por Renato Rovai, na Revista Fórum
Não é incomum políticos viverem dramas pessoais nas suas trajetórias mesmo quando optam pelo caminho do meio. Ulisses Guimarães, por exemplo, foi o principal nome do PMDB no período da ditadura. E era nome certo pra disputar e ganhar a eleição presidencial se a emenda Dante de Oliveira fosse aprovada no Congresso.
Nas eleições indiretas, porém, Tancredo se impôs por seu perfil mais conservador e Ulisses teve de esperar até 1989 para ser candidato. Fez 4,75% dos votos válidos.
Em outubro de 1992, o avião de Ulisses caiu no mar e seu corpo nunca mais foi encontrado. Mas seu sumiço político já havia acontecido antes, naquele final de 1989, quando ficou em sexto lugar tendo tido menos votos até que Guilherme Afif Domingues.
Ulisses de alguma forma foi vítima de seu espírito conciliador e de sua fidelidade ao projeto político que conduzia. Abriu mão de sua candidatura para Tancredo, quando poderia ter imposto seu nome e buscado derrotar Paulo Maluf no Colégio Eleitoral. E com a morte de Tancredo, bancou a sucessão com Sarney, quando havia quem defendesse que ele substituísse o presidente que não havia tomado posse.
Com Lula a história é outra, mas também tem relação com o seu espírito conciliador e fidelidade ao projeto. Lula é um sindicalista em atividade política. A principal qualidade e o principal defeito dos sindicalistas é que eles sempre buscam acordos.
O Brasil poderia ter se tornado um país muito mais violento do ponto de vista político se a liderança de Lula não tivesse se consolidado nos setores mais populares e de esquerda. Lula foi quem deu esperança a esses segmentos de que as coisas poderiam mudar no voto e que o país poderia se tornar mais justo com a eleição de pessoas comprometidas com um programa de reformas.
Lula disputou quatro eleições para ganhar a presidência da República e, ao vencer fazendo acordos, manteve não só muitos deles como fez uma série de outros.
De alguma forma, eles permitiram que realizasse dois governos muito bem avaliados e ao mesmo tempo que deixasse de fazer uma série de coisas que poderiam mudar estruturalmente o país.
Mas Lula ainda poderia ter feito como Fernando Henrique e mudado as regras do jogo no meio do seu mandato, aprovando uma emenda que permitisse reeleições indefinidas.
Provavelmente ainda hoje seria presidente da República.
Mas seu espírito conciliador o levou de forma correta a não jogar fogo no país comprando uma briga desnecessária.
Depois das grandes manifestações de 2013, poderia ter dito a Dilma que era a hora de voltar. E seria ungido não só pelo PT como candidato, como teria amplo apoio na sociedade. Não foram poucos os empresários a ir ao seu Instituto lhe pedirem para aceitar o desafio.
Mas Lula não queria problemas com Dilma. E achava que ela tinha o direito de disputar a reeleição. Aos mais íntimos dizia que só havia uma chance de disputar em 2014, se Dilma lhe pedisse.
Ou seja, por fidelidade, manteve-se fora da última disputa presidencial.
Neste período em que atuou como figura pública, ou seja, desde o final dos anos 70 até agora, Lula fez muita coisa errada. Mas em geral errou mais por conciliar do que por botar fogo no país, como alguns sugerem.
Errou mais por fidelidade do que por traição.
Manteve, por exemplo, apoio à família Sarney no Maranhão contra projetos muito melhores e com as quais tinha mais identidade. Por fidelidade ao ex-presidente que não jogou contra seu mandato no meio da crise do mensalão.
O fato é que sem Lula e sua liderança o Brasil poderia estar vivendo hoje um momento mais Haíti do que Espanha ou Portugal, por exemplo. A democracia brasileira tem problemas, mas avançou muito neste período democrático. E isso também tem muito a ver com a forma como Lula se comportou.
Isso não significa que Lula não deve ser investigado e até ser condenado se praticou crimes. Mas execrá-lo e persegui-lo não é um bom caminho.
O maior jornal diário do país buscar provar, às custas da nota fiscal de um barquinho de 4 mil reais, que o o ex-presidente é dono de uma fazenda e o governador do maior estado do país tratá-lo por conta disso como líder de quadrilha, quando seu governo é investigado por graves desvios em setores fundamentais como o do metrô e da merenda escolar, é jogar álcool no incêndio.
