Menu

A resposta de Edinho a um jornal de Araraquara reflete a falência do governo no campo da comunicação

Entrei no Twitter e me deparei com uma micropostagem do ministro Edinho Silva, titular da Secom. Clico no link e descubro que Edinho tem um blog, bem tosquinho, no qual rebate acusações feitas em reportagem publicada no jornal O Imparcial, de Araraquara. Vejo que Edinho é de Araraquara. Lá tem sua base eleitoral, por isso […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Entrei no Twitter e me deparei com uma micropostagem do ministro Edinho Silva, titular da Secom.

ScreenHunter_275 Dec. 29 15.18

Clico no link e descubro que Edinho tem um blog, bem tosquinho, no qual rebate acusações feitas em reportagem publicada no jornal O Imparcial, de Araraquara.

Vejo que Edinho é de Araraquara. Lá tem sua base eleitoral, por isso a pronta resposta.

Só que a resposta é pavorosamente mal escrita, na sintaxe e no raciocínio, e deixa entrever porque o governo possui uma comunicação tão ruim.

O fato da denúncia vir de um site “conhecido publicamente por ser instrumento militante contrário ao governo” não é argumento válido, porque quase toda a mídia brasileira, nos últimos tempos, tem agido da mesma forma.

Que que tem que é um site de oposição?

Claro que é, ou Edinho Silva esperava ser denunciado pelo site Amigos do Presidente Lula?

Para rebater uma acusação, é preciso ir ao mérito das questão, revolver suas contradições, enfrentar objetivamente, sem muitos adjetivos, a origem das mentiras.

A denúncia em questão, de que Edinho Silva, então tesoureiro da campanha de Dilma, abordou um empresário dizendo que, se ele não doasse, sofreria “represálias”, é ridícula.

Se esta delação aconteceu, é obviamente uma tentativa desesperada de um delator para sair da cadeia.

É ridícula porque parte do pressuposto que tanto os emissários do governo quanto o empresário contatado sabiam que Dilma iria ganhar a eleição.

Entretanto, por mais ridícula que seja, essa acusação é uma das principais peças da nova narrativa da oposição, para esquentar as denúncias do PSDB junto ao TSE,  e usar a Lava Jato como base para cassar a candidatura de Dilma Rousseff.

O que me espanta é que, apesar deste ser o principal campo de batalha da democracia no momento, ele seja tratado com tamanha displicência por Edinho Silva, PT e governo.

Com o impeachment praticamente morto, em virtude da decisão do STF de cortar as asinhas de Cunha, toda a artilharia de oposição e mídia se voltará para o TSE.

Governo e PT, mais uma vez, deixarão a mídia manipular livremente a opinião pública, sem uma estratégia de contra-informação?

Será que não entendem que é preciso responder à opinião pública, e que isso é perfeitamente democrático, porque é aí que a batalha é decidida?

Ministros de tribunais superiores, seja TSE, STJ ou STF, só conseguem enfrentar a mídia quando sentem respaldo na opinião pública.

Para isso é preciso fazer vídeos, animações, aplicativos, textos longos, textos breves, desenhos, músicas, memes, etc!

A quantidade de infográficos que Folha, Globo, Veja, Estadão produziram para explicar o mensalão e a Lava Jato é impressionante.

Nunca fizeram nada para explicar o trensalão, nem a sonegação, claro!

O site de que fala a assessoria do ministro (ele não cita, mas obviamente é o Antagonista) é o principal blog da oposição, que vem recebendo enormes investimentos para ampliar sua penetração.

A resposta aos ataques tem de ser feita com verve, criatividade, inteligência –  e sentido de urgência.

O tom da resposta da assessoria de Edinho Silva é péssimo. Parece uma resposta de um esquerdista de 15 anos, que começou a escrever semana passada.

Uma denúncia deste tipo tinha que ser respondida com muito mais elegância, incluindo um depoimento em vídeo do próprio ministro. Não é a reputação dele que está em jogo, mas o destino da república.

É sintomático, ainda, o provincianismo do ministro: enquanto a acusação está na internet, atingindo milhões de pessoas, destruindo a sua reputação e ameaçando a escolha de 54 milhões de eleitores, Edinho Silva não fala nada. É preciso a acusação sair num jornalzinho obscuro de uma cidade do interior para que Edinho se decida a responder.

Este é o titular da Secom do governo Dilma, um governo que acabou com o único canal de comunicação direto entre a presidenta e o público, o Café com a Presidenta, e não o substituiu por nada. Resultado: a aprovação de Dilma, logo após o fim das eleições, iniciou um processo de queda livre, estimulando o golpismo e gerando movimentos de desestabilização política.

