Queridos leitores do Cafezinho,
Vamos utilizar este post para ir atualizando as notícias sobre as dezenas de manifestações em defesa da democracia, nesta quarta-feira (16).
Contamos com a ajuda de vocês. Utilizem à vontade o espaço dos comentários para postar fotos, vídeos e informações.
***
Concentração contra o impeachment reúne milhares na Cinelândia
Já são pelo menos 2000 os manifestantes reunidos na Cinelândia, no Centro do Rio, no protesto contra o processo de impeachment deflagrado contra a presidenta Dilma Rousseff. Bandeirantes dos partidos de esquerda (PCdoB, PT e Psol) e da CUT são as mais destacadas. A concentração ocorre durante a leitura do voto do ministro do STF, Luiz Edson Fachin, que praticamente confirmou a manobra de Eduardo Cunha que, driblando o regimento, criou uma chapa paralela para instituir uma Comissão adversária aos interesses do Palácio do Planalto.
Em São Paulo também a concentração mereceu número elevado de manifestantes e, segundo organizadores, às 18 horas já haviam pelo menos 10 mil pessoas. O engarrafamento no centro da cidade chegou a 500 quilômetros, segundo a PM. Há protestos também em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Paraíba, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Recife. Além destas capitais, em outras seis cidades.
Com informações do Conexão Jornalismo
***
Na cidade natal de Lula, milhares defendem Dilma
Na tarde desta quarta, Dia Nacional de Mobilização Contra o Impeachment, o Ajuste Fiscal e Fora Cunha, mais de 3 mil manifestantes foram às ruas de Guaranhuns, terra natal de Lula, para defender a democracia e protestar contra o golpe pretendido por quem quer impeachment.
Com informações da CUT Nacional
***
NÃO VAI TER GOLPE
Marilena Chaui fala aos Jornalistas sobre a importância dos movimentos dos estudantes secundaristas e sobre o contexto do golpe que se tenta impor ao país. A filósofa falou logo após o ato de Professores e Alunos da Universidade de Direito da USP, entrevista de Laura Capriglione e Lucas Martins – Colaborou Allan Ferreira, especial para os Jornalistas Livres.
“Eu estou aqui hoje não só pelo mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff. Estou aqui em defesa da democracia. A gente sabe que a democracia hoje no país, ainda que imatura, foi conquistada com muito suor”, disse Gabriele Vampeldi, da União Estadual dos Estudantes – São Paulo.
***
Mobilizações desta quarta já se iniciam em diversas partes do Brasil
Da Página do MST
As mobilizações do dia Nacional de Luta contra o Impeachment, o ajuste fiscal e pelo Fora Cunha dessa quarta-feira (16) já se iniciaram em algumas partes do Brasil.
No Paraná, cerca de 400 jovens Sem Terra dos acampamentos Dom Tomás e Herdeiros da Terra marcham pelo município de Quedas do Iguaçu.
A juventude permanecerá ao longo do dia realizando intervenções em frente aos comércios locais para denunciar as manobras oportunistas do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ao mover o processo de impeachment sem base jurídica contra Dilma Rousseff.
Outros 1500 Sem Terra liberaram o pedágio em São Miguel do Iguaçu, onde também protestavam contra o impeachment e o ajuste fiscal do governo federal.
Na capital alagoana, cerca de 6 mil pessoas marcham neste momento no Centro da Cidade de Maceió.
Em Caruaru, interior de Pernambuco, cerca de 1.500 pessoas de diversos movimentos populares realizam ato pelo Fora Cunha, contra o ajuste fiscal e em favor da democracia, contra o impeachment, parte das ações do Dia Nacional de Mobilização.
O protesto teve inicio em frente ao prédio do INSS e vai em direção ao Marco Zero da cidade.
Fotos e informações: Brasil de Fato e MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.
***
Da página da Mídia Ninja:
EM FUNÇÃO DA MANIFESTAÇÃO PREVISTA PARA HOJE À TARDE NA CANDELÁRIA, TEREMOS ADVOGADOS DE PLANTÃO NA 5ª DP A PARTIR DAS 17H.
***
O ato contra o impeachment está marcado para às 17h, mas os movimentos sociais já começam a chegar para a concentração da manifestação, no Vão Livre do MASP.
Katia Passos, para #JornalistasLivres