Menu

Nelsinho não é Lula, não

Por Pedro Alexandre Sanches, no blog Farofafá  Nelson Motta era um sujeito tão fofinho que todo mundo o tratava sempre por Nelsinho. Era o típico cara “do bem”. Estava sempre por dentro de tudo, participava de cada novo movimento musical que surgia, era querido por todo o olimpo artístico brasileiro, compunha em parceria com os mais talentosos músicos. Trabalhava […]

79 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Alexandre Sanches, no blog Farofafá 

Nelson Motta era um sujeito tão fofinho que todo mundo o tratava sempre por Nelsinho. Era o típico cara “do bem”. Estava sempre por dentro de tudo, participava de cada novo movimento musical que surgia, era querido por todo o olimpo artístico brasileiro, compunha em parceria com os mais talentosos músicos. Trabalhava nas várias interfaces das Organizações Globo, escrevia para a Folha, publicava livros, biografava gênios, era entrevistado para documentários de dez entre dez astros brasileiros. Por essas & por outras, era um sujeito 100% de bem com a vida. Jamais alguém vira Nelsinho em público sem que ele tivesse um sorriso estampado no rosto.

Um belo dia, na virada de 2002 para 2003, alguma coisa começou a mudar no coração de Nelsinho. Era o início dos anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a popular Era Lula, que teria prosseguimento a partir de 2011 e até o momento presente com Dilma Rousseff. Nelsinho, sempre amigo de todo mundo e sempre atrelado aos humores também luminosos da Globo, começou pouco a pouco a demonstrar sinais leves de mau humor.

A estrada é comprida e a gente não acompanhou passo a passo, mas certamente um dos ápices da fase Nelsinho de Fígado Estuporado se deu em 30 de outubro deste 2015, véspera do dia das bruxas, quando o eterno garotão de praia cometeu (adivinha onde?: no todo-poderoso jornal O Globo) um texto denominado “Coração de Mãe“, que versava sobre qualquer coisa exceto sobre sentimentos ou corações maternos, fossem eles tropicalistas ou não.

Não há muito que dizer sobre tal texto, a não ser que era de uma falta de educação extrema e, mais especificamente, de uma misoginia exacerbada. Você sabe, misoginia, ódio às mulheres, ao segundo sexo de Simone de Beauvoir, ao empoderamento feminino.

Mas não se pense que o vômito misógino do machão neovalentão Nelsão se dirigia a Dilma. Não. Nas últimas semanas a presidentA vem sendo menos bola da vez do ódio das Organizações Globo do que Lula (embora mais que Eduardo Cunha, atual protegido número um das Organizações).

Nada mais ~natural~ que, premido a bajular os patrões (pela enésima vez na carreira), ao mesmo tempo que oprimido pelos próprios rancores misóginos, Nelsinho Nelsão voltasse artilharia não para Dilma, tampouco para Lula Em Pessoa, mas sim para a esposa desse último, Marisa Letícia. Nem que isso custasse desferir um golpe frontal contra a habitual fidalguia dos varões globais.

A boca da ex-primeira dama está “cada vez maior”, vaticinou o conhecido (a)crítico musical em mais uma aventura pelo ofício de (a)crítico político. A tática é tão manjada quanto os estratagemas de Ed Cunha da Globo para favorecer a cultura do estupro via Congresso Nacional: precisamos exterminar o homem, dizimamos a integridade do homem mirando na esposa do homem. À direita, à esquerda e ao centro, a misoginia emerge da toca feito ratazana esfaimada, em espetáculos de baixíssimo nível, no caso presente menos por conta de dona Marisa que pelo fato banal de que, SIM, somos governados por uma (até aqui imbatível) mulher.

Pode ser estarrecedor, mas não é surpreendente que gotas de rancor envenenadas com raticida sejam disparadas com fúria cada vez maior a partir das fortalezas globais, a ponto de já não preservar nem mesmo a bonachice dos ex-garotos de Ipanema, dos ex-de-bem-com-a-vida, dos ex-zen-surfistas (fenômeno parecido ocorre com Lulu Santos, antigo parceiro de Nelsinho e atual jurado caricato de programa de calouros norte-americanizado da Globo).

