Menu

O erro político dos golpistas

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Análise Diária de Conjuntura – 07/12/2015 A primeira semana da chamada pelo golpe não foi boa para a oposição. Eles cometeram um erro político grosseiro: uma coisa é o tom crítico dos movimentos sociais, centrais, sindicatos, partidos de esquerda, e população em geral, em relação ao governo. Outra coisa é ameaçar […]

33 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Análise Diária de Conjuntura – 07/12/2015

A primeira semana da chamada pelo golpe não foi boa para a oposição.

Eles cometeram um erro político grosseiro: uma coisa é o tom crítico dos movimentos sociais, centrais, sindicatos, partidos de esquerda, e população em geral, em relação ao governo.

Outra coisa é ameaçar derrubar uma presidenta da república e fazer triunfar o golpismo e o fascismo.

A sociedade critica Dilma porque tem esse direito e essa liberdade, mas não quer que suas críticas sejam instrumentalizadas por datafolhas da vida para justificar um golpe de Estado.[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Atenção, você não está logado como assinante. Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita; ou abaixo da seção de comentários, se você estiver lendo pelo celular). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Se já foi um assinante, temos promoções especiais. Qualquer dúvida, entre em contato com a Flavia, no assinatura@ocafezinho.com. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

O governo Dilma, como de praxe, deixa a corda estirar até o limite, movimentando-se apenas à força, empurrado por situações dramáticas.

A oposição, em verdade, já perdeu essa luta, porque mesmo que conseguisse os votos suficientes para aprovar o impeachment na Câmara, o que está bem longe de conseguir (mas digamos, por amor ao debate, que consiga), a farsa já está, de antemão, desmascarada.

Diferentemente de 1964, quando a imprensa tradicional (as mesmas empresas de hoje, algumas das quais precisam fingir com mais sutileza) monopolizava sozinha a narrativa política, hoje há uma diversidade bem maior, e uma parcela importante da sociedade conhece a história, e sabe o papel que a imprensa teve no apoio ao golpe de 64, e sabe que ela tem interesses políticos e econômicos num novo golpe.

As manifestações coxinhas no fim de semana juntaram 15 pessoas no Leblon, e meia dúzia na Barra da Tijuca, bairros que são o epicentro do golpismo e da direita no Rio de Janeiro.

Hoje, segunda-feira, há uma grande manifestação na Lapa, Rio de Janeiro, a partir das 16 horas.

A maioria dos governadores, a maioria dos juristas (em especial a sua elite, os doutores em direito), a maioria dos deputados, a maioria dos partidos, todos são contra o impeachment, que denunciam como um golpe de Estado.

É uma situação virtualmente oposta a de Fernando Collor, contra o qual havia um consenso na sociedade.

Aliás, os mesmos juristas que apoiaram o impeachment de Collor, hoje são fervorosos combatentes do impeachment de Dilma. Marcelo Lavenerè, principal nome do texto que levou ao impeachment de Collor, é o exemplo mais notório: ele afirma que, hoje, o impeachment contra Dilma seria um golpe, sim.

Seja por qual lado se olhe, a iniciativa da oposição, de abraçar-se a um político já afogado, como Eduardo Cunha, e apoiar a sua iniciativa desesperada, constitui um erro político.

E agora, o que pretende fazer a oposição? Adiar o impeachment para depois do recesso, deixando o país numa angustiante expectativa? Pretendem esperar a manipulação da mídia avançar?

O governo Dilma tem problemas, mas a comoção nacional provocada pela aceitação do pedido de impeachment faz cessar, por um momento, todas as críticas (muitas delas justas e necessárias) ao governo, e o foco se volta para a defesa da democracia, o que fortalece a presidenta eleita, que é a representante maior dessa democracia.

Que forças estão por trás do golpe? Do lado do campo progressista, criou-se um alinhamento automático, duro, contra o golpe. As diferenças estão momentaneamente postas de lado, para derrotar o impeachment. É um cenário similar ao que levou à vitória de Dilma no segundo turno.

Importantes forças econômicas já se manifestaram contra o impeachment. De onde vem, portanto, o apoio ao golpe?

Na minha análise, o principal apoio ao golpe vem de dois setores: 1) a indústria de petróleo e de construção civil dos Estados Unidos, interessada no desmantelamento da Petrobrás, na privatização do pré-sal e na destruição das empresas brasileiras de engenharia; 2) da grande mídia, em especial, a Globo, muito assustada com o avanço caótico e anarquico das mídias sociais.

