Por Carlos Eduardo, editor assistente do Cafezinho
Qual será o rumo do mais novo partido político do país? Esta é incógnita que ronda a Rede Sustentabilidade, da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva.
A Rede se lança com a proposta utópica de fazer uma “nova política”, a começar pelo próprio nome da legenda, sem a palavra “partido”.
O objetivo é claro: dissociar-se da imagem corrupta arraigada nos partidos tradicionais.
Mas será realmente possível governar um país com 34 partidos, sem pragmatismo, sem troca de favores, distribuição de cargos e outras práticas até condenáveis, porém vitais para a governabilidade?
Seus eleitores querem acreditar que sim e Marina encarna essa esperança. Mas há também aqueles que veem nela uma aventureira, não muito diferente do ex-presidente Fernando Collor de Melo.
Se não embarcar no golpismo barato e for responsável na oposição já será um bom começo.
Abaixo segue análise publicada hoje no jornal El País.
O Enigma da esfinge Marina Silva
por Juan Arias, no El País
A ambientalista Marina Silva, que segundo ela mesma “ganhou perdendo” nas últimas eleições presidenciais enquanto sua adversária, a presidenta Dilma Rousseff, “perdeu ganhando”, poderia ressuscitar, amparada por seu partido, a Rede Sustentabilidade, que acaba de ser legalizado. Continuará sendo o enigma da eterna esfinge?
Marina poderá gostar ou não, mas é difícil, em vista da crise que vive o país, não reconhecer que tinha previsto alguns dos problemas que se agigantaram agora. Como a crise política, produzida em parte pelas velhas práticas do chamado “fisiologismo”, que antecipou na última campanha eleitoral. Tinha razão ao dizer que a sociedade aceita cada vez menos a “velha política”, na qual vê a matriz dos escândalos de corrupção.
A vocação de defesa da natureza e do meio ambiente, que ela encarna, e que foi reconhecida internacionalmente, também se tornou cada vez mais crucial para salvar o planeta, o que levou o papa Francisco a dedicar ao tema sua primeira encíclica Laudato Si e a insistir nisso em sua viagem aos Estados Unidos.
A aposta de Marina Silva em uma forma diferente de governar, tenha ela ou não a força para impô-la, continua tendo apelo nas ruas. A ambientalista mantém ainda, apesar de seu silêncio e até a quarta-feira sem um partido legalizado, um capital de mais de 30 milhões de votos, segundo as últimas pesquisas, superando uma possível candidatura de Lula.
Nas batalhas presidenciais anteriores, a voz de Marina já indicava uma terceira via, com sua defesa de um modo novo de governar, convencida que a política tradicional formada por partidos sem ideologia nem programas, que se vendem em troca de cargos e privilégios, está esgotada.
Desta vez, depois do terremoto do escândalo de corrupção da Lava Jato, as ideias de Marina se revelam duplamente alternativas à dos partidos tradicionais.
Marina foi duramente criticada nas últimas eleições por sua então adversária política, a candidata Dilma Rousseff, por afirmar que desejava governar com os “melhores”, os não corruptos. E é a presidenta que se vê hoje em dificuldade para nomear seus novos ministros por não saber se estarão ou não envolvidos em algum escândalo de corrupção. Também Dilma agora procura desesperadamente os melhores. Vai com a lanterna do Diógenes em busca de políticos limpos.
O que a ambientalista Marina sempre defendeu é que pode haver outras formas de governar, o que coincide com o que sente e parece desejar a sociedade que defende uma forma diferente e menos corrupta de dirigir os destinos do país e com uma maior participação ativa da sociedade.
Há quem tema que, se Dilma fosse derrubada, poderia aparecer algum aventureiro como aconteceu com Fernando Collor de Mello. Pode-se considerar uma possível candidatura de Marina Silva, com o apoio de seu pequeno e incipiente partido, uma aventura para o futuro do Brasil ou uma esperança de algo diferente?
Haverá ainda hoje, depois da inquietação que está vivendo o segundo mandato Dilma, quem se atreva a acusar Marina de querer arrancar a comida do prato dos pobres?
Durante a última campanha, ela cunhou uma frase que agora soa profética: “Pode-se perder ganhando e ganhar perdendo”. Hoje, em vista da crise que vive o Brasil, depois das eleições que deram a vitória ao gigante Golias contra o pequeno Davi, contradizendo o relato bíblico, seria possível dizer que não lhe faltava razão.
