Menu

Câmara faz primeira audiência sobre Zelotes

A Operação Zelotes, que apesar de envolver valores muito maiores que a Lava Jato, não desperta interesse na mídia (por uma razão óbvia, a mídia está envolvida, e não oferece ocasião para golpe de Estado), terá uma audiência pública nesta quarta-feira, a partir das 11h, na Câmara Federal. O procurador da república responsável pelas investigações, […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Operação Zelotes, que apesar de envolver valores muito maiores que a Lava Jato, não desperta interesse na mídia (por uma razão óbvia, a mídia está envolvida, e não oferece ocasião para golpe de Estado), terá uma audiência pública nesta quarta-feira, a partir das 11h, na Câmara Federal.

O procurador da república responsável pelas investigações, Frederico Paiva, falará à subcomissão da Câmara criada para acompanhá-las.

Como se trata de uma operação que mexe com gigantes da mídia e das finanças, é bom ficar atento para não deixar que abafem, como fazem com todos os escândalos de corrupção que não interessam politicamente aos barões da imprensa familiar.

A PF avalia que os danos ao erário causados pelos desvios podem chegar a quase R$ 20 bihões.

Dá quase um ajuste fiscal e meio nessa brincadeira.

*

Abaixo, o texto da assessoria do deputado Paulo Pimenta, relator da subcomissão.

Zelotes: Subcomissão da Câmara faz primeira audiência nesta quarta

Responsável pela condução da Operação Zelotes no Ministério Público Federal, o procurador da República Frederico Paiva fala, nesta quarta-feira (13), à subcomissão da Câmara dos Deputados criada para acompanhar as investigações do maior episódio de sonegação fiscal do país. A audiência pública tem início previsto para as 11h, no plenário 9.

Desde que foi deflagrada a Operação Zelotes, em março, o procurador Frederico Paiva já fez, publicamente, uma série de considerações sobre as decisões do Poder Judiciário frente ao caso. Entre elas, a determinação do sigilo das investigações, o que, segundo o procurador, impede o acesso da sociedade à íntegra da operação e permite o vazamento seletivo de informações.

O procurador também lamenta que os pedidos de prisão envolvendo conselheiros e ex-conselheiros do Carf e lobistas tenham sido todos negados pelo Poder Judiciário. De acordo com Frederico Paiva, o indeferimento dos pedidos traz prejuízos à investigação.

Relator da subcomissão, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) informa que também já estão aprovados requerimentos para ouvir os delegados da Polícia Federal que atuam no caso, Marlon Cajado e Hugo Correia, o Presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Carlos Alberto Freitas Barreto, o Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, membros do Conselho Nacional de Justiça e do Poder Judiciário. Além de acompanhar as investigações da Operação Zelotes, o objetivo da subcomissão da Câmara dos Deputados é propor iniciativas para o aperfeiçoamento da legislação tributária e penal.

Operação Zelotes

Esquema de sonegação fiscal que, de acordo com as investigações da Polícia Federal, grandes empresas em dívida com o Fisco buscavam meios para comprar as decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), com objetivo de diminuir o valor das dívidas a serem pagas. O Carf é um órgão do Ministério da Fazenda criado para atuar em litígios tributários, que julga processos administrativos da Receita Federal.

A estimativa da Polícia Federal é de que o total sonegado pelas empresas, com a manipulação dos julgamentos, ultrapasse R$ 19 bilhões, valor três vezes ao movimentado na Lava-Jato. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal apuram fatos que podem configurar crimes de tráfico de influência, corrupção, advocacia administrativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As primeiras denúncias serão oferecidas pelo Ministério Público Federal no mês de junho.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tita Barretto

13/05/2015 - 15h29

Seu Miguel Do Rosario, coloquei um toque no celular apropriado para ocasião hahaha Né que a audiência começou 10:30… Agora tô aqui e o portal da Câmara e ruim pra kct de assistir.

Avani Andrade

13/05/2015 - 13h19

Nós serremos a mídia. E espalharemos pelos quatro cantos.

