Menu

A democracia avança na América Latina

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Análise Diária de Conjuntura – 23/11/2015 A vitória apertadíssima do candidato da oposição na Argentina mostra um continente cujas histórias seguem se desenvolvendo de maneira bastante homogênea.[/s2If] [s2If !current_user_can(access_s2member_level1)] Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita ou abaixo da seção de comentários, se […]

62 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Análise Diária de Conjuntura – 23/11/2015

A vitória apertadíssima do candidato da oposição na Argentina mostra um continente cujas histórias seguem se desenvolvendo de maneira bastante homogênea.[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita ou abaixo da seção de comentários, se você estiver lendo pelo celular). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Se já foi um assinante, temos promoções especiais. Entre em contato com a Flavia, no assinatura@ocafezinho.com. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Todos viveram golpes militares e ditaduras pró-americanas em momentos parecidos, após um período de governos populistas.

Todos viveram juntos os anos neoliberais, que tanta miséria e sofrimento trouxe a seus povos.

Igualmente, os eleitorados de quase todas as nações latino-americanas experimentaram uma forte guinada à esquerda a partir do início do novo milênio.

Essa guinada à esquerda coincidia com um momento ultraconservador da política externa dos Estados Unidos, momento este cujas marcas trágicas ainda se vêem no planeta: o processo brutal de desestabilização do oriente médio teve início nas eras Bush.

E agora, experimentamos o mesmo cansaço, o mesmo esgotamento com modelos progressistas de governo, os quais, mesmo promovendo uma incomparável ascensão social, acumulou erros políticos e econômicos e acumulou adversários.

Na Venezuela, Maduro venceu as últimas eleições por uma margem extremamente apertada, e as eleições legislativas, programadas para o fim deste ano, prometem outro baque para o governismo.

No Brasil, Dilma ganhou com margem igualmente apertada as eleições de 2014, e o seu partido reduziu sua bancada na Câmara.

Em todos estes países, nota-se um jogo de tensões bastante parecido. Os grupos de mídia tradicionais, todos eles surgidos na ditadura militar, tornaram-se o principal partido político de oposição a governos ancorados sobretudo em movimentos sociais e sindicatos.

A política latino-americana, naturalmente pela psicologia própria desses povos, é muito marcada pela emoção, por um lado, e por uma espécie de sadismo social de suas elites, por outro.

Entretanto, está claro que, mesmo perdendo eleições, a esquerda organizada nunca foi tão forte na América Latina. Movimentos sociais, sindicatos, intelectuais, academia, tem se desenvolvido de maneira extraordinária nestas últimas décadas de liberdade política.

Um governo autoritário, que não ouça os movimentos sociais, terá enorme dificuldade para obter estabilidade política, e mais ainda para conseguir se reeleger.

No Chile, tivemos um exemplo interessante do que pode vir a acontecer daqui para a frente. Governos de esquerda e direita se alternando democraticamente, sem grandes rupturas e sem grandes traumas.

Na própria Venezuela, onde a polarização política atingiu níveis muito altos e muito agressivos, a oposição se tornou mais moderada, e suas lideranças mais importantes já entenderam que não pode haver retrocesso.

Para a oposição brasileira, a vitória de Macri representa uma lição de história e de democracia. Nenhuma força política tem vitória garantida. Mas para governar um país é preciso seguir a regra mais importante: respeitar o voto.

O voto é a expressão máxima da liberdade política do povo, porque somente o voto expressa diretamente a sua vontade de ser governado por esta ou aquela força.

A instabilidade política vivida no Brasil decorre principalmente da falta de respeito com que a oposição tratou o resultado eleitoral de 2014.

Macri ganhou por margem mais apertada do que ganhou Dilma Rousseff, mas devemos respeitar o resultado da mesma forma que se fosse por uma larga vantagem.

O que é preciso é que os povos latino-americanos tenham paz política, condição fundamental para que as economias prosperem e as democracias continuem amadurecendo.

As conquistas obtidas pelos governos progressistas latino-americanos, na Argentina, Bolívia, Venezuela, Brasil, dificilmente serão revertidas, porque foram conquistas profundas, não-materiais.

Os povos ganharam auto-estima, aprimoraram sua educação, reduziram seu analfabetismo, sentiram o gostinho de uma vida digna, do qual jamais esquecerão.

Isso significa que a direita terá de governar melhor, terá de ser mais transparente e, sobretudo, mais democrática. Caso caso contrário, não terá futuro.

O povo ganha, portanto, de uma forma ou de outra: se a direita fizer um governo melhor do que fez nos anos 90, mais voltado para o povo (coisa difícil, mas não impossível), o povo ganha. Se não fizer, o povo se insurgirá e a esquerda ganha as próximas eleições – e o povo também ganha.

Num regime democrático, o mais importante, para o médio e longo prazo, não são vitórias eleitorais, cujos resultados serão, necessariamente, instáveis e penduralres. O mais importante é o desenvolvimento de uma consciência política – e isso aconteceu.

No Brasil, a situação é particularmente ruim porque as forças progressistas que ganharam o governo não fizeram a luta política, o que significou que aceitaram um papel degradante, de vitoriosos eleitorais mas derrotados políticos. Nada, porém, que não possa ser revertido naturalmente, pela própria luta política, que não visa apenas a vitória, mas a conquista da dignidade.

