Eduardo Paes, atual prefeito do Rio, em segundo mandato, e um dos principais nomes do PMDB nacional, destilou profunda irritação contra o impeachment.
Vale a pena ler.
Os golpistas estão ficando em situação constrangedora.
***
Eduardo Paes: Impeachment é autofagia política e tentativa de golpe
No Jornal do Brasil.
Hoje às 13h31 – Atualizada hoje às 13h35
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (4) em entrevista coletiva na Conferência do Clima da ONU (COP-21), em Paris. Na sua avaliação, o pedido de impeachment é “uma autofagia política” que está destruindo o Brasil.
“Esse processo todo é insano, uma autofagia política. Não consigo compreender”, afirmou. “Está na hora de ter o mínimo de racionalidade. Estão destruindo o Brasil”, completou Paes, que também classificou a iniciativa como uma tentativa de golpe.
“O PMDB deve ser contra essa tentativa de golpe. O processo previsto na Constituição é de impedimento em razão de um crime de responsabilidade”, atestou. Para ele, as barganhas só diminuem a política brasileira. De acordo com Paes, outros prefeitos presentes na reunião em Paris o questionaram sobre a situação do país, o que deixa claro a impressão que o país tem levado ao exterior.
“As pessoas perguntam por que há um impeachment contra a presidente. (…) É porque o presidente da Câmara não teve dois votos do partido da presidente a favor dele em um confusão em que ele se meteu”, disse o prefeito. As críticas de Paes têm grande peso, uma vez que ele e Eduardo Cunha, presidente da casa, pertencem ao mesmo partido político.
O peemedebista ainda reforçou a inconstitucionalidade do pedido de impeachment. “Não estamos lidando com crime de responsabilidade da presidente Dilma. Se fosse o caso, poderíamos debater”, argumentou. “A presidente deve ter outros defeitos, mas certamente não o de cometer crime de responsabilidade”, concluiu.
“O show de irresponsabilidade de 2015 já deu”
Embora não tenha defendido a saída imediata de Cunha da presidência da Câmara, Paes disse esperar agilidade no processo de impeachment. “Tem de ser ontem. Quem quiser adiar essa discussão vai jogar contra a população brasileira e a economia do Brasil. Até nisso precisa haver limite na oposição”, enfatizou.
Para o prefeito, a crise política deixa o país em uma posição de fragilidade institucional e economicamente. “O investidor está olhando para o Brasil com essa instabilidade, quase insanidade política. Vejo isso com muita tristeza”, lamentou.
“Chega. Sabe aquela história que já deu? O show de irresponsabilidade de 2015 já deu. Basta. Vamos tocar a vida, a gente tem um país para tocar”, disse Paes.
Antonio Pereira Lopes Leal
06/12/2015 - 00h58
A situação deixa bem claro, quem está com o Cunha está traindo o povo brasileiro. Dilma fica, estamos na luta contra esse golpe sujo!!.
Adalva Milanez
05/12/2015 - 17h16
Não confio…
Adalva Milanez
05/12/2015 - 17h16
Não confio…
Simei Feitosa
05/12/2015 - 16h30
Avante Cunha!
Moisés Alcântara
05/12/2015 - 13h02
Anota o nome dele, Brasil!
Carla Lima
05/12/2015 - 12h45
Tá muito estranho esses apoios aí
Marcos Vinícius
05/12/2015 - 11h49
Luiz Augusto Pavan Diniz
05/12/2015 - 11h27
Mais um !!!!
Alam Gaudencio Junior
05/12/2015 - 11h21
Aceitem o Impeachment Dilmavez… Kkkkkkkkkk, dói menos… Avante Cunha, o lugar da quadrinha do PT é na cadeia, avante nosso herói… #SomosTodosCunha…
.
Roberto Amaral
06/12/2015 - 03h39
Alam Gaudencio Junior, com o devido respeito, é prudente se informar um pouco sobre o assunto, o Partido dos Trabalhadores NÃO pediu o impeachment de Fernando Collor de Melo. Até o final de 1991, a convocação do impeachment de Collor, traduzida no lema “Fora Collor”, era entendida pelo campo majoritário do partido como uma política de risco institucional, uma vez que as atividades de mobilização social estavam em descenso naquele momento e que, portanto, estava aberta a possibilidade de golpes políticos por parte dos setores dominantes. Nesse sentido, os petistas avaliavam que o acúmulo de forças do campo popular era insuficiente para pedir o afastamento do presidente.
