O blogueiro Renato Rovai faz um alerta ao PT e ao governo.
A crise de hoje é pior do que a de 2005.
Além do cenário econômico desfavorável, a oposição de hoje está mais madura, o desgaste do PT é mais forte junto à população, e a Operação Lava Jato, à diferença do mensalão, conseguiu atingir o coração da economia brasileira.
A presidenta Dilma, depois de meses de silêncio (quebrado apenas por discursos protocolares durante inaugurações), falará hoje, pela primeira vez, à nação, em rede nacional.
Da comunicação da presidenta, só espero, infelizmente, o pior.
Às vésperas de grandes marchas pelo impeachment, a presidenta vai defender o… ajuste fiscal?
Alguém poderia lembrar ao governo que, há alguns anos, foi inventada uma coisa chamada “internet”, e que a presidenta poderia usar a TV para promover o seu blog, dizendo que os brasileiros podem saber mais por lá.
E aí, no blog, poderia fazer discursos políticos diários, defendendo suas posições junto ao congresso, junto à sociedade, junto ao Judiciário e ao Ministério Público.
Quem sabe se lutar um pouquinho, a presidenta não pára de perder de goleada, em toda parte, e faz um golzinho, só para variar?
Mas antes a presidenta bem que podia melhorar o blog, né?
No dia da mulher, assim como em qualquer data comemorativa, podia trocar as cores, tentando ser mais atrativo.
E, sobretudo, o governo bem que podia pôr de lado o uniforme neoliberal que o “mercado” e a “mídia” querem lhe impor e oferecer, após debates com movimentos sociais, uma agenda autenticamente popular e progressista para nosso país.
*
A crise atual é pior que a do mensalão para o governo e o PT
Por Renato Rovai, em seu blog
Em 2005, as denúncias de que o governo operava mesadas para deputados votarem a favor de suas propostas no Congresso levaram o país a uma crise histórica. A denúncia em si nunca se provou. Até hoje não há nada que sustente pagamentos rotineiros a parlamentares. Mesmo assim, líderes políticos foram presos e por dez anos a história acantonou o PT numa posição menos ousada, mas não lhe tirou a possibilidade de ganhar eleições.
O que foi fundamental para que o episódio do mensalão não apeasse Lula da presidência e o PT do jogo político? Fundamentalmente o fato de que, mesmo sob imensa pressão, Lula conseguiu botar o governo para andar, o país gerou empregos, a economia cresceu e a relação com o Congresso não se deteriorou.
Ao contrário, foi no meio das investigações que Lula atraiu o PMDB, abriu-lhe as portas do Planalto e engatou uma maioria parlamentar que foi crucial para segurar o tranco.
O atual momento político-econômico é completamente diferente.
O país está em meio a uma estagnação quase recessão da economia, adotou uma política ortodoxa para segurar a inflação, o desemprego deve aumentar e conquistas trabalhistas e programas sociais estão em jogo.
Afora isso, a base político-parlamentar do governo está em transe, com o presidente da Câmara e do Senado no meio dos investigados de um caso complexo de corrupção, a Operação Lava Jato, e ambos com sangue nos olhos para encurralar a presidenta.
Mas antes a diferença entre a situação de 2005 e esta de 2015 se resumisse apenas a esses dois aspectos. Ainda há uma coisa que pode desequilibrar ainda mais o jogo, a tal presença do povo na rua.
Em 2005, a oposição fez muito barulho na mídia tradicional, que está exatamente onde sempre esteve. Mas parou por aí. Não conseguiu levar mais do que meia dúzia de gatos pingados para as ruas.
Em 2015, há muitas chances de que isso fique diferente. A manifestação de 15 de março tende a ser muito maior do que a do dia 13, que, aliás, não deveria ter sido marcada e tende a soar como provocação.