Se Lula for condenado porque cometeu crimes claramente comprovados, o país viverá um momento duro, mas dará a volta por cima. E surgirão novas lideranças para defender e dar sentido aos ideias que o líder petista representou por muitos anos.
Se Lula for preso com base em conjecturas ou a partir de uma narrativa que reúne um barquinho de lata sem motor, suposições a partir do depoimento de um zelador e mais uma montanha de matérias de jornais que estão sendo questionadas judicialmente, o risco é imenso (sobre isso, confira a resposta do Instituto Lula divulgada na noite de ontem).
Isso poderá significar pra muita gente que não há como conversar com certos setores e que só existe um caminho para enfrentá-los, o da violência.
E isso não apenas para os que hoje estão com Lula.
Mas para outros que estão forjando suas lutas e que verão que mesmo um líder que sempre conversou com todos os setores e buscou a conciliação se deu mal.
E esses terão essa lição como guia para radicalizar seus discursos e suas ações.
Destruir Lula pode até satisfazer a sanha por sangue de alguns, mas pode alimentar o desejo por sangue de outros.
Ninguém ganha nada com isso.
Dirceu Marçal
03/02/2016 - 01h10
Papo furado com um texto ameno, conciliador e aparentemente neutro…Acusar Lula por causa de um barquinho ? Não precisa ser muito inteligente para constatar que o problema não é o barquinho, mas sim a relação deste com o sítio, que Lula diz que não é seu e que foi reformado por empreiteira envolvida na Operação Lava Jato…Mentiroso contumaz, se auto denomina um vagabundo que não gosta de trabalhar, que não gosta de ler , um verdadeiro exemplo como líder de uma Nação…Recentemente praticamente chamou de trouxa um faxineiro que devolveu US$ 10.000,00 que encontrou…Não passa de um impostor e tem gente que acredita nele…
Anônimo
03/02/2016 - 11h55
Eu acredito. Vais me chamar de burra? Se chamar, eu responderei com um sorriso de condescendência.
Roberto Campos
02/02/2016 - 16h34
O Brasil, ou melhor, o mundo.
Edson Nascimento
02/02/2016 - 16h12
Destruição que nunca acontecerá. O real líder não se destroi, ele se solidifica.
Maria Do Rosário Brandão Nogueira
02/02/2016 - 11h24
Lula 2018.
Patricia Tita
02/02/2016 - 11h20
#LulaEuConfio estou contigo presidente
Vilma Ragazzi
02/02/2016 - 03h43
Quem ganha, com certeza a direita raivosa, quem perde são os pobres.
Aline Fão
02/02/2016 - 03h07
https://www.facebook.com/enioverri/videos/747895095340569/?__mref=message_bubble
carvalho
04/02/2016 - 00h24
Quem está perdendo são os pobres, cadê a finalização do projeto de transposição do são francisco? a Petrobras não seria usada, para alavancar o pais, através dos recursos oriundos do petróleo??? Criticou tanto o assistencialismo feito pelo FHC aos pobres, como manobra politica para se manter no poder, e hoje faz o mesmo com o bolsa família. Não sou de direita, pois na época das privatizações, fui a favor da venda, mais pelo preço justo, não pelo que foi vendido. Exemplos de hoje vemos a Embraer como a terceira maior fabricante de jatos do mundo, só perdendo para a BOIENG Americana e o consorcio Anglo Francês chamado AIRBUS. Chega de usar estatal como cabide de emprego. E voltando ao bolsa família o programa não foi criado, para pessoas que no momento tem filhos no colégio, mais que estão desempregadas??? e a requalificação do povo, para que esse que hoje recebe o bolsa família seja recolocado no mercado, e o recurso recebido seja passado para outra pessoa??? aonde entra isso??? declaração de uma pessoa coerente que enquanto teve necessidades pode usar, e quantos que não tem mais necessidade não o fazem???? “Pensei assim: da mesma forma que serviu para os meus filhos, vai ajudar outras pessoas. Acho muita covardia a pessoa não necessitar e ficar recebendo. Entreguei o cartão na mão da primeira-dama (do município), que começou a chorar”, disse Selma em entrevista ao jornal O Globo.
