O Brasil é um país divertido. Em São Paulo, capital do Tucanistão, o prefeito é do PT e o partido preferido é o PT.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (03), mostra que de todos os candidatos favoritos para assumir a prefeitura de São Paulo, nenhum é do PSDB. Faltando um ano para as eleições municipais, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) desponta mais uma vez como líder isolado, com 34% das intenções de voto.
Logo atrás aparecem a senadora, ex-prefeita e ex-petista Marta Suplicy (PMDB), com 13%; o apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena (PP), com 13% ou 12%, dependendo do cenário; e o prefeito Fernando Haddad (PT), com 12%. Andrea Matarazzo (PSDB) aparece com míseros 4%.
Abaixo segue trecho de reportagem da Folha
***
Desinteresse pelos partidos em SP é recorde, mostra Datafolha
Por Ricardo Mendonça, na Folha
(…)
No levantamento feito nos dias 28 e 29 de outubro, 11% dos eleitores da cidade apontam o PT como o partido preferido. Em fevereiro, eram 17%. Em dezembro do ano passado, 22%. A taxa recorde de popularidade da sigla na cidade foi 35%, alcançada em duas ocasiões: em novembro de 2010, logo após a primeira eleição da presidente Dilma Rousseff, e abril de 2013, pouco antes dos protestos de junho daquele ano.
Apesar do desgaste petista, a preferência pelo PSDB, seu principal rival, não parece apresentar crescimento equivalente. Variou de 8% para 10% desde a pesquisa anterior. Mas em vários períodos já esteve acima disso, chegando ao pico de 13% em três ocasiões: abril de 2006, setembro de 2011 e junho de 2014.
(…)