Por Miguel do Rosário, editor do Cafezinho
(Publicado originalmente em 07 de janeiro de 2011, no blog Óleo do Diabo. Parabéns pelos 70 anos, Lula!)
Poucas pessoas sabem disso, mas a Inglaterra, por um breve periodo, 1649 a 1653, foi uma república. Os próprios ingleses, durante muito tempo, esforçaram-se por apagar esse fato histórico e anular o valor moral e político de sua principal personalidade. Refiro-me a Oliver Cromwell. Até hoje, o nome suscita ásperas discussões. Populista, ditador, republicano, hipócrita, puritano? Teria sido um grande homem, ou um homem desprezível?
Em 22 de maio de 1840, Thomas Carlyle, o mais brilhante ensaísta de sua época, participou de uma conferência na qual expressou uma opinião surpreendente sobre o nome mais perturbador da história inglesa: Cromwell foi um herói, afirmou. Um herói político.
A conferência era a sexta e última de uma série que o escritor vinha fazendo sobre o papel do herói na cultura ocidental. Carlyle não teve papas na língua. Faz um elogio, bastante ousado para uma época em que as paixões políticas eram incendiárias – e perigosas para quem as incitava -, de uma figura extremamente polêmica. Cromwell, o “rude”, o “confuso” Cromwell, “que não sabia falar”, que se exprimia com “selvagem profundeza”, a “profundeza e a ternura de seus afetos rudes”.
É um texto muito bonito, o de Carlyle. Romântico. Bastante confuso também, como se ele, para falar de Cromwell, conhecido por seus intrincados discursos, mesclando uma ardente paixão evangélica e anti-papal a um patriotismo místico, quisesse igualmente usar imagens e metáforas dúbias, complicadas, barrocas, mas sempre comoventes.
Imagino que quando um brasileiro contemporâneo, qualquer brasileiro, lê esse texto, a comparação é inevitável. Lula é nosso Cromwell. Nesse Brasil quase sem heróis, nesse Brasil vira-lata, com sua elite ferozmente autodepreciativa, para a qual o fracasso do país, não apenas em termos econômicos, mas sobretudo em termos políticos, em termos morais, é um imperativo, é uma necessidade, também temos um líder rude, odiado pelas elites e amado pelo povo, que não segue “a liturgia” do cargo que ocupa, e, no entanto, em sua alma, possui a verdadeira nobreza de um estadista. Assim era Cromwell, e Carlyle denuncia a mediocridade, o pensamento de lacaios, dos que almejam apenas enxergar, na pessoa de um rei, as suas vestes, as suas maneiras, ao invés de buscar a nobreza em suas ações, na consequência de seus atos! “O que nós dissemos do criado aplica-se ao cético. Ele não conhece um herói quando o vê. O criado espera encontrar mantos de púrpura, cetros dourados, guardas de corpo e floreados de trombetas; o cético do século XVIII busca as fórmulas regulares e respeitáveis”.
Carlyle parece falar aos missivistas do jornal O Globo. Acusa-os de esperteza excessiva, paranóica. Procuram charlatães em toda parte, mas não conseguem reconhecer um homem digno de confiança. “Os ludibriados, na verdade, são muitos: mas de todos os ludibriados, não há nenhum tão fatalmente situado como aquele que vive sob o injustificado terror de ser ludibriado.”
“Reconheçamos primeiro o que é verdadeiro, para depois discernirmos o que é falso”, afirma o escritor, acrescentando que “só os sinceros podem reconhecer a sinceridade”.
Cromwell, o mais admirado e o mais achincalhado dos reis ingleses. Aliás, nem chegou a ser um rei legalmente falando, mas um Lorde Protector, líder máximo do Parlamento, mais poderoso que muitos reis de verdade. Ele, que na guerra civil entre as forças do Parlamento e as forças do Rei, afirmou que, se viesse a lutar frente a frente com o próprio monarca, não hesitaria em matá-lo! E que, poucos anos depois, votou em favor da execução do Rei. E o Rei inglês foi executado!