Os peronistas de esquerda perderam uma eleição na Argentina, mas a vitória que conquistaram, tirando o país da situação humilhante em que se encontrava após alguns anos de neoliberalismo, isso jamais lhes será usurpado.

A mesma coisa vale para os chavistas – quem ousará negar a sua vitória contra o analfabetismo, contra a humilhação do povo, contra a ignorância política?

A mesma coisa vale para o Brasil – quem ousará negar os avanços proporcionados por alguns anos de políticas progressistas, mesmo que moderadas?

Fonte da imagem que abre o post: jornal Clarin.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cesar Pedrazza

25/11/2015 - 05h53

O mais importante que respeitar o voto é respeitar o eleitor que foi manipulado e enganado na última eleição.

David Guedes

24/11/2015 - 19h04

Respeitar o voto quando não é roubado, como o PT fez nas ultimas eleições. fala serio que essa vagabunda ganhou honestamente nem juntado do a cambada dos petistas ela ganharia, Mas com O voto impresso isso vai mudar. Tiraremos essa corja PT do poder para sempre.

Az Botelho Paiva

24/11/2015 - 17h19

Esta resposta foi dada diretamente ao Eliézio Teixeira Dos Santos , mais seria interessante que outros também a lesse, para terem uma outra visão sobre política, diferente da dele.

Eliézio Teixeira Dos Santos> Dá para se perceber que você, diferente da maioria dos esquerdistas, é possuidor de um pouco mais do que dois neurônios. Mas evite se valer disso, sendo repetitivo e postando informações desconexas da realidade. Por exemplo: Você com certeza sabe o que é Populismo. Mas por ser de seu interesse escamoteia a verdade contida no seu entendimento logico, e faz a pergunta sutil: “O que é populismo? ” E logo em seguida enumera uma série de argumentos, fazendo comparações sobre o entendimento do que seria “Populismo”, para a direita. Vou tentar esclarecer-lhe as suas dúvida.

Sua primeira duvida: “Em Espanha os políticos liberais do PP condecoram a uma Santa ( imagem) com uma medalha do Exército , apelando ao sentimento dos católicos conservadores e a imprensa não lhes taxa de populistas.”

Resposta: Aqui, também, tivemos um quase Santo da Esquerda que foi condecorado. Veja: Medalha da Inconfidência concedida a líder do MST João Pedro Stédile, causa revolta em Minas Gerais. Pois bem: Tanto la na Espanha quanto aqui no Brasil, a Imprensa não taxou este ato como sendo populismo, porque isto na realidade chama-se “Debochismo”

Sua segunda Dúvida: “Em Brasil , Argentina , Venezuela , Bolívia os governos fazem exitosas políticas de proteção social e os meios os taxam de populistas.

Resposta: Aqui está o que se poderia chamar de “Populismo Clássico” É o popularmente chamado de “Toma-la-da-cá”. Populismo puro é isto. O político se vale da desgraça do povo que, durante décadas foi mal assistido por tudo que lhe era de direito, inclusive por informação. E vende a ele a ilusão de que uma modesta ajuda financeira será suficiente para solucionar todos os problemas da sua vida, e para deixá-lo ainda mais amarrado ao cabresto curto, diz a ele que ele ascendeu na vida. Ele agora pertence a nova Classe média. Mas que para receber toda esta graça governamental, terá que manter ad eternum, o compromisso de, a partir do primeiro recebimento das benesses, somente votar no partido que o está beneficiando. Sob pena de ser deserdado pelo Santo Pai Governo.

Sua terceira Dúvida: “O mesmo faz Islandia e ninguem os taxa de populistas . Em Arábia , Katar , Emiratos e Oman há literalmente comunismo e os meios de comunicação não os chamam de populistas.”

Resposta: Sobre a Islândia nem se pode considerar um país. Pelas dimensões territoriais que é 89 vezes menor do que o Brasil. E pela sua população que é de apenas 320.000 habitantes, e sem Exercito. A cidade em que eu moro, que não é considerada das maiores cidades do Brasil, tem uma população de 676.407 habitantes. Portanto duas vezes a população da Islândia. Os demais países citados por você, como comparação, e que você mesmo diz que são comunistas. Aqui também não há necessidade de respostas. Pois você mesmo já respondeu. Ou você conhece algum outro país que seja Comunista, e que a Imprensa tenha o direito de se manifestar? Principalmente se for para dizer algo que contraria o Governo?

Sua quarta Dúvida: “Quando aprenderemos que os meios de comunicação estão a serviço dos que pagam mais?”

Resposta: Nesta questão você esta mais uma vez desinformado. Nós já aprendemos que os meios de comunicação estão a serviço dos que pagam mais. E uma prova disto está no próprio partido que você defende. Pesquise sobre a distribuição da verba de propaganda Governamental, e descobrirá que a Rede Globo sempre foi a que ficou com a maior parte do bolo. E sabe porque? Porque Globo e PT nunca foram inimigos. Eles fazem a briga encenada do Tom e Jerry. Um finge que corre, e o outro finge que quer pegá-lo. Mas se um deles sofre qualquer problema, seja de que ordem for, lá está o outro correndo em seu socorro. Pense.