Os excrementos do texto “Coração de mãe” pareciam um ápice, mas logo seriam superados por Nelsão Furacão em pessoa. Via internet, no Diário do Centro do Mundo (site do jornalista Paulo Nogueira, um dissidente da Editora Abril), Kiko Nogueira reagiu às grosserias de Nelsinho com, entre outros bons momentos, um achado. Desnudou o artífice modesto da grandeza da bossa nova, do samba, da Elis Regina, da tropicália, do Roberto Carlos, da black music brasileira, do Tim Maia, dos dancing days tupiniquins, do pop-rock “a gente somos inútil” e da diva Marisa Monte como o que ele realmente é (e nenhum de nós, jornalistas culturais, o havia dito até hoje com todas as letras): “Um personagem marginal que se vende como protagonista”.

(A definição morreu no bolso de Nelsão, mas caberia provavelmente a 11 em cada dez jornalistas, incluídos eu, o Kiko, a imensa trupe jornalística de puxa-sacos da Rede Globo e quem mais chegar: coadjuvantes que se vendem como testemunhas oculares privilegiados da História com agazão e das fofocas com agazinho, mas têm ataques de pânico em sequer cogitar colocar a mão na massa da História ou das histórias.)

(Em animados debates motivados pela treta no TwitterRafael M. Saldanha acabou por decifrar um dos segredos de fátima da MPB: segundo ele, Motta é o “Forrest Gump da música brasileira: tudo ‘eu estava lá’, ‘fui eu que dei essa ideia’“.)

Novamente vestido com a túnica de nelsinho, Nelsinho não só teve que dormir com essa, como também passou recibo. Mais uma vez divorciado da pose de bom moço, retrucou virulento e iracundo ao Kiko. Escorregou na casca de banana, pisou no tomate e enfiou o pé na jaca. Assumiu a vontade de ser protagonista, afirmando que suas próprias filhas são mais inteligentes que os filhos do… Lula. Aproveitou para equiparar dona Marisa à formidável atriz Marília Pêra, com quem, segundo as fofocas, Nelsinho esteve casado nos idos dos anos 1970.

“Quem imagina que dona Marisa tem um milésimo do talento de Marilia Pêra e fez mais pelo país do que ela?”, indagou Nelsão Brabão em seu Facebook, provavelmente enxergando-se sentado à cadeira presidencial que Luiz Inácio maquiavelicamente lhe usurpou. A comparação é espetacular, inclusive porque a justaposição Marília-Marisa (não a Monte) leva automaticamente ao par Nelson-Luiz (o Inácio, não o Luiz Maurício, o Lulu) – com a ínfima diferença de que Marília se livrou do Lula dela há dez mil anos atrás.

O subtexto é nítido e conta muito sobre os cérebros globais: o presidente da República eleito e reeleito pela maioria da população brasileira é um zé-ninguém, um nada comparado às mentes prodigiosas que fazem das Organizações Globo o que elas são. Vestida a carapuça do Kiko, o complexo de vira-latas também reluz de transparência: como todos sabemos, nesse duelo de titãs não é exatamente Lula DA SILVA quem se considera um ~zé-ninguém~.

O momento faz de Nelson um palhacinho (mais um deles, num universo midiático superlotado de lobões e sheherazades) do embaralhamento de papéis entre os personagens antigamente conhecidos como “herói” e “bandido”. A própria Globo tem investido no filão, em particular no Jornal Nacional e na novela (até aqui malsucedida) A Regra do Jogo, na qual todo mundo é vilão e ninguém é vilão porque todo mundo é mocinha e ninguém é mocinha.

É muito umbigo de fora. Nos telejornais, as Organizações (ou a ~facção~, como diria João Emanuel Carneiro, o grão-autor de A Regra do Jogo) atiram todos os dardos no alvo de criminalizar 13 gerações de parentes, amigas, admiradores e fãs de Lula. Na teledramaturgia, ensinam que há ladrões malvados que se fazem passar por bonzinhos, inclusive para alertar que nenhum eleitor em sã consciência deverá apertar 13 nas urnas do ainda longínquo 2018.