Sempre tive admiração por esses ingleses que aliam um pragmatismo absoluto a uma paixão ardente. E que tomam decisões inusitadas e corajosas, como o rei que, excomungado pelo Papa, rasgou a Carta de Excomunhão na frente do povo e fundou uma nova religião na Inglaterra! Como os trabalhadores ingleses, com sua história de lutas terríveis, cujas modestas conquistas práticas se contrapunham à vitória esmagadora de sua dignidade! A classe trabalhadora inglesa, uma das mais vilipendiadas em seus primórdios, tornou-se, à mercê de imensas e dolorosas lutas, que em verdade não se iniciaram na revolução industrial, mas atravessaram séculos e séculos, tornou-se uma classe vitoriosa. A maior conquista do trabalhador britânico, afinal, não foi o salário decente, mas sobretudo a altivez política, o orgulho de olhar para sua própria história com o espírito satisfeito: sofremos, lutamos, vencemos!
Alguns anos depois de morto, quando a monarquia é restaurada na Inglaterra, o corpo de Cromwell é exumado, profanado, enforcado e decapitado, em praça pública, com o objetivo de humilhar seus milhões de seguidores, sobretudo as pessoas simples que aprenderam a amar um rei sem realeza, um rei que havia sido lavrador, um rei que, um dia, ao responder à acusação de um adversário no parlamento, de que promovia pessoas rudes a altos cargos militares, falara que “preferia mil vezes lutar ao lado de um soldado em trajes simples mas dotado de coragem e valor verdadeiros do que ao lado de um cavalheiro refinado que era apenas isso: um cavalheiro refinado”.
Carlyle argumenta que o herói político, como homem, está sujeito a toda espécie de erros e confusões. As próprias mentiras que se atribuem a Cromwell, diz o escritor, deviam-se ao fato de que todos os partidos se enganaram com ele, porque cada um entendia Cromwell à sua maneira. Isso também me lembrou Lula: todos que procuraram dar-lhe um significado, não em relação ao que ele realmente era e o que veio a ser, mas com base no que eles pensavam que ele deveria ser, enganaram-se redondamente; e em vez de reconhecerem o erro próprio, lançam acusações sobre o personagem que lhes inspirou as fantasias.
Apenas o povo não se enganou com Lula, porque o povo revelou-se muito mais sensato e mais prático do que todos os politizados e intelectuais: o povo não queria o Lula dos sonhos, das utopias, e sim o Lula do cotidiano, das realizações, o Lula pragmático, o fanático pelo bom senso e pelo caminho mais seguro. Essa é a razão do sucesso de Lula, no Brasil e no exterior.
Cromwell teve, contudo, um final melancólico, e um pós-morte vergonhoso, porque cada vitória sua significou também mais ódio acumulado entre seus detratores. A profanação de seu corpo por parte dos monarquistas envergonha, sobretudo, os próprios autores daquele ato, assim como o calunioso artigo de César Benjamin serve apenas para envergonhar o próprio César Benjamin.
A frase de Brecht, de que “infeliz o povo que precisa de heróis”, é mais uma dessas citações inócuas, desprovidas de sentido histórico, e o fato de hoje um dramaturgo revolucionário e comunista ser citado por intelectuais da direita apenas corrobora essa confusão. Todos os povos precisaram e precisam de heróis. Os pais são os heróis de seus próprios filhos. Nós somos os heróis de nós mesmos. E os heróis do povo, não nos esqueçamos, são respeitados por suas qualidades, mas amados, verdadeiramente amados, por seus defeitos.
Diego
29/10/2015 - 10h20
https://www.facebook.com/VerdadeSemManipulacao/videos/430192580438894/
Eudes Machado
29/10/2015 - 04h38
Como eu faço pra DESver essa postagem???
Douglas Souza
30/10/2015 - 23h59
kkkkk Amado pelo povo. Que Povo é esse? Seria o sindicato e movimentos sociais? Li só o comentário da foto, pq o restante não dá, acabou o rivotril
Eudes Machado
31/10/2015 - 00h05
Kkkkkk…. Esses militontos são muito engraçados!!! Pense num monte de retardado…. Tá difícil aguentar esses idiotas….
Vera Lucia Barros Araujo
29/10/2015 - 01h09
Lula vida longa
Pedro Ragazzon
28/10/2015 - 15h01
Todos os dias milhares de pessoas se arriscam na travessia dos USA para tentar uma vida melhor em Cuba
Pedro Ragazzon
28/10/2015 - 14h58
Ele é milhonario e vc q vota no PT !?
