Menu

Secretário-geral da OEA rejeita o golpe e se preocupa com condução do processo

Foto: Mídia NINJA Secretário da OEA visita Dilma e se diz preocupado com processo de impeachment No Blog do Planalto O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (15), para manifestar a “extrema preocupação” da OEA sobre o pedido de impeachment. Em entrevista exclusiva […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Mídia NINJA

Secretário da OEA visita Dilma e se diz preocupado com processo de impeachment

No Blog do Planalto

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (15), para manifestar a “extrema preocupação” da OEA sobre o pedido de impeachment. Em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto, Almagro destacou as acusações pendentes contra parlamentares que decidirão o futuro do mandato de uma governante sobre a qual não recai nenhum tipo de crime.

“Estamos falando de uma situação na qual se dá ao contrário no mundo. Nós cremos que, desde o ponto de vista da probidade republicana e da essência, alguém pode julgar a indecência dos atos criminais, mas não pode ser ao contrário. Ou seja, nos preocupam os níveis de acusação, indagações e de imputações que existem pendentes ou em curso sobre membros do Parlamento, inclusive seu presidente”, disse, ao citar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. “Que eles julguem uma pessoa que não está imputada, nem indagada, nem acusada, estamos verdadeiramente em um mundo no qual os parâmetros éticos se subverteram completamente, e nos parece que esse tampouco é o caminho”, complementou.

Almagro também destacou que o impedimento de um presidente precisa necessariamente ter como justificativa “causalidades legais” e não apenas “maiorias circunstanciais” no Parlamento. Segundo ele, para que isso fosse possível, o Brasil deveria adotar o regime parlamentarista.

“Tampouco é o caminho ir por maiorias circunstanciais no Parlamento. E isso como validade de um processo político, isso não pode ser assim. Tem-se que ajustar à legalidade em primeiro lugar. O juízo pode ser político, mas as causalidades são legais e têm que ajustar-se a isso”, disse. “E se o constituinte brasileiro quisesse um regime parlamentar ou semi-parlamentar, teria colocado assim. Esse, claramente, não é o caso. A Constituição põe, claramente, quais são as condições que têm de ter as causalidades para ir por esse processo, e essas são bastante inconsistentes e nos trazem sérias dúvidas sobre a legalidade do processo”, enfatizou.

Após o encontro com a presidenta Dilma, que, segundo ele, se sentiu reconfortada com o apoio da OEA, Almagro conversou com jornalistas. Questionado sobre o que pode fazer a OEA em termos práticos, ele afirmou que a entidade tem que aguardar a evolução dos fatos. “Isso é algo que teremos que estudar à medida que avance a situação. Vocês conhecem a Carta Democrática da OEA e a possibilidade de sua utilização no momento em que um governo considere que há alterações em sua ordem política ou jurídica. Isso é algo que o Brasil ponderará, em seu momento, sua utilização ou não”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

MARCIO PEREIRA SANTOS

22/04/2016 - 17h30

PRIVATIZAÇÕES EM CURSO NO PAIS

POVO BRASILEIRO, VI UMA REPORTAGEM DA GLOBO QUE ME DEIXOU PERPLEXO, ONTEM DIA 21/04/ 2016, SOBRE UM POSSÍVEL GOVERNO GOLPISTA.

ONDE O ÂNCORA DO JORNAL NACIONAL AFIRMAVA QUE UMA DAS METAS NA SUA USURPAÇÃO DE PODER POR MICHEL TEMER SÃO : PRIVATIZACÕES PARA DIMINUIR O TAMANHO DO ESTADO BRASILEIRO ( PALAVRAS DE MICHEL TEMER AO JORNAL NACIONAL)

ACORDA POVO !VAMOS FICAR ESPERANDO ESTATAIS BRASILEIRAS SEREM ENTREGUES EM MÃOS ESTRANGEIRAS! CONVIDO TODO POVO BRASILEIRO, MAS TODO MESMO, CONTRA ESSA AFRONTA, POIS, TODOS NÓS BRASILEIROS PAGAREMOS, SEJA A FAVOR OU CONTRA ESSE GOVERNO QUE AÍ ESTÁ, COM ESSA ENTREGA DE EMPRESAS BRASILEIRAS,

ONDE FICAREMOS ESCRAVOS ÀS NORMAS DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS

E A DESTRUIÇÃO DO SOLO BRASILEIRO.

Fábio Brito

17/04/2016 - 04h36

ATENÇÃO: BOMBA!!! BOMBA!!! BOMBA!

DIANTE DA GRAVE CRISE PELA QUAL PASSAMOS, peço a todos que leiam este texto e que, caso concordem com ele, COMPARTILHEM COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E ENTIDADES POSSÍVEL.

Somente assim, faremos com que o conteúdo do texto chegue a um número grande de pessoas e venha a contribuir com o esclarecimento acerca dos acontecimentos recentes em nosso país.

Obrigado, Fábio Brito.

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/16/todo-poder-emana-do-povo-e-a-verdade-nos-libertara/

marcelo batista

16/04/2016 - 12h57

A redetolo e vejagolpe, são as grandes responsáveis pelo golpe. Sem elas os tucanoides estariam esperneando sem resultado.

VAMOS TIRAR O DINHEIRO DELES.

BOICOTE, aos produtos dos patrocinadors do PIG. sendo organizado terá efeito. este Mês a SEARA.,.


Leia mais

Recentes

Recentes