Na minha situação, como vocês sabem, não posso esperar agrado nenhum da mídia.
Por isso me perdoem um pouco de cabotinismo de vez em quando; é algo necessário para me defender dos ataques dos adversários, que crescem na proporção exata em que o blog amplia sua audiência.
Apesar do estilo às vezes carbonário, sou um sujeito pacato e moderado
Não tenho partido – embora eu seja transparente, como convêm a um blogueiro, em relação às minhas simpatias políticas.
Acredito na importância da meritocracia e no estímulo ao empreendedorismo; e na liberdade como faísca criativa que nasce no indivíduo e incendeia – transformando – o mundo.
Entretanto, diante do radicalismo conservador da nossa mídia e de seu exército de zumbis, sinto-me um subversivo, um jacobino, um revolucionário.
Seria porque eu defendo um Estado forte e democrático, que proteja os mais pobres, os fracos e oprimidos?
Defendo um sistema penal humanista, infenso tanto aos anseios de brutalidade do “senso comum” quanto às pressões da mídia.
Defendo um sistema judiciário que proteja o pobre, porque ele é excessivamente vulnerável às violências e perseguições do Estado; e também o rico, contra as conspirações políticas de outros ricos.
Essa é uma virtude da qual me orgulho. Sempre que assisto os aparelhos repressores do Estado se juntarem à mídia e ao populacho para linchar moralmente um cidadão, eu me posiciono, por princípio, ao lado do cidadão.
Acho que uma imprensa que se diz livre e defensora da liberdade deveria estar sempre ao lado do indivíduo, para ser um contrapeso democrático ao poder descomunal do Estado quando este se põe a perseguir alguém.
Devemos fazê-lo mesmo se a pessoa for culpada. Se desconfiarmos que ela pode ser inocente, ou menos culpada do que diz a mídia, então é um imperativo moral!
Aqui é o contrário. A imprensa se posiciona sempre, covarde, ao lado do Estado. E ainda se diz liberal!
Postou-se ao lado dos generais golpistas, em 1964, e agora se alinha aos juízes justiceiros – quer dizer, isso se não é antes ela que estimula os justiceiros, dando-lhe até prêmios.
Uma imprensa democrática deveria defendê-lo mesmo que sobre esse indivíduo recaiam inúmeras suspeitas, ou sobretudo neste caso, porque seria fácil demais, e oportunista, defender apenas santos.
Tenho horror a essa visão policialesca da política. Não quero ver nenhum adversário político ser preso antes de ser devidamente julgado, num processo limpo, sem pressões de mídia.
Na política, meu objetivo e meu prazer é obter vitórias nas urnas, não nas barras de tribunais, não em julgamentos intoxicados pelas paixões partidárias.
A prova da indigência mental de nossos “liberais” fica patente na complacência com que assistem a estes processos de linchamento midiático, onde pessoas são presas apenas para se criar um circo político.
Um verdadeiro liberal prezaria, acima de tudo, os direitos constitucionais do indivíduo, o direito à dignidade e à presunção da inocência.
Defendo, sobretudo, uma mídia plural, que reflita a diversidade de opiniões no país.
Não quero fechar nenhum jornal, nenhum canal de TV. Quero apenas mais pluralidade.
A concentração da mídia brasileira, acredito eu, é uma das principais doenças que corróem a nossa democracia.
Pensar assim é outra razão para eu ser considerado “radical” no mundinho mofado da imprensa corporativa.
Pessoas como eu, na atual conjuntura política do Brasil, são hostilizadas ostensivamente pela mídia.
Em geral, sua arma mais poderosa é fingir que não existimos.
Por isso eu sempre fico um pouco surpreso quando alguma instituição me chama para participar de um seminário, dar uma palestra.
São eventos que provam que eu existo, e que não sou um leproso político. Que as pessoas estão lendo O Cafezinho e formando opiniões.
Tem sim alguma coisa mudando substancialmente nas camadas mais profundas da sociedade brasileira.
