Menu

Bastidores sórdidos da Guantanamo de Moro

Tempos sombrios. Brutalidade, prepotência, autoritarismo voltaram a fazer sucesso, promovidos pela mesma mídia que, em outras ocasiões, explorou os mesmos vícios populares. A mesma elite que sempre explorou o povo, agora tenta explorar seus ressentimentos, seus ódios, suas frustrações. O discurso contra a corrupção, mais uma vez, é manipulado para enganar o povo. Moro pega […]

48 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Tempos sombrios.

Brutalidade, prepotência, autoritarismo voltaram a fazer sucesso, promovidos pela mesma mídia que, em outras ocasiões, explorou os mesmos vícios populares.

A mesma elite que sempre explorou o povo, agora tenta explorar seus ressentimentos, seus ódios, suas frustrações.

O discurso contra a corrupção, mais uma vez, é manipulado para enganar o povo.

Moro pega empresários quiçá corruptos (como muitos outros, aliás), mas velhos, alquebrados, doentes, cheios de manias e achaques, para quem uma prisão é uma masmorra medieval, e tortura-os para os forçarem a se auto acusarem.

São ricos, então o povo não terá pena… Até o ódio de classe é maquiavelicamente manipulado em prol de seus objetivos.

A esquerda ficará constrangida: como defender seus “inimigos de classe”?

Tudo bem planejado, portanto.

A mídia não quer saber: o povo quer sangue, a oposição lucra com isso, então assim será.

Dane-se a democracia!

Dane-se os direitos humanos e a Constituição!

Não é mais a acusação que precisa trazer elementos comprobatórios para manter um cidadão brasileiro confinado entre quatro paredes.

Agora é o cidadão que precisa provar ao juiz que é inocente.

Pior, precisa provar ao juiz que não cometerá crimes no futuro!

Como alguém pode provar a um juiz esse tipo de coisa?

Nem Kafka, em suas obras-primas, pensou em tamanha crueldade por parte do Estado.

Forçar um cidadão, através da mais insidiosa tortura física, mental e familiar (!), a provar ao juiz que não mais pecará!

Só a delação salva!

Só a delação, mesmo sem provas, desde que ofereça material narrativo à mídia.

Desde que ofereça material para o golpezinho miserável, de república de banana, que a República do Paraná pensou que seria tão fácil dar.

*

No blog do Nassif.

O jogo de coerção do juiz Sergio Moro

SEX, 29/05/2015 – 12:34
ATUALIZADO EM 29/05/2015 – 14:18

Patricia Faermann
Juiz federal aproveita a fragilidade do réu, que chora em desabafo sobre seu estado de saúde, pedindo a conversão da prisão preventiva em domiciliar, para coagi-lo a confessar

Jornal GGN – Apontado como um dos 11 lobistas ligados à Diretoria de Serviços da Petrobras, o empresário Mário Frederico Mendonça Góes desabafou durante uma audiência com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato. “Eu estou ficando fraco, cada vez mais”, disse, chorando. A audiência foi marcada para pedir a conversão da sua prisão preventiva para domiciliar devido a problemas de saúde do acusado. O advogado de Góes deixa claro que o réu não falaria sobre as acusações naquele momento, e que aguardaria para a defesa no inquérito. Após a demonstração de fragilidade do empresário, Sergio Moro inicia um diálogo afirmando que, se Góes colaborasse, seria analisada a revogação da prisão preventiva.

No áudio afirma, categoricamente, que prisão preventiva é “instrumento utilizado para o crime de colarinho branco”, objetivando com ela a “boa vontade em esclarecer” as acusações. O juiz federal ainda defende a ideia de que o ônus da prova cabe ao acusado: “o juízo não tem nenhuma notícia do concreto em que pese a afirmação da defesa de boa vontade em esclarecer, resolver essa situação em mostrar que não existe risco de reiteração [da prática do crime]”, disse.