João Valencia
02/02/2016 - 02h07
Ora quem perde é a Democracia, pois em 2018 haverá Eleição, portanto será o povo que irá decidir, sem pressão. Acho que LULA tem direito de ser candidato, assim como Geraldo Alckmin pelo PSDB, Ciro Gomes pelo PSB, Michael Temer pelo PMDB, e outros políticos. Então, eu não sei porque tanto terrorismo dos Metidos da Extrema Direita, criem um Partido e propaguem que vocês querem estar no poder para ferrar o povo, vamos ver se vocês são os BAN, BAN, BAN.
Carlinhos Damásio
02/02/2016 - 01h47
“A mídia é a instituição mais poderosa do mundo, torna culpado um inocente e torna inocente um culpado” Malcon X
Sebastião Ilton Moraes
02/02/2016 - 00h59
Belo texto. Bem racional. e foi e é importante passar a mensagem, que o país pode sim, se incendiar se não houver diálogos entre as lideranças políticas e um poder judiciário neutro em seus julgamentos.
André Luiz Nascimento
02/02/2016 - 00h53
O país !
Jonatas Castro da Silva
02/02/2016 - 00h23
O POVO BRASILEIRO.
Iara Souza
02/02/2016 - 00h11
Quanta estupidez !Ainda tem gente que defende esses RATOS do PT.
Denize Ferreira Ramos da Silva
02/02/2016 - 00h04
A elite.
Edson Mário
01/02/2016 - 21h18
https://www.facebook.com/UmaCascaDeNoz/videos/vb.382999398446382/913530492059934/?type=2&theater
Jose Edvan Paz
01/02/2016 - 20h55
O BRASIL INTEIRO!!!
Antonio Gaviao
01/02/2016 - 20h30
o BRASIL ganha!!!
Socorro Gonçalves
01/02/2016 - 20h02
O verdadeiro povo brasileiro. O povão. Os esquecidos. Os que conseguiram se sentir gente, de terem um outro olhar e outras ações do governo durante esse período. Prende Lula e amordaça e priva o povo do direito de viver com decência
Derli Ferreira
01/02/2016 - 19h58
Não sei quem ganha mas sei que o rastilho da dinamite para implodir Lula já foi aceso. Os fatos vão se acumulando, a malha da rede vai se formando e logo tudo isso vai se ligar com coisas maiores e…bum!!
Quem usa de chacota para se referir ao barco vai ter uma grande surpresa quando o cerco se fechar, não tenho dúvidas disso.
A destruição política de Dilma já se consumou. Com baixíssimos índices de aprovação e sem apoio político no congresso, a Petista não precisa nem de impeachment, a oposição assiste de camarote a fritura.
O PT agoniza.
Olindina Freire
02/02/2016 - 00h57
Vai esperando ….
Derli Ferreira
02/02/2016 - 01h48
Olindina Freire são fatos e isso você não pode negar.
Vai esperando…
Anônimo
02/02/2016 - 17h22
Cartilha da mídia escrota e desonesta está fedendo lá fora; o mundo não suporta mais golpes; seja um pinguinho só inteligente e compare as mídia tupiniquim e internacional,talvez consigas um pinguinho de respeito.
Fábio Lima
01/02/2016 - 17h56
“Com Lula a história é outra, mas também tem relação com o seu espírito conciliador e fidelidade ao projeto.”. É verdade, Lula tem um espírito muito conciliador, especialmente com corruptos e com gente como Collor, Sarney, Jader Barbalho, Renam Calheiros , Edson Lobão, Romero Jucá, André Vargas, José Dirceu. O espírito de Lula só se concilia com aqueles habitam as profundezas do inferno. Com esses espíritos o Lula possui bastante afinidade !
Fábio Lima
01/02/2016 - 17h51
Nunca li tanta merda num texto tão pequeno !
Martha Dias
01/02/2016 - 19h39
Quem ganha é a quadrilha da direita que sempre governou somente para os ricos … aí. .. Adeus programas sociais …etc …a
Orlando Cardoso
01/02/2016 - 19h24
https://www.facebook.com/1464293070/videos/10205632498559479/
Paulo Sergio Cruz
01/02/2016 - 19h16
Ninguém ganha nem perde nada.