O diacho dos ensinamentos é que o garoto dourado Nelsinho, empapuçado de novela e de William Waack até o totopo da cabeça, assimilou o quebra-cabeça de trocança de papéis e virou o que não devia: um ex-boa-praça envenenado de raiva até a quinta geração dos herdeiros (de Lula, não os dele, que são muito mais inteligentes). Demoliu a própria dramaturgia. Matou o bom moço que lhe servida de casca. Deixou cair o manto prateado de puxa-saco de estrelas para vestir a fantasia de quem sempre foi, mas nunca quis que nós soubéssemos que era: ele mesmo.

Chegamos, por fim, a um dos dados fundamentais desta era Lulidilma, Dilmilula, cada dia mais acentuado em seu 13º ano. Uma das características (tanto negativas quanto positivas) dos governos realmente populares, aqui e alhures, tem sido a de nos transformar, devagarzinho, em quem nós sempre fomos. O negro parece mais negro, a mulher fica mais mulher, o homossexual se assume, a travesti descobre que não era a única travesti da paróquia, a índia reivindica seus direitos.

Por último, e não tão divertido: quem sempre foi reacionário, mesmo que nunca o tivesse dito em público, vem à luz do dia e berra entre espumas de perdigotos: “Sou reacionário!!!”. Sim, estamos falando do nelsinho, dos nelsinhos. O texto do meninão não vai mudar o mundo em uma vírgula (tal como qualquer um de nós, o aspone global é um modesto coadjuvante). Mas, ai, como é bom que o fofo venha até nós para nos contar quem ele realmente é.

Pedro Alexandre Sanches é jornalista e crítico musical desde 1995, autor de “Tropicalismo – Decadência Bonita do Samba” (Boitempo, 2000) e “Como Dois e Dois São Cinco – Roberto Carlos (& Erasmo & Wanderléa)” (Boitempo, 2004)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cynthia

08/11/2015 - 11h40

Este texto precisa ser lido! É Brilhante! Coloca nelsinho, no lugar que sempre lhe coube, o de mesquinho. Fez com que me sentisse inteligente, por nunca ter lido nada de nelsinho: seus excrementos. Divino! Coloca o inho no lugar onde cabe: o de Papagaio de pirata, o de escada pisada por quem tinha mais competência e em quem ele grudava que nem chiclete. Agora, ele pode mostrar sua verdadeira face. Mais uma vez, para ganhar suas migalhas de fama e dólares: ser simplesmente o bocal que é.

Patrice l

08/11/2015 - 01h05

Tempos Mudernos
? com habilidade pra dizer mais sim pro patrão?

Berenice Coutinho

07/11/2015 - 20h00

Ele é feio por dentro.

Gervásio

07/11/2015 - 00h24

Esse cara era tido pela família como um vanguardista. Foi a maior decepção.

Mariano Moreira

07/11/2015 - 01h35

No Brasil qualquer pessoa que se projeta numa atividade cultural se acha intelectual, até um dublê. O pior é que pensam que entendem de política !!!

Luiz Rogerio

06/11/2015 - 18h14

Ele continua metendo o “nariz” onde não é chamado…

Pepita Prado

06/11/2015 - 20h05

Pois é, grande decepçao esse “nelsinho” cara babaca sô!

Mary Atleticana

06/11/2015 - 17h47

Hoje é um boçal.

Flavio Ataliba Abreu Netto

06/11/2015 - 17h36

custou mas tirou a máscara, o boiolinha que ensaiou ridicularizar o imenso Tim Maia…..

Ana Maria Naccache

06/11/2015 - 14h46

“Um personagem marginal que se vende como protagonista”.

Flavio Vieira

06/11/2015 - 14h26

Nelsinho, que nelsinho, não vale nada, nunca valeu, não sei pq tão dando ouvidos a esse mala!

