Menu

Lava Jato ameaça colocar em colapso todos os investimentos em infraestrutura do país

A matéria de capa do El País desta quinta-feira (26) alerta para algo que nós do Cafezinho já vemos falando há tempos. Na ânsia de quererem derrubar o PT a qualquer custo, a Operação Lava Jato vai deixando um rastro de destruição que não apenas prejudica o governo Dilma neste momento de crise, como irá prejudicar […]

144 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A matéria de capa do El País desta quinta-feira (26) alerta para algo que nós do Cafezinho já vemos falando há tempos.

Na ânsia de quererem derrubar o PT a qualquer custo, a Operação Lava Jato vai deixando um rastro de destruição que não apenas prejudica o governo Dilma neste momento de crise, como irá prejudicar também a oposição, caso vença as próximas eleições, pois vai pegar um país quebrado.

Os danos causados pelo juiz Serio Moro com a paralização de obras são incalculáveis, pois estamos falando de recursos humanos e empresas estratégias para o Brasil, mas estima-se que a Lava Jato tenha causado somente neste ano um prejuízo de R$150 bilhões à economia.

Abaixo a reportagem do El País.

***

Lava Jato trava plano do Governo de retomada pela infraestrutura

por Ana Carolina Cortez, no El País

Os efeitos da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de desvios bilionários da Petrobras, transcendem a crise política que o país vivencia hoje. Eles colocam em risco os planos de retomada do crescimento econômico brasileiro, pois tocam em um ponto imprescindível para quebrar o ciclo de recessão que o Brasil enfrenta: os investimentos. Especialistas estimam que os investimentos produtivos do país devem encolher este ano como reflexo da instabilidade política e econômica que o país vive.

“A Petrobras é a empresa que mais investe no Brasil e dela depende uma cadeia de fornecedores e subfornecedores de centenas de empresas”, destaca o economista Antonio Correa de Lacerda, professor da PUC-SP. “A operação Lava Jato criou um impasse, travando toda a economia. Como consequência, este ano os investimentos no Brasil vão cair 15%. Isso tem um custo social importante”, complementa. Em 2014, as empresas do país investiram cerca de 1 trilhão de reais, ou 19% do PIB. A expectativa é que os desembolsos do setor produtivo não passem de 850 bilhões de reais em 2015.

Tal redução deve ser encabeçada principalmente pela própria Petrobras, que vem enxugando os desembolsos produtivos ao longo do ano, e também pelas 29 empreiteiras investigadas pela Polícia Federal, historicamente as maiores vencedoras de licitações de obras públicas, também responsáveis pelos projetos de infraestrutura mais importantes do país.

“A Lava Jato ameaça colocar em colapso todos os investimentos em infraestrutura do país e comprometem as expectativas de retomada do crescimento do Governo”, analisa o especialista em direito comercial Walfrido Jorge Warde Junior. Sem fôlego para participar de licitações e sem financiamento dos bancos para construir as obras contratadas, as empreiteiras deixam de atuar no mercado e também prejudicam os cofres públicos.

“A operação Lava Jato criou um impasse, travando toda a economia. Como consequência, este ano os investimentos no Brasil vão cair 15%. Isso tem um custo social importante”

“Por um lado, as empreiteiras se financiam com recursos do Governo, pois pegam dinheiro emprestado dos bancos públicos, recebem investimentos de fundos de participações desses bancos, ou até de fundos de pensão de empresas públicas. Por outro lado, essas empreiteiras prestam serviços para o Governo, que perde dinheiro e também perde quando obras necessárias para promover o crescimento econômico deixam de ser construídas”, complementa. Tal relação de interdependência, entre empreiteiras e Governo, prejudica toda a economia e pode ter efeitos muito piores do que os já imaginados.

Nesta quarta-feira, inclusive, a prisão do banqueiro André Esteves, presidente do banco BTG Pactual, traz indícios de que o esquema de corrupção transcende empresas do segmento de infraestrutura, e já respinga sobre o mercado financeiro. Caso a suspeita se confirme, a tendência é de uma queda ainda mais significativa nos investimentos, com o enxugamento das fontes de financiamento do setor produtivo, ou seja, os bancos. Ainda que as principais fontes de recursos das empresas de infraestrutura do país sejam os bancos públicos, principalmente o BNDES, o sistema financeiro é bastante interligado. Quando uma instituição financeira apresenta problemas, isso pode afetar todo o setor.

“Os esforços do Governo, na opinião de Levy, devem vir acompanhados de mais segurança na execução dos projetos”

Durante o 3º Fórum Nacional de Direito e Infraestrutura, promovido pelo EL PAÍS em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (Ibeji), a OAB e a Hiria, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou a afirmar que a prisão do banqueiro André Esteves e também a do líder do Governo PT no Senado, Delcídio do Amaral, são “coisas da esfera política, que devem ser abordadas pelos operadores políticos do Governo”. De acordo com o ministro, a notícia não tem impactos diretos sobre a economia. “Se a gente não enfrentar os nossos problemas, não vai crescer”, diz, reforçando que o episódio apenas demonstra que os “operadores políticos do Governo” estão “conscientes das dificuldades que o país vivencia”.