Em tempo: Para que o Governo atual pare de ser denominado como sendo “Populista”, é muito simples. Por na constituição como causa Pétrea, o direito de continuar recebendo ajuda, todo aquele que provar a sua necessidade. pois ainda que mude o Governo, ninguém poderá tirar-lhe o direito. Para isto, só é necessário que ele acredite no seu potencial como sendo o preferido do povo para continuar governando o país. Depois faça uma revisão geral das benesses distribuídas pelo Governo, deixando inscritos somente aqueles que precisam e merecem continuar recebendo. por exemplo: Idosos sem nenhum amparo financeiro, pessoas com doenças incuráveis, deficientes físicos impossibilitados para o trabalho, mães com filhos menores, abandonadas pelo marido e outros casos atípicos que dependam realmente de ajuda. O restante deve-se seguir o raciocínio do grande Presidente e grande ator Ronald Reagan.

http://2.bp.blogspot.com/-hXSWp_-pBbw/VbuSeSG_r-I/AAAAAAAAGsY/WmD-zs_HV6s/s1600/programasocial-emprego.JPEG

João Bosco Pacheco

24/11/2015 - 16h46

Que desastre povo argentino!!!!!!! Que desastre! Não podemos deixar que isso seja, como se disse nesse artigo, um efeito dominó na América Latina. Temos que lutar contra esse retrocesso. Um colonialismo passivo, pelas nossas próprias mãos (votos). Muito triste. Você argentino acreditou em seu PIG, verá o efeito dessa causa.

João Bosco Pacheco

24/11/2015 - 16h46

Que desastre povo argentino!!!!!!! Que desastre! Não podemos deixar que isso seja, como se disse nesse artigo, um efeito dominó na América Latina. Temos que lutar contra esse retrocesso. Um colonialismo passivo, pelas nossas próprias mãos (votos). Muito triste. Você argentino acreditou em seu PIG, verá o efeito dessa causa.

    Az Botelho Paiva

    25/11/2015 - 03h26

    João Bosco Pacheco> Ainda bem que a maioria do povo brasileiro pensa de forma contraria a que você pensa. A Argentina deu o primeiro empurrão. Mas ainda faltam cair algumas peças do dominó. A Argentina já está com um dos pés a beira do abismo. Se continuasse o mesmo governo no poder, ai é que a vaca iria para o brejo de uma vez. É como diria o grande mestre TIRIRICA: Para a Argentina ficar pior do que está, só se este Governo continuar.

Charles Lisboa

24/11/2015 - 16h03

Deputado com imenso número de ausência no Congresso, filho de família tradicional é riquíssima. Estudou nos Estados Unidos, amigo da mídia, do Serra… Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Charles Lisboa

24/11/2015 - 16h03

Deputado com imenso número de ausência no Congresso, filho de família tradicional é riquíssima. Estudou nos Estados Unidos, amigo da mídia, do Serra… Qualquer semelhança não é mera coincidência.

ARegina Rosas

24/11/2015 - 14h40

O voto só pode ser respeitado quando as urnas são íntegras e o governo respeita a responsabilidade fiscal, caso contrário está sujeito a cassação como qualquer um, independente do partido, previsto em nossa Constituição, Como ocorreu com o Collor!

Victor Zanini

24/11/2015 - 13h53

Correção senhores:

“Mas para governar um país é preciso seguir a regra mais importante: respeitar o POVO”

Fica a dica ;)

Eliézio Teixeira Dos Santos

24/11/2015 - 11h15

Talvez o planteamento devería ser outro. :
As urnas que elegeram o Alkimin são as mesmas que elegeram a Dilma?
Porque as urnas que elegeram o Alkimin são fiáveis e as que elegeram a Dilma não o são se são as mesmas?
Ou talvez um planteamento mais profundo , intrínseco e quase transcendental: Sou estúpido ou ignorante ao ponto de não saber pensar?
Outro : Ao eleger o Macri , Argentina é democrática e se fosse eleito o Scioli argentina não o sería?
Ou quiçás : Sou hipócrita , demagôgo ou apenas um democrats de conveniecia?

Eliézio Teixeira Dos Santos

24/11/2015 - 11h07

Se Scioli tivesse ganhado com a mesma margem de erros , hoje em Argentina havería mortos.
Se há um grupo que respeita a democracía , esse é o da esquerda.
Mas como ganhou Macri , os hipócritas da oposição brasileira vem ondear a bandeira da democracía que eles mesmo a cuspem e aplastam.

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 16h52

    Eliézio Teixeira Dos Santos > Menos, menos. Ou você deve ser muito novo, ou esquece fácil quando lhe interessa, ou é desinformado mesmo? A esquerda respeita tanto a Democracia que, o Lula perdeu para o Collor em quase todos os Estados brasileiros, menos Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, e Distrito Federal. E depois se tornou um dos artífices da cassação do Collor. O mesmo aconteceu com o FHC. O Lula perdeu as duas eleições para ele no primeiro turno, e depois fez o que pode para tentar cassá-lo. Agora diz que é golpe a cassação da Dilma. Pode? Ah para oh!!!

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 16h52

    Eliézio Teixeira Dos Santos > Menos, menos. Ou você deve ser muito novo, ou esquece fácil quando lhe interessa, ou é desinformado mesmo? A esquerda respeita tanto a Democracia que, o Lula perdeu para o Collor em quase todos os Estados brasileiros, menos Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, e Distrito Federal. E depois se tornou um dos artífices da cassação do Collor. O mesmo aconteceu com o FHC. O Lula perdeu as duas eleições para ele no primeiro turno, e depois fez o que pode para tentar cassá-lo. Agora diz que é golpe a cassação da Dilma. Pode? Ah para oh!!!

