Menu

Direita golpista canta vitória antes da hora

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] (Foto: Show no Acampamento antigolpe em Brasília, 14/04/2016. Crédito foto: Flickr do Mídia Ninja). Análise Diária de Conjuntura – 15/04/2016 Às vésperas da votação que pode ou não consumar mais um golpe de Estado no Brasil, maior país da América Latina, as informações seguem truncadas sobre o resultado. A grande imprensa […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
(Foto: Show no Acampamento antigolpe em Brasília, 14/04/2016. Crédito foto: Flickr do Mídia Ninja).
Análise Diária de Conjuntura – 15/04/2016

Às vésperas da votação que pode ou não consumar mais um golpe de Estado no Brasil, maior país da América Latina, as informações seguem truncadas sobre o resultado. A grande imprensa amanheceu cantando vitória, anunciando que o impeachment já teria os 342 votos necessários à sua aprovação. Entretanto, o cenário permanece extramemente instável.

Segundo o Mapa da Democracia, um balanço feito por gente contra o impeachment, a situação está muito difícil para o governo: já há 333 deputados confirmados em favor do golpe, contra 140 deputados contra o golpe. E 39 indecisos. Os golpistas precisam de apenas mais 9 deputados, enquanto os legalistas precisam de 32. [/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]

***

Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita; ou abaixo da seção de comentários, se você estiver lendo pelo celular). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Qualquer dúvida, entre em contato com a Thamyres, no assineocafezinho@gmail.com, ou pelo whatsapp +5521993199917. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

O Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão realizada quinta-feira à noite, lavou as mãos. O que não é de todo mal, pois uma solução judicial não interessa tanto nesse momento. A derrota ou vitória do golpe precisa ser política. Derrotar o golpe apenas no STF não poria fim à crise. E uma vitória do golpe na Câmara, nos termos em que a coisa aconteceu, através de um relatório onde não se aponta nenhum crime de responsabilidade, num processo conduzido por um sujeito como Eduardo Cunha, mau caráter, autoritário e símbolo do que existe de mais corrupto e negativo na política brasileira, seria uma derrota moral incomensurável para a direita brasileira.

Movimentos sociais iniciaram, nesta sexta-feira, protestos mais nervosos do que em qualquer momento anterior, promovendo paralisações de toda ordem em várias partes do país.

Embora sempre seja bom ver que o povo se mobiliza para defender a democracia, o recrudescimento da tensão, somado ao tipo de gente que pensa em usurpar, sem passar pelo crivo do sufrágio universal, o poder da república, indica tempos sombrios à nossa frente, independente do resultado.

Quando uma sociedade experimenta uma cisão política tão profunda, sempre haverá o risco de confrontos físicos, e, horror dos horrores, de guerra civil.

A esta altura, já podemos elaborar alguns cenários do Brasil pós-golpe.

Teremos um governo Temer fraco, sem legitimidade, de um lado, e um campo progressista mais fortalecido – ironicamente – do que jamais esteve nos últimos 13 anos de governos do PT.

Para compensar a falta de apoio na sociedade, em especial junto à classe trabalhadora, sindicatos e movimentos sociais, o governo Temer terá de ser um governo submisso aos interesses mais egoístas do empresariado.

E terá de ser um governo truculento – esse é o maior receio de todos os que estão lutando contra o golpe: PMDB e PSDB rasgarão sua fantasia liberal e serão cúmplices pela instalação de um regime de força, uma nova ditadura?

Os governos Lula/Dilma foram efetivamente liberais em termos da liberdade de expressão. Mais que liberais: financiaram as mídias tradicionais, mesmo estas já agindo, inclusive confessadamente, como partido político.

Um governo Temer será democrático? Seria indesculpável ingenuidade achar que sim, achar que haverá qualquer apoio à diversidade de opiniões.

Só não precisamos ser tão pessimistas porque, independente do que aconteça, já surgiu na sociedade um grupo suficientemente numeroso e qualificado de cidadãos dispostos a lutar para a restauração da ordem democrática. A maioria da população, por sua vez, não ficará ao lado de um governo corrupto, autoritário e usurpador.

Entretanto, tudo isso são apenas especulações.

A democracia ainda pode ser salva até domingo. [/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

James Stewart

15/04/2016 - 19h38

A Seara apoia a Globo e anuncia nela seus produtos.

Abril é mês de boicotar a Seara:

https://goo.gl/J4euTj

Timoteo Batalha

15/04/2016 - 15h06

O grito do Ipiranga de Dom Pedro I, a primeira grande farsa da libertação brasileira!! A independência do algoz Portugal, feita sob as luzes teatrais refletidas do lago poético…sem povo! A Proclamação da República, outra “revolução” conveniente ao orgulho de uns poucos endinheirados…e o Brasil seguiu República de bananas, pois o povo NÃO ESTAVA LÁ! Grupelhos espancaram, torturaram e mataram o inicio de nossa (o povo brasileiro) conscientização…deu-se a partir de 1964…e quando o agora Povo Brasileiro começava a cortar as cordas, correntes e fios do pau-de-arara, então criaram outro teatro – a redemocratização pacífica – e iludiram o Povo Brasileiro com a trama da Constituição Cidadã em 1988…O Povo, voltou a ser povo! Com Lula e Dilma, o povo brasileiro voltou a respirar…ganhar lugar e ser reconhecido…disposto a esquecer seus algozes…no entanto, no segundo mandato de DILMA ROUSSEFF – democraticamente eleita pelo povo – mais uma vez fazem o povo cair, com soberba rasteira, com a mentira, com o engano. Então vem a hora, e agora é, em que o povo brasileiro VERDADEIRAMENTE há de se libertar !!! Já oferecemos o perdão e a anistia a nossos algozes – TODOS ELES: imprensa, militares, políticos, defensores de interesses de impérios – não devemos mais perdão a ninguém !!! Voltaremos a ser O Povo Brasileiro dos morros, dos valados, das esquinas, das escolas, dos hospitais…dos becos sem saída!!! Dessa vez, UM POVO SÓ!!! Sempre tentamos nos acomodar com a pecha de povo pacífico, e elegendo representantes fizemos nossas propostas e negociamos nossas perdas!! Diante de nós, agora, resta a Libertação! VAMOS NOS LIBERTAR !!!!!

    Francisco Luiz Valadares Peixo

    15/04/2016 - 15h29

    VAMOS REALMENTE NOS LIBERTAR, REINVENTAR O BRASIL, TRANSFORMAR ESTA NAÇÃO REALMENTE EM UMA NAÇÃO PARTINDO TUDO DA VONTADE POPULAR E NÃO SATISFAZENDO INTERESSES DE POUCOS QUE LEVAM O POVO APENAS A REFERENDAR O QUE JÁ FOI DECIDIDO. É O POVO É QUE PASSARÁ A DECIDIR. BASTA!. NOVAS INSTITUIÇÕES, NOVAS LEIS, NOVOS PARTIDOS, NOVO CONGRESSO, NOVOS GOVERNANTES.

Nelia

15/04/2016 - 14h40

Mesmo que nós, democratas, vençamos essa etapa, não creio que a Democracia estará de todo salva. A luta terá que continuar bem intensa e sem republicanismos para consolidação da Democracia e dos direitos sociais alcançados até aqui.

    AZ Botelho Paiva

    16/04/2016 - 17h54

    Pode contar comigo, mas somente em junho, que é quando eu volto das minhas merecidas férias em Paris. Combinado?


Leia mais

Recentes

Recentes