Menu

Políticos e intelectuais britânicos lançam manifesto contra o golpe no Brasil!

Renomados intelectuais e políticos de diversos pontos do Reino Unido se uniram e divulgaram um manifesto em apoio à luta contra o golpe no Brasil. Eles ressaltam a fragilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a importância de batalhar pela democracia em nosso país. Confira: Tentativa de remover Dilma Rousseff é antidemocrática […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Renomados intelectuais e políticos de diversos pontos do Reino Unido se uniram e divulgaram um manifesto em apoio à luta contra o golpe no Brasil. Eles ressaltam a fragilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a importância de batalhar pela democracia em nosso país. Confira:

Tentativa de remover Dilma Rousseff é antidemocrática

No Guardian.

Estamos extremamente apreensivos com os constantes esforços por parte de setores da oposição brasileira de direita para desestabilizar – e derrubar – um governo constitucionalmente eleito, por meio da tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Essa campanha tem envolvido manifestações em favor de uma “mudança de regime”, por meio da remoção da presidenta antes do término de seu mandato. Esta campanha tem até mesmo reivindicado abertamente uma intervenção militar para liderar um golpe de estado.

Há também uma campanha grosseira, que visa desacreditar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que Dilma planeja nomear como ministro em seu governo. O objetivo aqui parece ser não só remover Dilma, mas também impedir legalmente a potencial candidatura de Lula em 2018.

Enquanto isso, sindicatos e movimentos sociais vêm denunciando episódios de agressões físicas contra aqueles que apoiam o governo. Nós nos opomos a essa tentativa golpista, reiteramos o apoio dado ao Brasil pela União de Nações Sul-Americanas e defendemos a democracia brasileira.

Assinado por:

Brian Eno
Michael Mansfield QC, Advogado sênior
Dr Francisco Dominguez, Diretor do grupo de pesquisa dos estudos sobre Brasil e América Latina, Universidade de Middlesex
Grahame Morris, Membro do parlamento britânico
Kelvin Hopkins, Membro do parlamento britânico
Roger Godsiff, Membro do parlamento britânico
Jeff Cuthbert, Membro da assembleia nacional galesa
Manuel Cortes, Secretário-geral, TSSA – Associação dos Funcionários Assalariados do Transporte
Doug Nicholls, Secretário-geral, GFTU – Federação Geral Sindical
Mick Cash, Secretário-geral, RMT – Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, Marítimos e do Transporte
Kevin Courtney, Secretário-geral adjunto, Sindicato Nacional dos Professores
Tony Burke, Vice-secretário geral, Unite the Union
Dr Derek Wall, Coordenador internacional do Partido Verde da Inglaterra e do País de Gales
Salma Yaqoob
Martin Mayer, Membro da executiva nacional do Partido Trabalhista
Dra Julia Buxton, Universidade da Europa Central
Oscar Guardiola-Rivera, Birkbeck, Universidade de Londres
Francisco Panizza, Professor de política latino-americana e política comparada –  London School of Economics
Dr Peter Hallward, Professor da Universidade de Kingston

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Onete Lopes

24/04/2016 - 22h03

Esta solidariedade internacional nos conforta.

Apolônio

13/04/2016 - 21h29

Amigos internautas ! Entrem no face dos senhores Deputados. Façam a campanha contra o impedimento da presidenta. Esse também é um bom caminho. Participem das passeatas contra o golpe. Vamos lutar !

    Adriano Pereira

    14/04/2016 - 04h35

    Apolônio, você realmente acha que mensagens no facebook poderia fazer frente à pressão dos lobistas, dinheiro das empresas, forças ocultas etc… O buraco é mais embaixo. O que o Mariguella, Lamarca e outros fariam?

      AZ Botelho Paiva

      14/04/2016 - 16h41

      Dariam risada, muita risada.

    AZ Botelho Paiva

    14/04/2016 - 16h40

    Será que esta sua sugestão seria uma boa ideia? Num acho não!!!

Delano SS

13/04/2016 - 21h21

Eles vão votar o parlamentarismo, os golpistas do PSDB/DEM/PMDB/PSB/SOLidariedade. Assim não precisaram mais disputar eleição pra presidente, vão dar o golpe para no Parlamentarismo governarem sem votos como ditadores. O Cunha será o Primeiro Ministros eterno do Brasil. O cargo de presidência não terá importância será apenas decorativo. Os corruptos Bandidos fascistas golpistas estaram com todo o poder para assaltar o Brasil é os brasileiros junto com a Globo golpista, Veja, Band, Folha de SP , Estadão. Vai jorrar bilhões para a mídia golpista e para eles próprios os deputados golpistas , e vão ganhar rádios, emissoras de TV enfim vão fuder os direitos do povo é fazer é vão roubar tudo , pilhar e destruir o Brasil. Nos vamos ter que entrar em guerra não vejo outro jeito é esses golpistas vão usar a Polícia e a repressão até militar para espancar prender e matar a população que não vai aceitar esse crime contra a democracia! Vamos ter que radicalizar por fogo no Brasil na mídia e na casa desses golpistas e nesse judiciário corrupto golpista frouxo que permitiu que Bandidos assaltassem e derrubassem presidente da república eleito no voto!

    Fernando Santos

    14/04/2016 - 00h15

    concordo!!!

      AZ Botelho Paiva

      14/04/2016 - 16h42

      Eu disconcordo de tudo que ele disse.

gilberto

13/04/2016 - 20h13

Se a discussão se estendesse por mais 60 dias até mesmo Cunha votaria contra o golpe.

    AZ Botelho Paiva

    14/04/2016 - 16h43

    Como foi que você chegou a esta estúpida conclusão? Ah para oh!!!