Eliézio Teixeira Dos Santos

24/11/2015 - 11h02

A oposição ?
Oposição de merda .
Reconhecem a democracía na argentina , mesmo o candidato haver sido eleito por poucos votos de diferença , só porque o Macri é da Casta corrupta neoliberal empleados de la plutocracia.
E porque não reconhecem de vez a vitoria da Dilma e o quão democrático é o Brasil?

surreal

24/11/2015 - 08h42

A DEMOCRACIA NÃO AVANÇA ENQUANTO HOUVER JUSTIÇA PARTIDÁRIA.
LAVA-JATO É SELETIVA E GOLPISTA.
NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

ALÉM DE MUITOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL, AINDA TEMOS JUIZES NO STF COMPRADOS PARA TRAIR A NAÇÃO BRASILEIRA. EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, UM DOS EX.: ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO: AGORA INCLUINDO EDUARDO CUNHA COM CINCO DELATORES NAS COSTAS E SEUS COMPARSAS.

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS E ASSOCIADOS DA CÂMARA E DO SENADO, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Zq9Hh2VM8Bs
http://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-de-furnas-e-aecio-neves-na-delacao-de-youssef

enganado

24/11/2015 - 00h48

A Argentina vai chorar lágrimas de sangue, igualzinho os gaúchos que aqui estão passando. Aguardem!

Vitor

24/11/2015 - 00h34

A esquerda precisa entender que não basta ser de esquerda, tem que ser competente…
Governos como Cristina, Dilma e Maduro estão longe disso.

Az Botelho Paiva

24/11/2015 - 01h16

Alguém saberia informar se as eleições desta semana na Argentina, foram com voto impresso? E se as eleições passadas não? E se as urnas de la são do mesmo modelo das utilizadas aqui?

    Eliézio Teixeira Dos Santos

    24/11/2015 - 11h10

    Talvez o planteamento devería ser outro. :
    As urnas que elegeram o Alkimin são as mesmas que elegeram a Dilma?
    Porque as urnas que elegeram o Alkimin são fiáveis e as que elegeram a Dilma não o são se são as mesmas?
    Ou talvez um planteamento mais profundo , intrínseco e quase transcendental: Sou estúpido ou ignorante ao ponto de não saber pensar?

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 13h35

    Eliézio Teixeira Dos Santos > Eu apenas fiz as perguntas porque fui questionado por amigos a respeito, e não tive as respostas para passar a eles. O que estávamos querendo saber, era se lá também houve pressão para que o voto fosse impresso. Como foi feito, e conseguido aqui. Agora respondendo às suas indagações eu diria que: Sim, as urnas que elegeram a Dilma e o Alckimim são as mesmas. Quanto a sua segunda questão, a resposta pode ser a mesma dada a primeira pergunta. As urnas podem ser as mesmas, mas os programas colocados nelas em cada momento, podem ser distintos. E finalizando, o ” planteamiento” em espanhol a que você se refere, foi feito. E o resultado é que para as eleições Presidenciais de 2018 os votos serão impressos. E felizmente ainda temos quem pense aqui no Brasil. E continua valendo dizer-se que: “Há mais mistérios entre o Céu e a Terra, do que possa imaginar a nossa vã Filosofia.”

    Monica Figueiredo

    24/11/2015 - 13h36

    Por que a diferença do Alckmim para o Padilha era absurda e ele venceu no primeiro turno.Seria muito descaramento.

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 13h52

    Monica Figueiredo> Parabéns pela sua visão logica, do porque seria difícil ser feita uma manipulação nas urnas aqui em São Paulo, como presume-se que fora feita nas eleições para Presidente. Talvez se eles tivessem escolhido um candidato mais palatável para disputar com o Alckmin, e as eleições fossem para o segundo turno, ai sim poderíamos correr o mesmo risco.

Francisco Tavares

23/11/2015 - 23h14

se fudeu…o Proximo pais a cair na Real e mandar esse bando que esquerda para PQP é o BRASIL.

    Eliézio Teixeira Dos Santos

    24/11/2015 - 11h02

    Explica-me teu argumento!

Maria Lucia Freire

23/11/2015 - 22h30

O cerne da questão – respeitar o voto.

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 16h58

    Respeitar o voto? Hum !!! sei não!!! Talvez passemos a respeitá-lo quando ele for impresso. Porque você votar em uma máquina que foi rejeitada em 60 países, que o fabricante foi processado pelos Estados Unidos, e teve que pagar mais de U$120.000.000 de multa, por maracutaias. E que não lhe dá condições de conferir os votos em caso de dúvidas? Ah para oh!!!

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 16h58

    Respeitar o voto? Hum !!! sei não!!! Talvez passemos a respeitá-lo quando ele for impresso. Porque você votar em uma máquina que foi rejeitada em 60 países, que o fabricante foi processado pelos Estados Unidos, e teve que pagar mais de U$120.000.000 de multa, por maracutaias. E que não lhe dá condições de conferir os votos em caso de dúvidas? Ah para oh!!!