Henrique Viana

13/05/2015 - 11h49

Bruno Andrade

Carmem Witt

13/05/2015 - 05h52

o cunha vai engavetar……

enganado

13/05/2015 - 00h44

Penso que não dá para falar em Mídia no BRASIL, pois quem não sabe (vcs dos blogs, sabem com detalhes) que está TODA comprada pela CIA/NSA/MOSSAD/AIPAC/NED/HASBARA/ … . Basta ver o episódio qdo rede gRoubo localizou no “interior” do Panamá, o laranja do Empresário que iria empregar o Zé Dirceu. Quem deu a informação? Como chegaram a essa informação? E o tempo e a rapidez da investigação internacional? E a conta Bancária como sabiam? Perguntas não faltam, mas a conclusão é uma só: CIA/NSA/MOSSAD/AIPAC/NED/HASBARA/ …, resta alguma dúvida? Então vamos falar as claras, porque PSDB/DEM/Forças Armadas/ … não mandam “PORRA NENHUMA” são meros empregados. Então outra vez, os Anglo-Sionistas não querem que suas contas sejam debulhadas. NUNCA! NUNCA! Outro exemplo, a rede gRoubo OMITIU o nome da RÚSSIA como vencedora da 2a WW. Gente é daí pra baixo, escancararam de vez, e mais, acho que os BLOGUEIROS já eram para engrossar o caldo mais ainda, há muito tempo! Vamos partir para agredir tudo da mesma forma como somos agredidos, olho por olho, dente por dente, e assim a coisa vai … . Não confiem no Exército, porque na hora H vão defender os EUA/iSSraHell/Ricos/Bancos/PSDB/MORO/JB/… , pois sempre foi assim e assim será. Somos o País dos 5P’s=Pobres/Putas/Pretos/Petistas/PROFESSORES. Vamos passar pelas mesmas torturas de 1964, comandadas desta vez pelos MORO’s, FHC’s, çERRA’s, CUnhas’s, … . Vamos chorar lágrimas de sangue, muito mais que em 1964. Aguardem!

Tita Barretto

13/05/2015 - 01h31

Será na sub comissão ou submissão mesmo, Miguel Do Rosario hahahaha

    Miguel do Rosário

    13/05/2015 - 01h12

    Corrigi, valeu.

Antonio Valadão

13/05/2015 - 01h16

Ivo Cardozo

13/05/2015 - 01h08

Claro, Vão serrar o galho em que estão sentado?

Edno Araujo Brasil

13/05/2015 - 00h59

é CONSTITUCIONAL.. ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo…. ENTENDEU????

Edno Araujo Brasil

13/05/2015 - 00h59

é CONSTITUCIONAL.. ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo…. ENTENDEU????

Laércio Boryça

12/05/2015 - 23h49

#Zelotes

Jânio Feitosa

12/05/2015 - 23h34

E foram mais de 100 bilhões de dólares!!!

Maria Thereza

12/05/2015 - 20h27

A ídia tradicional e envolvida na zelotes não se importa. Mas nós nos importamos e vamos acompanhar. Não precisamos de escandalização nem que nomes sejam divulgados antes de ser provada a culpa de cada um. Mas seria bom se, ao menos, uma vez/semana os responsáveis pela condução das investigações, seja no âmbito da PF, do MP ou da CPI fizessem uma nota, como uma prestação de contas à sociedade. Pessoalmente, prefiro que a investigação seja conduzida com firmeza e até discrição, para não virar esse circo de horrores em que se transformou a vaza jato, completamente desmoralizada, embora tenha conseguido mídia, além de provocar instabilidade e desemprego – objetivos reais desse bando de malucos, mas com lógica na loucura

Guimarães Roberto

12/05/2015 - 19h56

Na minha opinião ninguém será preso porque em nosso país quando se atinge um certo grau de enriquecimento fica-se fora do alcance da justiça.
O correto seria a justiça apurar o quanto foi desviado para o exterior e confiscar dos bancos através dos quais o dinheiro foi enviado.
Sinceramente não acredito que isso venha a ser feito. Falta o poder de punição ao Ministério.
Mas se encontrarem alguém ligado ao PT aí o poder aparece. E rápido.

Ju Boú-Rizk

12/05/2015 - 22h52

André Luis

Marcelo Cl

12/05/2015 - 22h27

Os leitores da Veja sabem que estão mentindo e compram a revista para renovar seu arsenal de mentiras.

Eliane Magalhães

12/05/2015 - 22h23

Acompanharemos pela TV câmara e repercutiremos nas redes.

Messias Franca de Macedo

12/05/2015 - 19h19

LEITURA ANTI-PIG:

[Operação] Zelotes!

Prefixo ‘Zé’ [(S)erra?!] + o sufixo ‘lotes’ [de dinheiro sujo das propinas do DEMoTucanato?!]

Com a palavra o agente da Polícia Federal responsável pela terminologia da “não-vazada” [risos] Operação!

heheheheeheheheheheheheheheehehehehehe…he

Maria De Fatima Cabral

12/05/2015 - 22h14

Vamos lá, abrir a CPI das zelotes e enquadrar as zelites!

Leandro Moreira Naves

12/05/2015 - 21h56

Será que vai passar no Jornal Nacional algo sobre esse assunto?
Kkkk

Leandro Moreira Naves

12/05/2015 - 21h56

Será que vai passar no Jornal Nacional algo sobre esse assunto?
Kkkk

Janúbio Santos

12/05/2015 - 21h46

Por isso que os leitores de Veja não sabem debater sobre o assunto.


Leia mais

Recentes

Recentes