Rogério Rodrigues
01/02/2016 - 19h15
QUEM GANHA SOMOS NÓS, POVO BRASILEIRO
Anderson Alcântara
01/02/2016 - 19h13
Esse blog é uma piada. Pau- mandado do PT
Gutemberg Silva Ferreira
01/02/2016 - 19h11
Resposta única: o Brasil.
Cassia Barros
01/02/2016 - 19h10
Eu acho é graça de achar que a praga é só o PT. O PT acaba, acaba TB a corrupção nesse país. A piada do século!
Gugu Mello
01/02/2016 - 19h00
https://www.facebook.com/100004059703763/videos/813077828837533/
Moacir Coelho da Gama
01/02/2016 - 18h46
O Brasil.
Ivan Diesel
01/02/2016 - 18h33
O país dos elegantes
Eu confesso que não sei a verdade: não sei se Lula é ou não dono de um triplex no Guarujá como não sei se FHC é ou não dono de um apartamento na Avenue Foch, em Paris.
Sei apenas que a presunção de ser dono de um triplex no Guarujá é inequivocamente associada à corrupção e a presunção de ser dono de um apartamento em Paris não tem nada a ver, obviamente, com corrupção.
Especialmente se o apê do Guarujá for um tanto novo-rico e o apê de Paris, um tanto elegante.
A questão é estética.
Lula carregando uma caixa de isopor e sendo dono de um barco de lata é uma cômica farofa. Se FHC carregasse uma caixa de isopor e fosse dono de um barco de lata seria uma concessão à humildade.
A questão é classista.
Um Odebrecht sentado à mesa com FHC é um empresário rico. O mesmo Odebrecht sentado à mesa com Lula é um pagador de propina.
Nada disso tem a ver com corrupção. Nada disso revela qualquer preocupação com o país.
A cada dia que passa, é mais evidente que o que está em discussão é quem são os verdadeiros donos do poder.
E os donos legítimos do poder são os elegantes. Aqueles com relação aos quais não interessa saber como amealharam riqueza porque, simplesmente, a riqueza lhes cai bem.
A casa grande tem um perfume que inebria toda a lavoura arcaica e sensibiliza até a senzala. É o que estamos assistindo.
Tudo o mais, tudo o que não é casa grande é Lula e os amigos de Lula!
A questão é preconceito.
Vejam como um fraque cai naturalmente bem em FHC. Um fraque assim em Lula, certamente, deveria ter sido roubado.
O Brasil é o país dos elegantes. De uma elegância classista, racista e preconceituosa deitada eternamente no berço esplêndido do aristocrático século XIX.
Flávio de Castro professor de arquitetura da unifemm
J Stélio Carvalho
01/02/2016 - 18h26
Mattos Alê Mattos
01/02/2016 - 17h57
A oposição elitista e o narcotráfico no Brasil!
Ana Faria
01/02/2016 - 17h49
Essa quadrilha de Lula tem que acabar, esse Pt tem que sumir do Brasil . É uma praga que se alastrou no país .
Luís CPPrudente
01/02/2016 - 16h45
Você Faria muito se não escrevesse sandices.
Olindina Freire
02/02/2016 - 00h58
Quer colocar de volta o Psdb ???? Me poupe !!!!
Maria Regina Novaes
01/02/2016 - 17h22
Quem ganha eu não sei…quem perde somos todos!
antonio carlos martins
01/02/2016 - 15h15
pARABENS POR SUA ANALISE! vanos defender o Pres.Lula!
Magno Lass
01/02/2016 - 17h08
A raça humana?!
Raimundo Freitas Freitas
01/02/2016 - 16h58
O Brasil ganha e agradece!
Arilda Nanci Dos Passos Cerqueira
01/02/2016 - 16h52
Não sei se vai ser assim tão ruim. O certo mesmo é q vai rolar a maior festa , nunca antes vista na história deste País.
Gerson Pompeu
01/02/2016 - 17h12
Tá com saudade do tronco e do chicote.
Só pode.
Cassia Barros
02/02/2016 - 09h18
Gerson Pompeu não, é? Ai, aí! Sabe de nada, inocente!
Pedro Oliveira
01/02/2016 - 16h49
#Lulaeuacredito
Rodolfo Souza
01/02/2016 - 16h45
tentar atribuir toda a corrupção do pais ao lula e ao pt é simplesmente desafiar a inteleigencia humana!!! um bando de hipócritas ficam postando coisas que nem sequer tem conhecimento mas são levados pelo idiotismo e ignorancia!!!!