Inicialmente, o empresário afirma que não se nega a responder o processo e desabafa sobre seu estado de saúde: “Infelizmente, eu to ficando fraco, cada vez mais. Eu tenho problema, eu operei a coluna lombar, eu tenho problema cervical. Para sentar é complicado, tenho que ficar quase sempre deitado, porque sentado é muito complicado. Então o que eu vinha fazendo, eu estava com a minha vida normal. Não estou reclamando, de jeito nenhum, das pessoas, do sistema carcerário. Dentro da legalidade, eu sou tratado com dignidade. Mas é diferente, minhas comidas eu não consigo. Tenho colite, diverticulite, tenho uma série de problemas digestivos. Tenho problema de posicionamento, de articulação, eu não posso ajudar a pegar nada, em cima, em baixo, levantar. Então isso vai me consumindo um pouco”, disse.

Quando Mário Góes afirma que os problemas o prejudicam, inclusive, a colaborar no processo de investigação, Sergio Moro encontra a brecha para iniciar a coerção.

– Eu tento ajudar a descobrir, ver e mostrar, esclarecer, mas eu me sinto cada vez menos capaz de fazer as coisas. Então por exemplo, no exame deve ter, meu coração dispara a noite, eu sinto coisas estranhas; diz o executivo.

– Um dos motivos para a preventiva seriam as contas offshore e que, até hoje, o juizo não teria nenhuma notícia concreta sobre elas; disparou o juiz.

– Tudo isso será muito bem esclarecido no decorrer do processo; respondeu Góes.

– Porque o problema que o juízo vê é que essas contas para prevenir reiteração delitiva, e essas contas não sei se estão ativas, inativas…

Nesse momento, o advogado do empresário interfere afirmando que esse assunto será abordado no interrogatório, e que o pedido atual não era de revogação da prisão, mas de conversão em domiciliar, o que para a defesa atenderia aos mesmos propósitos argumentados para a detenção do executivo.

– Certo, veja doutor, aqui é um crime de colarinho branco e são os instrumentos utilizados pra esses crimes, segundo pelo menos o Ministério Público nessas contas no exterior, o juízo não tem nenhuma notícia do concreto em que pese a afirmação da defesa de boa vontade em esclarecer, resolver essa situação em mostrar que não existe risco de reiteração. Então, se estamos discutindo a prisão preventiva, esse era um elemento importante a ser esclarecido nessa audiência; insiste Sérgio Moro.

– Eu volto a dizer, a defesa não pede a revogação da prisão preventiva nesse momento, apenas a conversão da prisão preventiva em domiciliar, o que me parece que atende aos mesmos propósitos da fundamentação da decretação. De outro lado, a existência ou não dessas contas, que o próprio juízo reconhece que não tem notícia, na verdade são objeto mérito da acusação; afirma o advogado.

– Sim, mas é um instrumento; fala o juiz.

– Vamos abordar sobre ela [acusação] somente no inquérito, vossa Excelência; rebate o advogado.

– Mas aí é como eu disse doutor, é o instrumento do crime, o juízo imputa importantes esclarecimentos, caso se pretenda a reavaliação dessa questão. Mas, tudo bem, eu vou levar em consideração, estou colocando a oportunidade para o acusado, certo?; mais uma vez tenta Sérgio Moro.

Em seguida, o juiz federal conclui a audiência: “O Ministério Público tem alguma questão a colocar? Está bem, esse documentos foram colocados, eu confesso que não os avaliei, vou abrir vista ao Ministério Público para manifestação, e decido, depois, em seguida. E reitero a posição do juízo, a questão dos instrumentos para a prática do crime, segundo o Ministério Público, ainda estaria à disposição do acusado, e esse foi um dos elementos que levaram a decretar a prisão preventiva. Então, fica aí uma sugestão eventual de avaliar essa situação pela defesa e pelo acusado, certo senhor Mário?”, finaliza, em sistemática insistência, Sergio Moro.

Assista ao diálogo da audiência completo aqui: https://youtu.be/3jHCwHIINM0

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Linno Parker da Silva

01/06/2015 - 01h26

Seria o fardo da recente escravidão tão pesado assim? Esse caso de amor com o próprio algoz não terá fim?

Joel Fariasneto

30/05/2015 - 23h07

Na inquisição os juízes, em nome da fé, faziam exatamente assim, torturavam os acusados, insistindo que era um gesto piedoso, para fazê-los confessar seus “crimes”, e até Galileu Galilei abjurou de suas certezas científicas para escapar da fogueira.