Se na Avenida Paulista aparecerem uns 50 mil pedindo o impeachment, mesmo que em outras partes do país não se junte mais do que 5 mil nos principais atos, o movimento pode começar a ganhar fôlego. E a partir da ampliação do volume das investigações e da perda de força do governo, chegar em maio ou junho muito maior. Se forem uns 100 mil, aí o imponderável entrou em campo.
Este ano de 2015 tende a ser muito pior do que 2005 para o PT e o governo. E se nada mudar os anos subsequentes também seguirão a mesma lógica se comparados com os da década passada.
Ainda é cedo para sair acelerando e por isso é compreensível que o governo esteja esperando que a tempestade ao menos cesse por alguns minutos. A questão é que não se sabe se isso vai acontecer. E talvez seja o caso de começar a pilotar de forma mais arriscada, mesmo sabendo que o risco de derrapar é grande. Porque, com o carro parado, o risco é vê-lo ficar submerso na enchente sem fazer nada.
Ou Dilma aposta no povo e faz um governo popular, ou corre o risco de ver o povo na rua pedindo seu impeachment.
Engenheiro Caipira
11/03/2015 - 15h40
http://engenheirocaipira.blogspot.com/2015/03/eua-ja-agem-para-derrubar-dilma-rousseff.html
Engenheiro Caipira
11/03/2015 - 15h40
http://engenheirocaipira.blogspot.com/2015/03/eua-ja-agem-para-derrubar-dilma-rousseff.html
Tonymarinhofilho Marinho
10/03/2015 - 02h02
Você se refere à oposição composta por 0000000000000000000000,1% da população, que mora bem, e que amassa panelas de R$1.800,00 ou R$2.100,00 durante cinco minutos, para desviar a atenção do discurso da Presidenta? É a essa multidão de ninguéns que você se refere? Eu acho que vocês são mais golpistas que os golpistas, nesse afã de serem os arautos da verdade!
Mauricio
09/03/2015 - 20h50
Não tem um só negro na foto,nem pobre,nem puta e nem petista,só coxinha…
Ulysses
11/03/2015 - 17h15
Quer dizer que todo pobre, puta e negro só pode ser petista? Rsss, onde chegamos!!!
Marcelo Rossi
09/03/2015 - 22h32
Feliz 2018 coxinhas !
Roger Osório
09/03/2015 - 20h32
Pra amadurecer seria necessário mais uns 08 anos de molho…
Roger Osório
09/03/2015 - 20h32
Pra amadurecer seria necessário mais uns 08 anos de molho…
Christiane Maria
09/03/2015 - 15h12
a oposição tenta chegar ao poder da maneira mais antiquada e infantilizada possível e da maneira de sempre!! experiência não está intimamente ligada à maturidade. agora a novidade é a direita contar com a preciosa contribuição dos que se dizem “esquerda”, tipo o Rovai…
Gileno Araújo
09/03/2015 - 10h51
Companheiros e companheiras, representantes do pensamento de esquerda neste país:
Venho por meio desta conclamar todos vocês a sair do desânimo que tende a se abater sobre os cidadãos em tempos de crise institucional, quando surgem incertezas sobre o futuro da nação.
Não podemos permitir que a elite golpista, a imprensa manipuladora, e os inimigos do estado democrático, infiltrados nas instituições, venham a desmoralizar todas as conquistas do povo brasileiro, no sentido de uma melhor distribuição de renda, os projetos de crescimento do IDH, a proposta de uma destinação de verbas para a educação e a saúde, e consentir em silêncio que os interesses estrangeiros, e a hipocrisia dos corruptos, venham a derrubar o atual governo, para se apossar das riquezas do pré-sal, e permitir um retorno ao modus operandi neoliberal.
Vamos à luta companheiros, e ela é travada nas ruas, nas redes sociais, no clamor do povo que defende os rumos da esquerda progressista, e daquilo que nos garante avanços neste sentido.
Permitir que a mídia e o seu exército de manipulados tenha um coro mais forte que o coro dos que lutam contra as maquinações da classe dominante é entregar o ouro ao bandido. É enfraquecer sem lutar, motivados por um desânimo que é fruto das armações midiáticas.