    Maria Lucia Freire

    24/11/2015 - 17h40

    Você está dizendo que TODAS as eleições foram fraudadas?
    E que o texto fala sobre a postura do perdedor argentino, digna, diferente da psdbista? E a eleição do Aerio a senador também foi fraudulenta? E dos demais senadores, deputados federais, estaduais, governadores, vereadores e prefeitos? Ou só da eleição da Dilma ou melhor quando não é conveniente a uma das partes?

    Az Botelho Paiva

    25/11/2015 - 01h49

    Maria Lucia Freire> Você entendeu o meu recado. E eu sei disto porque uma pessoa formada em história, não só entende do riscado, como também sabe montar as suas próprias histórias. A eleição da Dilma foi atípica, sob dois aspectos: Primeiro porque foi uma mentira vergonhosa para os que tem brio na cara. O próprio Lula declarou publicamente que ela mentiu desavergonhadamente ao dizer que o Aécio iria fazer com o povo brasileiro, caso vencesse as eleições, tudo o que ela acabou fazendo dois dias depois de assumir o seu segundo mandato. Cortou direitos adquiridos dos trabalhadores, aumentou o preço da energia elétrica em 54%, quando disse que o custo iria diminuir, aumentou o preço dos combustíveis que ela por interesses sórdidos refreou até ganhar a reeleição, depois de se ver eleita, liberou, Tem um vídeo gravado antes das eleições em que ela diz que não aceitaria a volta da CPMF, por não concordar com ela como mais um imposto, e que o dinheiro arrecadado durante a vigência da CPMF, no governo Lula não foi direcionado à saúde. Vetou o aumento dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo, e por ai vai. Segundo: Foi a única eleição em que se fecharam em uma sala o Tóffolli, mais 25 pessoas, sabe-se lá quem, para revelarem o resultado final das eleições. Quando deveriam estar presentes ao menos um representante de cada partido para saberem como era o procedimento das apurações. E o pior: foi “printado” no Face, uma conversa onde um cidadão que, não me lembro se estava dentro da sala, ou alguém passou as informações para ele, e ele estava enviando uma mensagem para alguém , dizendo que já poderiam começar a festejar, porque a vitória já estava no papo. Detalhe: ainda não havia saído o anuncio oficial.

    Maria Lucia Freire

    25/11/2015 - 02h04

    Só a eleição da Dilma foi fraudulenta? Conta outra que essa já esta passada.

José Roberto Silva

23/11/2015 - 21h51

Argentina pode dar um banho no Brasil agora. Culturalmente estão anos- luz a nossa frente. Bem governado domina a América Latina fácil.

    Eliézio Teixeira Dos Santos

    24/11/2015 - 11h03

    Desperta de uma vez!

    José Roberto Silva

    24/11/2015 - 11h57

    Eliézio Teixeira Dos Santos Apesar de toda a corrupção, enquanto o Lula não voltar esse pais não anda. Ruim com “eles”, pior sem “ele”. Infelizmente.

    Az Botelho Paiva

    25/11/2015 - 03h44

    José Roberto Silva > Será que para tirar o Brasil do caus em que se encontra, com uma população de 204.000.000 de habitantes, não teríamos um cidadão melhor, e mais bem preparado do que o Lula que, já provou a sua incompetência administrativa. E ainda tem quem queira ele de volta? Mesmo como você próprio diz: “Apesar de toda a corrupção”, ou você ainda não entendeu que o que desgraçou com o Brasil, foi exatamente a corrupção? O grande humorista José Vasconcelos estava corretíssimo quando afirmou que: “O brasileiro é o único povo no mundo que sabe que vai dar mancada, e dá” Somente para clarear a sua memória: Em 1986, numa eleição para o Governo de São Paulo, perdemos uma grande oportunidade de termos escolhido para governar o nosso Estado, um cidadão de ilibada conduta ética, e moral, Antônio Ermírio de Moraes. Ele foi preterido pelo Orestes Quércia. O Quércia ganhou, e quem perdeu fomos nós. O Lula e quem o segue, precisam entender que o tempo da enganação já passou. Este é o momento de seguirmos o que disse o Grande Estadista, e grande Ator Americano, Ronald Reagan: “ACREDITO QUE O MELHOR PROGRAMA SOCIAL, É UM EMPREGO”

    José Roberto Silva

    25/11/2015 - 10h18

    Az Botelho Paiva – EU DEI UM “EXEMPLO” DO MEU DESCRÉDITO COM A POLÍTICA BRASILEIRA. Acredito piamente que Lula está envolvido até o pescoço nesse mar de “lama”. Porém eu não acredito em um sequer, desses que aí estão como abutres, esperando a carniça. Mas, como eu não acredito mesmo em melhoria ética num curto ou médio prazo, sei também que “esses” que aí estão é quem comandarão o país, então, DEIXEM O PAÍS PELO MENOS SAIR DO ATOLEIRO! Empurrem o carro atolado, e lá na frente prendam quem empurrou.

Ermindo Castro

23/11/2015 - 21h09

PREVALECEU A DEMOCRACIA !! QUEM TEVE A MAIORIA GANHOU !!

Tiago Alves

23/11/2015 - 21h06

Se o interior da Argentina tivesse 5 milhões a mais de pessoas a oposição tinha perdido, na Argentina a região metropolitana de Buenos Aires é quase 40% da população.