Josef Marcio Tavares

30/05/2015 - 19h53

todos os ingredientes do fascismo.

john

30/05/2015 - 13h45

Só sei que os efeitos da crise ainda mal começaram a aparecer e o povo já está de saco cheio do governo, isso que ajuste fiscal nem começou.

    Miguel do Rosário

    30/05/2015 - 15h56

    E?

Suzana De Souza Leão

30/05/2015 - 16h06

Sombrios!

Paulo Souza

30/05/2015 - 15h48

E a doença mental grassa!

Maria De Fatima Cabral

30/05/2015 - 15h47

Enquanto a GloboGolpista, uivar no Brazil, zil, zil (EU), não teremos justiça séria, no nosso país, chamado Brasil!

renato

30/05/2015 - 12h22

Enquanto este senhor, estava corrompendo e se corrompendo, suas dores lhe bastavam, ia para as melhores clinicas…etc.
Quantos trabalhadores um senhor deste assinou embaixo para demissões, pois com certeza tinha em suas mãos quadros de pessoal…
Quantos se queixaram a ele sobre problemas pessoais…
O que fez este senhor, na calada da noite, quando viajava longe, e com poder
de compra na mão..
Alguem, quer dizer que os direitos humanos a ele oferecido, não estão corretos?
Vamos repensar, nos que estão nas cadeias sem julgamento…milhares,
milhares que nemn cachecol tem no inverno de Curitiba..
Pensar que estes mesmos, fedem a mijo, fedem a merda, pois assim mantem os estupradores longe, um pouco mais…e os que servem a todos dentro das cadeias para não morrerem..enquanto esperam um advogado de porta de cadeia para dar inicio as coisa..
SOU de ESQUERDA e tremendamente a favor de todos os DIREITOS HUMANOS…inclusive para este senhor..
MAS um Juiz se deixar enganar, por uma situação como esta…seria considerar nossa justiça algo a se jogar fora..
pois o reu disse estar sendo bem tratado..
Desta ladainha, de choro e choramingo os delegados estão cheios, principalmente depois que alguem confessa um estupro..
Desta vez, não vou junto, fico com um pé atras..

    Miguel do Rosário

    30/05/2015 - 12h45

    Não é isso, Renato. Não há condenação contra o senhor. Ele ainda é inocente, até prova em contrário. E está pedindo apenas prisão domiciliar, enquanto o processo decorre. Não entre nesse joguinho fascista.

Lisbeth Sahlander

30/05/2015 - 14h47

Bruna Kruk

Joaquim Cavalcante de Alencar

30/05/2015 - 14h41

Haverá um dia que esse tipo de #crime não será admitido pela #sociedade?

http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/05/o-jogo-de-coercao-do-juiz-sergio-moro/

Adenauer Campos

30/05/2015 - 14h18

O pau que bate em Chico também bate em Francisco, essa é a única FILOSOFIA e teoricamente do Direito …

Marcelo Bruno

30/05/2015 - 13h39

Moro é nosso herói. Cadeia pros petistas!

    Jorge

    30/05/2015 - 12h40

    O cara não é petista , seu jumento . É um empresário que certamente fez negócio também com o PSDB .
    Meu Deus , o Brasil virou o Reino das Antas Intolerantes

Jose Srur

30/05/2015 - 13h32

A tortura foi aperfeiçoada .Durante a ditadura era a violência física .Hoje , durante a dita democracia , a violência é moral e psicológica .O objetivo é minar as forças físicas e obrigar a tal delação premiada.O mais doloroso é dramático desta situação é que o poder judiciário e as instituições brasileiras se curvam diante desta situação .

Carla Queiroga Viégas

30/05/2015 - 13h13

Vergonhoso!!!

Rita Pêgo

30/05/2015 - 13h07

Concordo inteiramente com Solange Campos em sua fala supra anterior.

Eliane Magalhães

30/05/2015 - 13h00

Quem vê mais longe são os chineses….. E quem lava mais branco é a CGU.

Deisi Marcelino

30/05/2015 - 12h59

Triste!

