O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) deu uma decisão ambígua, para agradar gregos e troianos.
Uma decisão assustada, prudente, sinal dos tempos sombrios que vivemos.
É uma decisão que a mídia não poderá comemorar como uma derrota total de Lula, porque o CNMP decidiu, por unanimidade, investigar o promotor Cassio Conserino por eventual infração, por ter falado à Veja sobre uma denúncia que ainda não tinha sido aberta, e sem sequer ouvir antes as partes envolvidas.
Além disso, o CNMP reconheceu que o promotor Cassio Conserino contrariava jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), acerca do promotor natural.
Por outro lado, a mídia também não precisará dizer a seus leitores que é uma vitória de Lula, porque o CNMP não acolheu a reclamação do deputado Paulo Pimenta, que denunciou o fato de Conserino não ser o promotor natural.
Os membros do CNMP se protegem, assim, do macarthismo midiático.
O CNMP disse que não tem competência para julgar o caso (o que não é verdade), e jogou a decisão para o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), cujas tendências direitistas e anti-Lula todos conhecem.
A consequência prática desse lavar de mãos do CNMP, portanto, é que Cassio Conserino continuará como promotor natural no caso Lula.
Só que para manter Conserino como promotor natural, o CNMP teve de violentar a jurisprudência, jogar a batata quente para as mãos do STF, e ceder a esse espírito golpista que vem contaminando tudo.
Em resumo, o relator do CNMP para o caso, Valter Shuenquener voltou atrás de sua decisão inicial de tirar o caso das mãos de Conserino. Foi seguido por todos os membros do conselho do CNMP. Isso é uma derrota para Lula.
Mas Shuenquener externou críticas ao promotor, e ainda mandou que se o investigassem, por dar entrevista à Veja antes mesmo de formalizar uma denúncia. Foi seguido igualmente por todos os membros do conselho. Isso é uma vitória de Lula.
Ao cabo, o CNMP deu uma espécie de drible político no golpismo. Manteve o promotor, mas fez críticas pesadas a ele, abriu investigação (o que já é uma espécie de punição) e ainda deixou críticas no ar, a serem resolvidas no STF.
O CNMP deixou que o promotor e as associações de promotores pudessem dizer à plateia que ganharam a partida, mesmo sabendo que foi uma vitória dúbia.
Para usar uma linguagem marinista, diríamos que o promotor Conserino e as associações que o defendiam ganharam perdendo.
Valter Shuenquener foi ambíguo, astuto, covarde, contraditório.
Tempos sombrios…
Messias Franca de Macedo
23/02/2016 - 21h11
… Na famigerada era do DEMoTucano ´Príncipe da Privataria’ o procurador geral da República nomeado “era o Brindeiro sétimo da lista’ encaminhada pelo ‘miniSTÉRIO’ Público, “um monstro”, segundo o jurista Sepúlveda Pertence…
Nos governos democráticos do [eterno] presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, o mesmo ‘miniSTÉRIO’ Público envia uma lista tríplice, sendo que, necessariamente, o primeiro é o escolhido.
“O sétimo Brindeiro da Lista” engavetava todos os malfeitos hediondos do DEMoTucanato!
Na era do “republicanismo do Zé da Justiça”, o mesmo ‘miniSTÉRIO’ Público “agradece”…
$$$$$$$$$$$$$
[Conselho Nacional do Ministério Publico informa à nação estarrecida e em frangalhos!]
PROMOTOR VAI AVALIAR NOVA DATA PARA DEPOIMENTO DE LULA
O promotor Cássio Conserino, responsável por conduzir a investigação envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre suposta ocultação de patrimônio no tríplex do Guarujá, deve retomar nesta quarta (24), a análise do caso e avaliar o agendamento do depoimento dele e de sua esposa, Marisa Letícia
23 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 19:24
(…)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/218273/Promotor-vai-avaliar-nova-data-para-depoimento-de-Lula.htm
Messias Franca de Macedo
23/02/2016 - 21h08
UMA AULA HISTÓRICA DESNUDA O STF &$ O ‘miniSTÉRIO’ Público
###
https://www.youtube.com/watch?v=GQaPCzLZVNw&ebc=ANyPxKoMVByhApG-fEluJ8PE9m-6esn60XR4bbCH9gLUwX9lea_yhN8qiMXljlwSUZloApPezgFw0rDWg_DQ1mI7laPyG6130w
Mauricio Gomes
23/02/2016 - 17h37
Acho que só uma guerra civil ou uma queda da bastilha resolvem as coisas por aqui, tinham que caçar esses safados e traidores da pátria um por um, a começar pelo juizeco fascista de CÚritiba e sua gangue. Nojo disso tudo, dessa casta de marajás que dedica-se a atacar o Lula enquanto deixa bandidos como Aébrio e CÚnha livres e soltos. Guilhotina neles!
Marcos Mineiro
23/02/2016 - 20h07
Seu ressentimento tem fundamento.
No entanto, não devemos perder a cabeça.
Isso é o que eles querem.
Trazibulo Meireles de Souza
23/02/2016 - 17h29
É a nova fase, agora o MP, judiciário e PF, esse triunvirato do golpe se revezam na conspiração golpista… O CNJ e CNMP são corporativistas, nunca mexerão nas suas mazelas que são muitas.
Elaine Soares
23/02/2016 - 17h26
Tempos sombrios e estranhos Miguel, mas pode ficar tranquilo: NÃO VAI TER GOLPE
Carlos Hums
23/02/2016 - 16h49
Não importa a lei, a jurisprudência, nem o que é justo. O que importante é o desejo de fazer política com instituições que sequer recebe um mísero voto do povo. A ditadura jurídico-midiática é uma realidade, não é conspiração ou coisa da imaginação de alguns. Tudo isso vem servindo para deixar o país mais desigual ainda, e pior, com a apoio de uma parcela importante da população, que levará um tempo para acordar. Por isso, é tão necessário O Cafezinho e outros blogs, para que este país não volte de vez para as mãos dos donos dos jornalões. Em frente.
Enio
23/02/2016 - 16h32
A mídia lixo criminosa tem MEEEEDO do povo brasileiro com Lula 2018. Tem MEEEEDO das urnas. #LulaEuConfio
https://www.youtube.com/watch?v=yV2_5X_1QJY
Walter pastori
23/02/2016 - 16h22
Achei que só no congresso a qualidade está muito ruim infelizmente não é só no congresso
Hell Back
23/02/2016 - 16h52
Em tudo, até na vida dos brasileiros em geral. Um povo sem cultura é fácil de ser manipulado pela elite oligárquica, por isso não há um investimento consistente na educação.