    Az Botelho Paiva

    25/11/2015 - 04h36

    Tiago Alves > Você tem dados científicos que possam provar esta sua afirmação, ou você é mais uma das tantas reencarnações da Mãe Dina? Ah para oh!!!

Rose Andrade

23/11/2015 - 21h02

A força política dele vem 90% pelo Boca e 10% pela governo que ele fez.Vamos ver o que vai acontecer…mas que cumpra o mandato sem golpismo igual no Brasil.

    Az Botelho Paiva

    25/11/2015 - 04h21

    Rose Andrade > Estava lendo o seu comentário, e logo na primeira linha percebi que teria que pedir para que você esclarecesse de qual “Boca” vem os 90% da força política dele. da “Boca” de fumo que ele tem lá, ou do “Boca Juniors” clube do qual ele é torcedor? (Explica ai). Porem depois você estragou mais ainda o seu texto, quando completou dizendo: “…mas que cumpra o mandato sem golpismo igual no Brasil.” Aqui você deve outra explicação aos seus leitores. Não podemos deixar os nossos leitores mal informados, senão eles continuam votando errado, como fizeram na ultima eleição, elegendo a Dilma. Vou dar uma dica de como você poderá explicar este tal “Golpismo”, citado por você. Diga a eles que se quiserem falar mal do Aécio, que passem a utilizar o termo: “Contra Golpismo”. Porque “Golpismo” quem deu foi a Tia Dilma, segundo declarações públicas dadas pelo Lula, quando disse que: Ela mentiu sim, nas eleições passadas, quando disse que o Aécio iria fazer contra o povo brasileiro, se fosse eleito, tudo que ela acabou fazendo, dois dias apos ter tomado posse no seu segundo mandato. Tirou direitos dos trabalhadores, aumentou em 75% o preço da energia elétrica, quando prometeu que iria baixar. Aumentou o preço dos combustíveis que ela havia freado, por interesses políticos, e assim que se viu reeleita, liberou o aumento. Deixou um vídeo gravado, afirmando que no governo dela não haveria CPMF, porque no governo do Lula o dinheiro da CPMF não foi usado na saúde. E agora já mandou o orçamento para o Congresso, incluindo a CPMF. Não segurou a inflação, o desemprego já está chegando nos 10.000.000 de desempregados, e por ai vai. E ainda tem gente que acredita e apoia uma criatura como esta? Ah para oh!!!

    Rose Andrade

    25/11/2015 - 04h38

    Me admira alguem ainda defender uma criatura tão corrupta feito esse.

    Rose Andrade

    25/11/2015 - 04h39

    PESQUISA ESCÂNDALO. RADIO ARCO IRIS.

    Rose Andrade

    25/11/2015 - 04h40

    Rose Andrade

    25/11/2015 - 04h41

    Rose Andrade

    25/11/2015 - 04h41

    Rose Andrade

    25/11/2015 - 04h43

    Rose Andrade

    25/11/2015 - 04h44

    Az Botelho Paiva

    26/11/2015 - 04h58

    Rose Andrade> Sei não em!!! Para guardar tanto material de montagem sobre o Aécio, só pode ser duas coisas: Ódio sem um motivo que justifique, ou um Amor Platônico. Eu estou acreditando na segunda hipótese. Mas não se preocupe não. Isto tem tratamento. Qualquer Psicólogo em umas 10 sessões de terapia resolve. Boa sorte.

Kenis Junior

23/11/2015 - 20h52

Kkkkk como se nossa direita soubesse respeitar

Marco Sousa

23/11/2015 - 20h42

Exatamente, o contrário, a extrema-direita da Argentina com o apoio (logístico e outros…) da CIA(EUA) e do Estado Sionista-Neonazista de Israel, através de seu serviço (espionagem e informação – MOSSAD), conseguiram derrubar o Governo Populista do País vizinho. Isso soa como um (alerta vermelho) para o Brasil, Venezuela, Perú e Bolívia.

    Leila Trevilato

    23/11/2015 - 20h56

    Parabéns pelo Post Marco, corajoso

    Cesar Augusto Retzlaff

    23/11/2015 - 21h10

    “Estado Sionista-Neonazista” é mesmo raciocínio de “liberal-fascista” né?

    Raphael Castilla

    23/11/2015 - 22h14

    Faltou os extra terrestres

    Joelma B. da Silva

    24/11/2015 - 02h35

    Eu moro aqui em Bs As, vamos voltar aos tempos do Menem, oremos !

    Eliézio Teixeira Dos Santos

    24/11/2015 - 10h58

    Populista?
    O que é populismo?
    Em Espanha os políticos liberais do PP condecoram a uma Santa ( imagem) com uma medalha do Exército , apelando ao sentimento dos católicos conservadores e a imprensa não lhes taxa de populistas. Em Brasil , Argentina , Venezuela , Bolivia os governos fazem exitosas políticas de proteção social e os meios os taxam de populistas.
    O mesmo faz Islandia e ninguem os taxa de populistas . Em Arábia , Katar , Emiratos e Oman há literalmente comunismo e os meios de comunicação não os chamam de populistas .
    Quando aprenderemos que os meios de comunicação estão a serviço dos que pagam mais?