Levy procura manter o tom de otimismo ao defender que o país ainda possui condições favoráveis para crescer e o setor de infraestrutura será o principal vértice desse crescimento nos próximos anos. “O grande desafio é atrair mais o setor privado e reduzir a participação do financiamento público, pois o BNDES não tem como ampliar a carteira infinitamente”, declara. “Para atrair mais empresários a investir em grandes obras, o Governo vem adotando medidas que aumentem a margem de lucro dos projetos para o setor privado”, complementa o ministro. Outra medida que vem sendo debatida pela equipe econômica do Governo é a mudança na regulamentação das debêntures de infraestrutura, títulos de dívida de empresas do setor, negociados no mercado. “Estamos trabalhando para ter papéis mais atraentes e que caibam em fundos de renda fixa, um segmento de baixo risco. Uma ideia é trazer mais segurança jurídica para o investidor, atrelando fontes de recursos alternativas no caso de atraso de obras, por exemplo”.

Os esforços do Governo, na opinião de Levy, devem vir acompanhados de mais segurança na execução dos projetos. “É preciso melhorar a qualidade dos contratos e dos editais, afastando ambiguidades e riscos de constantes revisões de preços, que só incentivam um comportamento ineficiente das empresas. Se tiver mais segurança, o risco da obra é menor e vai atrair mais investimentos”, conclui.

Na visão dos especialistas, presentes no evento, a melhor saída para o impasse deflagrado pela Operação Lava Jato é isolar as empresas do problema, exigindo ressarcimento pelos danos causados

Para o ministro, a Petrobras é um “problema factual”. “Precisamos resolver isso, cortar esse nó e seguir em frente”, defende. Na visão dos especialistas, presentes no evento, a melhor saída para o impasse deflagrado pela Operação Lava Jato é isolar as empresas do problema, exigindo ressarcimento pelos danos causados, o pagamento de multas e a punição de seus gestores. “O setor de infraestrutura é um monopólio natural, pois demanda muitos investimentos e não é qualquer empresa que tem porte para fazê-los. Não há tempo hábil, portanto, para surgirem substitutos à altura, então impedir que as empresas participem de licitações não é viável”, diz Lacerda, da PUC.

Para Gilberto Bercovici, especialista em direito econômico e professor da USP, o setor de infraestrutura só será vértice do crescimento quando o investidor sentir no país um ambiente de maior credibilidade e segurança jurídica. “Não há planejamento para projetos de infraestrutura no Governo. Tudo é feito pontualmente, sem uma visão mais ampla do setor. Parece que o Governo está adotando a estratégia do avestruz, escondendo a cabeça num buraco e esperando o problema (da Lava Jato) se resolver sozinho. Ao decidir não decidir, ele deixa instalar uma crise sem precedentes para a economia. E ela já está chegando ao setor financeiro”, pondera.

Em 2014, foram investidos 227 bilhões de reais em obras de infraestrutura, quase o mesmo valor desembolsado nos dois anos anteriores. O montante, contudo, é três vezes maior do que era há dez anos. A maior fonte desses recursos ainda é o setor público, responsável por 142,5 bilhões desse total investido. “Se o empresário pode comprar títulos públicos com rendimento superior a 15% ao ano, não vai se aventurar em um investimento de infraestrutura de alto risco e que não garante retornos maiores em 30 anos. Temos esse velho dilema no Brasil”, analisa Lacerda.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

J Reinaldo Santos

28/11/2015 - 03h34

ACHO QUE O GOVERNO AGORA PODE SE JUNTAR AOS MILITARES PARA POR ORDEM NA CASA E ACABAR COM ESSE RISCO QUE TEM AMEAÇADO O PAÍS, DEVIDO À ALGUNS OPORTUNISTAS IRRESPONSÁVEIS QUE ESTÃO QUERENDO DESTRUIR O NOSSO PAÍS A SERVIÇO NÃO SABEMOS DE QUEM, TALVEZ QUEM SABE AS FORÇAS OCULTAS QUE SEMPRE AMEAÇARAM A NÓS!! JÁ FAZ MUITO TEMPO QUE QUEREM DESTRUIR NOSSA SOBERANIA.!

Nandinho Rodrigues Ferreira

27/11/2015 - 23h55

Quem esta destruindo BRASIL é o pt.

Nandinho Rodrigues Ferreira

27/11/2015 - 23h55

Quem esta destruindo BRASIL é o pt.

Joaodamasceno Matos de Menezes

27/11/2015 - 19h14

Vamos melhorar a Machete: “Em desespero os PTralhas tentam inverter a culpa, por terem roubado demais”. É uma piada, o PT e as esquerdas acreditam nas próprias mentiras. #ForaAnta #foraPT #LuladrãoNaCadeia.

Josué Cruz

27/11/2015 - 18h25

Não há quem coloque brasas nos seus peitos que não se queimem ( Jesus ) quem com porcos se misturam farelos comem… adaptado da parábola ” o filho pródigo ” (Jesus ) a mistura PT e partidos de direita acostumados a usufruir das benesses do erário público , só podiam terminar assim, a, desconstrução do PT. por isso que o PMDB aceitou ou foi escolhido para apoia-lo, enquanto isso, os partidos de direita se fortaleciam nas urnas que os levavam ao congresso e senado onde amarrariam o”governo do PT” como fazem os pescadores, fisgam e depois dão linha até o peixe cansar e boiar; agora chegou a fase de pucha-lo pra dentro da canoa e literalmente arrancar suas tripas. Na verdade o PT nunca governou o Brasil , assim como Obama nunca governou os USA. a Apenas a conjuntura política do momento abriu parêntese , para virar uma pagina recente dos anseios populares, que deve ficar adormecida por mais uns trinta anos; estamos voltando a era dos elefantes brancos, ou seja , obras monumentais paradas sem conclusão.