Ela perdeu ganhando, porque foi reconhecida a injustiça a que foi submetida pelo tanque eleitoral, e Dilma, que ganhou nas urnas, hoje sofre na carne os resultados de uma vitória que se converteu em derrota.
A ambientalista poderia ser mais que uma voz no deserto, como muitos a acusam. Hoje é necessário colocar o trem descarrilado da economia e da decência política no binário de uma nova era de esperança que volte a unir os sofridos eleitores brasileiros.
O país não precisa de mais rasteiras políticas, nem mais enfrentamento e violência. Precisa recuperar sua vocação de país que ainda acredita que se pode ser feliz sem necessidade de roubar para ser milionário.
Marina Silva, de novo ressuscitada, aparece como uma mistura de utopia e realismo, de profetismo e pragmatismo, capaz de abrir um debate sobre o que os brasileiros desejam e esperam dos políticos, no momento em que sua estima pela velha política nunca foi tão colocada em discussão e contestada com tanta violência.
A ambientalista, talvez tão temida quanto amada, volta a ser, pois, uma incógnita.
Quando o ex-presidente Lula escolheu seu sucessor, pensou em Dilma e Marina, duas ex-ministras. Ambas mulheres de caráter. Lula conhecia melhor Marina, com quem tinha convivido 25 anos no mesmo partido e com uma biografia parecida com a sua. Ele a apreciava ao mesmo tempo que a temia.
Talvez hoje, quando o ex-presidente confessa que o PT deveria ser refundado para voltar a suas origens, arrependa-se de não tê-la escolhido naquela altura. Marina Silva é hoje um espinho para ele e seu partido, e Dilma Rousseff, sua grande dor de cabeça.
O futuro está por escrever.
luiz
30/09/2015 - 11h44
Marina Silva não é um enigma. Ela deixou muito claro nas últimas eleições qual é seu objetivo. Marina é oportunista e se veste com ares de humilde. É uma evangélica fundamentalista que recebe ordens de pessoas como Silas Malafaia. Marina está morta politicamente e a prova viva disso foi sua aliança espúria com Aécio. Marina não tem projeto para o Brasil e muito menos tem liderança e liberdade para defender suas próprias ideias. Ela é uma vinculada “religiosa” que vai falar e fazer aquilo que sua igreja mandar. Portanto, não se iludam com Marina. Ele já se mostrou. É mais uma farsa política ao estilo de Eduardo Cunha. Basta imaginar: Marina Presidente; Silas Malafaia ministro da Fazenda, Cunha Ministro da Justiça; e mais uma dezena de “pastores” comandando um país laico. Seria uma tragédia sem precedentes. Regressaríamos uns 500 anos.
Diego
29/09/2015 - 11h09
SÓ PRA RELEMBRAR: ZELOTES R$ 565 BILHÕES
COMO RASTREAR ESSES LADRÕES? CPMF!
http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/09/os-misterios-da-operacao-zelotes.html
Aldo
28/09/2015 - 22h34
Como Marina e sua Rede vão receber dinheiro do Itaú e de empresas agora que o STF acabou o financiamento privado de empresas? Kkkkk
A Blá blarina dos bagres apoiou a campanha dos corruptucanos do PSDB, ela apoiou o currupto mafioso do Aécioporto póptero das furnas neves.
Não acredito que O Cafezinho vai apoiar essa corja bandida lesa pátria, entreguistas de direita. Essa Marina e sua Rede, aprendeu bem com o PSDB não só na ladroagem, mas no cinismo demagógico hipócrita.
Vargas
28/09/2015 - 18h47
“Talvez hoje, quando o ex-presidente confessa que o PT deveria ser refundado para voltar a suas origens, arrependa-se de não tê-la escolhido naquela altura. Marina Silva é hoje um espinho para ele e seu partido, e Dilma Rousseff, sua grande dor de cabeça.”
Absolutamente discordo. Marina se aliou ao Aécio nas últimas eleições. Ao que tem de mais nojento na política. Marina se aliou com gente que mandou a Dilma tomar no c*. Marina não é uma divindade e é tão fisiológica quanto qualquer outro político brasileiro. Não tem esta de nova política.
Marina não convence. É um artefato. É uma invenção das elites estrangeiras. Lula fez a escolha certa para o Brasil, mesmo que ele pudesse, em uma hipótese remota, pensar que não.
Bruno
28/09/2015 - 17h53
Como é essa nova política?