Esse posicionamento, no entanto, não era consensual no interior do partido. As correntes trotskistas, Convergência Socialista e O Trabalho, orientadas por uma crítica rígida ao capitalismo, fomentavam oposição à orientação de classe da política econômica do governo Collor, propondo a convocação do impeachment já naquele momento, mas de modo a superar o enquadramento constitucional da crise do governo, defendido pelo campo majoritário do PT. Tal política chocava-se diretamente com a posição dominante no interior do PT, e culminou, meses mais tarde, com o processo de expulsão da Convergência Socialista das fileiras do partido.
Via de regra, até o surgimento das denúncias de Pedro Collor – irmão do então Presidente –, quanto ao envolvimento de PC Farias e do presidente da República em casos de corrupção, no final de maio de 1992, o PT havia mantido a postura de NÃO DEFENDER O IMPEACHMENT de Collor. Na reunião realizada pelo Diretório Nacional (DN) em 2 de fevereiro, estabeleceu-se um “Plano de mobilização para os meses de fevereiro e março”, prevendo a realização de atos públicos em todo Brasil, no dia do aniversário de posse de Collor (15 de março), com o objetivo de denunciar o apoio do governo à recessão e ao fisiologismo, e a ligação de Collor com os casos de corrupção no Planalto (PARTIDO DOS TRABALHADORES. DN, 1992a). Além disso, nessa mesma reunião, o PT reafirmou não assumir a proposta de impeachment como sua política oficial, não desvalorizando, porém, as iniciativas dos setores organizados de oposição ao governo os quais questionavam a conduta do presidente (PARTIDO DOS TRABALHADORES. Comissão Executiva Nacional, 1992a). POST APRESENTADO POR VC ESTÁ TOTALMENTE EM DESACORDO COM A VERDADE DOS FATOS E DOS DOCUMENTOS QUE CONSTAM EXPRESSAMENTE O ACIMA RELATADO. Talvez vc não tenha acesso aos referidos documentos, mas acesso a internet vc tem e poderia pesquisar um pouco antes de divulgar inverdades – https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Trabalhadores
Roberto Amaral
06/12/2015 - 03h42
Ética e Responsabilidade? INVERSÃO DE VALORES É O QUE ACONTECE – O mais triste dessa situação é que (a maioria) são teleguiados e esquecem de valores básicos que são passados no seio familiar, seja de que extrato social for, aliás era no seio da família mais simples que a honestidade e a hombridade eram cultivadas sob a batuta de que o” único patrimônio que tenho e que dou valor é o meu nome”, mas nos dias atuais ninguém mais faz as perguntas básicas para discernir o certo do errado, como ensinou o Professo Cortella: Eu quero, mas eu posso? Eu devo?.
Se os valores não estivessem invertidos, esses cidadãos estariam dando apoio e comemorando um ato de vingança? Um ato praticado por quem é um notório corrupto, achacador e chantageador como esse Eduardo Cunha? É de vital importância que todos saibam identificar a desonestidade intelectual implícita nas mais variadas matérias veiculadas nos telejornais, que enganam deliberadamente a maioria do povo, invocam as leis, a honestidade, se mostram contra a corrupção quando na verdade estão defendendo interesses próprios e inconfessáveis e para tanto afrontam os interesses da sociedade e defendem, e incitam, um padrão de conduta deturpado e nocivo ao bem comum. A prova disso é fácil de ser verificada. Compare DILMA e CUNHA. Confronte a idoneidade de conduta de DILMA e Cunha. Compare quantos crimes são apontados para DILMA e para Cunha. Dilma tem contas no exterior? Dilma sonegou informação sobre patrimônio pessoal? Ah e as pedaladas? Ta certo. Você sabe o que é a chamada “pedalada”? Ao praticar a “pedalada” Dilma levou vantagem indevida? Pedalada todos fazem, é apenas pegar um empréstimo para cobrir o orçamento que num determinado mês o seu dinheiro não deu. No caso de Dilma foi para cobrir pagamento de programas sociais, não houve vantagem pessoal. Isso o JN não mostra, não fala e não quer que o povo saiba.
Kátia Regina Assis
05/12/2015 - 04h25
Críticas ao prefeito sempre existirão mas o que interessa agora é o seu posicionamento politico como administrador de uma cidade importante do pais, num momento crucial para a democracia.
Hell Back
05/12/2015 - 00h28
Sim! A direita brasileira quer deixar a economia em frangalhos para que os neoliberais internacionais, com ajuda dos neoliberais nacionais, se aproveitem das nossas riquezas.
Solange Pestana
05/12/2015 - 01h58
Brasil segue com a liberdade e com sua democracia. Quem é Cunha ? Saqueador de nossas riquezas como fizeram os colonizadores. Fora CUNHA !
