A história verdadeira da Globo


 

Nos próximos dias, publicarei aqui algumas capas do Globo do ano de 1964, para mostrar a vocês que Roberto Marinho não apenas apoiou a ditadura. O Globo teve um papel central na articulação do golpe, no endurecimento do regime, e, sobretudo, na construção de uma narrativa que favorecesse os militares.

É sempre assim: o Globo produz uma narrativa política ao sabor de seus interesses, que jamais coincidiram com os interesses dos trabalhadores, ou da democracia.

Hoje eu publico aí embaixo a primeira página do dia 9 de abril de 1964, uma semana depois do golpe. Leiam o editorial e as chamadas de primeira capa.

A manchete é uma chamada de apoio para o endurecimento do regime, através da cassação de mandatos de deputados “extremistas” ou “comunistas”,  a saber, parlamentares de esquerda.

O Globo ajudava, desde o início, a criação de uma atmosfera de apoio à violação sistemática e crescente aos direitos políticos democráticos no país.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.