Euseias Fonseca

27/11/2015 - 17h15

“Companheiros! Estamos convidando todos os petistas para a próxima reunião do partido, que será realizada nas dependências da policia federal em Curitiba, os companheiros Zé Dirceu, Vacarri e o Senador Delcidio do Amaral já confirmaram presença, estamos aguardando também o companheiro Lula e seus filhos! Haverá a distribuição de “Bolsas família”, “Vale Gás” e Cargos DAS !” Coitado dos carcereiros!

manoel

27/11/2015 - 13h44

Miguel, qual o índice do golpe?

Valdeir Santana

27/11/2015 - 10h33

esse cidadão aí abaixo está hipnotizado pelo Partido das Trevas só pode viu, só pra lembrar que as vitórias anteriores não foram lícitas!!!!! Dinheiro público em campanha é corrupção…..

Eduardo Santtos

27/11/2015 - 10h00

Os ladrões roubam e a culpa é da justiça?

Renato Alves Machado

27/11/2015 - 05h05

QUEM TEM MORO NÃO PRECISA DE INIMIGO EXTERNO!

Elidio Nonato

27/11/2015 - 02h16

Uma hora ou outra isso deveria acontecer esta hora e tão boa como outra qualquer.

Rodrigo Oliveira

27/11/2015 - 01h56

lculei fe

Carvalho Bruno

27/11/2015 - 00h46

Corrupcao e a causa.

Laninha Barreto

27/11/2015 - 00h43

Tudo uma vergonha,de uns e outros que não tem amor o Brasil, Deus é mais que todos e não vai deixar que isto aconteça.

João Pimenta

26/11/2015 - 23h52

Não é a Lava Jato que está ameaçando e sim a corrupção desenfreado de um partido que se dizia combatente da corrupção que está causando isso. A justiça está simplesmente fazendo seu papel. Todos as pessoas que estão presas, são com base nas leis vigentes pois são comprovadamente corruptas. Chega ao ponto de um senador planejar fuga para o preso-delator. Absurdo.

Walter Cesar Mercadante

26/11/2015 - 23h26

Como 2+2= 4 simples né?

Elso Fernando Moreira Rosa

26/11/2015 - 23h16

Realmente, essa ação está prejudicando, principalmente para quem tava metendo a mão no nosso dinheiro, roubando do jeito que queriam. Quem vê essa publicação acha realmente que tinha alguém preocupado com a terminar obras ou mesmo com a criação de empregos.

Leandro Gomes

26/11/2015 - 22h52

Se não houvesse corrupção, seriam construídas mais e bem melhor. Lava jato está ajudando o país.

Orlando Junior

26/11/2015 - 22h32

Investimento nada, roubalheira… isso sim

José Rui de Souza

26/11/2015 - 22h31

Aos bobalhões que criticam o cafezinho leiam que a matéria e do El País um jornal espanhol dos mais acreditados do mundo.

    avida como ele é

    27/11/2015 - 14h52

    A reportagem cita os efeitos colaterais da operação na economia do país, em nenhum momento critica a operação, ou a chama de um golpe, patrocinado, pela mídia, oposição, e aquele velho bla, bla, bla, que estamos acostumados a ouvir.

Custoso S Cicero

26/11/2015 - 22h26

ISSO É INACEITÁVEL….. essa operação que é orquestrada pelo judiciário tem o dever e obrigação de proteger OS EMPREGOS E O PROGRESSO DO BRASIL É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL….

Luiz Gustavo de Souza

26/11/2015 - 22h03

O Cafezinho e as distorções em forma de merda!

Luiz Gustavo de Souza

26/11/2015 - 22h03

O Cafezinho e as distorções em forma de merda!

Diego

26/11/2015 - 19h57

Tucanos querem sobreviver a qualquer custo, mesmo que se prenda seus amigos banqueiros, Esteves foi padrinho e pagou a lua de mel do Aécio em NY. Abandonado na beira da estrada.
Isso de prender um petista de coração tucano (Delcídio), também pode ser uma cortina de fumaça para encobrir a retomada da ZELOTES/ Carf e mudar o assunto sobre um dos maiores crimes ambientais do mundo da Vale/BHP/Samarco, não esquecendo também do Cunha que querem se livrarem a todo custo.

Mauricio Antonio Pereira da Silva

26/11/2015 - 21h43

Cafezinho também leva algum da lava jato? Ta secando a galinha dos ovos de ouro.vão trabalhar honestamente cambada.fora pt.

Mauricio Antonio Pereira da Silva

26/11/2015 - 21h43

Cafezinho também leva algum da lava jato? Ta secando a galinha dos ovos de ouro.vão trabalhar honestamente cambada.fora pt.

