As ações da Petrobrás na bolsa explodiram hoje mais de 9%. O principal papel da estatal ficou em mais de R$ 11, o maior nível em meses.
Alguns especialistas prevêem que pode subir ainda mais, em virtude de rumores de que a nova diretoria votará e divulgará o balanço auditado já na próxima semana.
*
Saiu na Reuters:
Petrobras sustenta nova máxima do Ibovespa, após dia volátil com Fitch e bancos
quinta-feira, 9 de abril de 2015 17:29 BRT Imprimir | Uma página [-] Texto [+]
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da Bovespa fechou no azul, após sessão volátil, marcada pela disparada das ações da Petrobras em meio à cobertura de posições vendidas e forte queda dos papéis de bancos por apreensão acerca de tributação no setor.
A revisão da perspectiva do rating do Brasil por uma agência de classificação de risco corroborou a instabilidade no pregão.
O Ibovespa encerrou com alta de apenas 0,26 por cento, mas suficiente para renovar a máxima desde 28 de novembro ao marcar 53.802 pontos. Ao longo do dia, subiu 0,64 por cento na máxima e caiu 0,69 por cento na mínima. O volume financeiro somou 6,7 bilhões de reais.
As ações da Petrobras dispararam mais de 9 por cento, com operadores atrelando o movimento principalmente à cobertura de posições vendidas (short squeeze) diante da chance de o balanço auditado da empresa sair em cerca de 10 dias.
Nem o comunicado da estatal de que “não há data definida para a divulgação” dos dados freou o avanço. As preferenciais fecharam em alta de 9,06 por cento e Petrobras ON subiu 9,28 por cento, nas maiores altas dos papéis desde 3 de fevereiro.