O professor alerta: conspiradores estão brincando com fogo. Seu desafio não será apenas ganhar uma batalha parlamentar, e sim controlar 204 milhões de pessoas que não precisarão respeitar um governo ilegítimo.
Trecho do artigo de Wanderley:
“Ninguém deve obediência a governos ilegítimos a não ser por coação explícita. Precisa ficar claro aos conspiradores que não bastará uma vitória no Congresso; vão ser obrigados a encarcerar muita gente. A promessa é de um espetáculo de confissão de caráter: quem se candidata a carcereiro e quem se dispõe a ser encarcerado. Estou para ver quem se apresenta como condutor da democracia à cadeia.”
Eu diria mais: vão ter que censurar os blogs também. Só o Cafezinho está com alcance semanal de 10,5 milhões de pessoas.
Num eventual governo golpista, o blog estaria numa situação politicamente bem mais confortável, sem o peso de ser chamado de governista ou chapa-branca por algumas de suas afinidades ideológicas.
Sim, porque adianto logo que, diante de um governo ilegítimo, usurpado via golpe, eu terei o maior prazer de fazer a denúncia diuturna de seu vício de origem: ser um governo não eleito, um governo sem legitimidade.
O que faria o governo? Censura? Prenderão todo mundo?
O caminho que estão traçando não me parece muito inteligente, porque eles ingressaram num jogo de perde-perde. Se perderem a votação em plenário, serão golpistas derrotados; se ganharem, serão golpistas vencedores.
***
A DEMOCRACIA NA CADEIA
8 de dezembro de 2015
Por Wanderley Guilherme, no blog Segunda Opinião.
Quando as instituições falham, o caráter prevalece. Há quem nunca fraudou a lei por falta de oportunidade e há os que resistiram apesar dos convites das circunstâncias. Em crise, o caráter de cada um é desnudado. De vários políticos já conhecemos o material de que são feitos, uns de primeira, outros de segunda qualidade. Não há coletividade humana que escape ao vírus da safadeza. A esperança é que não se propague.
Para mim, o pedido de impedimento apresentado por conspiradores paulistas é absurdo. Prova-o a discussão dos beneficiários e associados: qual a melhor data para dar andamento? as ruas acompanharão os conjurados? Como reagirão os deputados do PMDB a uma defecção do vice-presidente? Qual o melhor acordo entre os pré-candidatos tucanos e os conspiradores do PMDB? Não há apresentação de evidências de que a presidente Dilma Rousseff tenha cometido crime de responsabilidade, única base constitucional legítima para impedi-la. Com todas as letras, dizem não ser necessário.
Se não é necessária a comprovação de crime, convém à oposição irresponsável preparar-se para o que acontecer fora do Congresso. Antes de ter início o processo, por exemplo, ou o Vice-presidente Michel Temer declara peremptoriamente que não vê razões substantivas para o impedimento ou não ficará como Vice-Presidente para assistir o final e se beneficiar dele. O destino do País não depende somente de tratativas em palacetes paulistanos, entre as quais figuraram com certeza os termos da missiva bombástica selando o acordo paulista contra a democracia. A carta de rompimento que o Vice enviou a Dilma Rousseff, repudiando antecipadamente qualquer resposta amistosa da destinatária, é uma justificativa para o oportunismo de manter-se à margem, pronto para “reunificar o País”. Duvido. O que há de reunificar o País é o respeito de boa fé a suas leis fundamentais. E estas são ofendidas quando o signatário prefere se declarar, preferencialmente, Presidente do PMDB. Ou o Vice renuncia ao mandato ou será despejado pelas ruas, que fariam bem acampando nos portões de sua residência. Pacificamente, mas com justificada razão para impedi-lo de governar, a saber: por quebra do compromisso constitucional de cumprir o mandato de acordo com as leis. E as leis condenam conspiradores.
Ninguém deve obediência a governos ilegítimos a não ser por coação explícita. Precisa ficar claro aos conspiradores que não bastará uma vitória no Congresso; vão ser obrigados a encarcerar muita gente. A promessa é de um espetáculo de confissão de caráter: quem se candidata a carcereiro e quem se dispõe a ser encarcerado. Estou para ver quem se apresenta como condutor da democracia à cadeia.
***
Últimas palavras
Ficou difícil o retorno do Vice-Presidente à condição de não decorativo: ou invade o Executivo, a mando usurpador de um Congresso tucaneado, ou se demite. Vice-presidente não será mais.
Ilustração: Juliano Guilherme (pintura à óleo).