1 – Não declararam o avião na primeira prestação de campanha. Não sei se o fizeram na segunda.
2 – O Avião era comprado, depois alugado, depois doado. Penso se esse avião não é coisa da nossa imaginação;
3 – Nova política sem plano B caso não fundasse o partido? E depois filia se ao PSB? E depois dá as mãos a serem beijadas pelo Aécio? Como assim? Imagina quando tiver que aprovar qualquer coisa no congresso?
Diego
28/09/2015 - 10h29
Falando em itaú como empresa que agora tem um partido, será que nós trabalhadores podemos escolher um banco para receber nossos proventos em vez da empresa que nos contrata? Existe alguma lei que nos dê liberdade de escolha?
jossimar
28/09/2015 - 17h59
O ITAU já divulgou que pretende fechae quase metade de suas agências e demitir mais de 30.000 bancários nos próximos 5 anos.
Bom né.
E digo mais, se as coisas estão ruins hoje, estariam piores com esta fraude presidente. Dilma está de mal a pior porque pratica políticas que eram defendidas pelo aécio e pela marina e que seriam aplicadas de forma mais radical por estes dois.
simonebh
28/09/2015 - 10h16
Miguel, quero cancelar minha assinatura pelo paypal a partir de hoje (28/09/2015). Como fazer?
Carlos Eduardo
28/09/2015 - 19h25
Simone, basta clicar no botão “cancelar assinatura”, na própria página da assinatura. Abraços.
Diego
28/09/2015 - 07h34
SÓ PRA RELEMBRAR: CORRUPTOS
https://pbs.twimg.com/media/ByjU66OIEAAxgfh.jpg:large
E AINDA QUEREM FAZER PROPAGANDA CONTRA O GOVERNO
Tony-SC
27/09/2015 - 15h34
Juan Arias do El Pais, ambos da Opus Dei… em um artigo beatificando Marina. 2018 já começou, sinal que apostam ao desgaste do governo e não ao golpe.Agora é incrível como campeia a desinformação até nos blogues progressistas que repercutem acrítica e infantilmente os artigos da direita.
Laura
27/09/2015 - 08h41
Tenha dó. Essa “matéria” não passa de uma laudatória que mais esconde do que revela. Jornalismo não é.Marina Silva não é a “ambientalista profetica” retratada por esta suposta materia.É a representante acabada do capital financeiro. Tem largos compromissos e não é com a população. Seu compromisso é o da cortina de fumaça, como esta pressuposta materia. Não tem UMA analise digna desse nome sobre o que está acontecendo com o Governo Dilma. Só vem dizer que Marina tem razão. NAO TEM. Temos também uma ofensiva da direita sobre o governo Dilma e este faz PARTE do programa de Marina, pior ainda. De NOVO, marina não tem NADA.Com Marina seria MUITO, MUITO PIOR.
Luís CPPrudente
27/09/2015 - 11h05
A Marina 45 Silva tem o mesmo tipo de razão do PIG, a razão do Mercado. Ela não representa em nada os movimentos sociais que querem melhorias, inclusive ambientais, do Brasil.
enganado
27/09/2015 - 08h40
fddfgsdfgsd
Diego
26/09/2015 - 20h32
SÓ PRA RELEMBRAR: Com quem vários corruptos do PMDB estão se associando.
https://pbs.twimg.com/media/ByjU66OIEAAxgfh.jpg:large
Rodrigo
26/09/2015 - 20h16
Pobre petê, juntou-se com a CUT, com o PCdoB , com a UNE e mais alguns remelentos e não conseguiu reunir 3.000 energúmenos em apoio à governANTA e a ao roliço corrupto João Vaccari. Pelo jeito o pão com mortadela e a tubaína não estão mais seduzindo as massas ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Luís CPPrudente
27/09/2015 - 11h05
Zzzzzzzzzzzzzz!
Eliana
26/09/2015 - 17h28
Marina não é um enigma , é uma traíra.
Voa em avião fantasma e sorrir apaixonadamente
para o Aébrio Neves.
Está mais queimada que brasa.
Não confio em Marina.
Não voto em Marina
Ela virou as costas para a esquerda e Mov. Sociais.
Ela só anda com banqueiro e o Aecioporto.
Marina e a Rede INsustentável não me representa.
FORA MARINA!
Menina
26/09/2015 - 15h06
Até o Molon foi para rede. Não acredito muito no futuro do partido.
Patrice L
26/09/2015 - 14h23
Molon no Face e no Globo.
