Neste final de semana (24 e 25), um total de 7,7 milhões de pessoas, na sua maioria jovens, irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em cidades espalhadas por todos os estados brasileiros.
A data representa, para boa parte dos inscritos, a única possibilidade de tentar o acesso a uma universidade pública. Em 2014, cerca de 9,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame, em contrapartida, foram oferecidas apenas 206,6 mil vagas pelo SISU para universidades públicas. Ou seja, apenas 2,17% dos mais de 9 milhões de candidatos conseguiram entrar em uma universidade.
Aproveitando a data, o Amanhecer Contra a Redução promoverá sua segunda ação nacional, com o intuito de mostrar que a juventude brasileira não precisa de mais vagas nas prisões e sim de mais vagas nas universidades e de mais educação.
A campanha #EnemContraARedução irá enfeitar os locais de provas por todo o país, com cartazes, adesivos e mensagens contrárias à redução da maioridade penal, incentivando a educação, a cultura e o lazer.
Para participar da ação, basta reunir um grupo de pessoas, escolher um local de prova e preencher o formulário.
Participe também espalhando a tag #EnemContraARedução em suas redes sociais.