Quando o PT aprenderá a importância da comunicação?

Quando o PT aprenderá que uma comunicação mal feita gera instabilidade política, que por sua vez produz crise, desemprego, ou seja, prejudica a classe trabalhadora, os empresários, toda a economia brasileira?

Pior: uma comunicação mal feita estimula corrupção, porque os corruptos não sobrevivem a um ambiente de esclarecimento e luz.

A falta de comunicação traz uma enorme insegurança para a liberdade física de cidadãos e empresários, ficando todos vulneráveis ao discurso único da mídia, que por sua vez é usado para legitimar processos judiciais arbitrários.

Ao final do texto, fala-se que “a verdade vencerá”, um clichê idiota, com ressonâncias desesperadas, que qualquer mentiroso poderia usar.

Quando todos os caciques do PT estiverem presos, a maior parte sem provas, talvez suas lideranças façam um workshop de comunicação no presídio…

***

DEC 29, 2015
Nota ao jornal O Imparcial

Reproduzo aqui a nota enviada ao jornal “O Imparcial” de Araraquara desmentindo publicação sobre a campanha à reeleição da presidenta Dilma. O jornal menciona suposta delação premiada de um executivo de empresa investigada nas denúncias envolvendo a Petrobras.

A informação, primariamente reproduzida pelo jornal, é de um site conhecido publicamente por ser instrumento militante contrário ao governo. Também conhecido por ser vinculado às forças políticas de oposição. Portanto, sem nenhuma credibilidade jornalística.

É inacreditável o nível de manipulação da informação que estamos vivenciando. Tudo que é referente à campanha de Dilma é colocado sob suspeita. Os mesmos meios legais utilizados por outras candidaturas, se quer, são questionados. A agressão à verdade só enfraquece a democracia e só acirra os ânimos já tão exaltados nessa época de intolerâncias.

Fica aqui a crença nas instituições brasileiras. A verdade vencerá.

***

Nota ao jornal O Imparcial

A assessoria de imprensa do ministro da Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, refuta com veemência a publicação deste jornal, na edição desta terça-feira, dia 29 de dezembro de 2015, quando inverdades são ditas sobre a campanha à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Primeiro, chega às raias do ridículo tal afirmação de achaque sobre as contribuições eleitorais da campanha da presidenta.

A campanha Dilma 2014 recebeu contribuições eleitorais da mencionada empresa assim como outras campanhas também receberam. Por que só as doações para a campanha Dilma são objeto de achaque? Pergunta básica do jornalismo ético.

Nunca se manipulou tanto na mídia com objetivos meramente politiqueiros. Ao contrário da descabida afirmação, a campanha Dilma arrecadou de forma legal e ética, tanto que suas contas foram aprovadas por unanimidade pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deveria o jornal, que publica essa descabida mentira, identificar a fonte de sua informação. Desta forma, o leitor saberia que se trata de um site na web ideologicamente militante contra o governo e com ligações políticas com as forças de oposição.

Esperamos a publicação desta nota por parte do jornal garantindo, assim, o legal direito de resposta.

Assessoria de Imprensa do ministro Edinho Silva

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

janete

07/03/2017 - 10h26

muito bom o seu artigo

Gerson

03/01/2016 - 09h10

A prova que o governo Dilma não entende nada de comunicação é a matéria da Presidenta Dilma para a Fe-lha nessa semana. É brabo admitir, mas os integrantes do governo adoram aparecer no PIG, e se for na Rede Bobo então, eles vão ao “orgasmo”.

Suzelaine Pedroni Rosa

01/01/2016 - 22h41

Fernando Mauro

Marcelo Drumstick

30/12/2015 - 13h07

Qual a surpresa? A incompetência e a incapacidade são as marcas da gestão do PT.

Marcelo Drumstick

30/12/2015 - 13h07

Qual a surpresa? A incompetência e a incapacidade são as marcas da gestão do PT.