Manuel Santiago Clara

26/11/2015 - 21h39

E uma tristeza numa altura destas que o mundo esta em comfelitos o pais que poderia se levantar seria o Brasil mas com esta com esta sistema politico ums querendo comer os outros fica parado que nem bobu os piores inimigos que tem o Brasil e a direita fascista que trabalha para EU ; USA a muitos anos

Manuel Santiago Clara

26/11/2015 - 21h39

E uma tristeza numa altura destas que o mundo esta em comfelitos o pais que poderia se levantar seria o Brasil mas com esta com esta sistema politico ums querendo comer os outros fica parado que nem bobu os piores inimigos que tem o Brasil e a direita fascista que trabalha para EU ; USA a muitos anos

Orlando Oliveira Rocha

26/11/2015 - 21h27

E os trucanos golpistas estão muito preocupados se o brasil falir

Orlando Oliveira Rocha

26/11/2015 - 21h27

E os trucanos golpistas estão muito preocupados se o brasil falir

Dirceu Johanson

26/11/2015 - 21h17

Lava jato não, PT, molusco e sua corja, estes vermes impedem o progresso

Dirceu Johanson

26/11/2015 - 21h17

Lava jato não, PT, molusco e sua corja, estes vermes impedem o progresso

Jason Gabriel

26/11/2015 - 21h16

Qu colocou em colapso foi a roubalheira, a lava jato não e causa, pelo contrário, é a resolução e esclarecimento dos fatos!

Jason Gabriel

26/11/2015 - 21h16

Qu colocou em colapso foi a roubalheira, a lava jato não e causa, pelo contrário, é a resolução e esclarecimento dos fatos!

Júlio Gurgel

26/11/2015 - 21h11

Porra, a dose corrupção tem sido tão homeopática que tem gente que acha que o Brasil não está vivendo um colapso. Vão morrer sem saber o que vem assolando esse país por pura ignorância fantasiada de intelectualidade.

Moisés Saldanha

26/11/2015 - 21h08

A Justiça recuperando o dinheiro roubado da Petrobrás e os petistas atacando o juiz. Tem mais um “guerreiro” de vocês na papuda.

Juliana Unai

26/11/2015 - 20h59

Nao eh a Lava Jata.. sim pessoas corruptas. Ta parecendo a midia que fala de reorganizacao e nao Geraldo o governador de SP que ta fechando escolas

Moisés Saldanha

26/11/2015 - 20h57

Kkkkk, os outros roubam tudo e a culpa da quebradeira é o juiz. Vocês confia mesmo na burrice do povão.

Felipe Costa

26/11/2015 - 20h41

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aristóteles Sissano

26/11/2015 - 18h39

Só a força maior para por ordem nesse furdunço dos derrotados. Por que não?
A república federativa brasileira nasceu sob a formação militar em 15 de novembro de 1889, hoje somos uma democracia, democracia essa sob a proteção e garantia militar que honra o nome do Brasil e seus cidadãos. Hoje, vejo uma guerra internacional e comercial contra o Brasil com interesses de traidores entreguistas de nossa grande nação, com a ajuda da mídia anti-pátria, de entrega de nossas riquezas estratégicas, da destruição de conquistas sociais e tecnológicas, querem vender até nossas terras aos estrangeiros a preços miseráveis e sem regulamentação nenhuma, expulsando nossos cidadãos da mesma. Pode isso? O aparelhamento internacional de traidores do Brasil estão fazendo seu vil trabalho, tentando destruir as grandes empresas nacionais e atacando até os grandes e honrados nomes da área militar que trabalham para o engradecimento e soberania do país. Tudo arquitetado entre mídia anti-pátria e a banda podre do judiciário, contando com a ajuda de alienados. O Brasileiro precisa reagir contra esse mal, que quer a destruição de nossa soberania. Chega de indolência e alienação. É urgente, a presidente Dilma Rousseff, comandante-em-chefe das Forças Armadas, poderia convocar os militares e resolver a putrefação dos políticos corruptos e a ingerência dos juízes mercenários que agem de acordo com a mídia lesa-pátria objetivando golpe contra nossa soberania, fazer funcionar a justiça para todos, com os juízes magnânimos e as forças armadas que verdadeiramente amam o Brasil e a constituição.
No futuro, gostaria de ver um militar que tenha persistência, ética, decisão e objetividade, que ama a pátria Brasil e todos os brasileiros que compõem essa nação, concorrendo democraticamente as eleições de 2018, desbaratar essa mídia golpista aliada a estrangeiros que cresceu deformada, gostaria que ele consertasse esse estrago que causaram, que corrigissem essa dívida com nosso povo, esse abscesso maligno que age contra o Brasil. Com a desmoralização da maioria dos políticos corruptos comuns haverá grande chance de mudar esse país.

Bruna FS

26/11/2015 - 20h37

Foda-se prende esses bandidos de uma vez e sem demora

Edson Maia

26/11/2015 - 20h31

Mentira. ..o que provocou o colapso foi a roubalheira e não a investigação….

Casacor Suvinil Videira

26/11/2015 - 20h25

Quando a Dilma vai renunciar? Será que ela não percebeu do mau que está fazendo para o povo brasileiro e até para Venezuela (por apoiar a ditadura de Maduro). Dilma virou para o Brasil um câncer sem cura. Desemprego, recessão, pessoas morrendo por falta de saúde, segurança, educação sem dinheiro…roubalheira…. Mais um ano e ela acaba com o Brasil. Dizem os economistas que o tempo minimo pra consertar nossa economia é 10 anos!!!!

surreal

26/11/2015 - 18h22

Lava jato é movido por mega interesses externos.
LAVA-JATO É SELETIVA E GOLPISTA.
NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

ALÉM DE MUITOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL, AINDA TEMOS JUIZES NO STF COMPRADOS PARA TRAIR A NAÇÃO BRASILEIRA. EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, UM DOS EX.: ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO: AGORA INCLUINDO EDUARDO CUNHA COM CINCO DELATORES NAS COSTAS E SEUS COMPARSAS.