Gesiel Damasceno
05/12/2015 - 01h29
ele vota? a nao vota né, entao que se foda
Wanderson M. Azeredo
05/12/2015 - 01h12
Meu sonho ver esse prefeito preso, lá em bangu.
Silvia Maria Prezia Araujo
05/12/2015 - 01h06
Canseira….
Silvia Maria Prezia Araujo
05/12/2015 - 01h06
Canseira….
Flavio Lima
05/12/2015 - 00h53
Tem uma MORAL esse Eduardo Paes!! Perguntem aos cariocas.
Flavio Lima
05/12/2015 - 00h53
Tem uma MORAL esse Eduardo Paes!! Perguntem aos cariocas.
Ciríaco Marliere
05/12/2015 - 00h51
Muito ajuda quem não atrapalha. Por favor, O Cafezinho! Eduardo Paes e Pezão, fica de lascar.
Ciríaco Marliere
05/12/2015 - 00h51
Muito ajuda quem não atrapalha. Por favor, O Cafezinho! Eduardo Paes e Pezão, fica de lascar.
Zelia Oliveira
05/12/2015 - 00h37
Beija o rabo também , puxa saco !
Zelia Oliveira
05/12/2015 - 00h37
Beija o rabo também , puxa saco !
Javier Arturo Gallo Gomez
04/12/2015 - 23h30
Valeu,tudo o prefeito deben apoiar a Dilma.
Valéria Barbalho
04/12/2015 - 23h15
PQP, será que para combater o impeachment precisa puxar o saco de canalhas?
Célia De Moura Borges
05/12/2015 - 02h00
Infelizmente!
Rosa Helena
04/12/2015 - 23h03
Fala sério!O partido que mais pediu impeachment dos outros foi o PT. Agora com ele é golpe? Bando de idiotas!!!
Celso Junqueira
05/12/2015 - 12h27
Idiota é você!! estude um pouco mais a História recente do Brasil.
“Em 18 de setembro de 2015 o autor da denúncia que levou ao impeachment de Fernando Collor, em 1992, o advogado Marcelo Lavenère, afirmou, em entrevista ao jornalista Paulo Moreira Leite, no Brasil 247: “Vou contar uma coisa. Eu só apresentei a denúncia porque recebi um pedido dos principais partidos do Congresso. Foi o próprio FHC, em nome do PSDB, quem me procurou dizendo que eu tinha de assinar o pedido. O senador Pedro Simon falou pelo PMDB. O Aldo Rebelo, pelo PC do B e o Vivaldo Barbosa pelo PDT. Eram os grandes partidos brasileiros, falando por suas lideranças mais respeitadas. O PT, partido do Lula, derrotado por Collor em 1989, NÃO ASSINOU O PEDIDO””.
Contra FHC NUNCA houve pedido de impeachment.
Jorge M Sardinha
04/12/2015 - 22h50
Também acredito em papai Noel, duendes, etc.
Jorge M Sardinha
04/12/2015 - 22h50
Também acredito em papai Noel, duendes, etc.
Adriana Alvares
04/12/2015 - 22h43
Melhor não divulgar esse apoio, não…
Adriana Alvares
04/12/2015 - 22h43
Melhor não divulgar esse apoio, não…
Célia De Moura Borges
05/12/2015 - 02h02
Infelizmente ,todo apoio é bem vindo !
Márcia Balmberg
04/12/2015 - 22h40
Oportunista!
Márcia Balmberg
04/12/2015 - 22h40
Oportunista!
Valério Coutinho
04/12/2015 - 21h52
Ate que enfim esse merda fez algo de útil
Valério Coutinho
04/12/2015 - 21h52
Ate que enfim esse merda fez algo de útil
Junior Galvani
04/12/2015 - 21h50
Td ladrao vagabundo
Junior Galvani
04/12/2015 - 21h50
Td ladrao vagabundo
Sylvio Fausto
04/12/2015 - 21h44
Ele vai se insurgir contra o covarde do Pedro Paulo?
Sylvio Fausto
04/12/2015 - 21h44
Ele vai se insurgir contra o covarde do Pedro Paulo?
Antenor Nicolau
04/12/2015 - 21h27
Abraço de afogado desse fdp, mais ladrão q o cunha….
Antenor Nicolau
04/12/2015 - 21h27
Abraço de afogado desse fdp, mais ladrão q o cunha….
Pedro Ika
04/12/2015 - 21h13
A máfia sabe agradar! hahuashuashuhasuahusuahauhaua
Pedro Ika
04/12/2015 - 21h12
ESSA FOTO VALE UM TRILHAO kkkkkkkkkkkkkkkk
Glauco Vivas
04/12/2015 - 20h38
Lucidez no PMDB… Nao esperava… Parabens Paes..
