Paulo Nogueira tem razão. Dilma tem de começar a governar de verdade, sem ares de derrotada. Há muitas coisas a fazer além do “ajuste fiscal”.
Desmamar a mídia, por exemplo.
***
O fracasso dos protestos encerra, enfim, o terceiro turno. Por Paulo Nogueira
Por Paulo Nogueira, no Diario do Centro do Mundo.
O flop sensacional dos protestos de hoje tem um significado essencial: acabou, enfim, o terceiro turno, depois de mais cem dias de governo Dilma.
Foi um final melancólico para os esperançosos de um golpe contra os 54 milhões de votos – um grupo diversificado que vai dos coronéis da mídia até aquela massa ignara formada por analfabetos políticos.
Os protestos se esvaziaram de pessoas, e a excentricidade boçal e desinformada foi se acentuando.
Um cartaz que viralizou dizia, por exemplo, que sonegação não é corrupção. Outro afirmava que Dilma tinha três opções: renunciar, ser derrubada ou se matar.
Malucos mais uma vez pediam um golpe militar em inglês. E o direitista punk do Movimento Brasil Livre, do alto do fiasco do espetáculo que tentou comandar, disse que é preciso meter uma bala na cabeça do PT.
Em meio a essas cenas beligerantes, a Globonews, como assinalou um tuiteiro, insistia em destacar o “caráter pacífico e familiar” dos protestos.
Numa das melhores tiradas do dia, o tuiteiro escreveu: “A Globonews insiste em dizer que famílias inteiras estão nos protestos. Ora, fodam-se as famílias inteiras.”
Pausa para rir.
Neste estertor de terceiro turno, não podiam faltar também os números inflados. A PM, depois do célebre milhão furado da vez anterior, recuou para um pouco mais de 200 mil pessoas na Paulista.
O Datafolha foi mais modesto: 92 mil no pico, às 16 horas.
Mesmo assim, as imagens de grandes vazios na avenida Paulista deixavam dúvidas quanto à precisão do prognóstico do Datafolha.
Um amigo me escreveu: “Como disse Wellington, quem acredita nestes 100 mil acredita em tudo.”
Derreteu-se o exército de manipulados que decidiram vestir a camisa da seleção e ir para as ruas. Não deixarão saudade, em sua imensa tolice.
Eles demoraram uma eternidade a entender que perderam as eleições, mas agora acordaram para a realidade.
Resta Dilma também acordar para o fato de que ela venceu. Não deve haver registro, na República, de um vitorioso em eleições presidenciais com ares tão derrotados.
Isso deu margem a que neoudenistas como FHC, Serra e Aécio agissem como napoleões de hospício, e adotassem um ar triunfal em nada compatível com os resultados das urnas.
Dilma deveria pegar um calendário que inclua todos os dias que restam até o final de seu segundo mandato. E a cada dia, a cada folha arrancada, verificar se fez todas as tarefas que estão por fazer.
Ela tem três anos e nove meses para fazer coisas como o desmame das grandes empresas de mídia, historicamente acostumadas a viver do dinheiro público sob múltiplas formas.
Nada é tão imperioso como isso, porque os coronéis da mídia se batem ferozmente contra todos os avanços, como se viu agora no caso da terceirização.
Da Globo à Folha e à Abril, as empresas jornalísticas precisam de um choque do capitalismo que pregam para os outros.
Fora todas as mamatas públicas, ainda hoje elas vivem protegidas da concorrência estrangeira, o que é simplesmente uma obscenidade.
Se o PT aspira a ter futuro depois deste governo, vai ter que enfrentar coisas que preferiu fingir que não via.
A hora é essa – com o final do terceiro turno.
Jonas
15/04/2015 - 08h18
Sempre votei no PT por acreditar ser possível mudanças. Começo a duvidar das ações do PT ao se acovardar diante da oligarquia obsoleta brasileira.
José Ferreira
14/04/2015 - 12h52
Cuidado, com a sociedade protetora dos animais, cabe danos morais, essa comparação.