No ano passado, fui convidado como palestrante em dois seminários na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Um foi organizado pela faculdade de direito, sobre segurança pública, onde havia uma mesa sobre mídia.
Outro foi no curso de Ciências Políticas, numa mesa também sobre mídia.
Este ano, participei de um seminário na PUC Minas, onde fui tratado com um carinho especial pelos professores e diretores da faculdade de comunicação. É um curso de tradição progressista e, por isso, admira os blogueiros pelo sopro de diversidade que trouxeram ao debate político no país.
E no último dia 24 de maio, fui o palestrante principal do II Fórum dos Jornalistas do Sul Fluminense, organizado pelas duas únicas faculdades – privadas – de Barra Mansa. As fotos no alto do post são deste evento. Sugiro dar uma olhada também na Carta de Barra Mansa, onde os participantes do fórum expuseram os princípios gerais da Associação de Jornalistas do Sul Fluminense, que eles acabaram de criar.
Por pouco não participei de um workshop de 4 horas, ministrado por mim, seguido de uma longa palestra de duas horas, num evento em Assis, interior de São Paulo, organizado por alunas de psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Segunda e terça-feira agora estarei em Macaé, convidado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. O Cafezinho tentará exibir os debates aqui no blog, ao vivo.
Não participarei apenas cobrindo, mas conversando com os petroleiros.
Essa é a diferença de um jornalista para um blogueiro. O blogueiro não é um robô a serviço de uma corporação. Ele é um cidadão que participa do processo político. Ele não está fora do mundo, olhando as coisas de cima, fingindo imparcialidade. Ele está dentro do mundo, olhando e sendo olhado, olhando e discutindo o olhar. Olhando a si mesmo e se autocriticando permanentemente.
Os trabalhadores do setor de petróleo estão, naturalmente, amargurados com o mau caratismo sem limite da nossa imprensa, tentando manipular a todo custo os importantes processos de depuração que, finalmente, acontecem no setor. Pior, estão usando esse processo para fechar empresas, produzir uma crise e forçar retrocessos que, naturalmente, beneficiarão apenas meia dúzia!
Enfim, enquanto os cães tentam morder meus pés, eu continuo correndo bem à frente deles, e o Cafezinho se torna cada dia mais forte, com visitação diária chegando perto dos 100 mil pageviews/dia. Se eu tivesse uma estrutura um pouquinho melhor, ou seja, se tivesse uma equipe de um ou dois funcionários, poderia facilmente triplicar essa audiência. Mas chegaremos lá em seu devido tempo!
Desculpem-me mais uma vez pelo cabotinismo. Eu precisava deixar registrado essas minhas modestas vitórias. Não sou santo: não resisto ao prazer de causar um pouco de inveja em meus adversários.
Obrigado a todos pela honra de sua visita!
Apolônio
01/06/2015 - 22h57
Parabéns, Miguel do Rosário ! Continue sua luta. Precisamos do seu contra ponto.
Pafúncio Brasileiro
01/06/2015 - 22h10
Miguel, você é minha leitura diária obrigatória. Parabéns pela sinceridade, coragem e honestidade. Vá em frente e continue muito competente e antenado. Forte abraço !
Márcio Souza
02/06/2015 - 07h57
A minha também. Morro de rir com as alucinações do blogueiro !
Miguel do Rosário
02/06/2015 - 08h35
Olha a inveja dasinimiga, rs
Messias Franca de Macedo
01/06/2015 - 22h09
FASCIGOLPISTAS CORRUPTOS, entendam o que é ‘pauta bomba’!
#################
Ricardo Teixeira é indiciado pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e de documento público
publicado em 01 de junho de 2015 às 19:43
Denúncias começaram com uma série de reportagens do Jornal da Record
do *R7
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), foi indiciado pela Polícia Federal nesta segunda-feira (1º) por quatro crimes, segundo reportagem publicada o site da revista Época e confirmada por uma fonte da polícia federal ouvida pelo R7: lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documento público.
As denúncias contra o cartola tiveram origem em uma série de reportagens do Jornal da Record, e influenciaram diretamente na saída de Teixeira do comando da CBF, em 2012.