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS E ASSOCIADOS DA CÂMARA E DO SENADO, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Zq9Hh2VM8Bs
http://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-de-furnas-e-aecio-neves-na-delacao-de-youssef

Henrique Eduardo

26/11/2015 - 20h19

Essa é uma das metas, além de manchar ainda mais a imagem do partido( PT) a outra função da Lava Jato é parar as grandes obras para que todos atribuam a culpa da Crise a Dilma.

Eliza Almeida

26/11/2015 - 20h16

tudo com o aval do judiciário demo-tucano e aliado do PIG

Everton Cunha

26/11/2015 - 20h16

Em colapso o país já está a 13 anos

Jorge Vasconcelos de Brito

26/11/2015 - 20h06

É aquela história: na ânsia de matar o carrapato acaba matando a vaca!!

Karla Viana

26/11/2015 - 20h04

E isso não é escárnio com o país? Com a sociedade? Querem que venham as brothers para nos salvar?

Maria Lucia Freire

26/11/2015 - 20h04

É isso que a direita quer. Depois repassam as empresas, privadas e estatais, a preço de banana para seus correligionários ou estrangeiros. O poder econômico cada vez mais concentrado ou seja, todos de joelho. Essa Câmara Federal e Senado de saqueadores. O Judiciário e a mídia poderosa, que deveriam ser contrapontos, estão juntos nesse abate as conquistas sociais.

    Moisés Saldanha

    26/11/2015 - 21h02

    Kkkkkk.

Eduardo Maia

26/11/2015 - 20h03

Lava Jato ? É o mesmo que culpar o cadáver pelo homicídio !

Alder Oliveira E Silva

26/11/2015 - 19h57

E qual seria a solução? Deixar que a corrupção desenfreada leve o país para um atoleiro sem fim? Se os políticos não tivessem praticado tanta sujeira não haveria Lava Jato/ Afinal do que lado esse Blog está?

Fabio Cezar Montibello

26/11/2015 - 19h49

Mas esse é o projeto…

Gustavo Gormaz

26/11/2015 - 19h48

O jeito é colocar o exército para fazer estas obras. Igual estão fazendo na transposição di rio São Francisco.

Eloi Pinheiro Sales

26/11/2015 - 19h37

Combater os carrapatos é uma coisa matar a vaca pra eliminar os carrapatos é uma estupidez.

Antonio Garcia

26/11/2015 - 19h29

O JUIZ MOURO VAI SER DIFICIL POIS O POVO NAO SE DA CONTA QUE ESSA CUADRILHA FALIU O PAIS POIS LULA ENTROU NUM PAIS RICO E DEICHO POBRE E ESSE MALDITO ENTROU POBRE E SAIU RICO E DEICHOU OS COMPANHEIRO BILHONARIO

Ben-Hur Cardoso Martins

26/11/2015 - 19h28

Tem que rir de vocês!

Petralha Zuero

26/11/2015 - 19h24

Simei Feitosa

26/11/2015 - 19h18

Kkkkkkkk isso é humor né?

Simei Feitosa

26/11/2015 - 19h18

Lava jata? Me poupe hein cafezinho!

Rita Candeu

26/11/2015 - 19h16

mas a Leitão diz que pode acabar com tudo que não faz mal.

Fleury Marques

26/11/2015 - 19h12

Lava jato não os ladrões que usurparam o dinheiro público !

Giovanni Pedroso

26/11/2015 - 18h56

Só mesmo num país fudido pra que investigações de escândalos causem mais prejuízos que os próprios escândalos em si.

João Roberto Santos

26/11/2015 - 18h52

Muita incomPTencia…

Roque Leite

26/11/2015 - 18h48

D. Dilma tem grande parte por tudo isso estar ocorrendo ela é inépta, covarde e incompetente e ainda mantém o Zé no ministerio, quem vai pagar o pato como sempre os brasileiros pobres e de classes mais baixas.

David Guedes

26/11/2015 - 18h47

Pronto agora a culpa da 3ª guerra mundial e da Operação lava jato, fala sério voces comunistas, O cara esta tentando passar o País a limpa e vcs falar bobagens, Escuta aqui O Cafezinho amargo. O que O PT fez ao Brasil é muito pior, ou vcs são cegos ou burros. O PT acabou com nosso a Brasil e vcs ai dizendo que a operação ameaça os investimentos, quem vcs estão querendo enganar? me façam um favor, calam a boca e parem de tentar alienar o povo. Não funciona mais viu. fala sério. Vamos Sergio Moro vamos acabar com essa raça maldita de comunista e petistas. BOLSONARO 2018.

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 19h28

    Este merda deste trolzinho mau caráter vem a todo instante vomitar asneiras e fazer campanha para o nazista covarde que nem sequer tem coragem para se candidatar.