Elizabeth Teixeira Sampaio

30/05/2015 - 12h55

Enquanto esse senhor estiver julgando para a mídia que o condecora, tirar foco de políticos tão corruptos quanto e de brasileiros que não estão preocupados com o País, mas com seus bolsos, ele continuará com essas ações. Fico mais indignada, é, aonde está o ministro da justiça e do supremo que se calam, para que ele continue agindo ao prazer de outros. Já foi mais do que provado, que ele não tem moral e nem competência para julgar nenhum caso em que algum político esteja envolvido e mesmo assim continua fazendo de algo tão sério, um verdadeiro circo, aonde a platéia é formada por palhaços tanto quanto ele!

José Neto

30/05/2015 - 09h53

Miguel, esse ódio faz sentido, pois estavam prenunciando a tempestade que plantaram, que irá devastar os golpistas, já sabiam das investigações do FBI

Eloisa Elena Abreu

30/05/2015 - 12h49

Eu não sabia que o Judiciário e o Legislativo, um dia, estariam nas mãos de psicopatas!

Rosimar Nunes

30/05/2015 - 12h32

Se o poder judiciário prezasse um pouco que fosse a dignidade da Justiça, esse juiz não estaria aí abusando do poder que lhe foi outorgado pelo Estado, de modo explícito e na cara de pau como tem feito.

Rosimar Nunes

30/05/2015 - 12h32

Se o poder judiciário prezasse um pouco que fosse a dignidade da Justiça, esse juiz não estaria aí abusando do poder que lhe foi outorgado pelo Estado, de modo explícito e na cara de pau como tem feito.

    Pedro Luiz Moreira Lima

    01/06/2015 - 22h22

    Escrevi esse comentário ao Fernando Brito e agora a você Miguel do Rosário, um comentário triste e indignado – assim como a direita afirma – Direitos humanos só para humanos e a Esquerda reafirma a mesma coisa???
    Amigo Fernando Brito:
    Venho fazendo críticas e cobrando ação da mais importante instituição dos Direitos Humanos no Brasil – O Tortura Nunca Mais – NADA,NADA e NADA!!!
    Cheguei diversas vezes a chamar de Tortura Nunca Mais ,porém ,todavia,contudo,entretanto,talvez – ou uma omissão covarde ou assim como a direita diz – “Direitos Humanos só para humanos” e a esquerda – “Direitos humanos só para a esquerda e pobres – ricos,empresários e ex poderosos inocentes ou culpados não são humanos”
    Um dirigente do Tortura Nunca Mais Rj – como resposta “SEU MERDA”como ousa injuriar e difamar o Tortura Nunca Mais, outra me chamando de “agente provocador” – detalhe – ameaças,coerção e intimidação,o mais importante ZERO DE EXPLICAÇÂO. O silêncio do Tortura Nunca Mais Nacional em relação a total quebra dos direitos individuais no Paraná,nadica, nadica sobre o Guatanamo do Paraná – no entanto “SEU MERDA”e o vomitável “SABE COM QUEM ESTA FALANDO?”foi a resposta.
    É caro amigo – como diria a propaganda de um banco, o Barmerindus, “O tempo passa,o tempo voa e o Tortura Nunca Mais quer ficar só na BOAAAAA” – somente uma explicação “deixa eles se FUDEREM não vamos meter a mão nessa cumbuca tomar cuidado com a Globo e cia,né?” Deixa os jornalistas e a OAB se FU sozinhos.
    Triste – D´.Evaristo doente não merecia assistir a isso.
    Pedro Luiz

Messias Franca de Macedo

30/05/2015 - 09h13

… Agora, “o lhano” “juiz do ‘braZ$il”!

Depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior (PSDB/BA)

https://www.youtube.com/watch?v=k-fE3OmeqBg

roberto

30/05/2015 - 08h53

Co certeza se fosse um Daniel Dantas Moro iria falar fininho, fininho.

Nelson Roberto

30/05/2015 - 11h52

Um sistema jurídico perfeito não é aquele que se alimenta do estardalhaço. É aquele que silenciosamente não teme encarar os fatos – e não as versões – e construir as sentenças com serenidade e Isenção!!!