A fanpage do Cafezinho obteve uma audiência, em sete dias, superior a 9 milhões de pessoas. Enquanto isso, o Jornal Nacional registra a menor audiência de sua história.

Essa é uma das explicações para os problemas enfrentados pelo golpismo.

A derrota do chavismo na Venezuela era carta marcada. A esquerda governamental não pode ganhar sempre. Mas a direita, para vencer, precisa se moderar. E se não quiser ser derrotada novamente daqui a alguns anos, terá de assumir políticas progressistas, ou seja, terá de ser menos direita.

Se deixar que sua agenda neoliberal prevaleça, abrirá caminho para a volta do campo popular, em nova onda progressista, daqui a uns 8 ou 10 anos.

A esquerda precisa entender que, tão importante quanto vitórias eleitorais, é ganhar a batalha na opinião pública e construir uma imagem de dignidade para si mesma, uma preocupação que o PT, por exemplo, negligenciou nos últimos anos, deixando que a narrativa midiática sobre a corrupção no partido não tivesse uma resposta política adequada.

Hoje, até 18 horas, termina o prazo para as lideranças partidárias, que tem representantes na comissão que analisará o impeachment, indicarem seus representantes. O líder do PMDB na Câmara já escolheu cinco nomes, e são todos contra o impeachment. As outras três vagas poderão ser ocupadas por deputados do PMDB mais favoráveis ao impeachment.

O impeachment pode ser derrubado, ou aprovado, nesta comissão, ou no Plenário, daqui a algumas semanas.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo Benzatti

08/12/2015 - 14h46

Esse processo de impeachment é uma piada. O Cunha vai utilizar isso para tentar adiar a sua saída. A Presidenta recebeu hj apoio de juristas, de governadores, de instituições da sociedade civil. A oposição – com medo de seguir adiante – já está adiando o processo. Isso servirá somente para fortalecer politicamente esse governo – é o famoso “tiro no pé” da oposição paspalha.

Chaves Werkulys

08/12/2015 - 11h44

Tamo ferrado com estes vermelhos.

Messias Franca de Macedo

08/12/2015 - 00h00

… A sorte do gângster [eduardo] ‘CU(nha)’ do congênere escroque mafioso ‘Aécio Furnas Forever’ et caterva é que *”o juiz do ‘braZ$$$&l'” deve estar em férias!
Pausa para rir desses infames IMUNDOS!
Férias mais do que merecidas, segundo a CIA, a OTAN &$ o Pentágono!
*o tal DEMoTucano Sérgio ‘mor(T)o’, o mequetrefe de primeira instância de uma comarca qualquer da ‘Guantánamo do Parana’!

Lá isso é Justiça, siô?!…

Messias Franca de Macedo

07/12/2015 - 23h34

… Esses vermes somente estão esculhambando a nação e desmoralizando as instituições [pseudo]democráticas em função da cumplicidade criminosa do Poder Judiciário, inclua-se, em primeiro plano, o abominável *”supremoTF” em conluio com o ‘miniSTÉRIO’ Público sob os auspícios do **’Sonso geral da nação em frangalhos’, PTF (Polícia Tucana Federal) sob a complacência do ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da “Justiça”…
*”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!

E toda a bandalheira surreal pautada pela imprensa mais mafiosa da face da Terra, o PIG!…
O que não deixa de ser um risco iminente à nossa (sub)democracia de bananas, republicanismo de araque – ou de fachada, como queira o freguês!
São os estertores do ‘golpe jurídico-midiático que se arrasta desde o antanho do Mentirão!
O julgamento de exceção da Ação Penal 470 fez escola!
Foi o grande teste para a direitona dimensionar até onde poderia ir com sua picaretagem descomunal!
Não há limites, os canalhas constataram!
Mesmo porque para os nazifasciterroristas &$ [mega]corruptos mafiosos o golpe não tem retorno!
É questão de sobrevivência, estúpido!
Esses moleques são alérgicos à transparência da luz solar das verdades…

RESCALDO FÚNEBRE:
triste de uma nação que comporta uma oPÓsição tão miserável – e uma Casa Grande tão abjetamente escrota…
Que me perdoem os vermes, os ratos, as baratas…

    Messias Franca de Macedo

    07/12/2015 - 23h49

    **’O Sonso geral da nação em frangalhos’
    **leia-se, o atual procurador geral da ‘República DEMoTucana’, o senhor ‘Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ (sic), “um sujeitinho à toa, um fascista da pior extração”, segundo o senador Fernando Collor de Mello

Roberto Santos

07/12/2015 - 19h18

Dilma fica, fora Cunha.