As três bandeiras das quais Molon não abre mão: a luta pelo fortalecimento da democracia, pela justiça social e pelo desenvolvimento sustentável.
Não sabia, Molon, que o PT nunca foi ou deixou de ser o melhor partido para levá-las adiante. Estou surpreso.
É, por exemplo, a André Rezende de Lara, Giannetti da Fonseca, Neca Setúbal, Andrea Gouvea que você pretende convencer a Rede de empenhar-se por justiça social? Se você acredita de verdade que vá acontecer, estou decepcionado. Nem da boca da própria Fadinha da Floresta a gente ouve alguma coisa cristalina neste sentido. A Osmarina já não existe faz tempo. Virou Marina e ex-Marina. Só fala, e enrolado, em natureza, mercado e crenças religiosas (lamentavelmente as mais fundamentalistas e preconceituosas).
E fica feio, Molon, justificar-se com o velho papo da nova política. Vimos esta última em ação na campanha de 2014, com a Fadinha e o PSB fazendo um monte de alianças espúrias e coisas lamentáveis para se eleger. Até avião fantasma e selfies sorridentes da candidata nas cerimônias fúnebres do Campos tivemos.
Quer de fato reencantar pela prática de uma nova política? Que tal começar por perguntar internamente na Rede aonde andam os muitos bilhões (repito: bilhões) que seus antigos patrocinadores ou marcas associadas devem à Receita Federal?
Diego
26/09/2015 - 13h05
SÓ PRA RELEMBRAR:
http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/
Rodrigo
26/09/2015 - 12h43
Mais uma trolha no rabo dos petistas, Youssef vai fazer delação premiada……….nos EUA a respeito da roubalheira na petrobras. Vai ter pena de petista voando pra tudo quanto é lado !
Luís CPPrudente
26/09/2015 - 14h14
Zzzzzzzzzzzz!
Patrice L
26/09/2015 - 14h27
Essa gente que vibra com o Youssef boquirroto (sem necessariamente estar falando verdades) sobre a Petrobrás é a mesma que torce pra ele ficar caladinho sobre Banestado e Furnas
Rodrigo
26/09/2015 - 12h40
Mais uma trolha no rabo dos petistas !
Diego
26/09/2015 - 12h01
SÓ PRA RELEMBRAR: Com quem vários corruptos do PMDB estão se associando.
https://pbs.twimg.com/media/ByjU66OIEAAxgfh.jpg:large
Anaximandro Martins Leão
26/09/2015 - 10h05
A primeira coisa que o partido Rede tem a obrigação moral de dizer é quem comprou o avião em que a Marina fez a última campanha eleitoral.
Hell Back
26/09/2015 - 10h52
O partido é sustentável na própria sustentação.
VIRGULINO
26/09/2015 - 09h25
Claro que Aébrio beija seus pés. Com a morte de Eduardo Campos e com a candidatura de Marina Aébrio teve sobrevida. Caso não houvesse ocorrido a tragédia com Eduardo, Dilma ganharia em primeiro turno. Na campanha de 2014 Marina fez sua opção. A direita, a elite e os banqueiros tomaram o lugar do povo e do meio ambiente. O resto é lorota.
jose carlos lima
26/09/2015 - 03h18
http://www.blogdacidadania.com.br/2011/01/juan-arias-responde-ao-blog-da-cidadania/
Patrice L
26/09/2015 - 02h49
Molon
Espero não ser pretencioso ao te dar conselhos. Mas, se você tiver alguma abertura, eu recomendaria de coração que você atentasse para o seu próprio Face.
É tão gritante, é tão notório o sentimento de traição (diria mesmo, de estelionato eleitoral) que você causou na maioria dos seus eleitores, que eu, em seu lugar, repensaria tudo e, com a maior humildade do mundo, reconsideraria essa migração pra Rede.
Aconteceu também ao valiosíssimo companheiro Roberto Amaral de estar diante de circunstâncias desconfortáveis e ter que se conduzir perante forças adversárias representadas por Campos, Marina e Aécio. Mas ele, graças a Deus, tornou ao bom caminho – e mantendo, como deve ser, o seu espírito crítico!
Não se perca, bravo Molon!
Até aqui, conforme registrou Graça Lago (provavelmente a filha do inesquecível ator e compositor), a maior parte do que você recolheu de elogios no Face veio de golpistas, homofóbicos e coxinhas!