Milton Ferreira
13/04/2015 - 14h41
Tenho a impressão de que o PT não poderia tomar atitudes mais enérgicas porque a oposiçao estava muito forte na midia, criando muito estardalhaço e balbúrdia. Mas agora que a oposição está caindo em descrédito, eles devem estar percebendo que a hora está chegando.
mineiro
13/04/2015 - 13h59
isso so aconteceu porque esse desgoverno dessa pres. é fraco , por isso que chegou a esse ponto. poderia sim ter evitado tudo isso , com um governo que nao foge do povo, que se comunica, que fala o que tem falar, e fazer o que tem que fazer. e nao deixar para terceiros, como ela faz , para dar uma palavra precisa tomar bençao dos desgraçados que a cercam. para min nao tem essa de tudo acabado nao, eles sempre vao arrumar alguma coisa para fazer contra esse governo covarde e omisso, sempre pode ter certeza. se esse governo nao mudar de postura , se nao cair coisa alias tambem nao acredito , mas vai ficar acabado diante da sociedade. ja passou da hora de enfrentar os golpistas e nao faz , te se escondendo e jogando para proxima. esse poste de pres. vai afundar futuras candidaturas e o pt bundao , porque ca para naos afundar mais nao precisa.
Dora Lima
13/04/2015 - 13h20
Esses protestos afundam mais que a audiência da Babilônia! Fracasso da Globo!
Geraldo Amorim Filho
13/04/2015 - 12h34
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=811873438902016&set=p.811873438902016&type=1&hc_location=ufi
Karla Viana
13/04/2015 - 11h58
Tomara!!!!
Padua Martins
13/04/2015 - 11h27
Concordo que tem que comecar a governar, mas governar um povo não é só fazer a gestão pública. É também levar esperanças de melhora, é vender um futuro. Isto ela tem que aprender com o Lula, pois as causas destas situações de dificuldades, no seu segundo mandato, não é inflação, corrupção ou outra coisa qualquer, foi esta perda, a perda do rumo.
mineiro
13/04/2015 - 14h05
votei nela , mas pode ter certeza de uma coisa , esse poste de pres. nao vai mudar de postura , e pior ainda, vai se aliar cada vez ao pmdb. e vai deixar os avanços anteriores ir para o ralo, e se depender dela , ela vai atacar mais ainda os trabalhadores , como ja vem fazendo. eu votei , a maioria votou. mas nao vejo mais alguma sinalizaçao desse governo em melhora. ela vai governar dessa forma como ela começou e que se dane o pt bundao na outra. para min ela ja entregou o mandato ao pmdb.
Ana Regina Pinheiro
13/04/2015 - 10h45
#AceitaDilmaVez
Edson Junior
13/04/2015 - 10h19
Egaz Ramirez
13/04/2015 - 05h18
3º? eu tava achando que era o 4º já.
Ernesto Nakamura
13/04/2015 - 05h00
Ozilene, eu não ficaria tão tranquilo, pois grupos assim, quando não conseguem apoio da maioria, mas asseguram uma minoria fanática, partem para a sabotagem, assassinatos e atos de terrorismo. Não é politica do grupo todo, mas algumas células poderiam optar por passar a matar “inimigos” ou se “vingar” na sociedade. ocorreu muito na Europa…
Osvaldo Alencar
13/04/2015 - 18h30
Tem razão. Isso começou há muito tempo mas parou; lembram dos bueiros explodindo no Rio e diversas panes provocadas em linhas de transmissão de energia? Agora podem ir mais a fundo!
Eduardo Lages
13/04/2015 - 04h54
Parece que a Dilma escolheu sangrar calada até diminuir o apetite dos anti-pt. Parece que optou pelo enfrentamento mínimo, talvez pra não inflar mais o ódio, só pode. Não vi outra opção pra tanta inércia do governo nesses primeiros dias de mandato. Não sou o maior fã do PT, mas espero que ela ponha o Brasil no rumo de novo. Se o país vai mal, vai mal pra todo mundo, mas parece que a direita não tá nem aí. Preferem afundar com o barco pra provar que estavam certos…
Roque Ströher
13/04/2015 - 04h29
Tem muito a fazer além do ajuste fiscal, colocar os curruptos na cadeia todos !
Ozilene Macedo
13/04/2015 - 04h04
Desesperança,acho que não tem mais nada a fazer!!!
Ediartmatias Matias
13/04/2015 - 03h57
http://www.otempo.com.br/capa/política/fotógrafo-de-jornal-mineiro-é-agredido-durante-manifestação-em-bh-1.1023491