Queridas leitoras, caríssimos leitores, o Cafezinho embarca numa nova aventura!
Apresento-lhes o Projeto Bolívar!
É uma ideia que tive, com três objetivos:
1) Produzir conteúdo que ajude a criar um sentimento de integração latino-americana – um sentimento importante para dar sustentação política, por exemplo, ao projeto da ferrovia bioceânica, ligando o Brasil ao Peru.
2) Produzir conteúdo exclusivo para o assinante do Cafezinho, para estimular o registro de novas assinaturas, principal meio pelo qual o blog se autofinancia.
3) Espezinhar o reacionarismo tacanho que cresceu tanto no país, nos últimos tempos, e que se caracteriza, tristemente, por um preconceito estúpido contra tudo que cheire a América Latina, Simón Bolívar, integração regional, bolivarianismo, socialismo, petismo, etc.
O projeto,em resumo, é o seguinte: o blog produzirá, uma vez por semana, textos sobre o chamado “bolivarianismo”, começando por uma biografia de Simón Bolívar, escrita numa linguagem ágil e simples, que nos aproxime da história desse grande líder da América Latina. Uma biografia escrita numa linguagem que desperte, nos jovens (jovens de espírito, sobretudo), curiosidade e simpatia por aquele que libertou tantos países das garras do colonizador europeu, e lançou as bases para uma cultura política continental baseada em ideais republicanos e democráticos.
Não apenas isso: teremos também textos sobre a história dos países latino-americanos, além de estudos e ensaios sobre o tema. Tudo sempre relacionado ao Brasil e ao tempo presente, visto que o objetivo central é contribuir para a criação de um sentimento de integração continental.
O conteúdo será disponibilizado apenas para assinantes do blog. Como já expliquei, esse é outro objetivo importante do projeto: criar uma âncora de sustentação financeira para o blog, para não dependermos apenas da publicidade.
Os conteúdos do projeto começam a ser publicados no blog a partir da semana que vem.
Para participar do projeto, como leitor e patrocinador, basta fazer uma assinatura do blog (clique no link). Se você conseguir se cadastrar via Paypal, sua senha será gerada automaticamente e você terá acesso imediato aos conteúdos exclusivos.
Se preferir pode fazer a assinatura via depósito bancário convencional.
Se você já tem uma assinatura, mas não lembra de sua senha. Clique em esqueci a senha (ou “forgot the password“).
Qualquer dúvida, mande um email para assinatura@ocafezinho.com, e fale com a Mônica, minha secretária.
***
Se houver alguma instituição interessada em patrocinar o projeto, eu preparei uma espécie de memorando: 1 página em formato PDF, que reproduzo abaixo, em slideshare, e que você também pode baixar aqui (arquivo leve, de 58 k).