Prezado Miguel do Rosário, em relação do comentário assinado pelo editor-assistente do Cafezinho, Carlos Eduardo, “O número de pesquisas eleitorais nos Estados Unidos praticamente dobrou de tamanho e mesmo assim continuam errando. Por que será?”, em 22/1/2016, a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) gostaria de fazer alguns esclarecimentos sobre o senso de responsabilidade que envolve as atividades de seus associados.
- A ABEP é uma entidade nacional criada há 31 anos e reúne entre seus 160 associados as maiores empresas de pesquisa do País, além de empresas de médio e de pequeno porte, que somadas atingem cerca de 95% dos investimentos aplicados em pesquisa nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.
- Uma das principais preocupações da ABEP é zelar pela qualidade do trabalho realizado por seus associados. Para afiançar a total integridade das informações geradas nas pesquisas, os nossos associados são obrigados a respeitar um rigoroso Código de Ética, seguem também os preceitos do Código de Autorregulamentação ABEP – baseado nas melhores práticas internacionais – e são ainda avaliados, permanentemente, pelos integrantes do COP (Comitê de Opinião Pública), do Conselho de Autorregulamentação e do Comitê de Mídia, colegiados mantidos pela ABEP.
- Todos esses Colegiados fazem com que a ABEP tem como verificar a qualidade do trabalho dos associados através de mecanismos para a apuração de irregularidades apresentadas de maneira sustentada dada uma denúncia.
Gostaríamos de pontuar também que o IBOPE Inteligência e o Datafolha não são as únicas empresas que fazem pesquisas eleitorais no país. No site do TSE, você pode verificar todos os institutos que fizeram pesquisas nas últimas eleições.
Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos que ainda se façam necessários.
Diretoria ABEP
renato andretti
10/02/2016 - 19h26
Excelente mecanismo no direito de resposta, sempre respeitado pelos que promovem e debatem a DEMOCRACIA.
Quanto ao serviço que estas empresas desempenham para o BRASIL e EMPRESAS, é louvável para estatisticamente levantar dados como fruto de um trabalho para ser utilizado nas diversas praticas do Mundo Global…
Até aí, matemáticos e estatísticos parabéns…
Onde entra a POLITICA, toda e qualquer atividade fim perde o sentido, até dizem que “onde” entra a politica, a justiça sai pela porta do fundo..
Há jogo de interesses sim…principalmente para as mais poderosas..
É isto que eu imagino..e ponto final..
Marina
10/02/2016 - 17h51
ABEP pode ter um bonito estatuto mas que realiza pesquisa customizada ninguém dúvida. Na época de eleições atuam como uma organização a serviço de interesses bem específicos. Quem não se lembra das manipulações? Pesquisas registradas em uma determinada data no TSE mas que foram realizadas em outras datas? Se a memória permitir é só lembrar como atuaram os institutos de pesquisas nas últimas eleições. A imparcialidade ficou à léguas de distância.