Menu

É a política, estúpido!

O CNI/Ibope divulgou hoje os resultados de nova pesquisa da aprovação do governo e da presidenta. A coisa continua ruim pra daná. Dilma é a presidenta mais impopular da história recente. A coisa degringolou na virada do ano, quando o governo menosprezou o alerta que todos os seus apoiadores, desesperados, lhe faziam. Invista na política, todos […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O CNI/Ibope divulgou hoje os resultados de nova pesquisa da aprovação do governo e da presidenta.

A coisa continua ruim pra daná.

Dilma é a presidenta mais impopular da história recente.

ScreenHunter_67 Sep. 30 15.37

A coisa degringolou na virada do ano, quando o governo menosprezou o alerta que todos os seus apoiadores, desesperados, lhe faziam.

Invista na política, todos lhe diziam, e lhe dizem até hoje – ou seja, na comunicação, no trabalho com o parlamento, na divulgação dos feitos realizados, nos planos para o futuro, na relação direta com a sociedade, numa estratégia de relacionamento mais inteligente e mais plural com a imprensa.

O alerta era uma versão daquela famosa advertência de um marketeiro americano ao presidente Clinton.

É a política, estúpido!

A íntegra da pesquisa pode ser vista abaixo, em slideshare.

Os números estratificados podem ser baixados aqui.

A única coisa boa é o aumento da popularidade da presidenta nas periferias e entre as pessoas com menor índice de escolaridade. A confiança na presidenta, nas periferias, saltou de 13% para 20%. Não sei explicar isso. Talvez um contraponto aos panelaços dos ricos?

ScreenHunter_66 Sep. 30 15.26

A queda de aprovação entre o público com ensino superior e residente nas grandes cidades, porém, não é um bom sinal. O governo, neste sentido, poderia fazer um contraponto mais eficiente através da internet. E não faz.

ScreenHunter_68 Sep. 30 15.45

O Ibope também registra o massacre na imprensa contra Dilma e o governo. Massacre que não merece, do governo, uma resposta à altura. O governo não tem porta-voz, e não tem um sistema centralizado e eficiente para divulgar seus feitos.

ScreenHunter_65 Sep. 30 15.22

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Cunha

01/10/2015 - 15h15

Quando os ricos batem panela os pobres sabem que suas panelas correm grave risco de voltarem a ficar vazias.

Os pobres sabem que o que lhes falta é o que sobra nos ricos.

Luís CPPrudente

30/09/2015 - 21h57

Se a presidenta Dilma cortasse a Bolsa PIG!

Se a presidenta Dilma demitisse o Zé Devagar Cardozo!

surreal

30/09/2015 - 19h41

MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Zq9Hh2VM8Bs
http://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-de-furnas-e-aecio-neves-na-delacao-de-youssef
https://www.youtube.com/watch?v=Bi15bR4GXo0
https://www.youtube.com/watch?v=1phd2VxUnW4

Diego

30/09/2015 - 19h33

Quem acredita no IBOPE?

https://www.youtube.com/watch?v=NNpajfowd0o

Carlos Roberto

30/09/2015 - 19h32

Eu sei explicar porque na perícia o aumento na popularidade dela aumentou: bares lotados, restaurantes com filas casa do norte com fila de espera, restaurantes de comidas japoneses lotados., placas de precisa_se de montes , percebeu Migue ?
Sim o manobrista Renato da churrascaria percebeu!

Sidnei Brito

30/09/2015 - 17h19

“A única coisa boa é o aumento da popularidade da presidenta nas periferias e entre as pessoas co menos índice de escolaridade. A confiança na presidenta, nas periferias, saltou de 13% para 20%. Não sei explicar isso.”
Ter preservado os programas sociais em cortes anunciados. Por si só talvez não desse resultado, mas a mídia ajudou com os seus puxões de orelha pela “teimosia” dela em não arrebentar com os mais pobres que acabou chamando a atenção da galera. Mais: acabou revelando interesses e o que pode estar por trás da estratégia “mata e esfola”.
Nossa visão preconceituosa insiste no contrário, mas a verdade é que o povo pobre é bem mais inteligente do que a gente pensa.

Rodrigo

30/09/2015 - 16h56

“A única coisa boa é o aumento da popularidade da presidenta nas periferias e entre as pessoas co menos índice de escolaridade. A confiança na presidenta, nas periferias, saltou de 13% para 20%. Não sei explicar isso.”. Não sabe explicar ?? Não sabe ou não quer ver a explicação ? A explicação está na baixíssima escolaridade dos que ainda têm confiança na nossa gorvernANTA. É essa também a explicação do atraso do norte/nordeste e razão de por que lá Dilma/Lula têm boas votação. É a baixa escolaridade, estúpido !

    Robin

    30/09/2015 - 21h23

    Mas se alta escolaridade aumentasse a inteligência para se votar, Aécim Pó teria recebido votos dos “escolados”? Então, cheguemos em outra conclusão mais plausível: é o reconhecimento dos pobres de que Dilma, para eles, foi melhor, seu estúpido!

Avelino

30/09/2015 - 16h53

Oi Miguel
Considerando o massacre midiático-mafioso contra a Dilma e o PT, poderia ser pior.
Mas – e somente mas, não acredito nestas pesquisas.

Natal Antonini

30/09/2015 - 16h37

É sempre bom lembrar que a Cristina Kirchner também estava com uma popularidade parecida nas pesquisas feitas na Argentina recentemente e agora está prestes a eleger seu candidato no 1° turno… será que realmente estava tão mal e se recuperou milagrosamente? Será que essas pesquisas são confiáveis? Abs.

Vitor

30/09/2015 - 16h17

Miguel, já assistiu uma série chamada The West Wing?
É sobre os bastidores de uma presidência fictícia nos EUA. A série é extremamente bem feita (obra do Aaron Sorkin) e com um elenco de primeira qualidade!
Um dos personagens de destaque é exatamente a “press secretary” e sua importância para a administração. É muito legal perceber que na série os cargos mais próximos do Presidente, além do “chief of staff” são os diretores de comunicação e um assessor político!
Comunicação e política! Até na ficção!
Caso nunca tenha assistido, recomendo bastante!
Abraço!

    Miguel do Rosário

    30/09/2015 - 16h59

    Vou procurar! Obrigado pela dica.


Leia mais

Recentes

Recentes