Menu

A agressão da Globo à jornalista sueca

  “Você, que tem fama de esquerdista”: o estranho caso da jornalista sueca na GloboNews Por Kiko Nogueira, no Diario do Centro do Mundo. A jornalista Lotten Collin está há dois anos no Rio de Janeiro. Trabalha como correspondente da rádio pública da Suécia. Após as manifestações de 15 de março, Lotten foi convidada a […]

49 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
lotten-600x400

Lotten Collin


 

“Você, que tem fama de esquerdista”: o estranho caso da jornalista sueca na GloboNews

Por Kiko Nogueira, no Diario do Centro do Mundo.

A jornalista Lotten Collin está há dois anos no Rio de Janeiro. Trabalha como correspondente da rádio pública da Suécia.

Após as manifestações de 15 de março, Lotten foi convidada a participar de um programa da GloboNews com dois colegas estrangeiros. Eles dariam suas impressões sobres o evento.

Ali se deu um fato inusitado. A certa altura, a apresentadora Leila Sterenberg embutiu uma observação no início de uma questão para Lotten: “Você, que tem fama de esquerdista…”.

Pega no contrapé, Lotten passou batido e contou o que viu no domingo, especialmente seu choque com as pessoas que pediam intervenção militar e a quantidade de brancos.

Findo o programa, porém, um produtor ainda a saudaria, cheio de confiança: “Olha a nossa comunista”.

Parte dessa conversa está no site da Globo News (com um banner dos Correios, aliás). A íntegra com a provocação — chamemos assim — é só para assinantes.

Lotten relatou essa experiência em seu boletim, intitulado “Uma comunista na TV brasileira”. Nele, apontou a onipresença, em seu cotidiano carioca, das opiniões de Merval Pereira, Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão.

Eu conversei com ela sobre a sutil enquadrada e seu choque cultural:

***

“Eu achei muito ruim. Ela me falou, do nada, que eu tinha fama de esquerdista. Não acho certo me dar essa marca. Os outros dois convidados não tiveram esse tratamento. ‘Vocês, que são conhecidos por ser de direita…’

Por que eu?

Fiquei tão surpresa que nem pensei em responder na hora. Aquilo foi colocado junto com a pergunta sobre a manifestação. Depois da gravação, um produtor ainda me falou: “E aqui temos nossa comunista…”.

Recebi muitas mensagens sobre o episódio. A maioria me dando apoio, mas muitos afirmando que eu deveria ir embora. Houve quem no Facebook afirmasse que eu fui cortada quando ela chamou os comerciais. Isso, na minha opinião, não aconteceu.

Eu sou jornalista, não sou partidária, não sou pró-PT. Por que me caracterizar assim?

Não entendi muito as felicitações pela minha coragem. Eu estava tentando apenas fazer o meu trabalho.

No meu texto para a rádio, contei do poder da Globo: ‘Quando acordo pela manhã no Brasil, eu quero ouvir e ver fatos e perspectivas que possam retratar a diversidade do país. Só que, aqui, aparecem sempre as mesmas pessoas. É muito estranho que isso ocorra num país com 200 milhões de habitantes’. E por aí vai.

E pensar que eu fiquei lisonjeada de aparecer na Globo.”

***

Nos anos 70, tornou-se folclórica a maneira como Roberto Marinho teria se referido a alguns de seus funcionários que incomodavam o regime. “Dos meus comunistas, cuido eu”, disse ele a um ministro, segundo a historiografia oficial. Essa passagem aparece em geral para realçar a “hombridade” do doutor Roberto.

A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

RosLucc

15/09/2016 - 13h50

As pessoas devem fazer um dia programado de “boicote à Globo”. E cada vez mais. Ia ser bem engraçado. Talvez assim eles respeitassem mais o público, porque pela primeira vez sentiriam o que é a desmoralização. Alguns anunciantes iriam debandar.

    Valteir

    16/09/2016 - 23h41

    Gostei, e melhor ainda:
    Campanha com OUTDOORS mostrando:

    ANUNCIOU NA LOBO, NÃO COMPRO. SIMPLES ASSIM.

    E mostrando sites alternativos: Ocafezinho, brasil247, ….

surreal

24/04/2015 - 17h29

Antigamente o que não era publicado nos jornais impressos ou nos rádios e TV não existiam, hoje temos internet e nunca mais nada de interesse publico permanecerá escondido. Quanto maior o acesso a rede, mais se aproxima o fim dessas mídias mentirosas e infames.

henrique de oliveira

24/04/2015 - 16h12

Calma pessoal , as ofensas a essa moça deve ser porque ela é linda , porque de politica o pessoal da globo perde para o meu cachorro , sem dizer que as apresentadoras da globo ou globo news são uns tribufu de chorar.

