Comentário: Os editores da Globo estão meio doidos já. Reportagens escandalosas diárias sobre o sítio na TV, rádio e jornal. E aí um repórter liga para um caseiro do sítio, que lhe dá – naturalmente – o telefone de um escritório de advocacia, que atende tanto o amigo de Lula que é dono do sítio, Jonas Suassuna, quanto Lula.
A Globo quer impor, a golpes de truques jornalísticos, a propriedade do sítio à Lula. Que coisa ridícula.
Pior, cria uma realidade paralela, sempre na base da manipulação das notícias. Mente, é desmentida, mas em seguida, numa nova notícia, resgata a mentira anterior.
O ridículo chegou a tal ponto que a única explicação é o desespero. Os editores da Globo estão desesperados para não falarem das estranhas conexões entre o sítio dos Marinho e empresas ligadas à lavagem de dinheiro em paraísos fiscais.
Neste caso, não há dúvidas sobre a propriedade. O sítio dos Marinho não está em nome de “amigos”. O sítio pertence aos Marinho, com certeza. A Globo também pertence aos Marinho. E as lavanderias de dinheiro sujo também possuem propriedade comprovada de empresas ligadas aos Marinho, inclusive a principal delas, a Mossack Fonseca, investigada na Lava Jato. Aliás, por que a mídia e a força tarefa da Lava Jato desistiu tão repentinamente da operação Triplo X, enésima etapa da Lava Jato?
Os procuradores não tinham falado que era uma etapa fundamental, que iria descobrir os esquemas de lavagem de dinheiro? Então? Como estamos?
Nota de esclarecimento – Teixeira, Martins & Advogados
A reportagem publicada na data de hoje (18/02/2016) pelo jornal “O Globo” (“Caseiro dá telefone de advogado de Lula como contato de dono de sítio”) dá sequencia à ardilosa campanha que busca interferir na atuação dos advogados do escritório Teixeira, Martins & Advogados. Esses advogados subscrevem ações judiciais contra o diário e alguns de seus jornalistas em favor de clientes que foram vítimas de notícias falsas e manipuladas.
Dois exemplos recentes deixam clara essa indevida campanha promovida pelo jornal:
- (a) em 30/01/2016, “O Globo” mentiu ao afirmar que o escritório Teixeira, Martins & Advogados teria sido remunerado por serviços advocatícios prestados ao Grupo Odebrecht. Não haveria qualquer óbice para a prestação de tais serviços, mas “O Globo” pretendia, com tal afirmação, deixar implícita ligação, por meio de advogados, do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao referido grupo empresarial. Após ser desmentido – pois o escritório provou ter litigado contra o Grupo Odebrecht, com resultado favorável à sua cliente -, o jornal publicou apenas uma discreta “correção” (http://oglobo.globo.com/brasil/correcao-escritorio-de-roberto-teixeira-nao-prestou-servico-odebrecht-18578801);
- (b) em 16/02/2016, “O Globo” fez nova investida contra o escritório Teixeira, Martins & Advogados, desta vez por meio de coluna assinada por Lauro Jardim. O diário buscou interferir em julgamento de processo patrocinado pelo escritório no STJ estabelecendo inexistentes vínculos entre casos, clientes e terceiros, em uma clara tentativa de constranger os julgadores do processo. Mais uma vez a farsa foi demonstrada por meio de nota (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/217205/Advogado-acusa-Lauro-Jardim-de-â€%98flertar-com-a-manipulaÃ%A7ão’.htm).
Com esse reprovável histórico, na data de hoje o jornal pretendeu escandalizar, por meio de manchete, que o caseiro do “Sítio Santa Bárbara”, em Atibaia (SP), teria fornecido o número do sócio Cristiano Zanin Martins a agentes da Polícia Ambiental de São Paulo, afirmando que “caseiro de sítio indica advogado de Lula como contrato do proprietário”.
O jornal parte mais uma vez de falsas premissas. Os advogados do Teixeira, Martins & Advogados atuam na defesa do ex-Presidente, o que é público, como também atendem a centenas de outros clientes, não sendo correto restringir a atuação do sócio Cristiano Zanin Martins como “advogado de Lula”. É preciso registrar que o número celular supostamente indicado aos agentes não é privado do referido sócio, mas, sim, de uso do escritório Teixeira, Martins & Advogados, tratando-se de linha corporativa.
Como já publicado inúmeras vezes, o Teixeira, Martins & Advogados prestou assessoria jurídica a Fernando Bittar e Jonas Suassuna na compra do “sítio Santa Bárbara” e, também, em estudos jurídicos envolvendo a propriedade. Nada mais natural que o caseiro disponha de um número de contato do escritório, especialmente considerando a pressão diária da mídia sobre seus então clientes.
Igualmente na condição de advogados do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, não haveria qualquer óbice de constar um número de celular do Teixeira, Martins & Advogados na portaria do mencionado sítio, pois o ex-Presidente também já reconheceu frequentar o local em dias de descanso. O fato de haver a indicação de um número vinculado a um escritório de advocacia não tem o condão de transferir a propriedade de um imóvel a quem não é dono.