Com todos os erros políticos do atual governo, se manter afastado da luta em defesa da presidente eleita é atuar ao lado dos inimigos do Povo.
Companheiros e companheiras, mais do que nunca, a luta continua.
A nossa maior bandeira no momento é a Reforma Política e a Democratização da Mídia.
De fronte erguida, o Brasil precisa de nosso brado de indignação, em defesa de nossas conquistas, e da presidente eleita com nosso suor e luta.
Gileno Araújo,
TV Realidade.
Antonio Carlos Ribeiro
09/03/2015 - 13h32
A oposição não é mais madura. O time de comunicação do governo só tem gatinhos e precisaria de leões, como Franklin Martins! Dilma pode ser culpada de não defender o povo brasileiro da mídia que o massacra!
Otalice Cavalcante
09/03/2015 - 10h54
Os coxinhas tem direito de chorar!
Airton Faé
09/03/2015 - 10h31
A crise é de credibilidade. A Dilma perdeu a confiança do povo.
Otalice Cavalcante
09/03/2015 - 11h27
Eu também tenho! Kkkkkkkkkkkkkk
Izabel Miquelotti
09/03/2015 - 08h41
Olha a coisa tá tomando um rumo muito perigoso! Por mais que estejam errados os 47 de lista, foram eleitos pelo voto e estão sendo acusados por ladrão anistiado por delação premiada. Estão querendo enfraquecer o legislativo e o executivo ,o judiciário é fácil para o ditador do momento extingui-lo , como foi em 64. Os atos institucionais se encarregarão do que sobrarem de democratas,
Josef Marcio Tavares
09/03/2015 - 04h18
Christiane Maria, ele quis dizer mais experiente. Acho.
José Rodrigues
09/03/2015 - 04h16
Não vejo oposição madura não! Se estivesse madura, teria algum projeto alternativo e não precisaria pegar carona num ‘movimento’ golpista atabalhoado criado e insuflado pela velha grande mídia.
Flávio Mendonça
09/03/2015 - 00h54
Nada é mais simbólico para protestar contra Dilma e o PT do que bater panela, nada.
O panelaço durante o discurso de Dilma neste dia 08/03/15 vindo de bairros, sobretudo, ricos de algumas capitais do Brasil é talvez a grande ironia do destino, mais do que isso, é poético.
Deixando de lado algumas piadas do tipo: “Será que o pessoal que estava batendo panelas sabia onde ficava a cozinha?” – o ocorrido é cheio de simbolismo.
A repercussão na mídia, óbvio, foi enorme, assim como qualquer fato negativo existente, criado ou inventado contra “tudo o que está aí”. Mas, muito além disso, são os fatos que fazem entender esse tipo de manifestação e não as versões. Contudo, os “fatos” dos paneleiros estão muito mais ligados à suas versões do que propriamente suas verdades – o que a mídia martela dia e noite, noite e dia com conivência inexplicável “dessa Dilma” são versões e mais versões para transformar a verdade em mentira, em raiva, em ódio, amnésia e cegueira.
Mas isso não que dizer que passará dessa forma para as próximas gerações, para o futuro e para história.
Antes da entrada “dessa gente” o estrondo das panelas vazias no Brasil era muito maior, maior porque vazias estavam de arroz, feijão e sopa, era ensurdecedor.
A corrupção, a fome, a pobreza e a desigualdade eram todos os dias maquiados, e a sensação de muitos hoje é de que “nunca na história do Brasil” esse país estevem tão ruim, por isso pedem até a volta de uma ditadura.
De outro lado, dados da ONU demonstram que o Brasil governado por “essa gente” já reduziu em mais 65% a pobreza e mais de 75% a pobreza extrema; como diria um amigo meu: “O Nordeste vai engolir São Paulo”. É claro que a frase do amigo não é maldosa, muito pelo contrário, é a antítese daquela Brasil que está ficando para trás, o Brasil da fome, e é a síntese do Brasil de hoje, o Brasil que come.