José Luis Pereira
28/10/2015 - 16h04
“Milhonario”? Quem? O que é que esse cretino está falando?
Edir Vidal
28/10/2015 - 13h08
Como já disse alguém, *a sorte é um atributo da intenção!…
Fernandes de Barros
28/10/2015 - 12h47
Sem comentários.
Célia Nadir Anselmi
28/10/2015 - 12h12
L?ula amado? Ué descobriram vida em outro Planeta?
Fátima Lessa
28/10/2015 - 07h56
27/10 é um dia muito especial mesmo. É o dia de LULA e de YASMINNE! Parabéns LULA! Parabéns Yasminne! Que saudades! Há cinco anos comemoramos no Alvorada o aniversário do presidente LULA. Lula estaremos contigo em 2018. Que Deus te proteja sempre! Viva LULA!
Fernando Loureiro
28/10/2015 - 08h58
O discurso de ódio permanece. Somos um País de poucos heróis e o os que temos deveriam ser reverenciados. Lula, além de ser um guerreiro pela sua história pessoal, foi ó único que botou os pobres no orçamento. É realmente um herói. O resto é elitismo perverso!!!
Alberto Capucci Filho
28/10/2015 - 08h16
Lula70
Eliza Mariano Saraiva
28/10/2015 - 05h15
Sensacional
Umbelino Oliveira
28/10/2015 - 01h50
#lula70
#lula2018
Margarida Cruz
27/10/2015 - 22h58
Lindod perfeito
Yamara Pinheiro De Paula Couto
27/10/2015 - 22h31
Um grande abraço Lula. Vc é tudo de bom. Estou contigo e estarei contigo em 2018.
Ariete Relvas
27/10/2015 - 21h55
PARABÉNS MEU PRESIDENTE, NUNCA NA HISTÓRIA DO BRASIL UM EX-PRESIDENTE FOI TÃO HOMENAGEADO, MAS VOCÊ MERECE MUITO MAIS QUE ISSO. VOCÊ É O NOSSO HERÓI. VIDA LONGA E NÃO ESMOREÇA NUNCA, UM ABRAÇO DO TAANHO DO NOSSO BRASIL.
Zaqueu Dos Santos
27/10/2015 - 21h51
Parabéns….
Eduardo Azpiroz
27/10/2015 - 21h09
Compartilhado.
Fernando Araujo
27/10/2015 - 21h02
Parabéns lula não baixe a guarda nunca e vamos para 2018.
Katia Maia
27/10/2015 - 20h50
Parabéns ao Lula.
Isabel Neri de Mello
27/10/2015 - 20h42
Lula é a personificação dos sonhos de todo um povo. #LulaLendaViva
Thaís Mesquita
27/10/2015 - 20h42
Vida longa ao futuro e inesquecível Presidente Lula, nossa eterna gratidão por tudo que fez e continua fazendo pelo Brasil e por você ser o extraordinário ser humano que é. Você é sem dúvida um dos maiores líderes popular da história da humanidade!!! Lula 2018!!!
Soel Silva
28/10/2015 - 00h53
por isto estas de óculos es curo, não enxergas. SÓ OS CEGOS PARA ACEITAREM O QUE ESTA ACONTECENDO
Mauricio Gomes
27/10/2015 - 18h41
Chora direitalha golpista, fascista e racista. É #Lula70 em 2018, para desespero dos coxinhas azedos….kkkkk
Sérgio Marinho Marques Cavalcanti
27/10/2015 - 19h47
Este lider internacional que hoje recebe os parabéns por mais um ano de vida, esperando que a continuidade em 2018 continue, mesmo com todos aloprados entre os 46 milhões de perdedores inconformados.
Artenio Rodrigues
27/10/2015 - 19h44
Parabéns! #Lula70
Silvio Sabá
27/10/2015 - 19h39
Parabéns #Lula70 , que essa chama nunca se apague!
https://compasnet.wordpress.com/2015/10/27/parabens-lula70-que-essa-chama-nunca-se-apague/
Lirso Zapata Barizan
27/10/2015 - 19h38
#Lula2018 #Lula70anos #Lula70
Kilma Santos
27/10/2015 - 19h36
#Lula70 sempre 13 ?
Maria Do Carmo Evangelista
27/10/2015 - 19h19
Eu estava lá!