Eunice

23/04/2015 - 11h45

Deve ser mesmo assustador. Eis aí porque não querem colocar o mesmo tipo de escola aqui. As escolas suecas, mesmo de nível técnico forma pessoas conscientes. Aqui, ao contrario, mesmo as universidades publicas ficam muito bravas com esse negocio de independência, trabalhar para a sociedade, pensamento critico, e outras bobagens…

enganado

19/04/2015 - 22h13

Cara jornalista Lotten Collin

Vamos nos localizarmos antes de iniciarmos qq coisa.
1) A redeb gRoubo já foi comprada pelos “judeuSS dos EUA” há muito tempo, ou seja, pela AIPAC com participação do HASBARA, sob a guarda do MOSSAD;
2) Na rede gRoubo tem mais judeuSS que na embaixada de iSSraHell: Waack, Waldvogel (ex-tv Manchete), Sandra Annenberg, Sardenberg, Grosman, Marcelo (decorador), Paglia, Mainard, Caio Blinder, … isto sem contar com a revoada de tucanos safados: Míriam Leitoa, A. Garcia, Camarotti, Bonner, Monfort, Eliane Tucantanhede … . Enfim qq merda serve, com tanto que vc seja burro e obedece sem questionar NADA;
3) Sim, sua suposta algoz É judia, LEILA STERENBERG, ou resta alguma dúvida os porquês da falta de educação/príncipio/profissionalismo?;
4) Não se esqueça que corre nas veias de TODOS os judeuSS, o sangue do BOGODINHO, ou será vc não sabe que na UScrânia o George Soros PAGA o “SEKTOR”=Nazistas para defender o POR(K)OSHENKO (judeu), massacrar/matar/assassinar/destruir/torturar/… ;
5) O recalque dos judeuSS com a SUÉCIA vem da 2ª. WW, qdo o minério de ferro fornecido ao Bigode era sueco;
6) Não se esqueça que a Suécia estás sendo o 1º. País da eUSropa a reconhecer a PALESTINA como país – pecado mortal;
7) Outra coisa, a colônia de judeuSS no BRASIL só vota em Ladrões=PSDB/FHC/Aópio/… , ou será que leu os adjetivos que o juiz-tucano-judeu FUX fez ao PT (ladrões p/baixo – nomeado pela DILMA);
8) A Suécia ganhou a concorrência da venda dos caças para a FAB, com isso a indústria judaica de armamento dos EUA não teve o lucro esperado/f-18;
9) E o principal: Querem o Pre-sal custe o que custar, não importando se o BRASIL vai ser destruído ou não como Uscrânia/Iraq/Afg., Líbia, Gaza, Cisjordânia, Sérvia, … morram os br5asileiros e fod**-se;

Enfim mais motivos não faltam, mas fique sabendo que dentro da rede gRoubo todos querem mostrar serviços aos Patrões: AIPAC/HASBARA/MOSSAD/NED/CIA/NSA/ … , para aumentarem os Salários, lógico! Até a Ana Paula do “Bom dia Desgraça BRASIL” diz gracinhas contra o Sr. PUTIN, chega ou quer mais?
Então vai se acostumando com os verdadeiros dono de minha PÁTRIA=BRASIL, porque somente agora estão mostrando as garras e dizendo para vieram, como vc tem conhecimento e percebeu que nem a Suécia dando o Prêmio da Paz ao sem vergonha do OBAMA, os judeuSS tem consideração por alguém vivo. É só GRANA! Êta povinho desgraçados.

    henrique de oliveira

    24/04/2015 - 16h07

    Você esqueceu de dizer que se não fosse Hitler (que nessa deu bola dentro) a Palestina seria a Alemanha.

a vida como ela é

18/04/2015 - 18h45

A Suécia esta pensando em romper relações diplomáticas com o Brasil, por conta desta agressão.

Luís CPPrudente

18/04/2015 - 17h13

Famiglia Marinho finge fazer programa de jornalismo. Na verdade ela faz lavagem cerebral, o resultado disto: os milhões de coxinhas fanáticos.

Kaká

18/04/2015 - 09h25

Se precisar de um ombro amigo, estamos aí. Lindinha, é inveja da outra amiga … a danada tá se derretendo de produtos para velhice e não tá dando certo. Liga não. E o tal produtor também é invejoso. Deve ter colocado a mãozinha na cintura pra falar com você né não? Rsrsrsrssss … Você poderia ter respondido assim: – Olha, pra vocês do PIG, que nunca viveram em um regime democrático, que dependem dos patrões pra tudo e são piores que eles, representantes da direita corrupta, sonegadora e burra, é realmente muito difícil entender a Suécia e seu sistema de mídia onde os próprios jornalistas tem vergonha de propalar qualquer mentira como se fosse a mais absoluta verdade …

a vida como ela é

17/04/2015 - 19h11

Corrigindo: Axé

a vida como ela é

17/04/2015 - 19h04

Já pensou se algum funkeiro, ou cantor de ache resolver cantar para ela. Um refrão desses que cantam por aí elogiando as mulheres. ” Toma cachorra tapinha na bundinha”

    Eunice

    23/04/2015 - 11h49

    Sai daqui por favor. Não aceitamos pessoas de mentes corrompidas neste site. Vá-te!

