A “exclusividade” de UOL e Globo sobre os dados do Suiçalão, que permite ao Globo divulgá-los a conta gotas, e estabelecer uma narrativa que proteja os barões da mídia e os tucanos gordos que fazem parte da lista, tem data para terminar.
O procurador-geral, Rodrigo Janot, informou que o Ministério Público do Brasil firmou acordo com seu congênere francês, o qual lhe passará os arquivos das contas secretas do HSBC suíço. E o MP repassará à CPI. Daí em diante, será muito difícil que esses números não vazem para a sociedade.
Além disso, a desculpa esfarrapada dos flagrados de que “desconhecem” ou “não se lembram” de suas contas na Suíça, também está com dias contados, porque o Ministério Público brasileiro irá validar as informações suíças ou francesas, dando-lhes peso de prova criminal.
Caso o Judiciário brasileiro tenha a mesma decência que seus congêneres nos EUA, na Inglaterra e na França estão tendo, de cobrar e punir judicialmente as empresas e indivíduos flagrados em esquemas de evasão fiscal, teremos uma belíssima novidade no Brasil: ver tucano e barão da mídia caírem nas malhas da lei.
Lembrando: os donos da Folha tem conta lá, a viúva de Roberto Marinho tem conta lá, inúmeros barões da mídia tem contas lá, o ex-tesoureiro do PSDB tem conta lá. Hoje sabemos que há desembargadores, juízes…
Tutti buona gente!
Reproduzo abaixo post de hoje do Fernando Rodrigues, que escondeu por seis meses os dados do Suiçalão, alegando que só divulgaria nomes com “interesse público”…
*
Rodrigo Janot: dados do HSBC serão válidos como prova no Brasil
Por Fernando Rodrigues, em seu blog na UOL.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) esteve no final da tarde desta 3ª feira (31.mar.2015) com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e com o secretário de Cooperação Internacional da Procuradoria Geral da República, Vladimir Aras. Nessa conversa, soube-se o seguinte sobre o SwissLeaks:
1) Dados completos devem chegar em abril: Janot e Aras devem viajar à França em abril para receber pessoalmente cópia do acervo de dados extraído da agência de “private bank” do HSBC, em Genebra, no ano de 2008 por um ex-funcionário da instituição. A viagem está sendo acertada entre os Ministérios Públicos brasileiro e francês;
2) CPI terá os dados: Janot prometeu a Randolfe que assim que o Ministério Público tiver a posse das informações, tudo será compartilhado com a CPI do HSBC;
3) Dados são legalmente válidos: como os arquivos do HSBC foram furtados do banco, as informações não poderiam, em tese, ser usadas como prova judicial. Ocorre que a França recebeu os dados por meio de uma pessoa que fez uma delação, nos moldes das que ocorrem na Operação Lava Jato. Essa pessoa, Hervé Falciani (o ex-funcionário do HSBC em Genebra), confessou crimes, ofereceu cooperação e forneceu provas materiais (os arquivos do banco). Nesse caso, o Estado francês validou os dados e passou a usá-los judicialmente para recuperar dinheiro de cidadãos franceses depositado ilegalmente na Suíça. Bélgica, Espanha e Reino Unido, entre outros, tomaram o mesmo caminho.
Aos senadores da CPI do HSBC, Rodrigo Janot disse algo que pode ser o pesadelo dos eventuais sonegadores brasileiros. É que o Brasil receberá oficialmente do Estado francês os dados do HSBC. São informações validadas para o uso do ponto de vista judicial, segundo o procurador-geral da República.
Janot demonstrou estar convicto de que o acervo do SwissLeaks poderá receber essa interpretação no Brasil. Em resumo: quem não declarou seus depósitos à Receita Federal nem informou sobre as operações ao Banco Central poderá então ser processado a partir das informações do HSBC de Genebra.