Osvaldo Alencar

06/11/2015 - 11h44

Cheirador de coca. Acabou de ser músico (compositor) e não sabe mais o que fazer. Poderia ficar desentortando bananas como o Caetano.

Rogerio Becattini

06/11/2015 - 10h22

Cafezinho patrulhando quem é oposição a atual elite governante!
O papo é sempre o mesmo: ontem à figura era legal, hoje não presta. Exemplos: Gabeira, Helio Bicudo, Marina Silva, Apolo Lisboa…

    Carlos Azevedo

    22/09/2017 - 20h47

    veja vc, do comentário de 2015 à atualidd de 2017 ….. do patrulhamento passou à constatação de todos esses aí citados e, claro, o Nelsão incluso.

Luís Otávio Gualberto

06/11/2015 - 09h54

Mais um canalha que saiu do armário.

Regis Serpa

06/11/2015 - 07h18

Essa estratégia da “verdadeira oposição” aos governos de Lula e Dilma é manjada, composta de ataques e disseminação de notícias manipuladas por tudo qto é formador de opinião: artistas, jornalistas, socialites, atletas, empresários.

Tom Waits

06/11/2015 - 02h23

Com nenhuma noção de história, filosofia e política e com uma postura subserviente para com os patrões… conclui-se que suas ex-mulheres (se tiverem alguma dignidade intelectual) devem sentir nesse exato momento uma vergonha colossal desse velhaco.

Jorge Menezes

06/11/2015 - 03h25

Quanto mais velho um sujeito fica,menos freios ele aplica,o resultado é que cada vez mais ele parece consigo mesmo,Nelsinho está velho o suficiente para mostrar o canalha que sempre foi.

Humberto Barbosa

06/11/2015 - 02h31

Sempre foi um alienado !

Adelice Feitosa

06/11/2015 - 01h49

Era tudo isso até virar borra botas e lava pés dos marinho. O papel de puxa-saco caiu como uma luva nesse playboy caviar. Pra quem vive entre socialites, dava pra ter mais traquejo e não ser fútil e rasteiro ao tratar sobre uma dama que ele não conhece e não merece conhecer, como a discretíssima Dona Marisa.

Ari Rechtman

06/11/2015 - 01h25

Que texto nojento.
quanta insignificancia.
Faz um do Fernando Gabeira, caba com ele….
Texto de odio, nao é assim que ta na moda acusar.
Asco !!!’

Toinha Rodrigues

06/11/2015 - 01h15

Aqui ninguém tmb é Nelsinho volte p NY

Lizaldo Vieira Santos Vieira

06/11/2015 - 00h12

I D I O T A…..

Danylo Aurelio

05/11/2015 - 23h27

Porra, cansei deste “o cafezinho”…

Elo Nunes

05/11/2015 - 23h15

Gente… o “Nelsinho” hein? Ficou menor do que já era, tadinho!

Eva Chaves

05/11/2015 - 22h34

Primeiro cresça e apareça e depois quem sabe terás algum valor, para além de lambe botas.

Ana DeLacerda

05/11/2015 - 21h45

Merlhor texto sobre esse babaca é do Pedro.

Simone Ghetti

05/11/2015 - 21h19

Maravilha de texto!

Maria Luiza Curti

05/11/2015 - 20h25

É isso aí, com a idade, alguns viram vinho de primeira e outros… vinagre.

    Anônimo

    06/11/2015 - 00h58

    Esse Nelsinho depois de velho também virou velhaco.

Maurício Dantas

05/11/2015 - 20h21

O cara do bem e fofinhjo que assediava estagiários na Globo nos anos 70. Sempre foi medíocre como letrista e boçal como crítico.

Alberto Gomes

05/11/2015 - 19h37

https://www.youtube.com/watch?v=c4f8fxrY6Bs

Patrice L

05/11/2015 - 17h35

Neosinho, ex-bom moço e agora valentão que fala grosso com Marisa Lula e fino com o patrão e amigos do patrão, só sorria no ‘mãe rata com néscios” (li numa charge rs rs) quando ouviu sobre proprinas na Petrobrás.
Nenhuma indignação. Nenhuminha. Só bom mocismo.
Tempos do FHChado.