O Jornal da Record trouxe à tona o esquema de propina envolvendo ISL e Sanud, entre outros, que renderam mais de US$ 9,5 milhões a Teixeira e seu sogro, o ex-presidente da Fifa João Havelange.
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/den…
Messias Franca de Macedo
01/06/2015 - 22h09
(…)
A apresentação de Sérgio Moro no IV Congresso Nacional de Delegados de Polícia Federal estava disponível no Youtube. Por algum motivo, o vídeo foi retirado. Mas é possível acompanhar o painel de Ricardo Teixeira, no mesmo *evento, a seguir:
*Entre os casos apontados pelo jornal [Folha de São Paulo, edição de 29/05/2015] está a liberação de R$ 300 mil da CBF para o 4º Congresso Nacional da Associação, em Fortaleza (CE), em 2009. Na ocasião, além do patrocínio, Ricardo Teixeira foi um dos palestrantes, onde falou sobre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Curiosamente, outro painelista do mesmo evento foi o juiz federal Sergio Moro, para falar sobre Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.
https://www.youtube.com/watch?v=tl3wmg8yJlg
Presidente da CBF Ricardo Teixeira no IV CNDPF
FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/moro-falou-sobre-crime-organizado-em-congresso-da-pf-com-ricardo-teixeira#comment-661475
Henrique Pedro
01/06/2015 - 23h00
Sugestão de pauta: “Pelo quinto ano seguido, o Brasil aparece entre os 30 países do mundo que mais cobram impostos. Também pela quinta vez, o país ocupa a lanterna em termos de qualidade dos serviços públicos prestados à população.”
Tamosai
01/06/2015 - 15h05
Miguel, vá em frente. Não se preocupe com os midiotas.
Messias Franca de Macedo
01/06/2015 - 14h33
“NUMDISSE”?!
#########################
FLORESTAN FERNANDES: MÍDIA PODE MORRER ANTES DO PT
“Nossa imprensa faz tempo abriu mão do bom jornalismo, de maneira geral virou panfletária e presta um desserviço para a Nação”, escreve o jornalista Florestan Fernandes Júnior, gerente executivo de jornalismo da TV Brasil, ao comentar pesquisa do Ibope que aponta que 41% dos brasileiros acham que a imprensa mostra uma situação econômica mais negativa do que a realidade; segundo ele, “os senhores da comunicação estão atirando no próprio pé, o pessimismo alardeado por eles levou a um corte nas campanhas publicitárias” e, consequentemente, a “demissões em massa”; sua dúvida, afirma, “é saber quem vai acabar primeiro: a indústria da comunicação ou o partido que eles tanto odeiam”
1 DE JUNHO DE 2015 ÀS 13:00
(…)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/183200/Florestan-Fernandes-m%C3%ADdia-pode-morrer-antes-do-PT.htm
Vitor
01/06/2015 - 13h12
Parabéns Miguel! Pro alto e avante!
Luís CPPrudente
01/06/2015 - 10h57
Que o Cafezinho cresça e amplie a sua repercussão pelas redes sociais.
Ivan Anderson T. Ilitch
01/06/2015 - 12h55
Acho que Cláudio Lembro é, talvez, o último liberal.
Andreza Rodante
01/06/2015 - 12h23
Parabéns! São blogs como o seu que nos permite não perder as esperanças.
Leici
01/06/2015 - 08h40
Sem dúvida o papel dos blogueiros é de suma importância, para se contrapor a mídia nativa. Desta não se pode esperar que esteja ao lado do povo, porque ela nunca estará.
mcn
01/06/2015 - 08h38
Olá, Miguel.
Aprecio muito seu trabalho (ainda não sou assinante…), acompanho e apoio sua luta pela sobrevivência com O Cafezinho.