Ricardo Lemos

26/11/2015 - 18h42

O Cafezinho é definitivamente página de humor. Kkkkkkkkkkk

Gly Sisterolli

26/11/2015 - 18h41

Prejuízo imenso apenas para fazer fundo para o ego de um juizinho irresponsável adestrado pela turma do tio Sam. Se tivesse um pouquinho de patriotismo ou vergonha na cara já teria feito alguma justiça de verdade. Mas, não o faz pois o interesse é outro, ou melhor: de outros!
Junta-se tudo isso à uma corja de políticos corruptos e chega-se nessa baderna que acaba prejudicando os trabalhores e o povo, principalmente os mais carentes.

Humberto De Sousa Pitanga

26/11/2015 - 18h41

KKKKKKKKK PODE PARAR TUDO QUE VAMOS SEGUIR EM FRENTE , COM OBRAS E SEM OBRAS.

Ricardo Lemos

26/11/2015 - 18h40

A culpa é da Lava Jato??? Kkkkkkkkkkk

Mardete Sampaio

26/11/2015 - 18h40

Quebrar tudo para depois vender a preço de banana faz parte do capitalismo predatório.

Rodrigo Jardim Rombauer

26/11/2015 - 18h32

esse é o projeto meus amigos.

Victor Cassoli

26/11/2015 - 18h31

Lava jato? Quem colocou algo em colapso foram esses caras que surrupiaram a grana pública…

    Joao Batista Pereira

    26/11/2015 - 19h28

    A TÁ…!!! DAI FECHA E PRENDE A EMPRESA E NÃO OS CORRUPTOS E LADRÕES……..!!!! DE QUEBRA FECHA POSTOS DE TRABALHO E PARA AS OBRAS….POR TODO O PAIS…..!!!! ESSE MORO É UM TUCANO DE TOCA……QUANTO PIOR MELHOR……PRA TENTATIVA DE GOLPE……!!!! MAS NÃO VÃO CONSEGUIR……..

    Victor Cassoli

    26/11/2015 - 19h47

    A própria lei prevê que empresa corrupta deve ser impedida de contratar com o poder público…afff

    David Alves

    26/11/2015 - 20h02

    Victor Cassoli Blz se tá na lei tá bacana. Porq o Mouro não mandou fechar Vale ainda ? Por exemplo !

    Victor Cassoli

    26/11/2015 - 20h21

    Longe de gostar das atitudes do Moro, mas ele não fechou nenhuma empresa e a vale não é uma construtora que está sob investigação na lava jato! Não confunda alhos com bugalhos!!

    Moisés Saldanha

    26/11/2015 - 21h02

    Petista encontra seus argumentos no meio da loucura.

    Jason Gabriel

    26/11/2015 - 21h20

    Argumento de petista é o mesmo de buscar água potável no esgoto!

    Jason Gabriel

    26/11/2015 - 21h20

    Argumento de petista é o mesmo de buscar água potável no esgoto!

    Murillo Paiva

    27/11/2015 - 03h33

    Victor Cassoli Ele não fechou nenhuma empresa mas paralisou as obras que as empresas realizavam. Sem poder trabalhar, as empresas têm que demitir inúmeros empregados. Ele podia muito bem processar os diretores, mas não precisava paralisar obras que afetam toda a economia do país, pois são obras de infraestrutura. A Lava Jato já causou, neste ano, um prejuízo estimado de R$ 150 bilhões à economia do país.

    Murillo Paiva

    27/11/2015 - 03h35

    Jason Gabriel Pelo que sei, quem busca água potável em esgoto é a quadrilha tucana, em São Paulo.

    Isaac Bell

    27/11/2015 - 03h36

    Cada vez que se fala da operação zelote dos super bilhões, a lavajatozinho ocupa a mídia com um novo capitulo e novas narrativas da Globo e cia. ilimitada. Vamos ver até onde vai esse esconde-esconde da suja jato.

    Moisés Saldanha

    27/11/2015 - 21h56

    Não disse?

Anderson Duarte Duarte

26/11/2015 - 18h31

Kkk kkkkkkk investimentos em infraestrutura uma porra é sim uma ladroagem desvio de dinheiro público. .tem obras que eram para copa e até hoje não estão prontas mas o dinheiro já acabou. .

Thulio Moura

26/11/2015 - 18h31

ansia de derrubar o pt. é], tá errado deixa como ta pq se nao fica feio.

Maria D’Orazio

26/11/2015 - 18h28

Sérgio Moro, o Desempregador da República.

Maria D’Orazio

26/11/2015 - 18h27

Será que em outro país isso aconteceria? Um juiz tem direito de parar o país e prejudicar milhares de trabalhadores?

Marcio Lincoln Reis

26/11/2015 - 18h25

Quer dizer que a Lava Jato que é culpada pelos atrasos e superfaturamento das Refinarias da Petrobrás?
O CAFEZINHO, isso é uma página de política ou de humor.
Raciocinando como o Cafezinho;
O certo seria deixar roubar o dinheiro público, só pra não atrasar as obras! !
Realmente aqui é humor puro
Kkkkkk

    Gerson Pompeu

    26/11/2015 - 18h33

    Procure saber como fazem os países desenvolvidos em casos parecidos.
    Punem-se os indivíduos. NUNCA as empresas e, principalmente, os empregados.

    Gerson Pompeu

    26/11/2015 - 18h33

    Procure saber como fazem os países desenvolvidos em casos parecidos.
    Punem-se os indivíduos. NUNCA as empresas e, principalmente, os empregados.