Há algum tempo panelas vazias no Brasil simbolizava outra coisa, mas graças o PT e seus governantes, panela vazia hoje é só para protestar.
O ocorrido nesse domingo, como disse acima, é irônico e poético.
Irônico porque uma minoria batia panelas vazias; poético porque hoje a maioria está com as panelas cheias.
João Sérgio
09/03/2015 - 03h31
nao em termos de maturidade de ideias, mas em termos de saber como chegar ao poder
Jose Mario Aires
09/03/2015 - 03h20
Ainda tem gente que aposta nesse governo, está despencando ladeira abaixo de tanta corrupção, foderam o país…se essa mulher não sair esse ano, o país vai levar mais 20 anos pra se recuperar…quem é o louco que vai investir aqui…..????
Eduardo Albuquerque
09/03/2015 - 03h12
Genio Rovai sai do conforto . Hora de lutar.
Vitor
09/03/2015 - 00h11
Moro no centro do anti-petismo em sp e a única coisa que me surpreendeu do “panelaço” de hoje foi que não ouvi nenhum “planejamento” antes… Se foi espontâneo ou não eu não sei… O que sei é que já mais do que passou da hora do PT parar de ouvir o mercado (tá adiantando alguma coisa?) e voltar a ouvir a população… Do jeito que tá, tá muito, muito ruim!
Edmilson
09/03/2015 - 12h23
Foi planejado sim. A convocação foi via Whatsapp.
Endireita Brasil
09/03/2015 - 02h33
https://www.facebook.com/278357665621807/photos/a.278357938955113.1073741826.278357665621807/290836984373875/?type=1&theater
Leo Lira
09/03/2015 - 05h11
Chora coxinha…
Nana Lima
09/03/2015 - 14h38
Logo, logo chorarão os coxinhas e os kibes.
Zhukov
08/03/2015 - 21h37
E hoje recebi a péssima notícia de q as Universidades Federais não estão recebendo repasses suficientes p poderem fechar suas contas…
Pois é! A PÁTRIA EDUCADORA ESTÁ DESMORONANDO!!!
http://www.ultimasnoticias.inf.br/noticia/corte-de-verbas-universidades-federais-em-minas-sofrem-para-fechar-as-contas#0
Éder
08/03/2015 - 21h26
Acho que ela deveria ter atacado mais, direto na cabeça dos tucanos. Foi comedida, precisava partir para cima, não deixar passar. Quem são esses sujos da direita para falarem em corrupção?
Glauria Solange Alves Dantas
09/03/2015 - 00h20
Tamu junto, DILMA!
Glauria Solange Alves Dantas
09/03/2015 - 00h20
Tamu junto, DILMA!
Glauria Solange Alves Dantas
09/03/2015 - 00h19
Cara pra alarmar! Nan! Eu digo eh valha!
Glauria Solange Alves Dantas
09/03/2015 - 00h19
Cara pra alarmar! Nan! Eu digo eh valha!
Christiane Maria
08/03/2015 - 23h51
“oposição mais madura”? O que o Renato Rovai entende por maturidade?
Pietro Matos
08/03/2015 - 22h31
Povo que sofre um lavagem sele brau pela mídia
Rodrigo Frateschi
08/03/2015 - 22h19
É foda! Se não se reage é por que não se reage, se reage, é provocação. Assim fica difícil. Então não é provocação à criminalização do PT e dos movimentos sociais, mas reagir finalmente o é?
Complica mais ainda se pensar na paranóia dos dias 13 e 15 de março do Jango.
Então tá. Alguém tem de dar a face. Sou sempre a favor de lutar pelo bem também do outro que pensa diferente, por lutar sem armas que firam . Mas está mesmo triste essa violência.
batista nogueira
08/03/2015 - 18h50
Meu amigo Rovai acreditar que os coxinhas coloquem 5000 pessoas na paulista eh acreditar demais nesta gente ruim, o povo pode até parecer, mas não é idiota pra entrar nesta roubada. Não sou vidente mas tenho certeza que dia 15/3 será um retumbante fracasso.
