Menu

Hora de governar: cadê o porta voz?

Análise Diária de Conjuntura – 30/10/2015 A crise política amainou um pouco. A esperança do golpismo volta às conspirações midiático-judiciais. Os jornais estão cheios de notícias bombásticas sobre filho de Lula, amigo de Lula, etc. No Globo, manchete simbólica dos tempos atuais: No ano passado, a Polícia Federal apreendeu um helicóptero com meia tonelada de […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Análise Diária de Conjuntura – 30/10/2015

A crise política amainou um pouco. A esperança do golpismo volta às conspirações midiático-judiciais. Os jornais estão cheios de notícias bombásticas sobre filho de Lula, amigo de Lula, etc.

No Globo, manchete simbólica dos tempos atuais:

ScreenHunter_121 Oct. 30 15.11

No ano passado, a Polícia Federal apreendeu um helicóptero com meia tonelada de cocaína.

O helicóptero pertencia ao senador Zezé Perrela, grande amigo de Aécio Neves.

Por que a imprensa não deu notícias sobre o “amigo de Aécio”?

Depois de dez meses, é hora do governo começar a governar. Para governar, é preciso fazer política, não apenas na relação com partidos e parlamentares, mas sobretudo com a sociedade.

Qual o canal de comunicação política entre governo e sociedade? O Programa Dialoga pode ser legal, mas não é disso que eu falo.

Refiro-me a um canal político, onde o governo converse diariamente com a população, respondendo ao noticiário, oferecendo propostas, explicando os problemas econômicos.

Enquanto não montar um PAC da Comunicação, o governo vai continuar perdendo as batalhas políticas e o golpômetro continuará instável.

O golpe só não acontece porque há um sentimento de resistência democrática difuso na sociedade, que não tem permitido que isso ocorra.

As pessoas tem críticas ao governo, ao PT, à Dilma, mas porque querem algo melhor. PSDB, Cunha, DEM, é o pior, e para isso servem as urnas, para o povo dizer quem ele quer ou não.

O clima na Câmara continua tenso e radicalizado, mas porque setores do PSDB relutam em aceitar que o golpe morreu.

Ao governo, interessa aprovar os vetos presidenciais às pautas-bomba, um problema criado pela própria Câmara.

A tendência, no entanto, é que sejam aprovadas, visto que dois terços já o foram.

Isso acontecendo, a estabilidade política estará garantida.

Hoje eu participei de um debate com João Sicsú e Marcio Pochmann, no Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro.

O evento teve a participação de representantes dos principais movimentos sociais, como MTST, MST e Levante da Juventude (ligado ao MST).

A grande preocupação de todos é com o apagão político do governo. A política econômica é feita sem pensar no estrago que produz no conjunto dos movimentos sociais, dificultando a defesa do governo contra o golpe e contra a direita.

Não há diálogo. Não há cuidado. Não há comunicação.

Há grande preocupação ainda que o aumento do desemprego provoque o agravemento da crise política.

Pochmann mencionou a necessidade de refazer uma política industrial.

Sicsú atacou os erros da política econômica, enfatizando que não se trata de uma política do ministro da Fazenda, e sim de uma orientação do próprio Palácio do Planalto.

De maneira geral, todos concordam que vivemos uma situação esquizofrênica: defender o governo e Dilma e derrubar a sua política econômica.

É uma fórmula maluca, mas é a única fórmula encontrada pelos movimentos sociais para continuarem sustentando o governo.

Eles explicaram, porém, que o governo perderá base social e, com isso, se fragilizará ainda mais, se não construir uma política voltada para a manutenção do emprego, em especial voltada para a juventude, onde o desemprego hoje está mais de 40%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fred Brasil

31/10/2015 - 02h30

Quem elegeu um congresso cheio de gente escrota foi o povo e agora é ela que tem que descascar esse abacaxi. De um lado tem o governo e do outro pessoas contra o governo que tem praticado ações pra prejudicá-lo mesmo não se importando se isso vai prejudicar o país. Qual lado você escolhe??

Juliana Arquiteta

31/10/2015 - 02h08

E A BANDIDAGEM PETISTA???
JORNALISTAZINHO DE MERDA
SEU CHAPA BRANCA COMPRADO FDP

Roger Gilmour

30/10/2015 - 23h18

Verdade, Miguel. O governo tem – OBRIGATORIAMENTE – que ter um porta voz.

Gf Andrezão

30/10/2015 - 22h01

Força Dilma… Fale com seu povo… Estamos te esperando para dar virada…pra cima deste canalhas que querem o poder…só que aqui não…!!!!

Derli Ferreira

30/10/2015 - 19h46

O medo venceu a (d) esperança do PT.
A dirigente e o dirigente-mor não têm mais coragem de se dirigir à nação e vivem mandando recado em eventos internos do partido ou de apaniguados. Essa nau está à deriva, refém do PMDB e de Cunha.

Derli Ferreira

30/10/2015 - 19h46

O medo venceu a (d) esperança do PT.
A dirigente e o dirigente-mor não têm mais coragem de se dirigir à nação e vivem mandando recado em eventos internos do partido ou de apaniguados. Essa nau está à deriva, refém do PMDB e de Cunha.

Zildo Noh

30/10/2015 - 19h25

Cadê???

Zildo Noh

30/10/2015 - 19h25

Cadê???

Meire Souza

30/10/2015 - 18h10

Quem não se comunica, se trumbica (Chacrinha).

Paulo Machado

30/10/2015 - 17h49

O texto sintetiza como poucos o que penso do atual momento. 1)O governo precisa governar FATO 2) O governo precisa se comunicar melhor com a sociedade FATO 3) O governo precisa aplicar o programa e as propostas que foram escolhidas por milhões de brasileiros FATO. Mas acima de tudo o governo precisa ter coragem coisa que faltou até agora.

    Zildo Noh

    30/10/2015 - 19h27

    Com respeito a Dilma, neste governo falta homem, como Requiao Ciro e costa, ir de frente contra os canalhas.

    Zildo Noh

    30/10/2015 - 19h27

    Com respeito a Dilma, neste governo falta homem, como Requiao Ciro e costa, ir de frente contra os canalhas.

Nancy Soares

30/10/2015 - 17h47

Comunicação do PT zero.


Leia mais

Recentes

Recentes