    Patrice L

    05/11/2015 - 17h41

    corrijo: propinas

Rita Carvalho

05/11/2015 - 18h28

Ótima analogia desse momento, e de suas mascaras que caem…sempre foram assim!!”Por fora bela viola por dentro pão bolorento!!!

Fábio Levatti

05/11/2015 - 18h20

Triste, Nelson!!!

Cleide Motta

05/11/2015 - 18h09

quer garantir o emprego

Cris Catalina Charnis

05/11/2015 - 17h55

Noites Tropicais é uma delicia de se ler

Roosevelt Rodrigues Barbosa

05/11/2015 - 17h31

Uma vez Nelson Mota, sempre Lobão ( é a lesma lerda )

Edivaldo Reis Fonseca Filho

05/11/2015 - 17h21

É apenas um fantoche que trabalha como mercenário para os verdadeiros vilões;as organizações globo.

Maria Santos

05/11/2015 - 17h12

Nelsinho é um cuioti e lambe lambe do plimp

Tonya de Carvalho

05/11/2015 - 17h10

Querendo holofotes, eeehmm!! vai pro BBB !!!

Cecilia Corrêa

05/11/2015 - 16h48

Muito bom o texto. Muito bom mesmo.

Rômulo Gustavo Martinez

05/11/2015 - 16h17

O trabalho da centro-esquerda no governo, em essência completamente distinto do que foi realizado até o ano de 2003, não tem permitido pegar apenas corruptos, mas também vem tirando a máscara de muitos hipócritas por muito considerados pessoas esclarecidas, claro, pela imposição da mídia. Mesmo antes de 2003 já vinha acontecendo aos poucos, revelando em apenas alguns meios, a fraude completa de uma centena de intelectuais que falavam em nome dos brasileiros, de preferência na TV e sem qualquer debate ou possibilidade de contestação. Poucos sobraram e sobrarão com a grande fama que obtiveram com suas opiniões, por agora cada vez mais seletivas…

Haroldo H Da C Lima Lima

05/11/2015 - 16h09

Parece que estamos elegendo maus perdedores….

Haroldo H Da C Lima Lima

05/11/2015 - 16h09

Parece que estamos elegendo maus perdedores….

Meire Souza

05/11/2015 - 16h02

E eu pensava que “Nelsinho” era chamado assim porque ? baixinho, mas a baixeza dele é de caráter mesmo.

Meire Souza

05/11/2015 - 16h02

E eu pensava que “Nelsinho” era chamado assim porque ? baixinho, mas a baixeza dele é de caráter mesmo.

Pedro Lucas

05/11/2015 - 16h01

Rapaz”nelsinho” toma um via grande e vai na zona,tu tá mal amado .
Meu camarada que frustração é essa rapaz?

Pedro Lucas

05/11/2015 - 16h01

Rapaz”nelsinho” toma um via grande e vai na zona,tu tá mal amado .
Meu camarada que frustração é essa rapaz?

João Bosco Pacheco

05/11/2015 - 15h33

Nelsinho sacaninha.

João Bosco Pacheco

05/11/2015 - 15h33

Nelsinho sacaninha.

Roger Gilmour

05/11/2015 - 15h28

Tá estressado, Nelsinho? Vai surfar! :*

Roger Gilmour

05/11/2015 - 15h28

Tá estressado, Nelsinho? Vai surfar! :*

Ruy Borba

05/11/2015 - 15h12

Nelsinho
Diz tudo. inhos!