Seus eleitores de verdade parecem, na sua maioria, extremamente decepcionados com esta sua escolha!
Não adiantou nem você ter postado um vídeo explicativo.
Como por música, muitos, inclusive eu entre familiares e amigos, comentaram que, a sair do PT à esquerda, o natural teria sido escolher outras siglas, nunca a Rede. Siglas das quais discordo, mas ainda assim de lideranças ideologicamente mais coerentes e honestas do que Marina!
Há um esboço de movimento #devolvemolon versando sobre o seu mandato. Preferiria, no lugar disso, um #reconsideramolon.
Não se perca pela vaidade ou impaciência, moço!
Para além de 2016, haverá outras oportunidades para que você se candidate ao cargo maior que você merece!
Até porque até aqui eu tinha uma enorme admiração por sua pessoa e pelo político, o ‘perseguirei” com minhas críticas à opção pela Rede, a qual resultará – já vimos esse filme! – em não menos do que cair nos braços da direita.
Seus eleitores progressistas estão desembarcando. Note! Preocupe-se!
jose carlos lima
26/09/2015 - 02h07
Esse Juan Arias é um picareta de mão cheia..,,perguntem o Eduardo Guimarães quem é a peça..,..quero saber é se a Marina é capaz de romper com esses assassinos economicos os banqueiros
E se fizéssemos diferente e todos nós, povo brasileiro, nos uníssemos em torno de três questões básicas:
1- A divida pública que nos escraviza há décadas
2- A democratização da mídia
3- A reforma o Judiciário, o poder mais corrupto dentre os corruptos
Juntando poder financeiro da banca, mídia e aparato midiático-judicial, é o que temos constituído nisso que chamamos de poder dominante ou verdadeiro poder corrupto: é disso que se trata, é este o nosso inimigo comum a ser enfrentado e submetido
Continue lendo
http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html
Anônimo
26/09/2015 - 00h48
Verdadeiro em sua luta foi Chico Mendes, Marina Silva não passa de cheiro verde.
E quando imprensa nacional e internacional começam a bajulá-la, começou a campanha.
titus
26/09/2015 - 15h25
matou a charada .
Anônimo
25/09/2015 - 22h17
Na minha opinião, Marina perdeu o capital político quando se aliou ao pior da política ataul na sanha de vingar-se de Lula Aécio helicóptero do Pó Neves!
Vitor
25/09/2015 - 21h39
É impressionante que a torcida do PT ainda chame Marina de amiga dos banqueiros depois de tudo que estamos passando com o “progressista” Levy… As vezes a hipocrisia eh tanta que fica constragedor apontá-la.
Eu não gosto de Marina, ainda mais depois do papelão que fez nas últimas eleições ao apoiar Aécio. O único trunfo de Dilma continua sendo a fraqueza de seus adversários…. Continuamos com o ruim em detrimento do péssimo! Pobre Brasil!
Luís CPPrudente
26/09/2015 - 14h16
Então tá!
Vitor, amigo dos banqueiros.
titus
26/09/2015 - 15h27
opiniao!?
Os meninos do MP da republica do parana
nao foram a NY receber premio, e sim pagamento por servicos prestados! (inclua-se alguns politicos,militares e supostamente empresarios)
Faz parte do dominio global, empresa privada e sempre dominada pelos banqueiros(globais-supostamente nacionais), isto quer dizer (burguesia rentista)
nacionalize os bancos privados
nacionalize as empresas estrategicas (eletrobas/petrobras/telebras etc..}
o ouro foi substituido pelo petroleo nas decadas de 70 como base de valor (padrao) por isso e necessario nacionalizar o petroleo (descoberto e nao descoberto) impedir que conpanhias de extracao tenham direitos ao subsolo ou upsolo
aqueles paises que permitem e permitirao a propriedade do seu subsolo/upsolo pertencer a qualquer entidade que nao seja a nacao esta condenada a miseria do seu povo e/ou ao trabalho escravo (forever)! o que vem acontecendo com o brasil a 515 anos e necessario que o povo entenda isso! portanto cabe aos “blogssujos” criar slogans/caricaturas
para facilmente expor essa realidade. A todo o povo brasileiro.
todos os deputados e senadores tem email nos sites do congresso A campanha entao e encher eles com emails dizendo que sabemos o que estao fazendo!
nao sou conspirador mas,
quarta frota ativada
sete bases na narco colombia
base no paraguay
fuzileiros navais no peru e no chile
espionagem na presidencia/abin/petrobras
— acordo sobre alcantara – (cabeca de praia)perda da soberania
amazonia minerais/oxigenio/agua/terras raras/amazonia azul/presal
muito bem pagos juizes/politicos/militares/imprensa/ong’s
o problema e bem mais complexo do que parece!