    Eunice

    23/04/2015 - 11h49

    Sai daqui por favor. Não aceitamos pessoas de mentes corrompidas neste site. Vai-te!

a vida como ela é

17/04/2015 - 18h56

Nossa quanta agressão, acho que ela deveria procurar os direitos humanos. Foi covardemente atacada pela venus platinada, acho que merecia até uma manifestação.

Beto São Pedro

17/04/2015 - 15h15

Entre os comunistas do pai dos filhos do Dr. Marinho certamente estava o Roberto Freire, uma espécie de comunista de estimação da burguesia brasileira.

Messias Franca de Macedo

17/04/2015 - 01h52

… Muita covardia!

E agredir uma mulher tão inteligente, impávida e…

Linda!

‘Vaza’ covardia no PIGolpista!

Leandro Tibúrcio

17/04/2015 - 03h29

Como querem criar uma legião de débeis mentais acéfalos, tem que rebaixar o nível do debate mesmo.
Só assim pra um partido que destruiu a economia do Brasil DE PROPÓSITO consegue voltar.

Fernando Costa

17/04/2015 - 03h08

Porque será que não estou nada surpreso?

Roque Pinto

17/04/2015 - 02h18

http://taimapedia.org/images/5/5a/Paranoia.jpg

Roque Pinto

17/04/2015 - 02h18

http://taimapedia.org/images/5/5a/Paranoia.jpg

Roberto Pereira da Silva

16/04/2015 - 23h30

Roberto Pereira da Silva

16/04/2015 - 23h30

Cícero Alves

16/04/2015 - 22h26

A GLOBO e seus Tentáculos não aceitam a diversidade !

Rômulo Gustavo Martinez

16/04/2015 - 22h11

Isso não é agressão na e pra Globo News, é o modo ideológico como eles conduzem debates e notícias seja para ou de que for.

Marcelo Rossi

16/04/2015 - 22h01

Só vem de um país que cobra seus impostos como manda o figurino, ou seja, os ricos pagam mais e há retorno para a sociedade.

Cleverson Pereira

16/04/2015 - 21h56

Damasco Lima

Antonio Moreira da Silva

16/04/2015 - 21h19

realmente……..todo dia é dia do “bom…..JH JN……isso já enjoou ha muito tempo……..democratização da mídia é uma necessidade nacional…

Márnio Camões

16/04/2015 - 20h40

Se encorajaram a mostrar a verdadeira face: além de direitistas, provincianos. Parece que ir para Nova Iorque várias vezes por ano não cura isso.

    Roque Pinto

    17/04/2015 - 02h15

    Não, não cura. Comprar bugigangas baratas no exterior, comportar-se como um demente na Disneylândia e comer em restaurantes modinhas apenas agrava o quadro.

    Roque Pinto

    17/04/2015 - 02h15

    Não, não cura. Comprar bugigangas baratas no exterior, comportar-se como um demente na Disneylândia e comer em restaurantes modinhas apenas agrava o quadro.

Rivera Lisandro Guianze

16/04/2015 - 20h18

que absurdo

Carlos Alberto Mitter

16/04/2015 - 19h34

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR60179

Marcelo Gaúcho

16/04/2015 - 16h29

Mostra o DARF, sonegadora.

Claudio Amaral

16/04/2015 - 19h10

#ExplicamoroporquesoPT

Claudio Paulon de Carvalho

16/04/2015 - 18h23

#GloboGolpista

Régis Oliveira

16/04/2015 - 18h18

Só a Globo pra maltratar essa belezura lúcida.

Mauro Berres

16/04/2015 - 18h15

Donato Jefferson Aladio Airo Cleverson

Orlando Pereira C Filho

16/04/2015 - 17h27

O que HSBC? Suiçalao? Z zelotes das zelites?

Vitor

16/04/2015 - 14h18

Tem alguns comentários lá no DCM que essa jornalista é meio direitista, não tem nada de esquerda…

    Miguel do Rosário

    16/04/2015 - 15h11

    Isso é relativo. Mas só porque pensa no “social”, já virou esquerdista e comunista.

      Vitor

      16/04/2015 - 16h24

      Sim, nessa concordo com vc… Só estava replicando a informação…

Yara Nastari Guardado

16/04/2015 - 17h13

Não, não é comunista, só vem de um pais decente onde todas as pessoas comem dormem moram e estudam. Mas isso é o fim “do comunismo” para brasileiro boçal.

Luzete Luzt

16/04/2015 - 17h10

esta agressão sentimos todos os dias na feira, no supermercado, no consultório médico, odontológico, na academia e, vixe, no salão de beleza… eu tô acostumada, mas jamais abro mão de dar o devido troco.

Vicente

16/04/2015 - 13h43

No Estado Democrático de “Direita” em que vivemos, ser simplesmente imparcial já significa ser comunista. Ser levemente parcial para a esquerda é ser comunista fanático bolivariano.

Deisi Marcelino

16/04/2015 - 16h22

Vai aprendendo…rs.

Arthur Caria

16/04/2015 - 16h13

Roque Pinto

Arthur Caria

16/04/2015 - 16h13

Roque Pinto


Leia mais

Recentes

Recentes