    Monica Figueiredo

    24/11/2015 - 13h28

    Quanta baboseira…..apresenta as provas do que vc está falando Marco Sousa .

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 16h24

    Eliézio Teixeira Dos Santos> Dá para se perceber que você, diferente da maioria dos esquerdistas, é possuidor de um pouco mais do que dois neurônios. Mas evite se valer disso, sendo repetitivo e postando informações desconexas da realidade. Por exemplo: Você com certeza sabe o que é Populismo. Mas por ser de seu interesse escamoteia a verdade contida no seu entendimento logico, e faz a pergunta sutil: “O que é populismo? ” E logo em seguida enumera uma série de argumentos, fazendo comparações sobre o entendimento do que seria “Populismo”, para a direita. Vou tentar esclarecer-lhe as suas dúvida.

    Sua primeira duvida: “Em Espanha os políticos liberais do PP condecoram a uma Santa ( imagem) com uma medalha do Exército , apelando ao sentimento dos católicos conservadores e a imprensa não lhes taxa de populistas.”

    Resposta: Aqui, também, tivemos um quase Santo da Esquerda que foi condecorado. Veja: Medalha da Inconfidência concedida a líder do MST João Pedro Stédile, causa revolta em Minas Gerais. Pois bem: Tanto la na Espanha quanto aqui no Brasil, a Imprensa não taxou este ato como sendo populismo, porque isto na realidade chama-se “Debochismo”

    Sua segunda Dúvida: “Em Brasil , Argentina , Venezuela , Bolívia os governos fazem exitosas políticas de proteção social e os meios os taxam de populistas.

    Resposta: Aqui está o que se poderia chamar de “Populismo Clássico” É o popularmente chamado de “Toma-la-da-cá”. Populismo puro é isto. O político se vale da desgraça do povo que, durante décadas foi mal assistido por tudo que lhe era de direito, inclusive por informação. E vende a ele a ilusão de que uma modesta ajuda financeira será suficiente para solucionar todos os problemas da sua vida, e para deixá-lo ainda mais amarrado ao cabresto curto, diz a ele que ele ascendeu na vida. Ele agora pertence a nova Classe média. Mas que para receber toda esta graça governamental, terá que manter ad eternum, o compromisso de, a partir do primeiro recebimento das benesses, somente votar no partido que o está beneficiando. Sob pena de ser deserdado pelo Santo Pai Governo.

    Sua terceira Dúvida: “O mesmo faz Islandia e ninguem os taxa de populistas . Em Arábia , Katar , Emiratos e Oman há literalmente comunismo e os meios de comunicação não os chamam de populistas.”

    Resposta: Sobre a Islândia nem se pode considerar um país. Pelas dimensões territoriais que é 89 vezes menor do que o Brasil. E pela sua população que é de apenas 320.000 habitantes, e sem Exercito. A cidade em que eu moro, que não é considerada das maiores cidades do Brasil, tem uma população de 676.407 habitantes. Portanto duas vezes a população da Islândia. Os demais países citados por você, como comparação, e que você mesmo diz que são comunistas. Aqui também não há necessidade de respostas. Pois você mesmo já respondeu. Ou você conhece algum outro país que seja Comunista, e que a Imprensa tenha o direito de se manifestar? Principalmente se for para dizer algo que contraria o Governo?

    Sua quarta Dúvida: “Quando aprenderemos que os meios de comunicação estão a serviço dos que pagam mais?”

    Resposta: Nesta questão você esta mais uma vez desinformado. Nós já aprendemos que os meios de comunicação estão a serviço dos que pagam mais. E uma prova disto está no próprio partido que você defende. Pesquise sobre a distribuição da verba de propaganda Governamental, e descobrirá que a Rede Globo sempre foi a que ficou com a maior parte do bolo. E sabe porque? Porque Globo e PT nunca foram inimigos. Eles fazem a briga encenada do Tom e Jerry. Um finge que corre, e o outro finge que quer pegá-lo. Mas se um deles sofre qualquer problema, seja de que ordem for, lá está o outro correndo em seu socorro. Pense.

    Em tempo: Para que o Governo atual pare de ser denominado como sendo “Populista”, é muito simples. Por na constituição como causa Pétrea, o direito de continuar recebendo ajuda, todo aquele que provar a sua necessidade. pois ainda que mude o Governo, ninguém poderá tirar-lhe o direito. Para isto, só é necessário que ele acredite no seu potencial como sendo o preferido do povo para continuar governando o país. Depois faça uma revisão geral das benesses distribuídas pelo Governo, deixando inscritos somente aqueles que precisam e merecem continuar recebendo. por exemplo: Idosos sem nenhum amparo financeiro, pessoas com doenças incuráveis, deficientes físicos impossibilitados para o trabalho, mães com filhos menores, abandonadas pelo marido e outros casos atípicos que dependam realmente de ajuda. O restante deve-se seguir o raciocínio do grande Presidente e grande ator Ronald Reagan.

    http://2.bp.blogspot.com/-hXSWp_-pBbw/VbuSeSG_r-I/AAAAAAAAGsY/WmD-zs_HV6s/s1600/programasocial-emprego.JPEG

    Az Botelho Paiva

    24/11/2015 - 16h24

    Eliézio Teixeira Dos Santos> Dá para se perceber que você, diferente da maioria dos esquerdistas, é possuidor de um pouco mais do que dois neurônios. Mas evite se valer disso, sendo repetitivo e postando informações desconexas da realidade. Por exemplo: Você com certeza sabe o que é Populismo. Mas por ser de seu interesse escamoteia a verdade contida no seu entendimento logico, e faz a pergunta sutil: “O que é populismo? ” E logo em seguida enumera uma série de argumentos, fazendo comparações sobre o entendimento do que seria “Populismo”, para a direita. Vou tentar esclarecer-lhe as suas dúvida.