ABAIXO alguns websites em que se pode conectar alguns pontos…
BRICS/MERCOSUL/UNASUL/CELAC
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2015/09/67_DEFESA_P1-othon.pdf
http://independenciasulamericana.com.br/2015/09/cia-financia-pf-para-construir-democracia-extrema-que-levaria-a-tirania-oligarquica/
https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Southern_Command
http://www.commondreams.org/views/2009/08/07/seven-new-us-military-bases-colombia-hardly-move-left
http://www.globalsecurity.org/military/library/news/2010/07/mil-100707-mcn01.htm
http://www.brasil.gov.br/governo/2013/09/presidenta-dilma-critica-acoes-de-espionagem-no-pais
Is she being blackmailed? Is Moro a tool? What is Othon doing in Jail?
What was the Brazilian Admiral recently doing in the US?
Petrobras/Eletrobras/Presal Hummm!
http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2012/05/2012526163512636123.html
http://www.dominionpaper.ca/accounts/2005/09/23/us_militar.html
http://www.globalsecurity.org/space/world/brazil/alcantara.htm
note / military beachhead
copy paste envie ao seu senador e aos seus deputados nao importa o partido.
Luís CPPrudente
25/09/2015 - 21h18
O futuro está por escrever, mas não é o caso da Marina 45 Silva, ela não vai conseguir escrever o futuro sendo aliada importante da banqueira Neca Setubal, muito menos para quem optou por defender o senador Playboy do Leblon.
Vitor
25/09/2015 - 21h41
Concordo! Só não sei o quanto eh melhor xingar o Setúbal para abraçar o Brandão!
Luís CPPrudente
26/09/2015 - 14h23
Nem Setubal, nem Brandão.
Infelizmente o cenário apresentado na Câmara dos Deputados, após a eleição de 2014, e a pressão do PIG, obrigou a Dilma a escolher um representante do Bradesco para dar mais confiança ao segundo governo Dilma.
maria lara
25/09/2015 - 20h07
Infelizmente GosMarina se pintou… das cores mais direitistas do país! Cuspiu na própria história, não só quando – finalmente – assumiu que estava do lado de quem pensou iria ganhar; mas também em toda contribuição empresarial (ainda se chama assim para alguns, não é mesmo?) daqueles que não negam de que lado estão: o Itaúúúúú;Stephan Schmidheiny, o rei do amianto (amianto, GosMarina?!), etc, etc para sustentar a sua rede insustentável.
Luis Antonio Durante
25/09/2015 - 19h44
Interessante não é saber o que Marina pensa o que é e o que representará. Pra quem fez o que fez nas eleições de 2014, perdendo inclusive quadros a esquerda por movimentos claros a direita que nada tinha de centro, só se…O que me encafifa é: porque pessoas como o bom Alessandro e o nobre Randolfe entram nessa?
Eu conheço pessoas de expressão que eram do PT e embarcaram na dela e arrependem-se amargamente. Eu não sei ao certo porque fizeram e porque uns outros continuam a fazer. Certo é que pessoas que se colocavam a esquerda com ela, saíram. O fato de existirem insatisfações e até incomodo onde se está, nunca será motivo suficiente para caminhar com ela. Marina nunca será uma alternativa a esquerda do PT, longe disso! Não para alguém que se considera crítico e inimigo do sistema neoliberal e mais, que busca uma nova ordem econômica internacional. Marina é do norte, a esquerda e qualquer democrata que se preze é dos Brics! Não existe política local, menos ainda personalismo que justifique caminhar com ela.
Jaide
25/09/2015 - 18h59
Marina aliada e afinadíssima com os golpistas declarados, exibe-se serena, ponderada, em defesa da democracia. Boa tática. Sobretudo depois de sua participação na eleição de 2014 por caminho, digamos, estranho, perturbador mesmo. Não há como negar a capacidade de quem planejou e comanda todo esse processo desestabilizador no Brasil
Luiz Stinghen
25/09/2015 - 18h37
Marina? Não foi e nunca será esquerda enquanto apoiar este Aécio. Foi a público apoiar um estafeta do liberalismo como aquele, que constrói aeroportos para a família com dinheiro público, bate em mulher e está citado na lista de furnas? Não teve grandeza de apoiar Dilma por puro rancor do PT.
