

    Será que o sr. viu o espetáculo grotesco da sessão do golpe? O que o motiva a continuar sendo tão, não há outro termo, babaca.

      Dea Conti

      20/04/2016 - 01h41

      João Paulo, vamos ignorar provocações baratas. Só vale a pena debates racionais, com exposição de argumentos.

      Bule Verde

      20/04/2016 - 11h51

      a direita foge das urnas como o capeta foge da cruz… nós, esquerdistas #SomoLoucosPorUrnas, é lá que mostramos nossa indignação #RespeitemMeuVoto

sérgio wendell

19/04/2016 - 19h33

Axo q esse povo na rua esta atrasado!!! deveria ter começado na segunda feira!!!

Alex Lopes

19/04/2016 - 18h42

Sou totalmente contra esse impeachment (GOLPE),mas na altura do campeonato acho meio improvável o Senado votar contra, mesmo o povo se mobilizando e opinião pública mudando por que na verdade a votação será mais uma vez política e no senado, assim como na câmara, a nova oposição é a maioria…essa conspiração esta sendo tramada por longa data e muito bem planejada, pena que o governo dormia e perdeu a hora…

Laucidio Rosa da Silva

19/04/2016 - 18h36

GENTE DEIXEM DE PENSAR NESSA, POIS O ESQUEMA ESTA MONTADO JA COMEÇOU AS DELAÇÕES NOVAMENTE AGORA VAI SER UMA SESSÃO DE ACUSAÇÃO SEM PROVA PARA ACELERAR O S SENADORES E ENGANAR OS BESTAS DO FORA DILMA,, DIGO UMA COISA A POPULAÇÃO TEM QUE FAZER IGUAL AO POVO DE GRECIA FRANÇA IR PRA CIMA E QUEBRAR O PAU, SENÃO VÃO SER ENGOLIDOS

Jorge Graciano Graciano

19/04/2016 - 18h29

Povo na rua e greve geral.essa é a receita.

Eder Barbosa de Sousa

19/04/2016 - 18h21

Quem sabe o senado salva o brasil da palhaçada.

    Onda Vermelha

    19/04/2016 - 20h12

    Não se iluda. Assisti agora a pouco a TV Senado, muitos parlamentares já falam abertamente em votar pelo Impeachment, quer dizer, golpe de Estado, sem mesmo terem analisado qualquer relatório. É como se a Presidente Dilma já tivesse sido destituída. Daí a pressa para afastá-la para evitar a virada da opinião pública…Só uma fortíssima reação popular a essa altura ou uma decisão, improvável, e corajosa do STF seriam capazes de mudar o rumo dos acontecimentos. Infelizmente, pela “clima” a comissão que irá afastá-la tem ampla maioria de oposicionistas.

      Eder Barbosa de Sousa

      19/04/2016 - 23h23

      VAMOS CONTINUAR LUTANDO! NÃO VAMOS SAIR DA RUA! O MUNDO VAI ISOLÁ-LOS.

    Bule Verde

    20/04/2016 - 11h53

    doce ilu$ão, outro banho de traiçõe$…

Zé Horacio Phips

19/04/2016 - 17h53

ressaca…
o povo nao aguenta mais..
Esqueça que multidoes vao continuar indo pra rua..
RESSACA…

    Almir Nunes

    19/04/2016 - 18h02

    Zé, o povo não aguentará é se essa corja assaltar em definitivo o poder. Todos à rua! Toma um Engov e vem nessa.

    Alex Lopes

    19/04/2016 - 18h47

    A vantagem agora é que as elites não irão mais para as ruas, agora as ruas serão só do povo…não podemos desanimar, apesar que no Senado a votação será também meramente política, nada diferente da Câmara!

      Dea Conti

      20/04/2016 - 01h48

      Alex, os verde-amarelo também tomaram certo gosto pelas ruas (aos domingos, claro), embora não tenham tradição. Não penso que vão ficar de só observando, se seus planos forem ameçados.

    Dea Conti

    20/04/2016 - 01h43

    Não conte com isso. A direita, sim, se cansa. A esquerda está acostumada e adora ir para as ruas: é sua vocação.


Leia mais

Recentes

Recentes