Ma Domont
04/12/2015 - 20h34
Quem tem coerência sabe que esse impeachment é golpe e só irá servir pra desestabilizar mais o país.Há,é isso q o mercado financeiro quer,segundo FHC…
Fabio Dantas
04/12/2015 - 20h10
Beije os pés também
Eliana Rocha Oliveira Lana
04/12/2015 - 20h02
#Dilma fica
Eliana Rocha Oliveira Lana
04/12/2015 - 20h02
#Dilma fica
Luciano Santa Rita Oliveira
04/12/2015 - 19h57
O ato deseperado do ladrão do Cunha somente encontra eco em pessoas acéfalas que não conseguem enxergar nada além de seu próprio umbigo.
Luciano Santa Rita Oliveira
04/12/2015 - 19h57
O ato deseperado do ladrão do Cunha somente encontra eco em pessoas acéfalas que não conseguem enxergar nada além de seu próprio umbigo.
Valéria Barbalho
04/12/2015 - 23h16
Esse aí, de que trata a matéria é acéfalo! Basta ver o que está fazendo no Rio.
Luciano Santa Rita Oliveira
05/12/2015 - 00h26
Acredito Valeria que você não seja do rio. Pois em 7 anos temos 2 vias expressas prontas e funcionando. Outras 2 vias expressas em processo final de construção . Todas as 4 com sistema BRT. Somente o BRT transporte encurtou o percurso dos usuários em quase 2 horas (ida e volta). O túnel da grota funda estava prometido a mais de 30 anos. No centro do Rio o sistema VLT ficará pronto em 2016. Isto num total de 8 anos. Nos 30 anos anteriores ao governo Paes somente duas vias expressas foram construidas. O parque de Madureira deu opção de lazer aos bairros de Madureira a Honório Gurgel. o parque de Deodoro completará a opção de lazer até Anchieta. Mas como acredito que você não é do Rio não deve fazer a menor idéia do que eu estou falando.
Luciano Santa Rita Oliveira
05/12/2015 - 00h26
Acredito Valeria que você não seja do rio. Pois em 7 anos temos 2 vias expressas prontas e funcionando. Outras 2 vias expressas em processo final de construção . Todas as 4 com sistema BRT. Somente o BRT transporte encurtou o percurso dos usuários em quase 2 horas (ida e volta). O túnel da grota funda estava prometido a mais de 30 anos. No centro do Rio o sistema VLT ficará pronto em 2016. Isto num total de 8 anos. Nos 30 anos anteriores ao governo Paes somente duas vias expressas foram construidas. O parque de Madureira deu opção de lazer aos bairros de Madureira a Honório Gurgel. o parque de Deodoro completará a opção de lazer até Anchieta. Mas como acredito que você não é do Rio não deve fazer a menor idéia do que eu estou falando.
Hell Back
05/12/2015 - 00h43
E isso tudo beneficia a população? Então é por isso que a direita é contra.
Célia De Moura Borges
05/12/2015 - 01h59
Apesar do Paes ser do PMDB, está sendo sensato pois tem toda uma carreira pela frente! É jovem!
Jackson David Boldrini
04/12/2015 - 19h55
Esses politicos cariocas são traíras, é só passar as olimpíadas e ele cira a casaca. Ex tucano e corrupto como o cunha.
Jackson David Boldrini
04/12/2015 - 19h55
Esses politicos cariocas são traíras, é só passar as olimpíadas e ele cira a casaca. Ex tucano e corrupto como o cunha.
Flavio Ferr
04/12/2015 - 19h50
Um dos grandes políticos da nova geração.
Flavio Ferr
04/12/2015 - 19h50
Um dos grandes políticos da nova geração.
João Ninguem
04/12/2015 - 17h49
Feliz Natal: Dilma na Ceia e Cunha na Cadeia
Pamella Calazans Lopes
04/12/2015 - 19h47
Esse tipo de apoio é que mostra a política ridícula que temos.
Pamella Calazans Lopes
04/12/2015 - 19h47
Esse tipo de apoio é que mostra a política ridícula que temos.
Enrico Grecovs
04/12/2015 - 19h36
valeu Paes….depôe contra ela? mas usar o Cunha,ladrão safado corrupto em favor não né…hipocrita
Enrico Grecovs
04/12/2015 - 19h36
valeu Paes….depôe contra ela? mas usar o Cunha,ladrão safado corrupto em favor não né…hipocrita
Juni Or
04/12/2015 - 19h33
Isso depõe contra a presidente. Nem divulgaria a notícia…
Juni Or
04/12/2015 - 19h33
Isso depõe contra a presidente. Nem divulgaria a notícia…