Douglas Otaviani Tôrres
08/03/2015 - 17h12
Como o Messias discordo do Rovai,o governo esta em um momento ruim mais pela sua imcompetencia na comunicação,mas a oposição esta pior,nomes importantes para o esquema golpista sairam na lista da lava jato,rtentaram salvar Aecio,mas este tem Furnas,as investigações do novo governo mineiro e Anastasia que leva a Aecio.Ainda tem o escandalo HSBC em que nomes de brasileiros não terão complacencia da midia e judiciarios tupiniquins.A cada passo que o governo é empurrado para traz ,a oposição da 2.Comparado com o periodo do mensalão,a oposição não vivia a épica com tantas denuncias.
Militonto Mortadela
08/03/2015 - 18h53
Desenhando o nível da educação recebida e absorvida pelos beneficiários do “bolsa família” na Pátria Educadora dos socialistas da esquerda.
São esses que amanhã receberão cotas em faculdades, cotas em repartições públicas, bolsas e assistencialismo parasitário. VIVA O GOVERNO POPULISTA!
https://www.facebook.com/cariocamarviolucio/photos/a.905587946134432.1073741828.905469399479620/1103204329706125/?type=1&theater
Almir
08/03/2015 - 16h41
Você quer é a volta dos tempos de FHC, quando o cara saía à procura de emprego e só levava porta na cara.
Messias Franca de Macedo
08/03/2015 - 15h07
… Lamento discordar do ínclito e impávido jornalista Renato Rovai:
“‘elles(as)’ podem vir quente que nós estamos fervendo!”
Para cada ‘coxinha golpista – e alienado/aloprado’ – nós temos 100 militantes do MST!
No mínimo!
Sem contar nosoutros, que só estamos esperando “a hora de a onça beber petróleo”!
Anônimo
08/03/2015 - 15h24
BRAVOOOOOOOOOO MESSIAS FRANCA DE MACEDO! ESTOU CONTIGO!NEOLIBERALISMO NUNCA MAIS, FORAM 500 ANOS DE NEOLIBERALISMO, AGORA NOSSA DILMA GUERREIRA QUE AGUENTOU A DITADURA NÃO VAI AGUENTAR UM BANDO DE COXINHAS EGOÍSTAS QUE SÓ OLHAM PARA O UMBIGO DELES? A DILMA GANHOU HONESTAMENTE, AGORA ESTÁ INCIANDO UMA FAXINA DE 500 ANOS, ENTÃO PRECISAMOS DE MAIS 500 ANOS PARA LIMPAR TUDO, OU VCS QUERIAM QUE A FAXINA TERMINASSE EM UM DIA, PELAMOR NÉ POVO, ISSO QUE EU CHAMO DE ANSIEDADE MÁXIMA, ELA NÃO É SANTA NEM DEUS, ELA ESTÁ SENDO GUIADA POR DEUS, E DEPOIS QUE ELA E O LULA ENTRARAM NA POLÍTICA AGORA SIM HAVERÁ MAIS JUSTIÇA SOCIAL, E VIVA A DILMA #APETROBRASÉDOBRASILÉNOSSA #NEOLIBERALISMONUNCAMAIS #DILMAESTAMOSCOMVOCÊ E ESSES FILHOS DA DITADURA VÃO TER AULA DE HISTÓRIA OK! <3
Angela Maria Lemos de Castro
08/03/2015 - 15h25