Graça Camelo
27/10/2015 - 19h10
#Lula70 e #LulaSempre
Graça Camelo
27/10/2015 - 19h10
#Lula70 e #LulaSempre
Graça Camelo
27/10/2015 - 19h10
#Lula70 e #LulaSempre
Araci Borges Dias Martins
27/10/2015 - 18h59
#Lula70
Araci Borges Dias Martins
27/10/2015 - 18h59
#Lula70
Araci Borges Dias Martins
27/10/2015 - 18h59
#Lula70
Luzeneide Fernandes
27/10/2015 - 18h55
Parabéns Lula 70… Que Deus lhe proteja !!!!
Luzeneide Fernandes
27/10/2015 - 18h55
Parabéns Lula 70… Que Deus lhe proteja !!!!
Luzeneide Fernandes
27/10/2015 - 18h55
Parabéns Lula 70… Que Deus lhe proteja !!!!
Mauricio Gomes
27/10/2015 - 16h42
O Jean Pierre Lorraine vai surtar ao ler esse texto. Pra ele, nosso Cromwell é o deplorável velhaco FHC. Esse nem precisa ser vilipendiado após a morte, pois já o é em vida ao se associar ao que há de mais retrógrado e fascista na sociedade brasileira. Deveria ser enterrado bem fundo, quando morrer, para não exalar o cheiro fétido de um canalha envelhecido….
Julian Rodrigues
27/10/2015 - 18h40
E QUE NINGUÉM NUNCA MAIS DUVIDE
Lula não é Lula. Lula é produto da inteligência, da generosidade, e da luta de milhões de brasileiros e brasileiras desse país em todo o século 20. Lula é cada comunista, cada feminista, todos socialistas, cada sindicalista, cada um dos trabalhistas, cada líder estudantil, cada um dos camponeses e camponesas que tombam, tombarão e tombarão lutando por um pedaço de chão para plantar. Lula é cada engraxate, cada operário, cada nordestino, cada retirante, cada uma das empregas domésticas, das negras aviltadas, das mulheres estupradas, das crianças abusadas desse país. Lula é Astrogildo Pereira, Pagu, Prestes, João Amazonas. Lula é Marighella, é Drummond, é Olga Benário, é Minervino de Oiveira. Lula é Stuart Angel, é Henfil, é Osvaldão, é Lamarca, é Herzog, é Pedro Pomar, é Brizola. Lula é Arraes, é Pernambuco, é nordeste, é Ariano Suassuna, é Chico Mendes é é floresta. Lula é peão, é líder, é coração, é carisma, é contradição, é liderança, é compromisso, é solidariedade. Lula é Zumbi, é quilombo, é África, é José do Patrocínio, é Lima Barreto, é Abdias do Nascimento. Lula é Iara Iavelberg, é Heleieth Saffioti, é Nísia Floresta. Lula é Leila Diniz. Lula é João Antonio Mascarenhas, Herbert Daniel, Cazuza, Renato Russo. Lula é Caio Prado, Celso Furtado, Sérgio Buarque, Darcy Ribeiro. Lula é Florestan Fernandes. E é CUT e é sindicato e é luta, e conflito, e negociação, e conciliação. Lula é política social, é universidade pública, é cota, é participação popular. Lula é do tamanho do Brasil e do mundo.
Lula é o que melhor o movimento das massas trabalhadoras em luta por justiça e igualdade forjou na história do Brasil.
E que ninguém – nunca mais – duvide da capacidade de luta da classe trabalhadora.
#Lula70
Renata Iannarelli
27/10/2015 - 19h12
Que lindo o seu texto! Vou compartilhar em minha página, peço licença para isso. Obviamente darei os créditos. Parabéns!