Li recentemente um material muito interessante sobre a monetização de blogs de conteúdo que talvez possa te interessar (e ao Fernando Britto também) – https://goo.gl/qjneJ2
O artigo é de um dos meninos do Youpix, projeto que considero a vanguarda da produção de conteúdo para web no Brasil. Bia Granja, fundadora do projeto, conta aqui a incrível trajetória que fizeram – https://goo.gl/oif2fW
Em outro artigo, fazem uma crítica demolidora à visão de futuro do Estadão, completamente descolada da realidade – https://goo.gl/EuU3Cd
Enfim. Vale a pena conhecer.
Abraços.
Douglas
01/06/2015 - 08h36
Parabéns Miguel, pelo excelente blog! Diariamente leio seus posts e admiro sua posição, sempre arguta e bem formulada! Compartilho inclusive no Facebook e Twitter inúmeras vezes. Gostei muito de saber que você tem sido reconhecido e valorizado como jornalista! Uma vez mais, maus parabéns!
Fernando Andrade
01/06/2015 - 08h35
É caso de extinção da concessão da Globo, pelas falcatruas com a FIFA?
LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997.
Dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional nº 8, de 1995.
TÍTULO III
DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM REGIME PRIVADO
Capítulo II
Da Autorização de Serviço de Telecomunicações
Seção II
Da extinção
Art. 140. Em caso de prática de infrações graves, de transferência irregular da autorização ou de descumprimento reiterado de compromissos assumidos, a Agência poderá extinguir a autorização decretando-lhe a caducidade.
Euler
01/06/2015 - 00h35
Parabéns, Miguel do Rosário, pelo empenho em favor das melhores causas.
Laure
31/05/2015 - 22h58
Miguel, desde o Óleo do Diabo te acompanho regularmente. Seu equilíbrio é muito importante nesses dias de radicalismo e irracionalidade. Grande abraço.
Duilio Monroy
01/06/2015 - 01h31
Parabéns!!!
Celi Romano
01/06/2015 - 01h03
Muito bom seu blogue. Vão em frente é perfeito.
Fransérgio De Oliveira Coutinho
01/06/2015 - 01h02
Merecedor. Parabéns!
Hell Back
31/05/2015 - 21h46
OK! Sou frequentador assíduo dos blogues “sujos” como o Conversa Afiada; Viomundo; Carta Capital; Diário do Centro do Mundo e outros “sujos”. Agora passarei a visitar diariamente também o “O Cafezinho”.
Hell Back
Vitor
01/06/2015 - 13h12
Boa seleção, com exceção óbvia do conversa afiada…
Regina Barbosa
01/06/2015 - 00h31
Isso não é cabotinismo. E auto estima.
Eliane Dal Colleto
01/06/2015 - 00h21
Apoio total ao seu cabotinismo. Você pode!
Maria J. Gama
01/06/2015 - 00h09
Parabéns pelo blog!
Irene Lengler
31/05/2015 - 23h43
Mas… merece o agrado de todo brasileiro, que se preocupa com a preservação dos direitos individuais dos cidadãos ! Parabéns!!
Irene Lengler
31/05/2015 - 23h43
Mas… merece o agrado de todo brasileiro, que se preocupa com a preservação dos direitos individuais dos cidadãos ! Parabéns!!
paulo c s barros
31/05/2015 - 20h29
Caro Miguel,
Você nos injeta orgulho em nossa autoestima .
Continue assim, prá melhor
Armando Divan
31/05/2015 - 20h20
Sem sombra de dúvida, um dos melhores blogspot sobre política.Fica novamente o registro de uma investigação sobre a relação entre organizações de cunho neonazista e colunistas da Veja. Bravo! Continue entre os melhores.
Lucia Romcy
31/05/2015 - 23h17
Lúcido!Ético!
Lucia Romcy
31/05/2015 - 23h17
Lúcido!Ético!
José Carlos Vieira Filho
31/05/2015 - 20h11
Miguel, o que é ser radical? Se significa a análise dos fenômenos desde suas raízes, acho que temos que ser, todos, radicais.
Gerson Costa
31/05/2015 - 23h03
Sempre leio seu blog… Um dos melhores sem sombra de dúvida.