Luciano Mendonça
25/09/2015 - 18h26
Respeitava Marina.
Negar a “velha” política e depois apoiar os “velhos” da política foi triste.
Enigmática, sim, pois tenho dúvidas se ela não é uma “entreguista”.
Pra mim, a Marina equivale a uma Marta, na ambição. Mas não creio que não seja uma golpista.
Por fim, o Molon é um sujeito muito sério, um político especial, e espero o sucesso dele na Rede.
O Rio precisa de pessoas como Molon, e como Freixo, a frente da cidade.
Antonio Luiz
25/09/2015 - 17h56
Miguel, é decepcionante o grau de hipocrisia reinante no nosso meio.
Vejo que você não ficou isento a isso, quando finge saber que Marina não constitui qualquer enigma. Sua personalidade e caráter político já foi mais que comprovado em várias oportunidades. Você não deveria embarcar nesta falsidade. Mas, infelizmente embarca.
Não mais o reconheço.
crazy horse
25/09/2015 - 17h50
“… Novas embalagens para antigos interesses…”
Marcos Cardoso Silveira
25/09/2015 - 20h09
Será um partido com discurso ambiguo e práxis da dúvida.
Patrice L
25/09/2015 - 16h54
Caro Cafezinho.
O “enigma” Marina Silva, além de conceder o voto a Aécio, também se revelou na campanha política que fez em cima do carro fúnebre do companheiro de chapa, nos selfies sorridentes que tirou em seu velório e enterro. Uma pessoa dessa não pode ser referência de nada muito ético. Ou de um mundo melhor amanhã.
Isadora Bonder
25/09/2015 - 19h42
Que texto ardiloso, Esse Asias é reconhecidamente um que defende a Direita com unhas e dentes; Marina não é enigmática, ela é crente, homofóbica que se vendeu para banqueiro; tá pegando mal o O Cafezinho com esse mi mi mi
Lavine Matos
25/09/2015 - 19h38
Pra que ressuscitar esta pessoa?
Patrice L
25/09/2015 - 16h36
Coitado, Molon.
Já vimos outros.
Inclusive a ex-Marina que aqui, nesse artigo, ainda vai um tanto idealizada.
Molon. Mais um que, acreditando-se ainda de esquerda e que tomou o rumo certo, inicia sua trajetória em direção à direita.
Até que acabe adotado como novo darling por essa direita e, ele mesmo, adotando como suas as falas e teses da direita.
Triste fim.
Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és.
Ninguém segue puro e elegante, e assim você era, ao andar com Marina Silva e sua rede de bicicletinhas laranjas e de pedaladas fundamentalistas.
Não somos o centro do mundo, mas só no meu círculo mais próximo – e com espantosa unanimidade e rapidez – você perdeu 6 votos. Mas já sei de outros tantos.
Todos muito decepcionados com essa sua decisão.
E, como bem observaram no seu Face (há muitos desapontados lá, heim): com o agravante de você NÃO assumir, NÃO elencar o que parece ser muito central na escolha feita, ou seja, o projeto pessoal, a mosca azul, a candidatura a prefeito, que seria legítima, sim, mas não a qualquer preço.
Antonio Marcos Mello Moraes
25/09/2015 - 19h32
Quem apoia o PSDB uma vez apoia sempre!
Alceu Demeterco
25/09/2015 - 19h32
Não espero nada dela. Não é de esquerda e nem de direita, pois não tem rumo, como líder deixou muito a desejar nas últimas eleições
Francisco de Assis
25/09/2015 - 16h29
El Pais, porta-voz da plutocracia corrupta de Espanha, apoia Marina. Em breve, muito breve, enfileirar-se-ão no beija-mão o Financial Times, The Economist, Wall Street Journal, New York Times, e por aí vai. Eles sabem quem poderá lhes ajudar no saque das riquezas do ‘meio ambiente’ brasileiro enganam muita gente, até o Cafezinho, ora pois pois.
Antonio Marcos Mello Moraes
25/09/2015 - 19h28
Nova Aliança com PSDB e DEM em 2018 assim como fez em 2014!
Carlos Freire
25/09/2015 - 19h20
Ficar balançando sem nenhuma sustentabilidade.
Carlão Pires
25/09/2015 - 19h18
Kkkkkkk tô fora sou gente não árvore. Ela só fala em Verde .