luis sergio
27/10/2015 - 19h54
Julian Rodrigues peço autorização para publicar na minha página. Abs
Julian Rodrigues
27/10/2015 - 18h40
E QUE NINGUÉM NUNCA MAIS DUVIDE
Lula não é Lula. Lula é produto da inteligência, da generosidade, e da luta de milhões de brasileiros e brasileiras desse país em todo o século 20. Lula é cada comunista, cada feminista, todos socialistas, cada sindicalista, cada um dos trabalhistas, cada líder estudantil, cada um dos camponeses e camponesas que tombam, tombarão e tombarão lutando por um pedaço de chão para plantar. Lula é cada engraxate, cada operário, cada nordestino, cada retirante, cada uma das empregas domésticas, das negras aviltadas, das mulheres estupradas, das crianças abusadas desse país. Lula é Astrogildo Pereira, Pagu, Prestes, João Amazonas. Lula é Marighella, é Drummond, é Olga Benário, é Minervino de Oiveira. Lula é Stuart Angel, é Henfil, é Osvaldão, é Lamarca, é Herzog, é Pedro Pomar, é Brizola. Lula é Arraes, é Pernambuco, é nordeste, é Ariano Suassuna, é Chico Mendes é é floresta. Lula é peão, é líder, é coração, é carisma, é contradição, é liderança, é compromisso, é solidariedade. Lula é Zumbi, é quilombo, é África, é José do Patrocínio, é Lima Barreto, é Abdias do Nascimento. Lula é Iara Iavelberg, é Heleieth Saffioti, é Nísia Floresta. Lula é Leila Diniz. Lula é João Antonio Mascarenhas, Herbert Daniel, Cazuza, Renato Russo. Lula é Caio Prado, Celso Furtado, Sérgio Buarque, Darcy Ribeiro. Lula é Florestan Fernandes. E é CUT e é sindicato e é luta, e conflito, e negociação, e conciliação. Lula é política social, é universidade pública, é cota, é participação popular. Lula é do tamanho do Brasil e do mundo.
Lula é o que melhor o movimento das massas trabalhadoras em luta por justiça e igualdade forjou na história do Brasil.
E que ninguém – nunca mais – duvide da capacidade de luta da classe trabalhadora.
#Lula70
Renata Iannarelli
27/10/2015 - 19h12
Que lindo o seu texto! Vou compartilhar em minha página, peço licença para isso. Obviamente darei os créditos. Parabéns!
Julian Rodrigues
27/10/2015 - 18h40
E QUE NINGUÉM NUNCA MAIS DUVIDE
Lula não é Lula. Lula é produto da inteligência, da generosidade, e da luta de milhões de brasileiros e brasileiras desse país em todo o século 20. Lula é cada comunista, cada feminista, todos socialistas, cada sindicalista, cada um dos trabalhistas, cada líder estudantil, cada um dos camponeses e camponesas que tombam, tombarão e tombarão lutando por um pedaço de chão para plantar. Lula é cada engraxate, cada operário, cada nordestino, cada retirante, cada uma das empregas domésticas, das negras aviltadas, das mulheres estupradas, das crianças abusadas desse país. Lula é Astrogildo Pereira, Pagu, Prestes, João Amazonas. Lula é Marighella, é Drummond, é Olga Benário, é Minervino de Oiveira. Lula é Stuart Angel, é Henfil, é Osvaldão, é Lamarca, é Herzog, é Pedro Pomar, é Brizola. Lula é Arraes, é Pernambuco, é nordeste, é Ariano Suassuna, é Chico Mendes é é floresta. Lula é peão, é líder, é coração, é carisma, é contradição, é liderança, é compromisso, é solidariedade. Lula é Zumbi, é quilombo, é África, é José do Patrocínio, é Lima Barreto, é Abdias do Nascimento. Lula é Iara Iavelberg, é Heleieth Saffioti, é Nísia Floresta. Lula é Leila Diniz. Lula é João Antonio Mascarenhas, Herbert Daniel, Cazuza, Renato Russo. Lula é Caio Prado, Celso Furtado, Sérgio Buarque, Darcy Ribeiro. Lula é Florestan Fernandes. E é CUT e é sindicato e é luta, e conflito, e negociação, e conciliação. Lula é política social, é universidade pública, é cota, é participação popular. Lula é do tamanho do Brasil e do mundo.
Lula é o que melhor o movimento das massas trabalhadoras em luta por justiça e igualdade forjou na história do Brasil.
E que ninguém – nunca mais – duvide da capacidade de luta da classe trabalhadora.
#Lula70
Renata Iannarelli
27/10/2015 - 19h12
Que lindo o seu texto! Vou compartilhar em minha página, peço licença para isso. Obviamente darei os créditos. Parabéns!