Cassia Barros
02/02/2016 - 09h19
Taí uma grande verdade! Muitos repetem, repetem e repetem…pesquisar e se informar que é bom, nada!
Elidio Nonato
01/02/2016 - 16h42
A resposta e simples para esta pergunta o brasil que deixa de ter um ladrão a menos sei que ainda ficarão muito mais devemos começar pela cabeça e o resto e resto e cai so por falta de apoio tanto politico como judicial.
Luis Sergio Pinto
01/02/2016 - 19h38
Elidio Nonato, quando vejo esse tipo de reação procuro ir na página do cidadão de tanto ódio para ter uma referência. Você trabalha(ou) na Camargo Correia- Jirau, não sei se foi demitido e por isso todo esse ódio contra o PT, Lula e Dilma. Mete uma coisa na tua cabeça os diretores da tua empresa CONFESSARAM ser corruptos, o governo tenta fazer contrato de Leniência, que permite que as empresas continuem a fazer contratos com o governo, devolvendo tudo que roubaram, mais fundamentalmente, para que trabalhadores honestos como você possam voltar a trabalhar, só que a república do Dr Moro está atrapalhando, já que o que eles querem mesmo é parar o país. Abra teu olho, teu inimigo não é o governo, política tem lado, Nonato de Porto Velho! Com certeza teu lado não é o dos rentistas e nem desse marginal chamado Iran Taques que finge estar fora do país por ser um covarde, que defende porte de arma e expõe uma no vídeo.
Luis Sergio Pinto
01/02/2016 - 19h47
Procure pensar com calma veja se você faz parte da sociedade desse marginal que no final do vídeo, depois de incentivar a violência inclusive mostrando arma, se faz de bonzinho. “Muito inteligente! Falou com convicção! Mostrou que sabe! Sabe o que? Não sabe nada é um fascista, Inteligente porque, só disse asneira, só ofensa não sabe nada é um total idiota. Duvido que você queira para tua convivência um safado desse quilate? Procure teu lado, não se iluda com esse tipo de safado nem com informação vinda de Rede Globo, Veja, Época(da globo) e etc.
Elidio Nonato
01/02/2016 - 21h33
Caro amigo Luis segio pinto nunca baseio minha opinião em conversas e sim em fatos. Existe uma constituição,codigo penal e o código civil. esta leis feita para norte nossa nação foram violadas e isto me da o direito de grita e esbravejar contra os malfeitores sei também que lula não esta so existe muito que devem ser julgados mais por agora ele e o alvo. Não devemos conceber uma nação formada por quadrilhas e sim na lei e o PT desrespeitou a lei acredito que deve ser punido de uma forma exemplar para os outros partidos temer o poder da lei. Mais respeito sua opinião.
Edson Luiz Raminelli
01/02/2016 - 16h41
Ora, quem ganha…A quadrilha de direita que sempre escravizou o povo, que impediu seu crescimento e cultura fazendo-o viver sempre a margem da sociedade para que uma meia duzia de engomadinhos 1% da população ficassem de boa rindo da nossa cara e nos humilhando.
Lorivaldo Polack
01/02/2016 - 17h00
Tem quadrilha de todos os lado, direita, esquerda, frente e atrás, socorro FFAA.
Raimundo Freitas Freitas
01/02/2016 - 18h22
Pelas fotos na Europa, você faz parte dos 1% que está criticando. Ou você passou em baixo da Ponte dos Suspiros”, viajando de avião com o dinheiro do Bolsa Família?
Edson Luiz Raminelli
01/02/2016 - 20h23
Lorivaldo Polack, olhando por este prisma, prefiro estão esta que está, pois ao menos sobra algo para o povo, diferentemente de antes.
Edson Luiz Raminelli
01/02/2016 - 20h31
Raimundo Freitas Freitas, não fale bobagens rapaz, com o atual governo, pobre anda de avião, faz churrasco regularmente, viaja nos feriados prolongados, vai a faculdade e tem filhos na faculdade, etc, etc, etc ou você nasceu agora e não sabe como era antes do PT, o Lula e a Dilma ser governo.
Ahh, para de brincadeira, provocações e ofensas bobas!
Falo sério rapaz!!