Daniel
10/12/2015 - 14h14
Miguel, você precisa seriamente arrumar um mecanismo de comentários mais funcional
Allan Junior Silva
10/12/2015 - 15h11
O PT vai nos proteger.
Rogério Matuck
10/12/2015 - 13h29
#NãoVaiTerGolpe #DefesaDoEstadoDeDireitoJá #CunhaForaDoLegislativoJá #CunhaNaCadeiaJá #GolpistasForaDoLegislativoJá #PsdbDemPmdbDeCunhaEstãoPraComemorarAniverDoAI5
#AcordaJanot
Warner Vanderlei
10/12/2015 - 12h49
Chamar de golpe não muda nada. Apenas mais um ardil dos fracassados
Warner Vanderlei
10/12/2015 - 12h49
Chamar de golpe não muda nada. Apenas mais um ardil dos fracassados
Diego
10/12/2015 - 07h59
O que o STF está esperando? E o sr. Janot? Eduardo Cunha vem arrasando a economia do Brasil com suas pautas bombas, chantagens e paralisações e não fazem nada. Estão esperando o pior? Esse pior deve ser melhor para quem? Olha srs. o Brasil não pertence a uma casta, pertence a todos nós.
Graça Evangelista
10/12/2015 - 02h47
Tudo caminha para uma ditadura de direita. Eles que vivem acusando os outros de serem ditadores, na verdade são muito mais autoritários e detestam a tal democracia que põe poder nas mãos do povo.
Oliveira
09/12/2015 - 22h49
Guilherme, adorei o seu texto é espalhei no grupo de washap.
Por isso que Cafezinho tá bombando.
Hell Back
09/12/2015 - 22h22
Já entendi porque querem revogar o Estatuto do Desarmamento. Com esse golpe o Brasil se transformará numa terra de ninguém, num Afeganistão dos trópicos. Um grande mercado para os países que vivem da “exportação de guerras”.
Hannah da Terra
10/12/2015 - 00h02
#OndeEstasJanot
Jorge Menezes
09/12/2015 - 22h29
A justiça e as polícias tratarão de enquadrar qualquer subversivo que tentar afrontar a nova ordem vigente.A Globo colaborará para a paz social fazendo reportagens ufanistas sobre o sucesso do governo golpista,questões sociais serão varridas do noticiário e o ministro da justiça Eduardo Cunha,garantirá o aumento do salário de todos os jornalistas brasileiros ainda vivos.
Leonardo Flores
09/12/2015 - 20h36
Isso é certo. Não é só a questão do impeachment. Terão que fazer como da outra vez. Matar e torturar quem ouse discordar de tal ilegitimidade.
José Ciríaco Pinheiro
09/12/2015 - 19h03
Nada de golpe!
Jorge Santos
09/12/2015 - 16h47
Isso é uma clara demonstração de violação à democracia! Mas os brasileiros não vão admitir isso! Saquear a democracia dessa forma é golpe!
Jorge Santos
09/12/2015 - 16h45
Fora golpe!
Cleonice Fonseca
09/12/2015 - 18h44
Vai virar uma bagunça porque estariam sem nenhuma moral para cobrar respeito do povo por isso que eu sou Dilma 13!!!
João Cláudio Fontes
09/12/2015 - 18h43
Eu escrevi isso um tempo atrás , mas parece bem atual e ‘profético’ .Não é tão difícil perceber o que está acontecendo , e o que pode vir à acontecer .A única forma de retroceder ao que eu chamo de ‘fase 1’ da nossa história , como eu escrevi no texto , seria alguma forma de ditadura .Mas , quem está disposto a pagar esse preço …? O Brasil mudou nesses últimos 12 anos , queiram os golpistas ( de direita , e de ‘esquerda’ …) ou não .Não tem mais volta àquele país inconsciente onde todas as injustiças e desigualdades eram consideradas obras da natureza e ‘vontade de Deus’ . Isso me dá confiança de que o golpe não prosperará ( um exemplo recentíssimo é o movimento dos estudantes em SP ) .Por mais que os golpistas queiram regredir ao passado , não vai dar .Então , nós temos motivos pra ter esperança .Mas , a luta será longa e árdua , não tenhamos ilusões … o texto : https://www.facebook.com/notes/jo%C3%A3o-cl%C3%A1udio-fontes/a-dial%C3%A9tica-evolutiva-do-brasil/984503634942931
João Bacellar
09/12/2015 - 18h15
Terão o dever moral de não respeitar um “governo” ilegitimo.
Zilma Oliveira
09/12/2015 - 17h45
http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/09/a-mala-de-dinheiro-que-carlos-sampaio-lider-do-psdb-e-do-golpe-doou-a-si-mesmo-9552.html