Maria Nedithe Pereira

30/05/2015 - 11h31

Já está claro que ele é só mais um pau mandado da direitona e da globo

Diogo Ferreira Silva

30/05/2015 - 11h05

Paulo Gianotto olha quem e o senhor sergio moro

    Paulo Gianotto

    30/05/2015 - 13h01

    Sinceramente, eu fico preocupado com os dois lados, não sei quem esta manipulando através do sistema, a justiça ou a mídia. No Brasil de hoje, é necessário muito cuidado antes de abraçar um lado.

Sandra Francesca de Almeida

30/05/2015 - 10h37

Esse juiz é de uma prepotência inacreditável. E o tom de voz dele é de deboche. E o CNJ assiste a tudo sem nada fazer, portanto, é conivente com os procedimentos sórdidos de Moro.

Sandra Francesca de Almeida

30/05/2015 - 10h37

Esse juiz é de uma prepotência inacreditável. E o tom de voz dele é de deboche. E o CNJ assiste a tudo sem nada fazer, portanto, é conivente com os procedimentos sórdidos de Moro.

Elefantinho Elefantinho Elefantinho

30/05/2015 - 10h14

A hora dela vai chegar.

Elefantinho Elefantinho Elefantinho

30/05/2015 - 10h14

A hora dela vai chegar.

Eduardo Moreira

30/05/2015 - 09h22

Exemplo de como não deve ser um servidor público.

S Rod

30/05/2015 - 06h08

E tanto garoto, garoto do Leblon, garoto da Globo, enfim, Moro onde nao mora ninguem.

paul moura

30/05/2015 - 05h36

Fernando, Miguel e Nassif,
realmente é de apavorar a desfaçatez do Juiz.
E isso ainda em vídeo com todas as letras, virgulas e trejeitos.
Então um Juiz vai para uma audiência sem tomar conhecimento dos elementos apensados no processo e que “exclusivamente” dizem respeito a mesma?
Onde estava o Juiz que foi liberado de receber novos processos, para dar celeridade a atual investigação?
Talvez dando entrevistas para a mídia ou prefaciando um livro qualquer.
Não é o cúmulo dos cúmulos dos sacripantas!
Por muito menos o tribunal de Nuremberg teria sido anulado.

sergio m pinto

30/05/2015 - 05h15

As pessoas são aquilo que deixam elas serem, já dizia minha avó. Por falar nisso, que é o “chefe” do moro?

Solange Campos

30/05/2015 - 07h41

Com medo da repercussão da operação do FBI contra a FIFA apagar o Lavajato, o Sr.Moro logo deu um jeitinho de voltar as atenções para ele, arrumou mais uma etapa do lavajato polêmica contra seu desafeto número um!
O Brasil está ferrado com essa nossa (in)justiça!
São senhores se achando o Deus, fazendo suas leis seletivas! Com dois pesos e duas medidas!
Tipo para meus amigos tudo, para meus inimigos o rigor da minha lei!
Não tenho mais fé em nossa justiça! Ela é cega quando quê e surda quando convém!!

    Ednir Camargo Rocha

    30/05/2015 - 09h30

    Faço minha suas palavras Solange Campos.

    Rosimar Nunes

    30/05/2015 - 12h25

    Eu também, Solange! Desola ver uma criatura movida por ódio político e vaidade, deter tanto poder!

    Joel Julio Thurler

    30/05/2015 - 13h18

    Solange concordo plenamente com você. A quem recorrer?

    Jorge

    30/05/2015 - 12h42

    Perfeito , Solange . E digo mais . Me parece que Eduardo Cunha , Sergio Moro , a mídia têm cada um sua própria agenda de país.Vão desenhando com suas ações , cada um na sua área , sua própria plataforma de governo .

Carmem Witt

30/05/2015 - 06h13

#MOROcadeoCUNHA…#MOROcadêoMarin..#MOROcadêoAÉCIOdeFURNAS

hb cwb

30/05/2015 - 02h56

Culpado, até prova em contrário! A constituição é um lixo, só atrapalha, esta é a filosofia do justiceiro Moro!

Josias Vicente

30/05/2015 - 05h29

O poder que lhe parece ter, oh! ilusão, até isto lhe será tirado, é como um castelo de areia, construído sobre a lama…!!!


Leia mais

Recentes

Recentes