Seria preferível que o jornal “O Globo”, ao invés de promover verdadeira campanha objetivando interferir indevidamente na atuação dos advogados do Teixeira, Martins & Advogados, apenas se restringisse a esclarecer os graves fatos recentemente revelados pela imprensa livre no tocante ao imóvel triplex situado no município de Paraty (RJ) em nome da Agropecuária Veine Patrimonial Ltda., atribuída aos proprietários do diário.
Esse indevido tratamento dispensado aos advogados do Teixeira, Martins & Advogados viola prerrogativas funcionais previstas na Lei 8.906/94. O assunto será levado oficialmente ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Claudio Lamachia, em audiência já marcada para o dia 25/02/2016.
Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins
Marcus Lima
19/02/2016 - 11h39
QUem fala em monopólio da Globo fala besteira. É apenas a emissora de maior audiência, exisem concorrentes como a rede Bandeirantes, SBT e Record, fora a TV Brasil, mas essa ninguém vê. E me parece que os irmãos Marinho têm dinheiro suficiente para construir uma casa de luxo. A renda deles é bem maior do que os irrisórios R$ 120.000,0/mês do José Dirceu. Para os ignorantes: o Sr. Roberto marinho era dos poucos empresários do ramo jornalístico que dava emprego a jornalistas notoriamente comunistas e costumava dizer que eram os melhores profissionais, um pouco diferente dos jornais ditos marxistas, onde, com certeza, jornalistas classificados como liberais jamais teriam espaço para se expressar. Se analisarmos o conteúdo da matérias jornalísticas da TV Globo, em sua maior parte parecem bem favoráveis ao atual governo. Em alguns casos são desfavoráveis, mas convenhamos; como dar boas notícias, que agradem ao governo quando a situação é tão complicada, com recessão, inflação e desemprego crescentes?
Miriam Seabra
19/02/2016 - 11h38
Parabéns! Muito Bom . O juiz é fixo e o Estado Paraná! rs rs rs rs
Patricia E Mesquita
19/02/2016 - 00h14
O sítio do pica-pau amarelo??? Aquele do imaginário das crianças?? Ahhhhh sei.
David Daniel
18/02/2016 - 21h28
Todo mundo aí reclamando da globo e tals aí vem o Minc e pá.
Libera gordas verbas pra artista global lançar autobiografia, não é mesmo Claudia Leite???
Rogério Rodrigues
18/02/2016 - 19h05
Edmilson Lira
18/02/2016 - 18h45
Essas denúncias contra FHC só vão ajudar Aécio e Globo. Falaremos menos das delações que citam Aécio, falaremos menos do triplex dos Marinho envolvendo as mesmas empresas ligadas ao triplex que não era de Lula, e eles vão ganhar tempo pra inventar outra mentira contra Lula/PT/Dilma.
Marcus Lima
19/02/2016 - 11h45
fica difícil considera mentiras aquilo que vem acompanhado de evidentes indícios e provas de ilegalidades. A isso chamamos alienação, é a reação daqueles que não querem aceitar a realidade. Fogem dela negando o qeu é evidente. Infelizmente o PT de corrompeu rapidamente, se tornou igual aos qeu ele criticava e abandonou suas principais bandeiras. É só recordar o discurso anterior à chegada ao poder. Pode-se também recorrer ao testemunho de alguns dos fundadores do partido e qeu o abandonaram gradativamente ao perceber a transformação do partido em uma coisa diferente daquela na qual acreditavam. Há muitos exemplos disto. Só não vê quem não quer ver.
Diana Vilmar
18/02/2016 - 18h05
Bota pra lascar!
Kleber Silva
18/02/2016 - 17h09
#PovoComLula
#LulaEuConfio #ForaEduardoCunha #Nãovaitergolpe #Dilmafica
Paulo Ferreira Damasceno Filho
18/02/2016 - 16h33
Chega de tanta empulhação desses bandidos da Rede goebbels. Eles que expliquem as fraudes nas quais estão atolados até o gogó…
Antonio Augusto Lopes
18/02/2016 - 15h36
Se não tem dono pode desapegar que vamos invadir.
Vicente
18/02/2016 - 13h07
Tem que pedir direito de resposta e tacar a mansão de paraty na capa do globo.
Valdir Dantas
18/02/2016 - 14h58
Alguem ai pergunte ao SUPREMO, e quando delegados e juizes se portam como partidarios ,como o cidadão eos politicos irão se defender.
Rubem Almeida
18/02/2016 - 14h56
Ela se defende atacando, para desviar a atenção dos seus teleguiados
Wilde Gomes
18/02/2016 - 14h38
A globo sendo desmascarada!
Eliane Lima
18/02/2016 - 14h36
Eliane Lima
18/02/2016 - 14h35
Já cansei. Tá na hora da justiça cobrar seriamente dessa coisa chamada de emissora, um basta. Já deu. To de saco cheio
Ivo Barbosa
18/02/2016 - 14h31
Desesperada?!
Osvaldo Filardo
18/02/2016 - 14h26
Reforma dos Meios, meu caro. Nunca vamos ter paz com esse tumor maligno que é a globo, sem diminuir o poder dela. Monopólio é isso aí : o que é a verdade senão uma espetacular ferramenta do poder que oprime.