Fabio Dantas

05/11/2015 - 15h09

Muito Abestalhado, aquilo nunca sob o que é música

Luiz Carlos

05/11/2015 - 15h09

Acabei de ler o texto de Nelson Motta. Realmente é de um mau gosto imenso. Ele não consegue esconder o preconceito de renda nas expressões como “apartamento em Guaruja” (como se isso fosse coisa de pobre e como se adquirir um imóvel qualquer seja no Guaruja ou qualquer cidade fosse algo fácil pra um brasileiro). Mas não precisava nem criticar. Ou Lula irá ganhar as próximas eleições ou o povo irá às ruas, porque um governo de direita não sobrevive mais neste país. O povo brasileiro é inteligente e que não tem nada a perder. Nelsinho não. Na primeira oportunidade irá sumir pra nunca mais voltar. Espero que isso aconteça em breve.

    Helenilson Ferreira

    05/11/2015 - 16h59

    Luiz Carlos, só vim aqui dizer que sou seu fã, nem li o texto. Mas sou seu fã, discordo de você em alguns pontos, mas simplesmente continue comentando às notícias. Abraços !

Marcio Serpa

05/11/2015 - 15h07

Realmente um Bostta.

Luiz Claudio Lopes da Silva

05/11/2015 - 15h00

Que pena gostava tanto do Nelsinho gente boa, agora que virou Nelsão puxa saco. ta por fora

Ademir Sales de Lima

05/11/2015 - 14h58

É o ambiente onde viveu…Ao contrário do Rodrigo Vianna, Kiko Nogueira, PHA, e mais alguns, que tinham princípios, foi se deixando contaminar pelo ambiente…até achar toda manipulação normal e verdadeira.

Caio Lopes Negociador

05/11/2015 - 14h58

NELSINHO VIADINHO QE ADORA DA O CUZINHO ESSE FDP TEM QE PEGAR ESSES COXINHAS MANIPULADOS E VENDIDOS E QEBRA NA PORRADA PAPINHO DE FALA NAO ADIANTA E FODASSE.

Leonardo M. G.

05/11/2015 - 12h56

“Chegamos, por fim, a um dos dados fundamentais desta era Lulidilma, Dilmilula, cada dia mais acentuado em seu 13º ano. Uma das características (tanto negativas quanto positivas) dos governos realmente populares, aqui e alhures, tem sido a de nos transformar, devagarzinho, em quem nós sempre fomos. O negro parece mais negro, a mulher fica mais mulher, o homossexual se assume, a travesti descobre que não era a única travesti da paróquia, a índia reivindica seus direitos.”

Melhor parágrafo do texto, IMHO.

Izabel Cristina Kröger

05/11/2015 - 14h54

Valeu

Fred Brasil

05/11/2015 - 14h54

O Lula não sabe quem é ele na fila do pão.

Getúlio Santos

05/11/2015 - 14h26

esse VIADO é coxinha , foi CUSPIDO pelo Estadão, e XEIRADOR dos bons, embora não tenha sido CANDIDATO DE CARREIRA!!!!!!!

Mardete Sampaio

05/11/2015 - 14h25

Finalmente revelou-se! Mas, como poderá viver sem o próprio fake?

Marco Siqueira

05/11/2015 - 14h24

Evandro José Nogueira

05/11/2015 - 14h22

Mais uma marionete da Globo.

José Maria Carvalho Jr.

05/11/2015 - 14h17

É um bosta global.

Marta Praia

05/11/2015 - 14h13

Felipe Praia

Marta Praia

05/11/2015 - 14h12

Rosangela Schulz

Matilde Biadi

05/11/2015 - 13h56

ridiculo!

Rose Andrade

05/11/2015 - 13h56

Esse cheirador mora em NY….vem dar palpite aqui…

Marcos A. P. Pecci

05/11/2015 - 13h44

Nelsinho, o “chofem”
da terceira idade, o empregadinho paga pau e lambe botas dos Marinhos, o forest gump da mpb!

Regina Gartz

05/11/2015 - 13h33

O cara está cada vez mais parecido com Danuza Leão.

    Eduardo Araújo

    06/11/2015 - 00h43

    Hahahaha!

Joao Henriques

05/11/2015 - 13h27

Era mais ou menos isso Mariana Bergel?

Mario Neto

05/11/2015 - 13h25

Queimou a própria biografia.
Nelsonso Marmota


Leia mais

Recentes

Recentes