Tadeu Gomes
01/02/2016 - 23h39
A prática de isenção do IRPF -Imposto de Renda Pessoa Física Empresarial teve início no Gov. FHC, passou por Lula e Dilma (governo para os pobres) optou em ressuscitar CPMF para cobrir esta evasão de impostos no valor estimado em R$ 50 Bilhões ano… TEM MUITO MAIS, ACESSE: https://youtu.be/KL6IjlOwWNU
Edson Luiz Raminelli
01/02/2016 - 23h47
Assunto completamente fora de contexto Tadeu Gomes. Nada tem a ver com o post e o que estamos falando.
Filipe Câmara
01/02/2016 - 16h38
O Brasil!? O.o
Djavam Plotegher
01/02/2016 - 16h36
Lula vive!!!
Gilmar Souza
01/02/2016 - 16h31
Com certeza vocês é que não são. Já pensou, toda corja petista atrás das grades? Quem iria pagar vossos salários pra ficar na internet o dia inteiro cagando pela boca?! :)
Giovanni Pedroso
01/02/2016 - 16h40
Pois então iremos pro fight seu bundão! tire seu terninho e vá pras ruas ver quantos coxinhas serão fritos em óleo fervente!
Gilmar Souza
01/02/2016 - 16h44
UAL, tenho certeza que você é daqueles que prega a tolerância e o respeito a todos. Né?!
Luís CPPrudente
01/02/2016 - 16h50
Gilmar, você não é tolerante, você é um coxinha que tem muita raiva dos avanços sociais. Se dependesse de patinhos da Fiesp como você, a chibatada seria um instrumento legal nas mãos dos feitores (a quem você defende por ideologia ou por problema de insanidade dos coxinhas).
Giovanni Pedroso
01/02/2016 - 16h51
Não sou e nem vc é, vide seu comentário. Respeitosamente, vá tomar no seu cu, seu golpista hipócrita!
Gilmar Souza
01/02/2016 - 16h53
Você é muito bravo rapaz, precisa se tratar. Pra quem defende Lula e sua corja é de se esperar. :)
Luís CPPrudente
01/02/2016 - 16h52
Gilmar, você precisa se tratar também, pois você ainda sofre da doença daquele personagem lendário criado por Chico Anísio, que odeia pobres e queria que os pobres fossem explodidos.
Giovanni Pedroso
01/02/2016 - 16h57
Só lhe digo mais uma coisa: vá pra rua!
Gilmar Souza
01/02/2016 - 16h59
Vá também! E pare de defender ladrão, falso moralista!
Luís CPPrudente
01/02/2016 - 16h54
Enquanto você chama Lula de ladrão, você enaltece pessoas honradas como Achacador Cunha e o senador Playboy do Leblon.
Luís CPPrudente
01/02/2016 - 16h59
Você, Gilmar, acha normal uma pessoa ter aeroporto particular feito com dinheiro público. Acha normal um helicóptero que transporta drogas para e seus donos estarem livres, leve e soltos. Mas quer o Lula na cadeia por este ser dono de uma canoa.
Você e outros coxinhas precisam se tratar, há remédios para a sua insanidade: democracia, muita leitura e desapego das ideias elitistas.
Olindina Freire
02/02/2016 - 00h56
Giovanni Pedroso Que linguagem !!! Vc é muito educado !!!!!
Antonio De Pádua
01/02/2016 - 16h26
Quem ganha é o Brasil.
Naza Moura
01/02/2016 - 16h24
ATENÇÃO – MUITO CUIDADO !!! Barquinho de Lata para pescar lambari no sitio pode dar Cadeia. Mas um Helicóptero com 450 kg de Pasta Base pra Cocaína ta liberado, não pega nada… Avise aos amigos do Grupo.
Mattos Alê Mattos
01/02/2016 - 17h59
Isso mesmo! O helicoca e o aeroporto não são nada se comparado a uma canoa! Kkkkkk Kkkkkk
Antonio Gonzaga Parreira Parreira
01/02/2016 - 19h58
a questão Naza Moura, é que esse barquinho que vc. diz, é só 0,00000000001% do que esse mala de nove dedos roubou. entendeu ou quer que desenhe????. e se a história do helicóptero com droga é real, porque não se puniu o culpado?prova que o PT só pensa em enriquecer os “cumpanhero”