Montagem mostra a foto usada por Veja e a matéria original, com a jornalista Maria Paula Letti. Foto: Reprodução/ Facebook Joice Bruhn
do Sul21
Jornalista se indigna após Veja publicar sua foto por engano como envolvida na Lava Jato
A Revista Veja coloca em discussão mais uma vez sua credibilidade como veículo de comunicação.
Em sua última edição, a revista traz reportagem em que mostra o suposto envolvimento de Monica Moura, mulher e sócia do marqueteiro João Santana, que segundo apuração da revista, estaria envolvida na Operação Lava Jato.
A edição impressa da matéria traz uma foto da suposta Mônica Moura, mas que na verdade trata-se da jornalista gaúcha Maria Paula Letti. Maria Paula havia tirado uma foto em que aparecia com uma bolsa feita pela designer também chamada Mônica Moura, que não tem nada a ver com a Operação Lava Jato. A matéria que traz a foto saiu no blog Banho de Loja, em 2009.
A revista Veja acabou não checando as informações e publicou a foto errada. Em postagem em seu Facebook, a jornalista que aparece na revista, Maria Paula Letti diz: ”Ter minha imagem vinculada ao maior escândalo de corrupção da história do Brasil não só me assustou como me deixou furiosa! É simplesmente um absurdo. Já estou tomando as devidas medidas judiciais cabíveis”. Ela ainda afirma estar entristecida pelo fato de também ser jornalista e ver que não houve uma checagem na hora da publicação em uma das maiores revistas do país. Confira a publicação:
Na versão online da matéria, Veja retirou a imagem em que aparece a jornalista.
Enio
20/01/2016 - 14h52
Essa elite criminosa tem MEDO do povo brasileiro.
Edi Passos
20/01/2016 - 11h16
Pelo que se extrai da “nota indignada” a jornalista caluniada é da mesma laia da Veja. Seus amigos e familiares chafurdam no “detrito sólido de maré baixa” diariamente. Todos se merecem, portanto.
Rogerio
19/01/2016 - 21h15
Eles se merecem.
Gerson
19/01/2016 - 19h53
“Maior escândalo de corrupção da história do Brasil”. Tadinha, a jornalista não sabe nada da Privataria Tucana e do escândalo do Banestado. Além disso, os amigos e parentes da jornalista estão lendo demais a Veja, dá nisso.