Luiz Henrique

07/12/2015 - 20h34

Dilma FICA E NÃO VAI TER GOLPE

Fernando Lisboa

07/12/2015 - 19h31

sai logo dilma !!!!! ja deu neh !!!

    Hell Back

    08/12/2015 - 15h10

    Você errou de blog, amigo. Acho que você estava procurando um dos blogs conservadores até a raiz.

Mauricio Gomes

07/12/2015 - 16h37

O erro dessa escumalha foi ter nascido, o mundo seria um lugar bem melhor sem esses fascistas, ignorantes e golpistas.

Claudio Daniel Paiva Loureiro

07/12/2015 - 18h13

Só para recordar:
Graças à evolução tecnológica da modernidade
com a abertura das fronteiras do Brasil para o resto do mundo,
o país cresceu, reduzindo a pobreza.
Mas não foi através do PT
Então veja:
A história que precisa ser contada.
Só para lembrar um pouquinho, do porque que os políticos não sabem a razão das manifestações que acontecem pelo Brasil.
A HISTORIA É A MÃE DE TODAS AS VERDADES!!!
1985 –
O PT É CONTRA A ELEIÇÃO DE TANCREDO NEVES E EXPULSA OS
DEPUTADOS QUE VOTARAM NELE.
1988 –
O PT VOTA CONTRA A NOVA CONSTITUIÇÃO QUE MUDOU O RUMO DO BRASIL.
1989 –
O PT DEFENDE O NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA BRASILEIRA, O QUE
TRANSFORMARIA O BRASIL NUM CALOTEIRO MUNDIAL.
1993 –
PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, CONVOCA TODOS OS PARTIDOS PARA UM
GOVERNO DE COALIZÃO PELO BEM DO PAÍS. O PT FOI CONTRA E NÃO
PARTICIPOU.
1994 –
O PT VOTA CONTRA O PLANO REAL E DIZ QUE A MEDIDA É ELEITOREIRA.
1996 –
O PT VOTA CONTRA A REELEIÇÃO. (HOJE DEFENDE).
1998 –
O PT VOTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA, MEDIDA QUE HOJE
NOS PERMITE TER ACESSO A INTERNET E MAIS DE 150 MILHÕES DE LINHAS
TELEFÔNICAS.
1999 –
O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DO CÂMBIO FLUTUANTE.
1999 –
O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DAS METAS DE INFLAÇÃO.
2000 –
O PT LUTA FEROZMENTE CONTRA A CRIAÇÃO DA LEI DA
RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE OBRIGA OS GOVERNANTES A GASTAREM APENAS O
QUE ARRECADAREM, OU SEJA, O ÓBVIO QUE NÃO ERA FEITO NO BRASIL.
POR QUE SERÁ?
2001 –
O PT VOTA CONTRA A CRIAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO GOVERNO
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
BOLSA ESCOLA, VALE ALIMENTAÇÃO, VALE GÁS,
PETI E OUTRAS… BOLSAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ESMOLAS ELEITOREIRAS E
INSUFICIENTES.
QUASE TODA ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO BRASIL, FOI CONSTRUÍDA NO
PERÍODO LISTADO ACIMA.
O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
HOJE ROUBAM TODOS OS AVANÇOS QUE OS OUTROS PARTIDOS PROMOVERAM, E POSAM
COMO OS ÚNICOS CONSTRUTORES DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO.
JÁ QUE O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS DESDE A SUA FUNDAÇÃO, FICA
UMA PERGUNTA PARA QUE OS LEITORES RESPONDAM:
EM 10 ANOS DE GOVERNO, QUAIS AS REFORMAS QUE O PT PROMOVEU NO BRASIL
PARA MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?
Lembre-se sempre:
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora, e fazer um novo fim”.
Esta é uma comunicação oficial do Instituto Endireita Brasil.
Reenvie imediatamente esta mensagem para toda a sua lista.
O Brasil agradece.
Hoje somos apenas 1.340.976, mas poderemos ser milhões, colabore!…
Envie para seus contatos.
NÃO VAMOS FAZER COMO OS ALEMÃES QUE EM 1934 “DEIXARAM” O PARTIDO NAZISTA DEITAR E ROLAR, E DEPOIS TIVERAM SUAS VIDAS E A NAÇÃO COMPLETAMENTE DESTRUÍDA, ASSIM COMO OS CUBANOS E VENEZUELANOS …
Eu já passei para você…
Eu já fiz a minha parte…
O QUE ESTÁ ESCRITO AÍ ACIMA É HISTÓRIA, E NÃO FICÇÃO !!!
ACORDE !!!l