BRAVOOOOOOOOOO MESSIAS FRANCA DE MACEDO! ESTOU CONTIGO!NEOLIBERALISMO NUNCA MAIS, FORAM 500 ANOS DE NEOLIBERALISMO, AGORA NOSSA DILMA GUERREIRA QUE AGUENTOU A DITADURA NÃO VAI AGUENTAR UM BANDO DE COXINHAS EGOÍSTAS QUE SÓ OLHAM PARA O UMBIGO DELES? A DILMA GANHOU HONESTAMENTE, AGORA ESTÁ INCIANDO UMA FAXINA DE 500 ANOS, ENTÃO PRECISAMOS DE MAIS 500 ANOS PARA LIMPAR TUDO, OU VCS QUERIAM QUE A FAXINA TERMINASSE EM UM DIA, PELAMOR NÉ POVO, ISSO QUE EU CHAMO DE ANSIEDADE MÁXIMA, ELA NÃO É SANTA NEM DEUS, ELA ESTÁ SENDO GUIADA POR DEUS, E DEPOIS QUE ELA E O LULA ENTRARAM NA POLÍTICA AGORA SIM HAVERÁ MAIS JUSTIÇA SOCIAL, E VIVA A DILMA #APETROBRASÉDOBRASILÉNOSSA #NEOLIBERALISMONUNCAMAIS #DILMAESTAMOSCOMVOCÊ E ESSES FILHOS DA DITADURA VÃO TER AULA DE HISTÓRIA OK! <3
Messias Franca de Macedo
08/03/2015 - 18h15
Angela Maria Lemos de Castro,
aquele abraço!
Hasta La Victoria Siempre!
Respeitosamente,
Messias Macedo
Messias Franca de Macedo
08/03/2015 - 15h00
O Cunha não ia afundar a Dilma?
Logo, a Dilma ganhou !
Publicado em 08/03/2015
Por jornalista Paulo Henrique Amorim
Como dizia o Chou En-lai sobre a Revolução Francesa, ainda é muito cedo para captar as múltiplas consequências da Lava Jato.
Uma delas, porém, é de luminoso entendimento: Eduardo Cunha já era.
Não era ele o Cão do Terceiro Livro, o Audaz e Veloz que ia emparedar a Dilma, o melhor embaixador da Globo em Brasilia, aquele em quem o PiG reinstalou a virgindade ?
Como diz o Delfim Netto, já vi muito leão virar ratinho.
(…)
FONTE [da boa!]: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/03/08/o-cunha-nao-ia-afundar-a-dilma/#comment-1864102
Ozzy Gasosa
08/03/2015 - 14h59
Exatamente isso.
Ou volta a uma agenda progressista para o povo ou teor das ruas irá piorar e muito.
O empresariado, sem vergonha, que clama por sua cabeça, ao mesmo tempo, se aproveita da situação e sobe preços de produtos e alimentos. Al´pem do que o aumento de gasolina, energia elétrica e a inércia do governo na comunicação são cruciais e não tem perdão.
A insatisfação, devido a mutilação que a mídia faz dirariamente ao governo, infla o ódio em trabalhadores.
Como diz o Lula, em outras palavras: o povo gostou do que viveu e não quer retroceder.
A economia tem de voltar a crescer o resto é resto …
Messias Franca de Macedo
08/03/2015 - 15h12
… O primeiro passo é o governo federal dá um muro na ‘mesa da democracia’, e afirmar, peremptoriamente:
“‘miniSTÉRIO’ Público procure sua turma! A Advocacia Geral da União, o TCU, a CGU, a PGR vão respeitar e fazer cumprir a Lei vigente que estabelece o Acordo de Leniência!
Seus procuradores de merda: vão contestar o PROER do FHC!
E deixem os trabalhadores e o país em paz!
‘Lote’ de coxinhas amestrados!”
Angela Maria Lemos de Castro
08/03/2015 - 15h29
BRAVOOOOOOOOO! MESSIAS FRANCA DE MACEDO! BRAVOOOOO QUE ASSIM SEJA #ForaFHCforaCunhaforaAécioforaAlckminForaSerraetodaessaturmaneoliberalista
Messias Franca de Macedo
08/03/2015 - 18h14
errata:… O primeiro passo é o governo federal dá um murro na ‘mesa da democracia’…