Julian Rodrigues
27/10/2015 - 18h40
E QUE NINGUÉM NUNCA MAIS DUVIDE
Lula não é Lula. Lula é produto da inteligência, da generosidade, e da luta de milhões de brasileiros e brasileiras desse país em todo o século 20. Lula é cada comunista, cada feminista, todos socialistas, cada sindicalista, cada um dos trabalhistas, cada líder estudantil, cada um dos camponeses e camponesas que tombam, tombarão e tombarão lutando por um pedaço de chão para plantar. Lula é cada engraxate, cada operário, cada nordestino, cada retirante, cada uma das empregas domésticas, das negras aviltadas, das mulheres estupradas, das crianças abusadas desse país. Lula é Astrogildo Pereira, Pagu, Prestes, João Amazonas. Lula é Marighella, é Drummond, é Olga Benário, é Minervino de Oiveira. Lula é Stuart Angel, é Henfil, é Osvaldão, é Lamarca, é Herzog, é Pedro Pomar, é Brizola. Lula é Arraes, é Pernambuco, é nordeste, é Ariano Suassuna, é Chico Mendes é é floresta. Lula é peão, é líder, é coração, é carisma, é contradição, é liderança, é compromisso, é solidariedade. Lula é Zumbi, é quilombo, é África, é José do Patrocínio, é Lima Barreto, é Abdias do Nascimento. Lula é Iara Iavelberg, é Heleieth Saffioti, é Nísia Floresta. Lula é Leila Diniz. Lula é João Antonio Mascarenhas, Herbert Daniel, Cazuza, Renato Russo. Lula é Caio Prado, Celso Furtado, Sérgio Buarque, Darcy Ribeiro. Lula é Florestan Fernandes. E é CUT e é sindicato e é luta, e conflito, e negociação, e conciliação. Lula é política social, é universidade pública, é cota, é participação popular. Lula é do tamanho do Brasil e do mundo.
Lula é o que melhor o movimento das massas trabalhadoras em luta por justiça e igualdade forjou na história do Brasil.
E que ninguém – nunca mais – duvide da capacidade de luta da classe trabalhadora.
#Lula70
Renata Iannarelli
27/10/2015 - 19h12
Que lindo o seu texto! Vou compartilhar em minha página, peço licença para isso. Obviamente darei os créditos. Parabéns!
Fladiana Rodrigues Ruiz
27/10/2015 - 19h23
curti milhares de vzs!
Elane Sant’Anna
27/10/2015 - 19h24
Belíssimo texto!!
Kilma Santos
27/10/2015 - 19h35
Excelente texto ???????
Mardete Sampaio
27/10/2015 - 20h05
Emocionante!
Marta Menezes
27/10/2015 - 22h56
Perfeito!
Ana Rojas
27/10/2015 - 22h57
Linda declaração
Margarida Lacerda
27/10/2015 - 23h40
Melhor descrição! Bravo!
Wilza Cristina Dantas V Matias
27/10/2015 - 23h56
Foi transcrito aqui todos os nossos sentimentos. Lula representa as nossas lutas e sonhos que deve seguir e continuar. Não é justo perder as nossas esperanças no futuro. Muita saúde Lula. Ajuda a esses brasileiros que querem dignidade e direitos iguais.
Renata Mirian Alves Alves
28/10/2015 - 00h08
Belo texto…obrigada por expressar o sentimento de todos nós !
Karl Benderoth
28/10/2015 - 00h39
Show, show…..permite que compartilhe?
Mariângela De Abreu Sardinha
28/10/2015 - 03h18
e você, Julian, escreveu O Texto sobre O Barba. M A R A V I L H O S O !!! compartilharei porque é lindo.
#SomosTodosLula
#RespeitaOBarba
#VemLula2018
#Lula70
<3
Pedro Ragazzon
28/10/2015 - 15h04
Todos os dias milhares de pessoas se arriscam na travessia dos USA para tentar uma vida melhor em Cuba
Ana Lúcia Vale Naves
28/10/2015 - 17h49
?????????????????????????????????????????????
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h36
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h36
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h36
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h35
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h35
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h35
Cristiniana Freire
28/10/2015 - 00h31
gostei foi muito!
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h35
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h35
Rose Andrade
27/10/2015 - 18h35
Wagner Antonio Tavares
27/10/2015 - 18h26
Reminiscências! !!!!!!!!