Além de Randolfe Rodrigues, estiveram com Janot os seguintes senadores integrantes da CPI do HSBC na reunião de ontem: Paulo Rocha (PT-PA), Fátima Bezerra (PT-RN), Regina Sousa (PT-PI) e Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Em 2014, o ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos) firmou uma parceria com o jornal francês “Le Monde” para investigar o caso. No Brasil, o UOL e o “Globo” têm exclusividade na apuração.
Messias Franca de Macedo
02/04/2015 - 06h43
Blog do Zé Dirceu: Cobertura da Operação Zelotes pelos jornalões seria hilária, não fosse trágica
publicado em 01 de abril de 2015 às 13:54
aqui
http://www.viomundo.com.br/denuncias/blog-do-ze-dirceu-cobertura-do-escandalo-operacao-zelotes-pelos-jornaloes-seria-hilaria-nao-fosse-tragica.html#comment-889879
e aqui
http://www.zedirceu.com.br/category/blog-do-ze/
Messias Franca de Macedo
02/04/2015 - 06h40
ZELOTES: POR QUE MÍDIA E OPOSIÇÃO NÃO DÃO A MÍNIMA?
Pergunta é feita pela jornalista Tereza Cruvinel, colunista do 247, que faz alguns palpites sobre a operação que identificou um mega-esquema de corrupção na Receita Federal para favorecer grandes sonegadores; “Será pela ausência de políticos e de oportunidade de atingir o PT?”, questiona; “Neste esquema só existem funcionários e grandes empresas, como o Banco Safra”, completa; ela ressalta que “até agora, nenhum bravo soldado do Parlamento, governista ou oposicionista, pediu uma CPI para o caso Zelotes”; apenas o senador Paulo Rocha, presidente da CPI do Swissleaks, que disse achar que pode discutir com seus pares a incorporação desta nova investigação na comissão que corre no Senado sobre o HSBC
1 DE ABRIL DE 2015 ÀS 20:11
http://terezacruvinel.com/2015/04/01/uma-cpi-para-os-zelotes/
Messias Franca de Macedo
02/04/2015 - 06h33
… Porque o nome do “juiz do ‘braZil'” é [Sérgio] ‘Tolo’, que também responde pela famigerada alcunha de ‘Sérgio Moro no PSDB [e a esposa advogada de empresas petrolíferas também]’!
Pano rápido limpa as sujeiras dos fascigolpistas!
José Neto
01/04/2015 - 21h12
Não ficará pedra sobre pedra!!! Dá-lhe DILMA!!!!
Messias Franca de Macedo
01/04/2015 - 20h05
… O procurador ‘Rodrigo Gurgel’ “está jogando para a plateia”!
O ministro Luís Roberto Barroso disse que o MENSALÃO do PSDB seria julgado no STF, mesmo que o DEmoTucano – Eduardo AZARedo renunciasse ao mandato parlamentar, réu confesso!
Disse:
num primeiro momento!
Qualquer semelhança não será mera coincidência!
“[Continuarão] Soltos, todos soltos!”
Messias Franca de Macedo
01/04/2015 - 20h10
EM TEMPO: a quantas anda o processo do Eduardo ‘CUnha’ na Lista do procurador ‘Rodrigo Moro Gurgel’?!…
Messias Franca de Macedo
01/04/2015 - 20h12
ajuste desprezível:
O ministro Luís Roberto Barroso disse que o MENSALÃO do PSDB seria julgado no STF – mesmo que o DEMoTucano Eduardo ‘AZARedo’ renunciasse ao mandato parlamentar, réu confesso!
BalthaSC
01/04/2015 - 19h51
O Moro, o juiz do lava-jato mantém todo mundo preso, pelo tempo que ele quiser e antes de qualquer sentença. Ele é o REI. Então porque nesse caso do Hsbc/Suiça, o MP prende todo mundo antes, como faz o Moro! Tá na lista, tá na cadeia! E lá no PR, quem manda e diz quem vai preso, são outros presos e bandidos: Paulo Roberto, Youssef, etc. Ou lá no Paraná é outro país?