    Marcio Lincoln Reis

    26/11/2015 - 18h37

    Gerson , tanto Abreu e Lima, como o Comperj, já estavam atrasadas em mais de 1 ano bem antes da Lava Jato, e não compare a grandeza dos escândalos petistas com nenhum outro pois não há na história do mundo nada parecido

    Marcio Lincoln Reis

    26/11/2015 - 18h37

    Gerson , tanto Abreu e Lima, como o Comperj, já estavam atrasadas em mais de 1 ano bem antes da Lava Jato, e não compare a grandeza dos escândalos petistas com nenhum outro pois não há na história do mundo nada parecido

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 19h29

    O teu mau caratismo é que não tem paralelo no mundo, Marcio Lincoln Reis

    Marcio Lincoln Reis

    26/11/2015 - 19h31

    Lúcio, não passe vergonha no Facebook, argumente militonto, foca adestrada do PT

    Odenir Batista

    26/11/2015 - 20h04

    Marcio Lincoln Reis VC ESTA FAZENDO PAPEL DE PATETA IGNORANDO AS PRIVATIZAÇÕES TUCANAS MOSTRA QUE NÃO SABE NADA DE POLITICA

    Odenir Batista

    26/11/2015 - 20h05

    MOSTRA QUE NUNCA OUVIU FALAR DO CASO BANESTADO ONDE O DELGADO DA POLICIA FEDERAL ENCONTROU US$ 125 BILHÕES DESVIADOS DE COFRES PUBLICO, SE VC NÃO É MAU CARATER É NO MINIMO MAL INFORMADO !!!

    Odenir Batista

    26/11/2015 - 20h06

    Veja como o juiz fez pra inocentar os escandalos de Abreu e Lima vc nem imagina do que fala

    Zildo Noh

    26/11/2015 - 20h37

    Marcio Lincoln Reis, por que você não enterra sua cabeça no chão?? Escândalo grandeza de escândalo petista, isso e pensamento de quem assiste a rede Globo e nem faculdade fez. Lava a jato do jeito que está sendo conduzida irá sim cancelar crédito de bancos para estas empresas, terá dificuldade com os contratos públicos novos. E mais o setor de construção cível neste país e o que mais emprega junto com a automobilística, o resultado está aí acontecendo.

    Marcio Lincoln Reis

    26/11/2015 - 20h58

    Qual tucano foi condenado até hoje seus retardados.
    Vamos falem sobre fatos e não suposições

    Moisés Saldanha

    26/11/2015 - 21h03

    Humor macabro.

    Moisés Saldanha

    26/11/2015 - 21h04

    Petista raciocina sempre com a cabeça voltada pra trás.

    Moisés Saldanha

    26/11/2015 - 21h06

    Petista justifica seu roubo apontando o roubo dos outros.

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 21h14

    Pronto, apareceu outro mau caráter, Moisés Saldanha. Argumentação de quadrúpede direitista é sempre igual. Da sono discutir com esta laia.

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 21h14

    Pronto, apareceu outro mau caráter, Moisés Saldanha. Argumentação de quadrúpede direitista é sempre igual. Da sono discutir com esta laia.

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 21h16

    Qual tucano foi condenado até hoje? TU TEM A CARA DE PAU DE USAR UM ARGUMENTO DESTES???? Pois o problema é exatamente este!!!!!! Tucanos estão livres para roubar à vontade e NUNCA são sequer processados, muito menos condenados. São blindados pela justiça, pelo MP e pela mídia. Quer que eu desenhe, quadrúpede?

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 21h16

    Qual tucano foi condenado até hoje? TU TEM A CARA DE PAU DE USAR UM ARGUMENTO DESTES???? Pois o problema é exatamente este!!!!!! Tucanos estão livres para roubar à vontade e NUNCA são sequer processados, muito menos condenados. São blindados pela justiça, pelo MP e pela mídia. Quer que eu desenhe, quadrúpede?

    Marcio Lincoln Reis

    26/11/2015 - 21h16

    Moisés os bolivarianos agora defendem empreiteiros bilionários e banqueiros e ainda nos chamam de direita
    Bando de petistas imbecis

    Marcio Lincoln Reis

    26/11/2015 - 21h16

    Moisés os bolivarianos agora defendem empreiteiros bilionários e banqueiros e ainda nos chamam de direita
    Bando de petistas imbecis

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 21h18

    Argumente você, nulidade, foca amestrada pela Veja. Se sair com outra bosta dessas eu largo de rebater porque simplesmente não vale a pena discutir com alguém tão mau caráter.

    Lucio Busch de Freitas

    26/11/2015 - 21h18

    Argumente você, nulidade, foca amestrada pela Veja. Se sair com outra bosta dessas eu largo de rebater porque simplesmente não vale a pena discutir com alguém tão mau caráter.

    Rodrigo Abreu

    26/11/2015 - 22h02

    De ontem pra hj os argumentos petistas estão de dar vergonha kkkk

    Rodrigo Abreu

    26/11/2015 - 22h02

    De ontem pra hj os argumentos petistas estão de dar vergonha kkkk

    Marcio Lincoln Reis

    26/11/2015 - 22h35

    Lucio Busch de Freitas, te dei a chance de argumentar, mas você como um notável imbecil, prefere ofender, te perdôo pois sei que o militontismo é uma doença mental grave e incurável.
    VÁ SE TRATAR SEU JUMENTO BOLIVARIANO

    Carvalho Bruno

    27/11/2015 - 00h49

    Os vagabundos da militancia petista nao ganham no argumento dai partem pra ofensa. Quero ve los e na rua . Pagar de brabao em rede social e facil…

Maria D’Orazio

26/11/2015 - 18h24

É para isso que pagamos o altíssimo salário de Moro?