Roberto

13/04/2016 - 20h00

Essa carta deveria ser encaminhada ao STF. Penso que como eles gostam de viajar ao exterior , tanto é que várias personalidades conhecidas falam alemão( Joaquim Barbosa , Eugênio Aragão e outros só para citar) , então , já imaginaram viajar para a Europa , se apresentarem como ministros ou juízes do Brasil e serem vistos como pequenos pois deixaram um marginal como cunha livre e ainda comandando um golpe contra uma pessoa idônea, colocando o país a beira do caos.

Denilson Fraga

13/04/2016 - 19h00

Portanto, o número máximo que se pode perder desses nomes listados é 15
deputados. Margem apertada, por isso a partir de agora o governo e todos
nós devemos utilizar todo nosso tempo e nossa
energia para conseguir
esses votos e salvar o Brasil. Entre no Facebook, mande twitters,
telefone, vá pessoalmente falar com eles se tiver acesso. Precisamos de
Roberto Requião para conseguir os votos do PMDB do Paraná e Leonardo
Picciani para conseguir os votos do Rio e para exigir que a bancada não
feche questão e libere os deputados para votar como quiserem. A luta
ainda não está
perdida, vamos trabalhar minha gente!!!

Denilson Fraga

13/04/2016 - 19h00

Acabo de fazer um levantamento minucioso das chances de barrar o GOLPE. Ainda há, mas são mínimas e exigem um trabalho árduo da militância, do governo e dos políticos aliados de diversas legendas. Existe a possibilidade de chegarmos a 187 votos no máximo, sendo que o número mais razoável para se trabalhar é em torno de 175. Para isso, três partidos são importantes e é preciso conversar com as lideranças e com cada um dos deputados que ainda podem ser
convencidos a ficar ao lado da democracia: PDT, PMDB e PR. Do PDT se espera que 15 deputados votem contra o impedimento, até o momento apenas 10 deputados já se posicionaram nesse sentido, precisamos buscar os 5 que faltam. No PR a situação é a mais preocupante, dos 17 votos esperados, somente 8 declararam
abertamente seu apoio ao governo, faltam, portanto, 9 adesões. O caso do PMDB é, a meu ver, surreal. A ala governista espera uma sinalização do governo no sentido de “garantir” que irá barrar o golpe, para, aí sim, “conseguir” algo em torno de 20 votos. No momento apenas 7 deputados estão apoiando abertamente o “não”.
Na verdade, caberia ao PMDB, e a seu líder, trabalhar para garantir esses 20 votos, pois, com isso, certamente o “clima” mudaria e o trabalho junto a outros pequenos partidos seria mais fácil. Passo a elencar os votos a serem conquistados em cada um dos partidos. O governo deve apostar suas fichas nesses nomes, a militância deve atuar, maciçamente, para convencê-los a aderir à nossa causa. Levantei apenas os nomes daqueles que estão mais inclinados a nos
apoiar, portanto, não há na lista os nomes de deputados que vêm fazendo declarações que claramente apontam para o apoio ao GOLPE, esqueçam esses, o jogo depende desses nomes:

– PSD: Temos 6 deputados, precisamos de 4 dentre esses 5:

Fabio Faria – RN

José Nunes – BA

Júlio César – PI

Marcos Reategui – AP

Victor Mendes – MA

– PP: Temos 9 deputados, precisamos de 4 dentre esses 7:

Beto Salame – PA

Cacá Leão – BA

Fernando Monteiro – PE

Macedo – CE

Paulo Henrique Lustosa – CE

Ronaldo Carletto – BA

Toninho Pinheiro – MG

– PSB: Temos 2 deputados, precisamos de 1 deputada:

Janete Capiberibe – AP

– PTN: Temos 3 deputados, precisamos desses 2:

Ademir Camilo – MG

Jozi Araújo – AP

– PTB: Temos 3 deputados, precisamos desses 3:

Adalberto Cavalcanti – PE

Wilson Filho – PB

Zeca Cavalcanti – PE

– PDT: Temos 10 deputados, precisamos de 5 dentre esses 6:

Dagoberto – MS

Flavia Morais – GO

Giovani Cherini – RS

Hissa Abrahão – AM

Ronaldo Lessa – AL

Wolney Queiroz – PE

– PR: Temos 8 deputados, precisamos de 9 dentre esses 11:

Adelson Barreto – SE

Alfredo Nascimento – AM

Brunny Gomes – MG

Gorete Pereira – CE

Lúcio Vale – PA

Luiz Cláudio – RO

Remídio Monai – RR

Silas Freire – PI

Tiririca- SP

Wellington Roberto – PB

Vinicius Gurgel – AP

– PMDB: Temos 7 deputados, precisamos de mais 13, sendo:

3 Ministros + 10 deputados dentre esses 15:

Altineu Cortês – RJ

Cabuçu Borges – AP

Carlos Bezerra – MT

Celso Jacob – RJ

Hermes Parcianello – PR

José Priante – PA

Hildo Rocha – MA

João Arruda – PR

Marquinho Mendes – RJ

Marx Beltrão – AL

Rodrigo Pacheco – MG

Saraiva Felipe – MG

Silas Brasileiro – MG

Simone Morgado – PA

Soraya Santos – RJ

    Caíque Pereira

    13/04/2016 - 19h04

    PDT virá com cerca de 16/17 votos. PSB com mais de 4.

    AZ Botelho Paiva

    14/04/2016 - 17h26

    Quer uma ótima ideia? Contratem aquele famoso matemático que fazia os prognósticos para a Loteria Esportiva., o Oswald de Souza. Me parece que ele esta na Globo.


Leia mais

Recentes

Recentes