Carlos Roberto
01/04/2015 - 17h48
Eu quero dizer a vocês que os 530 mil dólares existentes em meu nome na lista do HSBC eu de meus amigos “desconhecem” ou “não se lembram”.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jan Kruger
01/04/2015 - 15h28
Desde quando ter conta na Suíça é ilegal?
Sergio Campos
01/04/2015 - 16h05
Vva Dilma, Viva a democracia
Maria Angela Ferreira Da Rosa Neves
01/04/2015 - 15h55
Resta saber se a divulgação dos dados através do MP não será seletiva.
Luís CPPrudente
01/04/2015 - 22h19
Mas se estes dados chegarem à CPI, que vai querer os nomes dos oito mil e tantas pessoas e seus valores, todos os nomes serão de conhecimento público.
A CPI tem que divulgar os nomes de todos. Quem for inocente que apresente suas provas (declaração na Receita Federal que tem conta no exterior).
Roberto Torres
01/04/2015 - 14h02
SÓ ACREDITO VENDO!!
Mauricio Gomes
01/04/2015 - 10h38
Acho que parte dessa histeria paneleira da elite tem um pouco a ver com essa lista, pois na hora que ela for divulgada vai cair a máscara de muito “defensor da ética”. O que vai ter de simulacros de Demóstenes nessa lista vai ser divertido….
Marco Espirito Santo
01/04/2015 - 13h37
BANESTADO=CC5=BAMERINDUS=HSBC = PSDB (tinham um banco para as maracutaias)…
armand de brignac
01/04/2015 - 14h24
Deixe de ser “enroladinho” !
Marco Espirito Santo
01/04/2015 - 13h37
BANESTADO=CC5=BAMERINDUS=HSBC = PSDB (tinham um banco para as maracutaias)…
Marco Espirito Santo
01/04/2015 - 13h36
MPF terá todas as informações diretamente da Promotoria de Justiça da Suiça. Podem produzir a versão que quiserem, mas que vai dar cadeia, vai!!
Luís CPPrudente
01/04/2015 - 22h21
Cadeia para as famiglias do PIG, pois muitas delas estão na lista.
Marco Espirito Santo
01/04/2015 - 13h36
MPF terá todas as informações diretamente da Promotoria de Justiça da Suiça. Podem produzir a versão que quiserem, mas que vai dar cadeia, vai!!
Fernando Castilho
01/04/2015 - 13h08
Tem mais de 8 mil envolvidos. Numa taxa de meia dúzia por semana, o caso acabará sendo esquecido.
Silvano Carvalho
01/04/2015 - 13h00
DILMA 13
Eduardo Albuquerque
01/04/2015 - 12h57
UOL humilhando o Senado e a cara de tacho de Randolphe é imperdível!
Edmundo Alves Gomes Filho
01/04/2015 - 10h53
E você, Eduardo Albuquerque, parecendo se felicitar que um membro do Corporativismo Golpista humilhe um órgão da República, como é o Senado Federal, e um Senador da República, como é o Senador Randolphe Rodrigues. O que me espanta é que pessoas como você vão às ruas pedir pela volta da Ditadura Militar! Nenhum compromisso com a Democracia, que para pessoas como você resume-se a votar nas eleições e seguir como gado manso os comandos da TV Globo e da Mídia Golpista!
O fechamento do Congresso Nacional pela Ditadura Militar, em mais de uma ocasião, significou a perda de direitos políticos e sociais por milhares de pessoas, com repercussão grave sobre a vida brasileira! Aprende com a história, cara!
Luís CPPrudente
01/04/2015 - 22h24
A participação do coxinha Eduardo na próxima manifestação, com chamadas de cinco em cinco minutos pela famiglia Marinho, também vai ter a imperdível presença do coxinha Eduardo Albuquerque.
Vera Lúcia Piesanti Molinar
01/04/2015 - 12h53
Dilma13