Flávio Sarquis Soares

30/12/2015 - 12h26

Uma das maiores carências dos governos de Lula e Dilma é mesmo a falta de comunicação. Li a matéria do Cafezinho. Se a resposta oficial do governo é aquela, motivo da matéria, então seria melhor que não houvesse resposta… É difícil entender porque a comunicação é tão primária…

Flávio Sarquis Soares

30/12/2015 - 12h26

Uma das maiores carências dos governos de Lula e Dilma é mesmo a falta de comunicação. Li a matéria do Cafezinho. Se a resposta oficial do governo é aquela, motivo da matéria, então seria melhor que não houvesse resposta… É difícil entender porque a comunicação é tão primária…

Almiro Oliva

30/12/2015 - 01h33

Lucas Oliva de Sousa

Marcos Carvalho Campos

30/12/2015 - 01h28

Laerte Braga, ajude a por fogo no “rabo” dos petistas … Senão teremos golpe de estado em 2016. João Cotonete, Tadeu Braga, Martiniano Nelson Viana.

Rejane Luthemaier Vinaya

29/12/2015 - 23h59

é outro da turma das paquitas, até cego enxerga a estultice desse Edinho.

Lidia Hatsumi Yoshikawa

29/12/2015 - 23h44

Sinara Tanure

Lulu Pereira

29/12/2015 - 22h21

podes crer, esse edinho é bem burrinho e a dilma e o pt não entenderam nada depois de 13 anos, impressionante, nem o lula entendeu e ainda largaram o dirceu, que entendeu um poucquinho, o f martins foi escrever livro sobre marchinha de carnaval, a ebc e rede brasil caídas, tamo mal. comunicação é poder e o pt, dilma e o governo têm vergonha.

Ninguém

29/12/2015 - 19h53

Miguel, uma sugestão: porque os blogueiros não convidam a Dilma para uma coletiva temática, a fim de discutir APENAS a questão da (falta de) comunicação do governo federal? Mas não é para fazer perguntas tipo armador de vôlei (levantar a bola para ela cortar). É para fazer perguntas “duras” e cobrar respostas (perguntar quais medidas estão sendo tomadas concretamente, para resolver esse problema de mutismo para lá de grave). Se ela não responder, insistir. É inacreditável o nível de amadorismo da área de comunicação do governo federal.

Adriano Américo

29/12/2015 - 21h32

Em 2014, durante aquela batalha que foi a eleição presidencial, eu enviei um e-mail para o Partido dos Trabalhadores perguntando como fazia para me filiar ao partido. Pois bem, até hoje estou esperando uma resposta… O que me parece é que o PT está tão preocupado no presente, e o presente é a manutenção do poder a qualquer custo (não entrarei no mérito sobre se o impeachment é justo ou não), que está se esquecendo do futuro. Pensem, meus nobres colegas de partido, este partido que arrebatou corações e mentes de milhões de brasileiros com suas propostas de “mudar tudo que está aí” e que, no final das contas, continuou a praticar o mais do mesmo, os mesmos esquemas (vejam o caso do Mensalão, preliminarmente usado pelo inimputável PSDB), está na lona, seus simpatizantes tachados de corruptos, sendo quase que linchados por pseudomoralistas, achincalhado dia e noite na mídia hegemônica. Digo estas palavras com o coração sangrando, pois ainda encontramos forças para defendê-los sabe de onde, pois sabemos que as outras opções são um tiro no pé. Coloquem a mão em suas consciências, salvem o que lhes resta de dignidade! O que Dirceus e Delcídios fizeram para desmoralizar as esquerdas não serão anos que serão capazes de reverter, em matéria de credibilidade e amor. Pensem, camaradas, pensem!

Leda Meira

29/12/2015 - 19h31

A boa comunicação é a alma do negócio!

Tony Evora

29/12/2015 - 19h12

O tal de Edinho faz parte do paquete que inclui o Cardoso…. Parece que são inamovíveis e afundaram a Dilma na sua incompetência e anular os futuros governos de esquerda..

    Gugu Mello

    29/12/2015 - 19h16

    Lula caminhou melhor quando escanteou os Petistas de Sampa.

Regina Queiroz

29/12/2015 - 19h11

Artigo muito bem escrito! Claro, objetivo, útil!

Maria Regina Novaes

29/12/2015 - 19h04

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…Foi um grande erro do pt e continua sendo.

walter pastori

29/12/2015 - 16h49

Miguel com esses manes assessorando a presidenta ela vai ate 2018 no canto do ringue mas ela e teimosa insiste com esses caras eles quando dao entrevistas me da imprensao que estao chorando saudades que tenho do PT quando so tinha macho.

Álvaro

29/12/2015 - 16h39

É de chorar! O cara é Ministro! Dilma merece o que está acontecendo. São dela as escolhas de seus assessores.

Pietro Azzulk

29/12/2015 - 18h38

Globo foi a pedra do Brasil, globo é a pedra do Brasil, que não deixa o Brasil anda.


Leia mais

Recentes

Recentes