Após 10 anos de massacre midiático, PT ainda tem 4 vezes mais simpatizantes que PSDB

Eis que o resultado de anos e anos de massacre político da mídia contra o PT foi fazer com que o antipetismo saltasse de 7,5 para 11%, segundo pesquisa feita por cientistas políticos independentes, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

É uma pesquisa muito importante porque, até então, estávamos dependentes exclusivamente das sondagens do Datafolha, que tem um vício de origem: pertence ao ultratucano grupo Folha.

Outros partidos, porém, não herdaram os petistas desiludidos. O PSDB, sobretudo, não herdou nada, visto que a legenda declinou de 1997 até hoje. O que cresceu foi apenas o sentimento antipartido.

O PT experimentou um movimento pendular. Permanece a legenda preferida dos brasileiros, mas saiu de 14% em 1997, para 23% em 2006, e chegar a 16% hoje.

O PSDB – e isso é realmente incrível – tem menos fãs em 2014 do que em 1997, segundo a pesquisa: tinha 6,6% em 1997 e apenas 4,29% em 2014: quatro vezes menos do que o PT.

Depois de tantas manipulações, que levaram inclusive a mídia a perder audiência, faturamento, e a demitir em massa seus próprios jornalistas, esse é o resultado: um país menos politizado, uma oposição fraca e dispersa, e o PT apenas ferido.

Entretanto, é preciso ponderar que a pesquisa foi feita em 2014. O ano de 2015 é que foi o mais terrível para o PT.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.