    Allan Addamo

    07/12/2015 - 20h25

    Dilma # fica …Lúcifer o rei das trevas guiará o Brasil rumo ao abismo total …
    quero ver a miséria, fome, e tudo que Lúcifer agrade com a esquerda no país

      Hell Back

      08/12/2015 - 15h37

      Prefiro me aliar a Lúcifer do que me aliar a alguém que não cumpre a Constituição.

    Allan Addamo

    07/12/2015 - 20h26

    grande Carl max …filho das trevas

    Anônimo

    08/12/2015 - 00h22

    Mentiroso! Lula 2018, Dilma até o fim. Não ao golpe sujo dos perdedores nas urnas!!

Marcelo Pereira

07/12/2015 - 18h03

vcs coxinha amam uns memes. Pena que com meme, não se abre processo na justiça.

Edimar Freitas

07/12/2015 - 17h55

eu já sobrevive um impeachment do colo pós que venha outro da Dilma

    Marcelo Pereira

    07/12/2015 - 18h02

    Pelo visto não sobreviveu à GRAMÁTICA tbm.

    Marcelo Pereira

    07/12/2015 - 18h02

    Pelo visto não sobreviveu à GRAMÁTICA tbm.

Petralha Zuero

07/12/2015 - 17h54

    Hell Back

    08/12/2015 - 15h44

    Não entendi a tarja preta (máscara do Zorro, talvez) nos olhos de um certo político equilibradíssimo. Será que estão inutilmente tentando escondê-lo? rsrsrs

Petralha Zuero

07/12/2015 - 17h54

Eduardo de Paula Barreto

07/12/2015 - 15h53

.

DOIS EXÉRCITOS
.
Em nome da democracia
E da ordem jurídica
Armo-me com a cidadania
E entro na batalha política
E escolho o lado da razão
Para combater os que estão
Querendo o impeachment
E assim grito bem alto:
Ninguém através do assalto
Se tornará meu Presidente.
.
De um lado intenções legítimas
E do outro manipulações espúrias
O primeiro representado por Dilma
E o segundo liderado por Cunha
E entre os dois a população
Que agora tem em suas mãos
A chance de definir o regime
Que norteará a política brasileira
Ou deixamos com Dilma a bandeira
Ou a entregamos ao crime.
.
Defender o mandato de Dilma Rousseff
Não significa dar apoio incondicional
Às suas estratégias que tecem
Os caminhos da política nacional
Mas cabe-nos como cidadãos
Ajudá-la a construir uma Nação
Que mereça o nosso patriotismo
Agora somos apenas dois exércitos
Um é formado por eleitores éticos
E o outro por cúmplices do golpismo.
.
Eduardo de Paula Barreto
07/12/2015

.

Elizabeth Bastos

07/12/2015 - 17h37

    Marcelo Pereira

    07/12/2015 - 18h03

    vcs coxinha amam uns memes. Pena que com meme, não se abre processo na justiça.

Elizabeth Bastos

07/12/2015 - 17h37

    Marcelo Pereira

    07/12/2015 - 18h03

    vcs coxinha amam uns memes. Pena que com meme, não se abre processo na justiça.

Katy Katyta

07/12/2015 - 17h36

Tipo as diretas já precisamos criar a democracia veio pra ficar

Katy Katyta

07/12/2015 - 17h36

Tipo as diretas já precisamos criar a democracia veio pra ficar

Katy Katyta

07/12/2015 - 17h36

Tipo as diretas já precisamos criar a democracia veio pra ficar


Leia mais

Recentes

Recentes