Maria D’Orazio

26/11/2015 - 18h24

É para isso que pagamos o altíssimo salário de Moro?

Bruno Barreto

26/11/2015 - 18h21

E esse é o objetivo. ..

Bruno Barreto

26/11/2015 - 18h21

E esse é o objetivo. ..

Arthur Caria

26/11/2015 - 18h20

Que serão “salvos” pelas empresas estrangeiras dos bonzinhos democratiadores do mundo

Arthur Caria

26/11/2015 - 18h20

Que serão “salvos” pelas empresas estrangeiras dos bonzinhos democratiadores do mundo

Edson Luiz Raminelli

26/11/2015 - 18h18

Sou a favor ao combate a corrupção, já que em nenhum governo isto foi possível e agora está sendo, mas se a lava jato está paralisando as obras e infraestrutura, isto tá.

Edson Luiz Raminelli

26/11/2015 - 18h18

Sou a favor ao combate a corrupção, já que em nenhum governo isto foi possível e agora está sendo, mas se a lava jato está paralisando as obras e infraestrutura, isto tá.

Jose Silva

26/11/2015 - 18h17

isso que o juiz Sérgio global moro midiático quer

Jose Silva

26/11/2015 - 18h17

isso que o juiz Sérgio global moro midiático quer

Zeca Pataca Jr.

26/11/2015 - 18h14

Vejam isto Odair Ferreira Pedro Geraldo Carvalho Silva Alcina Maria Batista Campos Tânia Maria Amaral

Zeca Pataca Jr.

26/11/2015 - 18h14

Vejam isto Odair Ferreira Pedro Geraldo Carvalho Silva Alcina Maria Batista Campos Tânia Maria Amaral

Sidnei Pedroso Pedroso

26/11/2015 - 18h10

O BRASIL É FORTE….VAI SE LIVRAS DESTES LADÕES DA REPUBLICA…VAMOS SIM SE INDIGNAR SIM, SOMOS OS PATRÕES DESTA CLASSE BANDIDA, ELES NÃO ESQUECERAM A DITADURA….NA DITADURA QUEM MANDA É O DITADOR MAS NA DEMOCRACIA QUEM MANDA É O POVO…

Jorge Barbosa

26/11/2015 - 18h06

Um golpe ao desenvolvimento do Brasil!!!

Jorge Barbosa

26/11/2015 - 18h05

Que beleza!!!

Fernando Loureiro

26/11/2015 - 18h01

Tenho como norma exercitar minha dialética. Fugir dos maniqueísmos. Confrontar verdades toscas. Não aceitar o senso comum.
Neste momento, a mídia maldita, com a colaboração da Justiça não republicana, insiste num debate idiota: o PT é o diabo e o PSDB é santo. Tudo com o objetivo claro de impedir a 5ª vitória seguida do PT e, particularmente, do presidente Lula.
Não creio que terão êxito. Entretanto, continuaremos assistindo a paralisia do Congresso, o alargamento da crise com perdas de postos de trabalho e o fechamento de empresas.
Lamentável!!!!!!!!!!!!!!

    Farias Furtado

    26/11/2015 - 18h47

    Discordo em que a midia fale de santos na direita ela apenas omite de falar sobre outros que não estão em evidência e por profissão eles escolhem as sensacionalistas !

    Farias Furtado

    26/11/2015 - 18h47

    Discordo em que a midia fale de santos na direita ela apenas omite de falar sobre outros que não estão em evidência e por profissão eles escolhem as sensacionalistas !

    Maria Das Dores Teixeira Teixeira

    26/11/2015 - 19h19

    |A tristeza é comprovar que a America latina está sobre a mira de voltar a ser colônia dos colonizadores e o povo alienado não permiti-se enxergar.

    Moisés Saldanha

    26/11/2015 - 21h00

    Vai te exercitar mais pois és bem tapado ainda, pois é o povo que está contra a roubalheira sem precedentes dos partidos de esquerda, PSDB que se foda, agora que o PT é o diabo, isso é.

    Jason Gabriel

    26/11/2015 - 21h18

    Que se lasque PSDB, PT PMDB, quero todos os bandidos presos. Não vou usar o adjetivo que estou pensando para seu comentário….

    Jason Gabriel

    26/11/2015 - 21h18

    Que se lasque PSDB, PT PMDB, quero todos os bandidos presos. Não vou usar o adjetivo que estou pensando para seu comentário….

    Elso Fernando Moreira Rosa

    26/11/2015 - 23h13

    Essa página é de petralhas, né? !?! Eu vi o pão com mortadela.

Everton De Oliveira Dias

26/11/2015 - 18h01

Sinceramente Dilma deveria entregar esse país na mão da direita de uma vez!

    Gerusa Contti

    26/11/2015 - 18h10

    Não!!!!! Resistiremos e sobreviveremos!!!


Leia mais

Recentes

Recentes