Jose Do Carmo da Silva
25/09/2015 - 19h15
partidos politicos ta igual igreija evangelica toda esquina tem uma
Heloisa Cavalcanti
25/09/2015 - 19h09
Alguém tem dúvida do rumo que ela vai tomar?????
Odorico Carvalho
25/09/2015 - 19h03
Ela e seu partido serão pano de chão da direita. Não foi esse seu papel nas duas últimas eleições?
Fabio Mello
25/09/2015 - 19h02
Ela vem como a “alternativa”…ela e. Nada além do mesmo
Maria De Lourdes de Aguiar
25/09/2015 - 19h01
Esta já está queimada……
Edmundo Camargo
25/09/2015 - 19h00
Com certeza, até pela estória de vida da Marina, não seguirá o caminho da condescendência corrupta do PT.
Heloisa Cavalcanti
25/09/2015 - 19h13
condescendência corrupta com certeza não… mas… pra mim a roda ainda pega um pouco..
Heloisa Cavalcanti
25/09/2015 - 19h15
Ela é muuuuito autoritária… não me dou mto bem com gente assim…
emerson57
25/09/2015 - 15h57
Marina TEM lado.
O lado dela!
Lilian Lia Aveiro
25/09/2015 - 18h53
mas uma traidora das causas sociais,militante dos bancos financiada por os mesmos tentaculos com discurso verde, quer enganar quem professora?
Carlos Eduardo Almeida Pereira
25/09/2015 - 18h49
Como toda rede tem seu furos.
Frank Calazães
25/09/2015 - 18h47
Gustavo Gormaz
25/09/2015 - 18h46
apoiou o Laercio, fodeu.
Roger Gilmour
25/09/2015 - 18h45
Já nasce sem rumo!
Odair Lima Tatú Lima
25/09/2015 - 18h43
Partido melancia, verde por fora vermelho por dentro…
Vicente
25/09/2015 - 15h42
Quem mais está nesse partido além da Marina?
Guilherme Pereira
25/09/2015 - 18h40
Marta Agustoni
25/09/2015 - 18h36
Essa não é a Marina Silva? Não estou entendendo…
José Henrique Gonçalves
25/09/2015 - 18h36
Nem ela sabe. .
Edilberto Maciel
25/09/2015 - 18h31
Eu vou esperar os primeiros de Marina após a criação da Rede.
Francisca Eunice C
25/09/2015 - 18h29
Deve ser pde partido dos ex.kkkkk
Luiz Fernandes Pereira
25/09/2015 - 18h26
Tá fadada a desmoralização e ao esquecimento pois é sobra do reduto do PT,e que defende a mesma diretriz do PT e seus admiradores pois no Brasil atual não cabe mais um partido de esquerda chega e rumo a um Brasil sem esses demagogo
Cláudio Del Menezzi
25/09/2015 - 18h22
O rumo? O brejo.
Carlos Alberto Fabiano
25/09/2015 - 18h20
Marina não é um enigma, é um escroto!
Respeito à constituiçao ,fora corruptos.
25/09/2015 - 18h17
Vice do Lula para 2018 !
Gabriel Schilling
25/09/2015 - 18h14
Não há enigma nenhum. Cafezinho, não se faça…
Marileide Cavalcanti de Souza
25/09/2015 - 18h09
Sem financiamento privado, não vai muito longe.
Eugenio P. Lustosa da Costa
25/09/2015 - 18h06
MARINA MAS SEM ITAÚ.
Kika Zanon
25/09/2015 - 18h05
esse jogo político de sempre, desde a ditadura: novo rótulo, mesmo produto
Francisco Amaro
25/09/2015 - 18h05
A prova de que Marina é só mais uma oportunista: tal como um cometa, só dá as caras de 4 em 4 anos, quando tem eleição.
Fora isso, não tem voz para nada, não tem influência alguma no jogo político, não contribui em nada diante da crise política que vivemos. Que liderança é essa?
Geraldo Lopes Raphael
25/09/2015 - 18h04
Rede de pesca?
Irion
25/09/2015 - 15h35
Entreguistas disfarçados de ambientalistas, armando a REDE para pegar otários. A propósito, já descobriram o dono do jatinho?
Souza Sid
25/09/2015 - 18h03
Tinha uma bela história de vida, mas se vendeu e manchou sua carreira política. Meu voto jamais ganhará.
Rico Martínez
25/09/2015 - 18h01
Ela é ex-Marina Silva também