    Sua primeira duvida: “Em Espanha os políticos liberais do PP condecoram a uma Santa ( imagem) com uma medalha do Exército , apelando ao sentimento dos católicos conservadores e a imprensa não lhes taxa de populistas.”

    Resposta: Aqui, também, tivemos um quase Santo da Esquerda que foi condecorado. Veja: Medalha da Inconfidência concedida a líder do MST João Pedro Stédile, causa revolta em Minas Gerais. Pois bem: Tanto la na Espanha quanto aqui no Brasil, a Imprensa não taxou este ato como sendo populismo, porque isto na realidade chama-se “Debochismo”

    Sua segunda Dúvida: “Em Brasil , Argentina , Venezuela , Bolívia os governos fazem exitosas políticas de proteção social e os meios os taxam de populistas.

    Resposta: Aqui está o que se poderia chamar de “Populismo Clássico” É o popularmente chamado de “Toma-la-da-cá”. Populismo puro é isto. O político se vale da desgraça do povo que, durante décadas foi mal assistido por tudo que lhe era de direito, inclusive por informação. E vende a ele a ilusão de que uma modesta ajuda financeira será suficiente para solucionar todos os problemas da sua vida, e para deixá-lo ainda mais amarrado ao cabresto curto, diz a ele que ele ascendeu na vida. Ele agora pertence a nova Classe média. Mas que para receber toda esta graça governamental, terá que manter ad eternum, o compromisso de, a partir do primeiro recebimento das benesses, somente votar no partido que o está beneficiando. Sob pena de ser deserdado pelo Santo Pai Governo.

    Sua terceira Dúvida: “O mesmo faz Islandia e ninguem os taxa de populistas . Em Arábia , Katar , Emiratos e Oman há literalmente comunismo e os meios de comunicação não os chamam de populistas.”

    Resposta: Sobre a Islândia nem se pode considerar um país. Pelas dimensões territoriais que é 89 vezes menor do que o Brasil. E pela sua população que é de apenas 320.000 habitantes, e sem Exercito. A cidade em que eu moro, que não é considerada das maiores cidades do Brasil, tem uma população de 676.407 habitantes. Portanto duas vezes a população da Islândia. Os demais países citados por você, como comparação, e que você mesmo diz que são comunistas. Aqui também não há necessidade de respostas. Pois você mesmo já respondeu. Ou você conhece algum outro país que seja Comunista, e que a Imprensa tenha o direito de se manifestar? Principalmente se for para dizer algo que contraria o Governo?

    Sua quarta Dúvida: “Quando aprenderemos que os meios de comunicação estão a serviço dos que pagam mais?”

    Resposta: Nesta questão você esta mais uma vez desinformado. Nós já aprendemos que os meios de comunicação estão a serviço dos que pagam mais. E uma prova disto está no próprio partido que você defende. Pesquise sobre a distribuição da verba de propaganda Governamental, e descobrirá que a Rede Globo sempre foi a que ficou com a maior parte do bolo. E sabe porque? Porque Globo e PT nunca foram inimigos. Eles fazem a briga encenada do Tom e Jerry. Um finge que corre, e o outro finge que quer pegá-lo. Mas se um deles sofre qualquer problema, seja de que ordem for, lá está o outro correndo em seu socorro. Pense.

    Em tempo: Para que o Governo atual pare de ser denominado como sendo “Populista”, é muito simples. Por na constituição como causa Pétrea, o direito de continuar recebendo ajuda, todo aquele que provar a sua necessidade. pois ainda que mude o Governo, ninguém poderá tirar-lhe o direito. Para isto, só é necessário que ele acredite no seu potencial como sendo o preferido do povo para continuar governando o país. Depois faça uma revisão geral das benesses distribuídas pelo Governo, deixando inscritos somente aqueles que precisam e merecem continuar recebendo. por exemplo: Idosos sem nenhum amparo financeiro, pessoas com doenças incuráveis, deficientes físicos impossibilitados para o trabalho, mães com filhos menores, abandonadas pelo marido e outros casos atípicos que dependam realmente de ajuda. O restante deve-se seguir o raciocínio do grande Presidente e grande ator Ronald Reagan.

    http://2.bp.blogspot.com/-hXSWp_-pBbw/VbuSeSG_r-I/AAAAAAAAGsY/WmD-zs_HV6s/s1600/programasocial-emprego.JPEG

Adilson Tenorio

23/11/2015 - 20h41

Se tivéssemos oposição talvez o Brasil estivesse melhor !

Lucerna Amendola Serejo

23/11/2015 - 20h19

E acrescentar que os candidatos mesmo depois da eleição elogiaram o espírito democrático dos argentinos.

    Ermindo Castro

    23/11/2015 - 21h11

    AQUELE QUE TEVE A MAIORIA GANHOU !!


Leia mais

Recentes

Recentes